Sobre como cuidar de gerânios em casa em uma panela para florescer. Dicas para jardineiros, além de fotos de plantas

O gerânio doméstico ou o pelargonium é uma das plantas de interior mais populares. Ela vem de um continente africano quente, por isso ama o sol brilhante e não tolera rega excessiva.

Em condições modernas, quando é possível adquirir facilmente uma grande variedade de plantas exóticas, o gerânio não é mais popular. No entanto, devido à sua excepcional cor brilhante, esta planta de casa pode competir com muitos exóticos modernos.

O gerânio atrai com uma floração exuberante e brilhante. O atendimento é simples e não caprichoso. Para agradar todos os anos com um magnífico chapéu de inflorescências, é necessário descobrir todas as regras da tecnologia agrícola.

Descrição e tipos

O Geranium é um representante da família Geranium, mudando para um ambiente doméstico confortável. Ela admira a variedade de cores e formas das folhas. Chegou à Europa no século XVII, junto com outras plantas da África. O gerânio foi apreciado por criadores locais que criaram muitas variedades interessantes. Uma planta de casa bonita e resistente se espalhou por todo o mundo.

Perene crescendo em vasos, tem folhas de uma forma arredondada do núcleo. Sua cor depende da variedade, é representada por todos os tons de verde. O caule é ereto, pecíolos são longos, a raiz é ramificada.

Ajuda! Pedúnculos longos, flores colhidas em um pincel. A gama de tons inclui vermelho, branco, rosa, lilás. Cada flor consiste em 5 pétalas. Após a floração, uma caixa é formada. Em forma, assemelha-se ao bico de um guindaste.

Para a reprodução em vasos, são utilizados vários tipos de gerânio:

  • ampelous ou curly - usado para crescer em vasos de flores pendurados;
  • perfumado - um arbusto exuberante com pequenas flores e folhas que produzem um aroma agradável;
  • royal - uma planta alta com grandes flores brilhantes, felpudas ou simples;
  • zonal - o tipo mais comum, sua característica distintiva são círculos coloridos nas folhas.

Recursos de crescimento de plantas

Quando você se familiariza com o pelargonium, precisa conhecer seus vícios. O que esse amor perene? Além das especificidades da irrigação, da escolha do local e do solo, vale destacar a necessidade de ar fresco.

O gerânio que cresce em uma panela, com o início da estação quente, é retirado para a rua. Pode ser uma varanda, terraço ou jardim.

No outono e inverno, é necessário ventilar regularmente a sala. Esta é a melhor prevenção da propagação de doenças fúngicas.

Solo

O solo na panela não deve ser muito fértil, caso contrário, a massa verde crescerá sem florescer. Você pode comprar um substrato pronto, criado especificamente para gerânios. O solo para gerânios precisa ser solto e moderadamente denso.

Você pode cozinhá-lo, precisará de:

  • terra de folha (relva);
  • turfa;
  • a areia

Os componentes são obtidos em proporções iguais. Acontece uma mistura leve com uma reação neutra ou levemente ácida.

Dica. As raízes dos gerânios precisam de ar para recebê-lo em quantidades suficientes, soltar a terra após a rega.

Escolhendo o melhor lugar

Pelargonium precisa de boa iluminação durante todo o ano. Um vaso com uma planta é melhor colocado no lado sul ou leste. No inverno, é necessária iluminação artificial. Use luminescentes ou fitolamps. O gerânio precisa de frescor, no verão a temperatura recomendada é 18-25 °, no inverno - 13-15 °. Não é aconselhável baixar a temperatura abaixo de 10 °.

Como regar?

O fluido de irrigação deve ser macio, muitos sais contidos na água da torneira podem destruir o arbusto. É defendido por 2-3 dias ou limpo com um filtro. Em áreas onde um bom ambiente, a água da chuva pode ser usada para irrigação.

Temperatura - temperatura ambiente, água fria provoca cárie radicular. A umidificação durante a estação de crescimento é necessária a cada 2-3 dias. Uma boa drenagem na forma de camada de argila expandida no fundo da panela ajudará a evitar a estagnação da água. O excesso de fluido que drena para a panela é drenado imediatamente.

Quantas vezes a água? Um cronograma preciso de rega é criado individualmente, levando em consideração o tamanho da panela e a temperatura na sala. O principal a considerar é a regra de que o próximo umedecimento será feito após a secagem do solo superficial. No inverno, a quantidade de rega diminui (como cuidar de gerânios em casa no inverno e se pode ser movido para o porão pode ser encontrado aqui). A pulverização na planta é contra-indicada. A suplementação com pelargonium é necessária na primavera e no verão, durante o período de floração.

Transplante

Os gerânios não requerem transplantes frequentes, são realizados em dois casos: um vaso apertado ou contaminação do solo. O sinal para o transbordo para um novo vaso é a germinação das raízes através dos orifícios de drenagem. O novo recipiente deve ter 2 a 3 cm de diâmetro e recomenda-se o uso de vasos de cerâmica. Uma camada de drenagem de argila expandida ou cascalho é necessariamente derramada no fundo. No processo de transplante, torna-se possível inspecionar o sistema radicular. Raízes doentes são cortadas.

Importante! O período ideal para o procedimento é o início da primavera. As plantas toleram o estresse sem problemas, percebendo o transplante como uma estimulação do desenvolvimento.

Leia mais sobre como transplantar gerânio em casa, leia nosso material.

Poda e beliscão

Uma das principais características do conteúdo de pelargonium é a necessidade de aparar e beliscar arbustos. Os procedimentos são realizados no final de fevereiro. Antes do início de uma vegetação ativa.

Aparar fornece vários pontos positivos:

  1. permite que você se livre de partes mortas e doentes da planta;
  2. estimula o crescimento de brotos jovens;
  3. impede o crescimento no meio da planta, o que leva a uma troca de ar e iluminação inadequadas.

Uma faca afiada é usada para o corte, o corte é realizado em um nó da folha com um rim. Ao remover galhos infectados, é necessário capturar pelo menos 5 cm de uma área saudável. As fatias são tratadas com fungicida ("Topázio") ou carvão moído. Após o crescimento dos rebentos laterais em 3-4 nós de folhas, eles se beliscam (arrancam a parte superior). A partir dos seios das folhas, começará o crescimento de novos galhos, nos quais os pedúnculos são formados.

Depois de concluída a formação do mato, a planta é fertilizada. A alimentação com nitrogênio, que estimula o crescimento de gerânio, é adequada. Informações. As estacas cortadas são usadas para propagação. Entre fevereiro e março, a maior probabilidade de enraizamento dos processos.

Conversamos detalhadamente sobre como cortar o gerânio para que fique fofo aqui e, a partir deste artigo, você aprenderá como beliscar uma flor corretamente para que ela seja saudável e lindamente floresce.

Assista a um vídeo sobre os segredos da poda de pelargonium:

Erros para iniciantes

Os jardineiros iniciantes costumam escolher um vaso grande e espaçoso para a planta. Isto está errado. Nessa capacidade, o gerânio cresce raízes sem amarrar por muito tempo. O vaso de gerânio deve ser pequeno, e a floração começará mais rápido. A preparação para a floração da primavera deve começar no inverno. Recomenda-se manter o gerânio em local fresco durante esse período. Uma planta em pé em uma sala quente geralmente não floresce por anos.

Como cuidar de florescer?

Botões grandes, floração abundante e prolongada - este é o sonho de todo amante de gerânios (sobre como cuidar adequadamente de gerânios em casa, leia aqui). Ajude a planta em nosso poder. Durante o período de postura das gemas de gerânio, são necessários mais nutrientes e oligoelementos. Além da fertilização especial com fertilizantes, é recomendado o uso de iodo em farmácias (como usar iodo com peróxido de hidrogênio para alimentar gerânios). Uma solução é preparada na dose de 1 gota de iodo por 1 litro de água. O medicamento é completamente misturado para se dissolver uniformemente. São utilizados 50 ml da composição de cada vez. A rega é feita ao longo da borda da panela.

Conselhos! Prolongar a floração ajuda na remoção oportuna de pedúnculos desbotados. Fertilizantes de fósforo e potássio ajudarão a estimular a floração. Eles se dissolvem na água para irrigação. A alimentação dos gerânios é realizada com um intervalo de duas semanas. No inverno, fertilizantes não são necessários.

Assista a um vídeo sobre o uso de iodo na floração exuberante de gerânios:

Foto

Abaixo estão fotos de gerânios em vasos:





Problemas e doenças

As doenças que causam pelargonium podem ser divididas em dois grupos:

  • decorrentes de violações da tecnologia agrícola;
  • infeccioso.
Ajuda! O primeiro grupo inclui deficiência e excesso de oligoelementos, congelamento, queimaduras solares ou secagem a alta temperatura. Esses problemas não são contagiosos, eles dizem respeito a uma planta. Um infortúnio comum do pelargonium é o aparecimento de manchas amarelas nas folhas.

As causas da doença são diferentes:

  • apenas as pontas secam e ficam amarelas - falta de umidade;
  • as folhas murcham, apodrecem e caem - transbordamento do solo;
  • palidez e amarelecimento das folhas, alongamento de brotos - falta de iluminação;
  • a adaptação após o transplante pode provocar uma condição dolorosa.

A clorose é uma violação da fotossíntese devido à deficiência de ferro. A doença se manifesta por uma descoloração e retardo de crescimento. Da mesma forma, a falta de outros elementos afeta - magnésio, nitrogênio, potássio. A solução é um complexo mineral com todos os componentes necessários.

As doenças infecciosas afetam as plantas imunocomprometidas. O pelargonium é mais frequentemente infectado com fungos ou bactérias através do solo alagado. Nas primeiras manifestações de podridão ou outros danos, recomenda-se isolá-lo. O fungo preto é comum entre infecções fúngicas. A doença afeta estacas jovens, menos frequentemente plantas adultas. O caule terá que ser jogado fora, e o topo é cortado do gerânio e enraizado.

A podridão cinzenta se manifesta por manchas úmidas nas folhas e nos pedúnculos. Para o seu tratamento, são utilizados fungicidas. A podridão radicular mais perigosa, é mais tarde detectada. No estágio avançado, a planta não pode ser salva. O fungo corrói completamente o tecido da raiz.

Pragas raramente atacam gerânios. Mas em plantas enfraquecidas, pode-se notar mosca branca, pulgão e cochonilha. As plantas infectadas são tratadas com inseticidas: Aktara, Fitoverm, Actellik. A conseqüência do uso de inseticidas e fungicidas pode ser a secagem de todos.

Como reanimar?

No caso de um estado fatal da planta, algumas manipulações devem ser feitas:

  1. É necessário remover todas as folhas afetadas, deixando apenas os caules.
  2. Pegue o gerânio da panela e examine a raiz. Se estiver em ordem, a planta pode ser revivida.
  3. A raiz é cuidadosamente libertada do solo antigo em que a preparação química está presente.
  4. Uma panela de tamanho semelhante é preparada, preenchida com um substrato úmido.
  5. O gerânio é plantado em solo novo. O pote é colocado em um local claro e fresco.
  6. Após alguns dias, a terra é umedecida com uma solução de "Epina", um estimulador de crescimento que ajuda a lidar com o estresse.
  7. Depois que as primeiras folhas aparecerem, é recomendável levá-las ao ar fresco ou reorganizá-las em um local ensolarado.

O gerânio não é apenas uma planta interna bonita, agradável com floração longa. Seu aroma tem um efeito calmante, melhora o sono. O cultivo de gerânios em uma panela não causará problemas se você seguir imediatamente as recomendações sobre as condições de detenção.

Vídeo útil

Assista a um vídeo sobre o cultivo de pelargonium em casa:

Deixe O Seu Comentário