Dicas úteis: como regar e alimentar adequadamente a gloxinia em casa

Para que as plantas se desenvolvam bem e floresçam nas condições de um pequeno volume de solo, é necessário fornecer-lhes uma quantidade suficiente de comida e água. Como fazer isso e não exagere com cuidado?

Neste artigo, examinaremos detalhadamente esse problema usando o exemplo da gloxinia. Nós lhe diremos como regar adequadamente, o que os fertilizantes adoram esta bela flor, a que horas você precisa se alimentar e como evitar erros ao cuidar da gloxinia. Também será útil assistir a um vídeo interessante sobre esse tópico.

Descrição da flor

Qualquer pessoa que tenha visto gloxinia uma vez certamente se lembrará disso para sempre. As taças de flores alongadas em forma de sino não são apenas tons diferentes, mas também uma combinação diferente de cores e um padrão diversificado. As flores são grandes, folhas alongadas carnudas com uma superfície aveludada. As flores estão localizadas em hastes densas e densas. A planta em si é compacta - cerca de 20 a 30 cm e a raiz é tuberosa.

Na vida selvagem, a gloxinia habita as florestas da América.. Na criação cultural, é usado como estufa e planta de casa. O nome gloxinia recebeu em homenagem ao famoso botânico B.P. Gloxina, mas também chamada syningia com o nome do criador Synning.

Como regar adequadamente?

Uma das substâncias vitais para qualquer planta é a água. Mas cada representante da flora precisa de uma quantidade diferente de água e, para plantas de interior, existem regras próprias para regar.

Dicas

  1. A água deve estar quente. A faixa ideal de temperatura é da temperatura ambiente e mais 2-3 graus.
  2. A água deve ser macia. Se a água estiver dura, ela deve ser fervida e resfriada, ou deve ser adicionada uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio ½ colher de chá por litro.
  3. Se a água for da torneira, ela deve ser defendida por várias horas. Eles fazem isso para que o cloro desapareça e vários compostos pesados ​​se estabilizem.
  4. É melhor regar de manhã. A rega noturna com uma diminuição da temperatura noturna pode levar ao desenvolvimento de infecção por fungos. A rega diurna em dias ensolarados também é indesejável.
  5. Não derrame água nas folhas e dentro da saída. Com essa rega, a gloxinia pode queimar folhas e morrer de decomposição.
  6. É melhor regar ao longo da borda do tanque ou através de um palete. Basta colocar a panela em um recipiente de diâmetro maior com um pouco de água por 20 a 30 minutos.
  7. A rega excessiva levará à deterioração da raiz; portanto, regue apenas se necessário.
  8. Bom solo estruturado, drenagem, orifícios no fundo da panela e molhar a panela - tudo isso ajudará você a não cometer um erro com a quantidade de água (sobre como escolher o melhor solo para a gloxinia, leia aqui).

Quantas vezes você precisa fazer isso?

O principal indicador é o solo: se secar de cima - é hora de regar a planta, se molhado - cedo. Além disso, a rega será diferente dependendo da época do ano. No verão, diária e abundante, mais rara no outono, no inverno (se a raiz hibernar em uma panela) - 1-2 vezes por mês, na primavera - aumentando gradualmente (você pode descobrir aqui como preparar uma planta para o inverno).

ATENÇÃO: A quantidade e o volume de rega dependem do tamanho da planta, quanto maior a flor e a raiz, mais umidade. Molhando mudas jovens com mais precisão.

O que é cobertura superior?

Na vida selvagem, plantas e ervas mortas, as folhas apodrecem, enchendo o solo com vários nutrientes, um ciclo constante impede que o solo fique empobrecido. Naturalmente, isso não acontece em vasos de interior.

Com o tempo, a flor suga do solo todos os minerais, macro e oligoelementos de que precisa. O solo fica vazio, inútil para a planta, então começa a murchar.

A cobertura é a introdução de fertilizantes necessários para a planta. Sem isso, uma flor não pode se desenvolver e florescer completamente.

Para a gloxinia, como qualquer outra planta de casa, os seguintes elementos são mais importantes:

  • Nitrogênio. Os compostos de nitrogênio são necessários para o crescimento da planta, sua parte verde. Para plantas de interior, não há necessidade de adicionar fertilizantes nitrogenados adicionais. É o suficiente para fornecer o solo apropriado e alterá-lo uma vez por ano. Existem fertilizantes especiais de nitrogênio que ajudam quando não há solo com teor de húmus.
  • Fósforo e potássio. Este casal fornece a planta com flores e frutos. Para plantas com flores, o potássio é mais importante. Sua falta pode levar a uma flor rara e curta, a formação de flores feias e pequenas. Os fertilizantes líquidos e secos para plantas com flores contêm necessariamente esses elementos.
  • Cobre, cálcio, molibdênio, sódio e outros são necessários em pequenas quantidades. Com sua falta, várias doenças e mudanças na aparência da planta ocorrem. Todos os elementos necessários estão contidos em fertilizantes minerais complexos, juntamente com fósforo e potássio.

Espécies

Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois tipos - folclore e meios para venda.

Fertilizantes populares

  1. O melhor fertilizante mineral complexo natural é cinzas. É melhor usar resíduos da queima de árvores de folha caduca ou grama. Em nenhum caso, não deve ser queimado nenhum lixo, jornais. As cinzas não apenas fertilizam o solo, mas também o desoxidam, ajudando contra insetos que vivem no solo. Pode ser adicionado ao solo ou borrifado na superfície do solo, também é preparada uma solução de cinza para irrigação. 1 copo de cinza por 10 litros, mexa, insista, água.
  2. O curativo de nitrogênio para enriquecer o solo é estrume podre, adubo, fezes de pássaros. Resíduos não reagidos não devem ser adicionados ao solo.
  3. Fertilizantes líquidos de nitrogênio. Em casa, você pode fazer solução de estrume fresco, fezes de pássaros para regar. Ou faça um fertilizante verde a partir da grama.
  4. Um bom estimulante para o crescimento de plantas jovens ou plantas após um período adormecido é solução de fermento: 50 g de prensado ou 10 g de seco por 10 l de água morna mais algumas colheres de açúcar para ativação, insista até que a espuma apareça. Ou uma solução de mel: 1 colher de chá por litro de água.

Fundos de vendas

  1. O fertilizante complexo líquido contém nitrogênio, potássio e fósforo como base, além de outros oligoelementos e vitaminas em pequenas quantidades, além de um estimulante de crescimento. Por exemplo, Bona Forte para floração decorativa. O preço de uma capacidade de 285 ml é de 120 rublos. Dilua com água de acordo com as instruções. Use uma vez a cada 7-10 dias.
  2. Fertilizante líquido complexo Agricola. Composição semelhante ao fertilizante anterior. É dissolvido em água: 1 tampa em 2 litros. Usada 1 vez em 7 dias no período ativo. Custa cerca de 250 rublos por 500 ml.
  3. Adubo complexo granular com fósforo, nitrogênio e potássio, além de outros oligoelementos. Uma sacola de 25 g da empresa Agricola custa cerca de 30 rublos. 5 g diluído em 2 litros. Use uma vez 1-1,5 semanas.
  4. Os fertilizantes de ação longa em palitos permitirão esquecer a cobertura por vários meses. Basta colocar os palitos na panela e eles gradualmente alimentarão a terra com todos os elementos necessários. Para uma panela com um diâmetro de até 9 cm, basta 1 bastão, 14-15 cm - 2 palitos, 20+ cm - 4 palitos.DICA: Diferentemente, a vazão é calculada com base no volume do solo. 5 g de fertilizante por litro de solo. Pacote de 20 custa cerca de 80 rublos.

Assista ao vídeo sobre o fertilizante complexo universal para gloxinia:

O que e como alimentar em casa?

Características do fertilizante gloxinia:

  • Gloxinia, como todas as plantas de casa com flores, não requer uma grande quantidade de nitrogênio.
  • Ela precisa de suplementos minerais regulares durante todo o período ativo. Não há condições especiais, quaisquer complexos universais para plantas com flores são adequados.
  • É melhor usar formas líquidas de fertilizante. As varas são adequadas apenas para aqueles que não têm outra oportunidade de cuidar de suas plantas. Como o fluxo de substâncias é desigual e descontrolado. Os grânulos são mais econômicos, mas ao preparar a solução, é necessário dissolver cuidadosamente e mexer o fertilizante.
  • O fertilizante deve ser aplicado apenas no solo úmido; caso contrário, você pode queimar a raiz.

Quantas vezes fertilizar?

Quantas vezes você precisa alimentar a planta? Normalmente, nas embalagens, eles escrevem que é necessário alimentar uma vez por semana, no entanto, de fato, 2-3 curativos por mês, ou seja, uma vez a cada 10 a 14 dias, são suficientes. Gloxinia é fertilizada desde o início da primavera até o final da floração.. Após a fertilização não é necessário.

Possíveis erros e suas conseqüências

Considere as conseqüências da alimentação inadequada da gloxinia:

  1. Um excesso de nitrogênio leva ao crescimento de verduras abundantes e à ausência de florescimento; a planta apresenta infecções por fungos e processos putrefativos.
  2. A falta de nitrogênio torna a planta frágil e subdesenvolvida.
  3. O excesso de qualquer mineral contribui para o retardo do crescimento, a morte das folhas e a incapacidade das raízes de absorver.
  4. A falta de um determinado mineral leva a um desenvolvimento deficiente, descoloração das folhas, doenças fúngicas e falta de floração (sobre quais são as doenças das folhas na gloxinia e como é realizado o tratamento, leia aqui).

Se uma dose muito alta de fertilizante for adicionada por engano, será necessário transplantar a gloxinia em outro solo (você pode descobrir em quais casos o transplante de gloxinia é necessário e como fazê-lo corretamente aqui).

Conclusão

Top vestir é realmente necessário gloxinia. Tubérculos grandes e grandes flores brilhantes precisam de nutrientes. Os fertilizantes modernos são fáceis de usar e baratos. Siga as instruções e a gloxinia agradecerá por uma floração exuberante e longa.

Deixe O Seu Comentário