Criamos as condições certas para o plantio de uma flor: solo para a begônia e cuidados adicionais com ela
A begônia é muito sensível ao grau de umidade e qualidade do solo. Composição inadequada do solo, irrigação e erros de transplante têm um efeito prejudicial sobre a planta.
É extremamente importante criar as condições certas para as begônias e cuidar adequadamente dessa flor.
Então, você aprenderá como escolher o solo para a planta, como regá-lo no futuro e cuidar da flor.
O que é isso
Begônia é uma planta brilhante da família Begoniaceae. Existem muitas espécies anuais e perenes de gramíneas, arbustos e arbustos. As folhas da begônia são assimétricas, inteiras ou dissecadas em vários segmentos com bordas serrilhadas ou onduladas. A inflorescência é complexa, inclui flores femininas e masculinas. A cor das flores é diversa: branca, amarela, rosa, vermelha, laranja. Na borda das pétalas, bordas contrastantes são possíveis.
A fruta é uma caixa triédrica com pequenas sementes. O sistema radicular das begônias pode ser tuberoso, rizoma e ramificado. A begônia tuberosa cresce não apenas em casa, mas também no jardim. As demais espécies são cultivadas exclusivamente em ambientes fechados.
Solo
Uma das condições básicas para o desenvolvimento normal da begônia ambiente é o solo adequado. Somente em solo bem escolhido é possível uma formação saudável do sistema radicular. A nutrição das plantas depende da mistura do solo. Diferentes espécies têm características próprias e requerem uma abordagem individual da composição do solo.
O sistema radicular da planta é fraco, muito sensível ao excesso de umidade no solo. Begônia precisa de um substrato nutritivo soltobem permeável ao ar e à umidade. A reação do solo é levemente ácida, o pH deve estar na faixa de 5,5 a 6,5. Você pode comprar solo especial pré-fabricado ou formar independentemente uma mistura de solo que consiste em solo de folha, turfa, areia e composto.
Atenção! A terra da folha não deve conter taninos. Estas substâncias estão presentes nas folhas de salgueiro e carvalho.Para a saída de excesso de umidade, é obrigatório o uso de drenagem: argila expandida ou cascalho fino.
Mistura ideal
Que terra é necessária para o plantio? A melhor opção para a begônia é uma mistura que inclui a seguinte composição:
- terreno de folha - 2 partes;
- turfa - 2 partes;
- areia - 1 parte;
- composto - 1 parte.
Para dar friabilidade ao solo, você precisa usar vermiculita, fibra de coco, perlita e outros desintegrantes. A farinha de limão ou dolomita reduzirá a acidez do solo. Antes de preparar o solo em casa, a terra deve ser peneirada, remova grandes inclusões.
O solo frondoso de um parque, floresta ou jardim pode conter microorganismos perigosos para a planta, que podem se tornar os culpados de várias doenças. O solo deve ser desinfetado: calcinado no forno ou escaldado com água fervente. Argila expandida ou cascalho deve ser colocada no fundo da panela a ⅓ de altura.
Preparando-se para plantar - escolhendo um vaso
Para o plantio, você precisa preparar o vaso certo para a begônia. As mudas que já começaram a criar raízes são plantadas em recipientes com um diâmetro de 5-6 centímetros. Após cerca de 6 meses, as plantas são transplantadas para vasos de 8 a 10 centímetros. O tamanho exato é determinado com base no tamanho das raízes crescidas. Begônias preferem recipientes pequenos, com 3-4 centímetros de diâmetro, maiores que o sistema radicular.
Em vasos muito espaçosos, as plantas mais tarde formam brotos. Além disso, existe o risco de deterioração das raízes devido ao excesso de umidade. O diâmetro do recipiente deve exceder ligeiramente a altura. Um pré-requisito é a presença de um orifício de drenagem no fundo da panela.
O melhor material para o vaso é de cerâmica. Esse pote protege contra o alagamento, possui excelente isolamento térmico, proporciona troca de ar. É permitido o uso de capacidade de plástico. Nesse caso, é necessário fornecer o substrato correto, organizar uma boa drenagem e evitar o superaquecimento ou superaquecimento.
O vaso de cerâmica deve ser bem lavado, embebido em água por um dia e tratado com água fervente. Plástico - basta lavar e escaldar.
Como transplantar?
O melhor período para o transplante de begônia é o início da primavera, antes do início dos processos de vegetação. Neste momento, a planta tolera esse procedimento mais facilmente e é mais fácil de recuperar. O transplante de begônia é realizado quando as raízes ficam amontoadas no vaso e começam a aparecer nos orifícios de drenagem.
Um transplante pode ser completo ou parcial. Um transplante completo é necessário após a aquisição de uma nova planta, bem como com a derrota das begônias por doenças ou pragas. A sequência de ações:
- Prepare a panela.
- No fundo da panela, coloque uma camada de argila expandida.
- Despeje uma pequena camada de carvão vegetal, que protege as raízes da podridão.
- Cubra a camada de drenagem com o solo 2 cm.
- Regue bem a begônia.
- Espere uma hora. Em seguida, remova cuidadosamente a planta da panela.
- Com cuidado, retire as raízes da terra antiga, inspecione.
- Mergulhe as raízes em uma solução de permanganato de potássio, cuja cor deve ser rosa claro.
- Enxágue cuidadosamente as raízes com água limpa.
- Inspecione o sistema radicular, corte áreas danificadas e deterioradas.
- Coloque a begônia em uma panela nova.
- Cubra as raízes com o solo preparado. O pescoço da raiz não deve estar profundamente enterrado. É necessário deixar as raízes secarem, somente depois que elas cubram completamente o solo.
Não é recomendável compactar o substrato, depois que a rega do solo se assentar bem. Se depois disso a parte superior do sistema radicular for exposta, você precisará adicionar um pouco de terra.
Conselhos! Nos primeiros 30 dias após o transplante, as begônias devem ser cuidadosamente regadas e protegidas da luz solar direta.O transplante de begônias saudáveis em um vaso maior é feito de maneira suave. Transplante parcial em andamento:
- Extraia a begônia de um vaso antigo.
- Coloque a planta com um pedaço de terra em uma panela nova, enchendo os assentos vazios com solo fresco.
As plantas jovens percebem esse procedimento muito bem. O transplante de amostras adultas é complicado pela presença de um grande número de folhas frágeis. As plantas que atingiram a idade de três anos são divididas em várias partes.
Rega e alimentação
Begônia adora água. Ao regar, é recomendável aderir às seguintes regras:
- Para irrigação, é utilizada água em temperatura ambiente deixada em repouso por 24 horas.
- No fundo da panela deve ser organizado o sistema de drenagem.
- A umidificação é necessária quando o solo secar a uma profundidade de 1,5 centímetros.
- Do final de novembro a março, é necessário reduzir a rega para uma vez por semana. As espécies tuberosas entram em dormência e são mantidas em turfa, a rega é completamente interrompida.
- Desde março, a taxa de hidratação vem aumentando gradualmente.
- No verão, é necessário umedecer o solo para que o excesso de água flua pelo orifício de drenagem. Depois de um tempo, drene a umidade restante da bandeja de gotejamento. A frequência do procedimento é 2 vezes por semana.
- Em calor extremo, é necessário regar diariamente.
- Desde outubro, a rega é necessária quando o solo superficial seca.
- É importante evitar a estagnação da umidade, o que causa cáries nas raízes.
A partir do momento em que os primeiros brotos aparecem na begônia, é necessário iniciar o processo de alimentação. Ao escolher fertilizantes deve levar em consideração o tipo de planta. Begônias decíduas preferem suplementos de nitrogênio, como:
- Kemir: dilua metade do pacote em 10 litros de água.
- Crescimento Uniflor: dissolva 5 mililitros do medicamento em 2 litros de água.
- Agricole: 5 gramas do medicamento diluído em 2 litros de água.
As variedades floridas precisam de fertilizantes com potássio e fósforo para estimular e manter a floração. Fertilizantes como Bud, Ovário, Pólen, Saúde são adequados. Os fundos são diluídos 1-2 gramas por litro de água.
O fertilizante é adicionado ao solo durante a floração uma vez a cada 15 dias. Depois que a planta minguar, a cobertura deve ser interrompida. No inverno, a planta está em repouso, os fertilizantes não são aplicados.
Ao cultivar begônias, você deve seguir certas regras. É importante formar um solo nutritivo solto, criar uma boa drenagem, escolher um vaso adequado, organizar o regime correto de rega e alimentação. Todas essas medidas ajudarão a manter a saúde e a beleza das begônias.