Escolha um berço no quarto para o recém-nascido
Prevendo o bebê, você planeja consertar o quarto para ele ou destacar um canto na sala comunal? Independentemente das possibilidades do seu espaço, mais cedo ou mais tarde você encontrará o dilema de escolher um berço para um recém-nascido. Somente à primeira vista, parece que esse é um negócio simples - você escolhe o modelo que gosta na loja, aprende sobre a segurança dos materiais de que é feito e compra. De fato, ao comprar uma peça de mobiliário tão importante como uma cama, você precisará levar em consideração várias nuances. Escolhendo uma cama para você, você provavelmente passou muito tempo, porque o sono é um dos componentes mais importantes de nossas vidas. De quão calma e profundamente dormimos à noite, nosso bem-estar durante o dia dependerá. E seu sono dependerá diretamente da qualidade do sono de seu filho. O que poderia ser melhor para o bebê do que para os pais felizes (com sono) cujos sorrisos ele vê quando acorda?
Muitas vezes, os pais jovens escolhem um berço com base em sua aparência - bonito, fofo, adequado para um quarto ou área para um bebê, e isso é suficiente. Mas o berço para o bebê também deve ser forte, estável, seguro, conveniente de usar e cuidar. Esta é apenas a primeira vez que seu bebê pesa pouco e nem sabe como capotar. Mas o tempo voa rápido e agora ele já está pulando no berço, balançando-o, correndo o risco de capotar. Portanto, é necessário considerar o berço não apenas como um lugar para dormir, mas também como um móvel para jogos e diversão.
Você não pode saber com antecedência se o seu bebê estará quieto ou quieto, então é importante se preparar para os cenários mais brincalhões. O berço também deve estar pronto para suportar um alto nível de atividade da criança, para isso você precisará verificar a qualidade.
Materiais para a fabricação de berços
Atualmente, à venda, você pode encontrar um berço para recém-nascidos e não apenas dos seguintes materiais:
- madeira natural;
- metal
- ligas semi-metálicas;
- material natural imitando plástico.
As camas de madeira e metal são hipoalergênicas; entre os produtos de plástico, você precisa procurar aqueles que atendem aos padrões internacionais de qualidade. Se você não conseguir determinar a olho nu o material de que a cama que você gosta é feita, peça aos consultores que mostrem um certificado de higiene. Sem esses documentos, a venda de produtos infantis é proibida.
Ao escolher um berço de uma árvore natural, você deve prestar atenção ao tipo de madeira. Os mais baratos, em regra, são os berços feitos de pinheiro (isso se deve ao fato de a árvore ser macia e, como resultado, o produto é inferior aos análogos de outras raças em força). Em tal cama, não apenas os arranhões podem permanecer, mas também os traços dos dentes da criança, os acessórios dos móveis de pinho também são mais fracos. Por exemplo, uma cama de bétula será muito mais forte, mas se você quiser obter um favorito entre os materiais para a fabricação de móveis infantis - use um produto de faia. Não haverá vestígios de danos em tal cama e poderá servir mais de uma criança.
A confiabilidade dos mecanismos desempenha um papel igualmente importante na escolha de um berço para uma criança. Os móveis nos quais todas as peças de conexão são feitas de plástico não vão durar muito. Independentemente do material da base do berço, é melhor se todas as peças do fixador forem metálicas - essas peças durarão muito tempo sem se deformar devido ao uso frequente e com um alto nível de atrito e estresse mecânico.
Algumas recomendações práticas ao escolher um berço
A seleção de locais para dormir e jogos da criança deve ser abordada com responsabilidade. Quais critérios devem ser seguidos ao se encontrar em uma loja em frente a cem berços quase idênticos, mas diferentes, para recém-nascidos:
- o fundo do rack do berço será bem ventilado;
- a distância entre as hastes não deve exceder 6-7 cm; caso contrário, a criança pode ficar presa entre elas;
- em um bom berço, o fundo é ajustável (é melhor escolher um modelo com duas ou três opções para abaixar o fundo), primeiro seu bebê aprenderá a sentar-se e depois ele se levantará no berço e é melhor que a altura do fundo mude de acordo com o nível de atividade do bebê;
- do ponto de vista da operação, os berços sobre rodas são muito confortáveis, podem ser movidos para outra sala, afastados para limpeza úmida de superfícies e não apenas;
- se houver um lado da gota no berço. Será muito mais fácil você tirar e empilhar a criança;
- o uso de tinta ou verniz para tratamento de superfície, é importante considerar e verificar essas informações no certificado ou escolher um modelo processado sem agentes químicos;
- não confie apenas no custo do modelo de berço, o mais caro nem sempre significa o melhor; na classe de preço médio, você pode encontrar opções que atendem a todos os requisitos básicos.
De acordo com o método de design e o conteúdo funcional, os berços podem ser divididos em vários tipos:
Berço (berço)
Uma vaga pequena para a menor. Na maioria das vezes, os berços são ovais. Do ponto de vista psicológico, é imediatamente difícil para uma criança se acostumar com grandes espaços, o que também se aplica a um berço. O estômago da mãe estava muito apertado e nos primeiros meses o bebê não foi fácil de sentir o espaço. Para dormir, é melhor formar algo como um ninho pequeno e aconchegante. Obviamente, essa cama é adequada apenas para os primeiros meses de vida do bebê, mas tudo dependerá da intensidade do crescimento do bebê.
Berço
Este é um berço oscilante, que pode ser instalado em uma posição móvel e silenciosa. Existem modelos em corredores ou molas. Se a criança estiver inquieta e muitas vezes precisar ser abalada, o berço dos corredores é ideal tanto para o bebê quanto para os pais. Um modelo com molas pode servir não apenas para dormir, mas também para entretenimento; um bebê ativo ficará feliz com esse lugar para dormir e brincar.
Cama Standard
O berço, cercado por varas ou uma base de malha, geralmente é de forma retangular. Berços podem ser projetados para crianças de diferentes idades. Os certificados de tais modelos dizem que são adequados desde o nascimento até os 3-4 anos, mas tudo, é claro, dependerá da altura e do peso da criança, todos se desenvolvem e crescem de maneira diferente. Muitas vezes, uma cama comum fica apertada aos dois anos de idade.
Berço de balanço
Este modelo não é muito diferente do berço padrão, mas equipado com um mecanismo de pêndulo. Se as pernas estiverem imóveis, o berço pode balançar devido ao movimento ao longo dos corredores ou com a ajuda de molas. Se você não tiver a oportunidade de comprar um berço para o bebê e depois de alguns meses para comprar um berço, é melhor comprar imediatamente um modelo com um pêndulo e formar um pequeno berço para a criança nos primeiros meses.
Cercadinho
Inicialmente, esse item de modelo era usado para jogos de um bebê já crescido, mas notou-se que as crianças costumam adormecer em um local tão conveniente. O cercadinho é adequado para quartos espaçosos. Esse modelo servirá como um local para dormir, jogos seguros e um mini-armazém de brinquedos.
Qual dos modelos de berço oferecidos para ampla venda depende de você decidir. Ou talvez você decida encomendar a fabricação de um lugar para dormir para o seu bebê de acordo com desenhos pessoais? De qualquer forma, tente ser guiado não apenas pela aparência do modelo de berço, mas também por sua força, qualidades funcionais e status de segurança.
Complementos e acessórios funcionais para berço
Como regra, os berços são vendidos sem enchimento e você precisará escolher um colchão, roupa de cama e outros acessórios importantes. Portanto, o que mais precisará ser comprado:
Colchão
É melhor escolher uma opção frente e verso, na qual um lado é muito rígido (nos primeiros meses de vida de uma criança), o segundo é menos firme e é adequado para um esqueleto de bebê totalmente formado. Atualmente, existem muitas opções de enchimento para o colchão, mas, neste caso, é melhor não confiar no seu próprio gosto, mas descobrir as opiniões dos pediatras sobre esse assunto;
Lados (pára-choques)
Um dispositivo macio para proteger a criança de bater nas paredes do berço durante o processo de torneamento (existem muitas opções seguras de venda que são fáceis de cuidar ao lavar na máquina de escrever);
Dossel
Apesar de não ser recomendado colocar um berço perto da janela, em alguns quartos a luz solar inunda a sala inteira; em outros, simplesmente não há como instalar o berço em qualquer outro lugar. Nesses casos, o velame cumprirá não apenas um papel decorativo, mas também o protegerá da luz do sol e de olhares indiscretos;
As coberturas podem ser conectadas aos suportes montados na cabeceira da cama (a opção mais comum), mas existem maneiras alternativas - incorporar o sistema de fixação em uma parede ou teto. Obviamente, esses elementos de fixação deixarão vestígios quando a criança crescer e você decide que não precisa mais do dossel. De qualquer forma, é melhor escolher tecidos de dossel que sejam fáceis de cuidar, laváveis na máquina e passados a ferro em casa, porque você precisará fazer isso com frequência.
Celular
Um dispositivo mecânico para pendurar brinquedos que giram para uma música suave e agradável. Há um número considerável de modelos em vários dispositivos - alguns são acionados por uma mola e giram por alguns minutos, outros funcionam com baterias e podem girar por um longo tempo até você desligá-lo.
Alguns telefones celulares estão equipados com uma luz de fundo, a capacidade de gravar a voz da mãe e tocar uma música para uma criança - há inúmeras opções. Tudo é limitado apenas por suas necessidades e recursos financeiros. Muitos desses dispositivos e gadgets economizam o tempo dos pais jovens e facilitam a vida, contribuem para o desenvolvimento seguro da criança e expandem seus horizontes, habilidades e habilidades.
A montagem de telefones celulares também pode ser diferente - no suporte, montado na parte traseira ou no corrimão do berço, na parede ou no teto. Além disso, você pode criar algo semelhante a um celular (mas sem capacidade de rotação mecânica) e a si mesmo, usando papel, tecido, fotos de família, itens de decoração brilhante, jóias e acessórios - o peso é limitado apenas pela sua imaginação.
Os berços com gavetas na parte inferior são bastante práticos, porque você pode manter muitas coisas necessárias à mão. Porém, ao escolher um berço, é melhor preferir aquele em que as caixas estarão localizadas a uma altura suficiente do chão, para que seja mais fácil realizar uma limpeza úmida.
Uma das adições mais importantes (embora isso não seja um acessório, mas uma peça de mobiliário completa) pode ser chamada de cômoda com uma mesa de troca. Um amplo sistema de armazenamento permitirá que você coloque todas as fraldas, coisas e roupas íntimas do bebê, e uma tabela de troca conveniente (que é facilmente desmontável e aparece como a parte superior usual da cômoda) se tornará um dispositivo conveniente para a execução de muitos procedimentos que dão vida a uma pequena criatura.
Não se esqueça do sistema de iluminação adicional próximo ao berço. Você não acenderá a luz central ao se aproximar do berço à noite. Para pouca iluminação da área do berço, podem ser usados candeeiros de parede ou pequenas luminárias de mesa, que podem ser colocadas em uma cômoda ou em uma mesa de cabeceira (se a criança estiver no quarto dos pais). Além disso, alguns modelos móveis oferecem a capacidade de ligar a luz de fundo sem som e rotação.
Você precisará de um local para sentar, instalado perto do berço; é melhor se for uma cadeira confortável e macia. E uma cadeira de balanço na qual será mais fácil balançar a criança. Você pode ter que gastar muito tempo nele, por isso é melhor pré-assistir à compra desta peça de mobiliário.
Entre outras coisas, você pode precisar de uma cesta ou qualquer outro dispositivo para dobrar fraldas usadas e outros itens de cuidados com o bebê.
Objetos luminosos de decoração, brinquedos, papel de parede, ornamentos ou imagens artísticas - tudo o que ajuda a atrair a atenção da criança, focando sua visão, será uma vantagem para o desenvolvimento de seu bebê e. Claro, ele irá decorar seu quarto, trazer brilho e uma variedade de paletas de cores.
Esquemas de cores
De longe, a cor mais comum para um berço é o branco. Não é de surpreender, porque é um tom de frescura e pureza, que muitos associam ao início de uma nova vida, ritos batismais, anjos, nuvens e falta de peso. Além disso, a cor branca pode caber organicamente em qualquer interior da sala, não importa se é um berçário ou se é o quarto dos pais do bebê.
Mas existem muitos modelos de berços de várias cores à venda. Você só precisa decidir que tom dessa peça importante de mobiliário será vantajoso no quarto do seu filho ou no quarto dos adultos.
Por exemplo, esse tom de cinza, exatamente repetido na cor das portas, se encaixa perfeitamente no acabamento claro da sala com uma parede de destaque.
A cor de uma árvore natural não só parece ótima em uma sala com elementos de estilo country, mas também indica que o berço não estava coberto de tinta, e isso é menos um problema para os pais.
Um berço de madeira natural de uma raça escura servirá não apenas como um local seguro para a saúde do bebê, mas também trará luxo e nobreza de material natural para o interior da sala.
Os berços com esquemas de cores combinados parecem não triviais e contribuem para dar exclusividade ao interior como um todo e ao local para o bebê dormir em particular.
A cor pêssego brilhante do berço será o destaque do interior em cores brilhantes. As crianças adoram tudo que é brilhante e colorido; além disso, sua visão precisa se concentrar em objetos brilhantes, combinações contrastantes. Por que não fazer um berço um assunto brilhante?
Outro exemplo da cor brilhante do berço, capaz de refrescar qualquer ambiente, traz uma sensação de comemoração e alto astral, alegria de viver e humor positivo.
Menino ou menina
Por fim, chamamos a atenção para várias imagens de quartos para recém-nascidos, projetados de acordo com o sexo da criança. Em nossa era de tecnologias avançadas, os pais podem descobrir o sexo do bebê muito antes de ele aparecer e preparar um quarto ou local para dormir com antecedência, de acordo com suas próprias preferências de gosto, recomendações de médicos e psicólogos, com base no tamanho da sala, nas capacidades financeiras e no sexo da criança.
Nos quartos para meninos, muitas vezes você pode encontrar um interior bastante contido. A decoração, se presente, é sem babados e laços desnecessários, o tema prevalece em áreas como equipamentos (carros, barcos, foguetes, aviões), animais e personagens de desenhos animados e contos de fadas.
Nos quartos das meninas, podemos observar um tumulto de todos os tons de rosa e roxo, laços, rendas, dobras, corações e muitas opções para usar temas florais e especialmente florais. Berços com dossel de tule, uma decoração extensa não apenas de tecidos, mas também de móveis, luminárias e lustres originais com muitos elementos pendurados e superfícies brilhantes. A principal coisa - na busca da atratividade externa da sala, não se esqueça dos componentes funcionais básicos, segurança e conveniência de uma criança que fica nesta sala.