Como fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos de madeira, rattan, metal
Após um dia de trabalho, qualquer pessoa quer relaxar, relaxar adequadamente. Móveis confortáveis ajudam. Uma cadeira de balanço caseira com suas próprias mãos ajudará a economizar recursos financeiros significativos, a criar móveis confortáveis e práticos que atendem às necessidades pessoais. Para muitos mestres, uma oportunidade importante é mostrar suas habilidades e se vangloriar diante dos convidados.
Recursos de design
Antes de iniciar o trabalho, é necessário familiarizar-se com possíveis opções de projeto, recursos de operação, avaliar sua força em carpintaria ou encanamento.
Sinais pelos quais você pode dividir suas próprias cadeiras de balanço feitas:
- Para apartamentos, casas particulares, rua. A opção para prédios de apartamentos deve ser silenciosa, pequena, traços no chão da cadeira de balanço são inaceitáveis. Nesse caso, você pode fazer uma cadeira de balanço pendular com suas próprias mãos. Em casas particulares, qualquer tamanho que seja adequado para o design geral da sala é permitido. O principal requisito para a vista para o jardim é a resistência às intempéries.
- Material de produção: madeira clássica, metal de vanguarda ou plástico para a rua.
- A massa permitida, que deve ser adequada ao peso do usuário
- Soluções estruturais.
Os três primeiros pontos são fáceis de determinar e o quarto deve ser tratado com mais detalhes.
Cadeiras de balanço de madeira em corredores de raio são a opção mais fácil de fabricar. A simplicidade do perfil dos arcos (esquis, balancim) facilita a oscilação, mas nesse caso você não terá uma grande amplitude. A inclinação é eliminada pelo baixo centro de gravidade do assento, pela instalação de travessas restritivas ou recortes ao longo das bordas dos corredores.
Uma cadeira de balanço de um tubo de perfil geralmente possui esquis de curvatura variável - com um raio menor no centro e grande nas bordas. Esse design elimina a inclinação em grandes amplitudes. Um perfil do tipo "nirvana" promove uma elevação suave da cadeira, o que é especialmente importante para as pessoas mais velhas.
A cadeira de balanço de madeira compensada do tipo bricolage pode ser feita com paredes laterais elípticas, o que contribui para a suavidade, mas não protege contra tombamentos com a máxima deflexão. Para evitar "acidentes" no conjunto de modelos limitadores-membros cruzados, cuja frente serve como suporte para as pernas.
Os designs dos pêndulos dos rolamentos são diferenciados por uma base fixa - apenas o assento está oscilando. A opção é ideal para apartamentos, pois não há ruído dos corredores esfregando o chão, o que não estraga o revestimento. É fácil encontrar uma cadeira com mecanismo de pêndulo para autoprodução.
Os modelos multifuncionais 3 em 1 são adequados para salas grandes, pois permitem usar a cadeira como uma cadeira fixa, balançar com uma pequena amplitude ou deitar-se na rede. Os projetos são difíceis de fabricar e volumosos; portanto, esses modelos geralmente são comprados prontos.
Sobre corredores radiais de madeiraCom um núcleo de tubos de perfilDe madeira compensadaDesign de pêndulo metálicoPêndulo de madeiraFerramentas e materiais de bricolage
O material a ser fabricado para fazer uma cadeira de balanço caseira depende das habilidades e experiência do mestre com os materiais. Tubos de metal redondos ou moldados são usados para a fabricação de caixilhos de móveis a serem usados nas ruas: o aço tratado contra ferrugem durará décadas sob o céu aberto. Existem várias desvantagens em tais opções:
- uma massa impressionante exigirá que duas pessoas movam a cadeira;
- o revestimento do piso deve ser super resistente ou será necessário resolver o problema de encontrar almofadas de amolecimento para os corredores;
- para apartamentos, use um tubo de pequeno diâmetro e paredes finas, difícil de soldar sem equipamento semi-automático especial.
A madeira é ótima para opções de móveis para casa. Se você possui certas habilidades na peça, pode dobrar, obtendo o contorno exclusivo do quadro. Uma instalação ao ar livre exigirá o uso de revestimentos anti-sépticos e de tinta com resistência especial, caso contrário, a idade da cadeira terá vida curta.
A madeira compensada é a opção melhor e mais barata para uma primeira experiência. Na fabricação de um conjunto mínimo de ferramentas e acessórios, o produto final é fácil de decorar. O contraplacado resistente à umidade suportará uma curta estadia ao sol, chuva.
Rattan, bambu, galhos de salgueiro e juncos - esses materiais produzem móveis de vime. Os tarugos são adquiridos na loja de materiais de construção, o salgueiro pode ser montado de forma independente, mas para a tecelagem, você precisará aprender a tecnologia e desenvolver habilidades.
Os tubos de polipropileno são capazes de suportar o peso de uma pessoa, sendo usados na fabricação de corredores ou como armação. A aparência desse produto é incomum.
Garrafas de plástico são exóticas nos móveis, mas existem projetos desse tipo. Na maioria das vezes, as garrafas são usadas para criar um assento e encosto, e a base é feita de materiais mais duráveis - madeira ou madeira compensada.
Madeira naturalFolhas de madeira compensadaVaras de vime naturalRattan artificialTubos em polipropilenoNa preparação do trabalho, é realizada uma auditoria das ferramentas disponíveis, se necessário, elas compram, alugam ou emprestam as que estão faltando:
- Para estruturas metálicas, é necessária uma máquina de solda, máscara, rebarbadora. O mestre não pode prescindir de um dobrador de tubos. Facilite com as próprias mãos - será mais barato do que entrar em contato com a oficina de trabalho em metal. O custo do dispositivo adquirido é comparável ao preço de uma cadeira de fábrica.
- Para trabalhar com madeira, você precisará de: um quebra-cabeça elétrico ou uma serra com lâminas intercambiáveis estreitas. Teremos que serrar madeira para cima e para baixo e, para isso, usamos diferentes configurações de dentes na parte da serra. Uma rebarbadora com um bico especial ajudará a polir a superfície mais rapidamente. O mesmo pode ser feito com uma broca, que é necessária. Para decoração, você precisa preparar pincéis e recipientes para verniz, mancha, tinta.
- A estrutura dos tubos de plástico é soldada com uma ferramenta especial - “engomar”, um ferro de soldar, soldar.
- Para tecelagem de vime, são adquiridos ganchos especiais.
- Eles também preparam um conjunto padrão de marceneiros - um cinzel, um martelo, um martelo de borracha ou madeira.
É difícil dizer o que é primário é a escolha do material para móveis ou a preparação de uma ferramenta. Mais frequentemente, eles procedem do inventário disponível - é impraticável comprar dispositivos elétricos para uso único.
Ferramentas necessáriasMáquina de soldaInstruções passo a passo
O esquema de fabricação de uma cadeira de balanço de qualquer material sempre consiste na seguinte sequência de ações:
- Seleção de projetos e desenvolvimento de desenhos.
- Suprimento de materiais e preparação de ferramentas.
- Montagem do quadro.
- Montagem do assento e encosto.
A cadeira de balanço de madeira faça você mesmo é criada de acordo com o seguinte algoritmo.
Esquema para cadeira de balanço de madeira compensadaLayout de cadeira de balanço de metalDesenho
Projetar móveis oscilantes por conta própria sem experiência é difícil. Ao calcular a curvatura dos corredores e as dimensões geométricas das peças para montagem, leve em consideração:
- massa e antropometria do usuário;
- o centro de gravidade do produto acabado, que afeta a suavidade do "curso";
- ângulos de inclinação do corpo em diferentes modos de uso;
- raios de curvatura para um balanço confortável e prevenção de tombamento.
Para a primeira experiência, é melhor encontrar desenhos prontos de cadeiras de balanço feitas de madeira compensada. Isso ajudará a evitar erros, perda de tempo e materiais.
Tendo decidido o design, os desenhos em tamanho real são transferidos para uma folha de papel de tamanho adequado, por exemplo, papel whatman. Cortando a configuração das paredes laterais, corredores, jumpers e outros detalhes, obtenha modelos para aplicar nos materiais preparados.
Esquema de dimensionamentoÂngulos de inclinação em diferentes modosProdução da base e corredores
Usar uma moldura antiga é um exemplo de como é fácil fazer uma cadeira de balanço com as próprias mãos. Nesse caso, você precisará de:
- restaurar a superfície da árvore, limpando-a com lixa e cobrindo-a com tinta e verniz;
- costure e prenda o novo assento.
Uma das opções para a fabricação de corredores é cortar os lados do compensado. Para dar resistência, cada parede é composta por 3 camadas: a interna de uma chapa com uma espessura de 10 a 12 mm, a externa de 8 mm de material.
A sequência é a seguinte:
- usando o modelo para transferir todos os elementos de desenho da cadeira de balanço para as folhas de madeira compensada preparadas;
- viu os detalhes com um quebra-cabeças;
- prenda folhas com parafusos através de orifícios ou com parafusos;
- limpar e polir peças de todos os lados;
- cobrir espaços em branco com verniz ou tinta;
- instale almofadas de proteção de borracha ou plástico nos pontos de contato dos corredores e no chão.
Para corredores, você pode usar placas cuja largura é suficiente para cortar peças curvas. A espessura das placas é de 40 mm.
Para outra opção para a produção de peças curvas, as barras embebidas em água são dobradas de acordo com o padrão. Esse processo é demorado; grampos poderosos serão necessários para concluí-lo. Este método não é adequado para fazer uma cadeira com suas próprias mãos; é melhor não usá-la sem experiência.
Modelo de cozinhaCortamos os detalhes de acordo com o modeloFixamos as paredes laterais com um parafuso autoatarraxanteVernizAssembléia
A montagem final dos modelos de madeira compensada envolve a fabricação de cortes em peças e a fixação de faixas recíprocas para parafusos autorroscantes, cola ou cantos e parafusos de metal. As peças em produtos de madeira maciça são fixadas com cola usando uma junta de espigão a ranhura. A cola emergente é removida imediatamente com um pano limpo, para que não restem vestígios.
Características da fabricação de produtos de vime
A principal vantagem dos móveis de vime é a facilidade de construção, razão pela qual o material é popular na fabricação de cadeiras de balanço DIY. A criança será capaz de mover independentemente a peça de mobiliário.
Outra vantagem é que o material está completamente pronto para uso, calibrado pela espessura e comprimento das hastes, em contraste com os ramos de salgueiro, o que exigirá um processamento longo. No entanto, muitas vezes é usado não rattan natural, mas artificial. É uma fita fácil de cortar no comprimento desejado, reduzindo assim a quantidade de resíduos. Além disso, esse análogo artificial do rattan é maleável, conveniente para o trabalho e dobra facilmente, o que permite que mesmo um mestre com experiência de tecelagem insuficiente crie uma versão interessante e de alta qualidade de uma cadeira de balanço.
Para o trabalho, você precisará de:
- uma chave de fenda com um conjunto de brocas, parafusos, brocas finas;
- furador, fita métrica, lápis de marcação;
- tesoura;
- serra;
- quebra-cabeças;
- grampeadores e agrafos para móveis;
- moedor para processar estruturas de madeira;
- fixadores de móveis, parafusos.
Os materiais para fabricação são selecionados dependendo do modelo. Para o quadro, você pode precisar de madeira compensada, madeira, prendedores de móveis, parafusos, fita de vime artificial e cola para móveis.
O processo de criação de uma cadeira de madeira consiste em várias etapas principais. Antes de tudo, é necessário escolher a forma da futura cadeira e criar padrões nos quais os principais detalhes do quadro serão vistos:
- base para o assento;
- encosto;
- corrimãos;
- corredores.
Como todos esses elementos são feitos de madeira, o próximo passo é transferir os padrões para o material e, em seguida, recortar todos os detalhes. Para iniciantes, a opção mais fácil é comprar uma armação acabada em lojas de móveis ou oficinas ou usar uma cadeira acabada como base para o balanço, ao qual você precisa prender os patins.
Como a cadeira de balanço deve ser trançada com um rattan artificial, faz sentido trançar as peças primeiro e só depois proceder à montagem dos elementos.
Para a primeira experiência, é melhor usar a versão mais simples de um tecido de bandas de xadrez.
- É necessário medir o comprimento das fitas com as quais criar a base para a tecelagem. Para fazer isso, o início da fita está localizado na parte interna do quadro, depois é lançado sobre a tira do quadro e exibido na frente da estrutura trançada, o final do segmento deve ser trazido de volta para a parte interna do quadro, onde será fixado. Por exemplo, com a forma retangular selecionada do quadro, as fitas serão empilhadas ao longo do lado mais curto - a largura da estrutura.
- Tendo decidido o comprimento do segmento, é necessário reduzir o número de tiras que se encaixam firmemente uma contra a outra.
- Cada fita é puxada sobre o quadro, com as extremidades ocultas no interior e presas com um grampeador de móveis convencional. As fitas são empilhadas próximas umas das outras, sem espaços. A melhor opção é primeiro prender todas as fitas cortadas ao longo de um dos lados internos da faixa da estrutura e, em seguida, iniciar a colocação e a fixação do segundo lado.
- Agora você precisa determinar o tamanho das fitas que trançarão a base assentada. Nesse caso, é necessário tecer os segmentos fixos, colocando as fitas no lado mais longo do quadro. A fixação das extremidades será realizada da mesma maneira que na preparação da base, a partir do interior das tábuas da estrutura.
- O número necessário de tiras é cortado e os segmentos preparados são presos a um dos lados internos da estrutura ao longo de seu lado curto (largura) o mais próximo possível um do outro com um grampeador de móveis.
- As tiras são passadas através das fitas esticadas da base em um padrão quadriculado. Por exemplo, na primeira linha, você precisa criar uma faixa logo no início, sob a primeira fita da base, e na segunda linha, a fita terá que passar acima da primeira faixa da base. Além disso, cada tira é tecida através de uma fita base, e a extremidade é sempre fixada com um grampeador de móveis dentro do quadro. No final do trabalho de tecer cada fita, é necessário alinhar as linhas, nocauteando-as, como costumam fazer os mestres envolvidos na fabricação de tapetes. Para fazer isso, alinhe as linhas com uma ferramenta plana (por exemplo, uma chave de fenda), tentando garantir que cada nova linha seja colocada o mais firmemente possível à anterior.
- As partes laterais são trançadas de maneira semelhante.
- Como resultado do trabalho realizado, nenhuma conexão da fita com a moldura será visível, pois todas as extremidades são fixadas dentro da faixa da moldura.
Da mesma forma, o encosto da cadeira é trançado. Se desejar, você pode decorar as pernas do modelo feito pelo homem. A maneira mais fácil é a trança circular, na qual a fita é colocada em círculo, e cada novo turno fica o mais próximo possível do anterior, para que a textura da árvore não seja visível. Se o mestre quiser usar opções mais sofisticadas, você terá que encontrar e ver várias aulas, ou estudar literatura especial com diagramas e explicações para elas.
Agora que todos os elementos estão decorados, o design da cadeira está montado, as peças são interconectadas usando fixadores de móveis. Ao conectar os elementos, você também pode usar cola para que o design seja ainda mais durável. Por fim, os corredores estão instalados.A opção mais comum para prendê-los é uma conexão com parafusos para móveis.
Para evitar danos ao revestimento do piso durante a operação da cadeira, juntas de plástico ou borracha podem ser instaladas nos patins. Para isso, as tiras são cortadas do material selecionado para a parte inferior dos corredores. Em seguida, o material é anexado usando pregos para móveis. Além disso, você pode usar cola para que os revestimentos fiquem mais firmemente presos à base de madeira.
Ferramentas para o trabalhoVi as partes da armaçãoMontamos uma cadeira a partir de elementos serradosTrança o assentoTrança as costasFortalecemos a estrutura com colaCadeira de balanço está prontaCaracterísticas dos modelos de tubos de plástico
Uma cadeira de balanço feita de tubos de plástico é uma ótima maneira de “prender” ao estojo o material restante depois de fazer um abastecimento de água para beber ou regar. Das ferramentas para criar a estrutura, você precisará de uma tesoura para tubos de PVC, um ferro de solda especial (soldador).
Para as superfícies laterais, você precisará de um tubo com um diâmetro de 32 ou 25 mm, para jumpers - 20 mm. Pelo número de pontos de conexão, os T adquirem. É melhor prever uma compra com uma margem para praticar a soldagem em peças individuais. O preço das camisetas começa em 5 rublos, portanto, um estoque de 4-5 peças não será caro.
Para reforçar a estrutura, peças de reforço com diâmetro de 12 a 14 mm são inseridas no interior dos tubos.
Um modelo é preparado com antecedência, segundo o qual os segmentos de tubo são cortados, fornecendo uma margem para cada parte de 3-4 cm: quando da solda, o tubo é inserido no T em 1,5-2 cm.
Se você trabalha com cuidado, os corredores podem ter uma forma arredondada sem aquecimento. Se isso não puder ser feito, areia limpa é derramada no tubo, aquecida no forno a 90-100 ° C. Para evitar o enchimento de areia, um plugue é soldado de um lado. Ele permanecerá nas peças mesmo após a conclusão do trabalho, para que a umidade não entre. Os mesmos plugues são soldados em todas as extremidades abertas dos tubos.
No final da montagem do quadro, um colchão de espuma é fixado nele, revestido com tecido de capa de chuva, se a cadeira for operada na rua. Para a fixação, use tiras de tecido costuradas no colchão (laços).
Tesouras para tubos de PVCSoldador para tubos de plásticoSide Element DiagramAs conexões são cortadas dentro dos tubosSoldamos os pontos de montagem com uma máquina de soldaCadeira de balanço de tubos de plásticoComo fazer uma cadeira de balanço de metal
A fabricação de uma cadeira de balanço de metal depende do mestre com as habilidades de trabalhar com soldagem. Nesse caso, você precisa de um dobrador de tubos para um tubo redondo ou de perfil: dobrá-lo exatamente sem um dispositivo especial não é fácil. Você pode usar um gabarito e braçadeiras, e soldar as extremidades do metal dobrado e preso com mesas com um jumper.
O processo passo a passo difere pouco da fabricação de uma cadeira de balanço feita de madeira ou tubos de plástico:
- Eles fazem ou encontram desenhos acabados.
- As paredes laterais são soldadas.
- O tubo é dobrado e preso pela solda do canal.
- Monte um design único para os lados direito e esquerdo.
- Conecte as paredes laterais com jumpers.
- Processe as costuras com uma rebarbadora.
- Eles cobrem o quadro com um primer à prova de umidade e pintam em 2-3 camadas, seguindo as instruções relativas à secagem das camadas.
O trabalho termina com a instalação de barras transversais de madeira no assento e no encosto da estrutura. E o material restante após a construção é uma oportunidade para realizar idéias incomuns para decoração de casa.
Fazer uma cadeira de balanço com suas próprias mãos é bastante simples para pessoas com habilidades em trabalhar com ferramentas. Um pouco de paciência, diligência, tempo gasto e agora um novo item interior já apareceu na casa que tornará o resto confortável e agradável.
Estamos preparando um desenhoFixamos os corredores com uma soldaNós conectamos o designCadeira de balanço de metal com acabamento