Fazemos tudo certo: cuidando das glicínias do quarto e do jardim

Glicínias ou (glicínias) - uma liana perfumada decorativa da família das leguminosas. Originalmente das regiões subtropicais da China e do Japão, a planta em abundância se adaptou bem às nossas condições climáticas. Pode ser cultivada em casa e em campo aberto.

Sobre como cuidar em casa e no jardim, e será nosso artigo. Você também aprenderá: o que fertilizar na primavera, como transplantar em uma panela em casa e em campo aberto, além de outras condições de cultivo.

Cuidados com as flores na primavera e em outras épocas do ano

  • Temperatura. As glicínias são uma cultura termofílica. A temperatura ideal do ar para crescimento e desenvolvimento é de 20 a 25 ° C. As diferenças diárias de temperatura não são favoráveis ​​para a planta. Invernos perenes no jardim apenas com bom abrigo. As variedades recém-criadas suportam até -15 - 20 ° C (mais detalhes sobre a variedade de variedades e espécies podem ser encontradas neste material).
  • Rega. Na primavera e no verão, a rega é moderada. Em calor extremo, os arbustos devem ser pulverizados de manhã cedo. No outono, a rega é reduzida, a planta está se preparando para o descanso de inverno.

    Importante! O substrato deve estar úmido, mas não úmido.
  • A luz. As glicínias precisam de muita luz para florescer profusamente. Na sombra, o crescimento do mato diminui, os brotos não amadurecem.

    A luz brilhante deve atingir os arbustos pelo menos 5-6 horas por dia. Os arbustos devem ser plantados no lado sul, sudeste da casa. Para fotos resistentes e encaracoladas, você deve instalar um suporte forte e estável. Você pode plantar ao longo das paredes da casa.

  • Poda. Crescendo glicínias no jardim, a cada primavera deve encurtar os brotos laterais em 20 - 30 cm.A poda estimula a floração. Os brotos jovens e fortemente germinados são removidos para que não cubram os aglomerados de inflorescências. Em pousos padrão, é necessária a poda de modelagem - os rebentos laterais são aparados, deixando um forte rebento - no tronco. A parte superior do tronco é cortada a cada ano para formar uma coroa de uma árvore.

    Crohn também é aparado. O procedimento é realizado na primavera, no início do verão. É melhor aparar a cabeça do arbusto no outono para limpá-lo do excesso de crescimento, o que retira a nutrição de todo o arbusto.Para obter mais detalhes sobre as glicínias de poda, consulte este material.

  • Solo. As glicínias precisam de um solo leve, levemente ácido e nutritivo que passe bem pela água. Use o solo armazenado apenas se não houver maneira de fazer uma mistura de solo de alta qualidade. Nas lojas, existem misturas especiais marcadas como "Solo nutriente, ligeiramente ácido", solo "Trópico".

    Os cultivadores de flores experientes argumentam que o solo da loja acabada deve ser considerado um produto semi-acabado, no qual é necessário adicionar areia, componentes minerais e componentes de drenagem. É aconselhável plantar uma glicínia para preparar você mesmo uma mistura de qualidade. Composição do solo para glicínias:

    1. Húmus foliar - 1 h.
    2. Turfa -1 h.
    3. Areia - 1 hora
    4. Terra Sod - 1h.
    5. Terra do jardim - 1 hora
    6. Camada de drenagem.
    Ajuda! Areia perlita ou grossa é usada como fermento em pó. A camada de drenagem é formada por aparas de tijolos, argila expandida e pedrinhas.
  • Top vestir. Em solos férteis, as glicínias devem ser fertilizadas raramente, 1 a 2 vezes por mês. A cobertura é aplicada apenas na primavera ou no verão. Antes da floração, fertilize o solo com fertilizantes minerais preparados em forma líquida uma vez a cada 10 dias. Imaginar o que alimentar uma planta na primavera não vale a pena. A composição dos fertilizantes deve incluir potássio e fósforo.

    Os suplementos de nitrogênio devem ser aplicados apenas no início da primavera para construir vegetação. É aconselhável alternar fertilizantes complexos com cobertura orgânica. Uma solução de verbasco levemente concentrada na proporção de 1:20 é geralmente usada. Recomenda-se molhar os arbustos com solução de giz uma vez no verão - 100 g de giz por 12 litros de água.

  • Transplante. As glicínias não gostam de movimentos, criam raízes por um longo tempo. Imediatamente após o transplante, ele pode "permanecer" no local por um longo tempo até restaurar o sistema radicular. O procedimento é melhor realizado em abril, quando o calor é estabelecido. É um transplante na primavera que afeta favoravelmente o sistema radicular.

    Determinar corretamente o local de pouso, bem iluminado e protegido dos ventos fortes.

    Esquema de transplante:

    1. O local é desenterrado, limpo de ervas daninhas e lixo.
    2. As escavações perfuram 60 cm de comprimento e largura, uma profundidade de até meio metro.
    3. Uma mistura especial é adicionada ao poço, mistura bem.
    4. Em uma muda, processos de raiz muito longos são podados por tesouras de podar.
    5. Um rebento é colocado verticalmente, coberto com o solo.
    6. O arbusto é regado abundantemente.
    7. O solo estabelecido durante a irrigação é adicionado.
    8. Regou abundantemente o solo ao redor das mudas para que o solo fique bem saturado com a umidade.
    9. Acima, o solo é coberto por cones, turfa.
    Importante! É inaceitável secar o solo, o mato transplantado pode morrer. Em um novo local, as mudas de 1 a 2 anos jogam apenas brotos finos. A floração ocorre mais tarde, após 2 a 3 anos.
  • Pote. A glicínia encaracolada é uma planta de jardim, mas também pode ser cultivada em uma varanda, terraço, alpendre, ou seja, dentro de casa. As glicínias são plantadas em cubas volumétricas, recipientes especiais de madeira, recipientes de plástico embaixo da água, até 12 litros.

    Os floristas recomendam o uso de vasos de concreto, estruturas especiais feitas de pedra artificial. Nesses recipientes, o solo retém a umidade por mais tempo do que em vasos de plástico. Flores cultivadas em casa requerem poda - a formação de uma pequena árvore. O tamanho da planta será menor do que em campo aberto.

  • Invernada. Na primavera, os vasos são retirados ao ar livre; no outono, são instalados em um local fresco e luminoso, com uma temperatura de até 10 ° C.

    As glicínias de jardim requerem uma preparação especial para o inverno:

    1. As hastes são desaparafusadas do suporte.
    2. O solo está se soltando perto da roseta basal.
    3. As hastes basais são bem polvilhadas com uma espessa camada de solo.
    4. Os brotos dobram-se no chão, cobertos com galhos de coníferas, folhas, palha, estopa ou outro abrigo.

    Importante: os arbustos jovens são menos resistentes ao gelo e precisam de abrigo. Após o inverno, alguns dos brotos mortos são cortados. Os arbustos adultos com caules lignificados nas regiões sul não precisam de abrigo. O principal é mulch o solo ao redor da raiz bem.

  • Cuidados após a compra. Os floristas são aconselhados a comprar mudas no viveiro no início da primavera. As variedades varietais são melhor adquiridas enxertadas, a planta se adapta melhor, cresce mais rápido e floresce (mais sobre como as glicínias florescem e o que fazer quando isso não acontece pode ser encontrado aqui). Mudas de 1 a 2 anos se enraízam melhor. O plantio é recomendado imediatamente para um local permanente.

    A rega imediatamente após o plantio deve ser abundante e regular. Certifique-se de alimentar as plantas para apoio e crescimento.

    Importante! As mudas estão ganhando força, criando raízes durante todo o verão, no outono elas lançam novos brotos. Abrigo para o inverno é necessário.

Foto de glicínias em casa e no jardim

Na foto você verá uma flor em casa e no jardim.




Recursos de propagação

  1. Sementes. O método não é eficaz em casa. As propriedades varietais das mudas não são preservadas.
  2. Cultivo de mudas - o processo é longo. As sementes são semeadas no final do outono. É necessário criar condições de estufa com temperaturas do ar de até 25 ° C. Após 1 - 1, 5 meses, as mudas mergulham. Você pode plantar as sementes imediatamente em campo aberto na primavera. Essa semeadura é mais resistente e despretensiosa em outros cuidados.

    Ajuda! As glicínias cultivadas por semeadura podem não florescer por 5-6 anos.

  3. Camadas. A maneira mais conveniente e acessível de reprodução. O procedimento é realizado na primavera.
    • Um jovem tiro no meio é cortado em um ângulo oblíquo.
    • O ramo é dobrado, entalhado, localizado na superfície do recipiente com um substrato especial.
    • A torneira é fixada com um fio ou uma trança.
    • A ponta da filmagem permanece na superfície.
    • A rega é regular.
    • Um novo rebento é separado do arbusto-mãe em um ano por transbordo.

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre a propagação de glicínias por camadas:

Doenças e Pragas

A doençaRazãoComo tratar?
Despejo de brotos e folhas.Estagnação da água no solo.Limite de rega. Atualize o arbusto pulverizando.
Os botões secam e desmoronam.Substrato seco. Ar seco.Pulverizando o arbusto. Rega abundante.
Clorose As folhas brilham, perdem a atratividade.A flor não tolera solos calcários alcalinos.Substituindo a mistura do solo. Adicione o molho de raiz com sais de ferro.
Os pulgões verdes aparecem nos brotos, caules e partes inferiores das folhas.Infecção por outras plantas.Em caso de danos, é necessário pulverizar a bucha com uma solução de actara ou phytoerm. O processamento é repetido após 10 dias.
Carrapato de trevo (bryobia). Manchas amareladas aparecem nas folhas - golpes. As folhas estão deformadas.Os arbustos são afetados com mais frequência em campo aberto.Processando o mato com água e sabão. Com danos graves - pulverizando com neoron, phytoverm 2-3 vezes com um intervalo de 8 a 10 dias.
As cigarras afetam caules e folhas com saliva venenosa. Transferir infecções virais.Umidade do substrato. Infecção de outras plantas no jardim.Pulverize urgentemente os arbustos com solução de kalbofos a 30%. Tratamento preventivo após 8 dias.

Glicínias florescendo no cuidado é simples, cresce verticalmente, ocupa pouco espaço. Decora perfeitamente o jardim. Decore a parede feia da casa, uma cerca, um mirante. Os arbustos de glicínias ficam ótimos em plantações de grupo com tulipas, narcisos e jacintos.

Vídeo útil

Sugerimos que você assista a um vídeo sobre os cuidados com as glicínias:

Deixe O Seu Comentário