Algoritmo faça você mesmo para criar uma tabela de coordenadas para iniciantes

Para a operação adequada do equipamento de perfuração, são necessários vários dispositivos adicionais que facilitarão o trabalho do mestre e aumentarão sua eficácia. Em particular, é necessária uma superfície de trabalho especial para equipar a máquina, aumentando a produtividade do dispositivo. Não é tão fácil criar uma boa mesa de coordenadas com suas próprias mãos, mas é possível. Um especialista experiente irá montá-lo, economizando dinheiro na compra de equipamentos de fábrica.

Vantagens e desvantagens do self-made

A tabela de coordenadas é um projeto adicional para a máquina de fresar, perfurar metais ou trabalhar madeira. Graças a ele, você pode aumentar a produtividade dos equipamentos, reduzindo a complexidade do processo de processamento de peças. A peça de trabalho é simplesmente fixada na superfície de trabalho e pode se mover suavemente ao longo de um determinado caminho.

As tabelas de coordenadas caseiras têm vantagens:

  • pequenas dimensões;
  • forma estrutural simples;
  • controlado mecanicamente;
  • usado na produção de artesanato.

Sua principal vantagem é economizar dinheiro. Fazer esse design a partir do zero será muito mais barato do que comprar um manipulador de fábrica. Obviamente, existem várias dificuldades na fabricação própria. Precisamos de um desenho adequado, de acordo com o qual a trajetória necessária da peça de trabalho seja definida. Se a experiência de alguém não estiver presente, você terá que criá-la, mas qualquer erro no desenho do circuito será sentido durante a operação. Além disso, uma mesa de bricolage é adequada apenas para produção em pequena escala, pois os mecanismos caseiros mais simples se desgastam muito mais rápido que os de fábrica.

Para produção em série de peças e seu processamento, apenas o modelo de fábrica da tabela de coordenadas é adequado.

Design simplesDimensões pequenasControle mecânicoEconomizando dinheiro

Seleção de design

Ao escolher um design, você precisa determinar seu tamanho. Se uma peça de usinagem estiver instalada na tabela de coordenadas, suas dimensões deverão ser levadas em consideração necessariamente. Se for necessário fixar a peça de trabalho, ela é montada no leito do equipamento de perfuração e, em largura e comprimento, será de cerca de 35 x 35 cm.

Existem tabelas e o tipo de montagem:

  1. Na fabricação de uma mesa de coordenadas com suas próprias mãos, o design é equipado com fixação mecânica. Esta é a solução mais simples do ponto de vista da implementação, mas tem várias desvantagens. Por exemplo, muitas vezes leva a erros de processamento e há risco de deformação da superfície do produto.
  2. Os prendedores a vácuo são considerados a melhor opção. Com sua ajuda, é garantido o posicionamento preciso da peça em um plano horizontal. Quando um fluxo de ar é inserido no espaço entre a bancada e a peça, a pressão nessa área muda. Por isso, é possível realizar melhor o processamento (sem danos mecânicos ao produto).
  3. A montagem sob o peso da peça de trabalho é adequada se for necessário usinar peças pesadas ao usar uma furadeira. Devido à sua massa, o produto à base permanece no mesmo local, mesmo sob forte influência.

A funcionalidade da tabela depende do número de graus de liberdade:

  1. Se for uma, a peça só poderá ser movida em uma direção (é uma boa opção para o processamento de produtos planos).
  2. Se houver dois graus, torna-se possível mover a peça de trabalho ao longo das coordenadas X e Y.
  3. Se houver três deles, a peça poderá se mover para cima, para baixo e ao longo da coordenada Z.

Se a mesa for feita para produção doméstica e processamento de peças, o uso de dois graus de liberdade é mais que suficiente.

Ao fazer uma tabela de coordenadas com suas próprias mãos, é importante decidir para que finalidade ela será usada. Os parâmetros do manipulador são selecionados de acordo com as dimensões, peso e forma das peças futuras. Para trabalhar com diferentes partes de metal e madeira, é criado um complexo mecanismo multifuncional. Geralmente, os mestres em casa carecem das capacidades de uma pequena mesa com fixadores mecânicos e dois graus de liberdade.

MecânicoVácuoMontagem sob o peso da peça

Materiais e mecanismos de elementos estruturais

A durabilidade da estrutura e o preço de custo dependem do material do produto. Você deve decidir imediatamente qual será a mesa - aço, alumínio ou ferro fundido. O segundo passo importante é decidir sobre o mecanismo de controle. Também deve ser decidido se o inversor deve ser mecânico ou elétrico. O terceiro passo é escolher os guias. Isso afetará a precisão da peça de trabalho.

Fundação

Os seguintes materiais são tomados como base:

  1. Ferro fundido. O material pesado e caro em operação é muito frágil, razão pela qual é extremamente raramente usado na produção de uma máquina de perfuração.
  2. Aço. O material é da mais alta resistência e durável. Sua principal desvantagem é o custo. Nem todo mestre pode comprá-lo.
  3. Alumínio Material leve e macio é mais fácil de trabalhar. Não é tão caro quanto o aço. Porém, para a fabricação de uma mesa de tamanho grande, ela não funcionará, pois não suportará o peso pesado de grandes peças de trabalho. Para criar mini-equipamentos, esta é uma opção ideal.

Se o mestre processar espaços em branco de metal, é melhor fazer uma mesa de aço ou ferro fundido. É verdade que você deve avaliar imediatamente seus custos: pode ser que a compra de um manipulador pronto seja mais barata que a do ferro caro. Para trabalhos com madeira ou plástico, uma bancada de alumínio é adequada.

Ferro fundidoAçoAlumínio

Drive

Um inversor é um mecanismo de controle pelo qual a tabela de coordenadas mudará de posição. Acontece:

  1. Mecânico. É mais fácil fazer você mesmo. Permite reduzir significativamente o custo da tabela. A base é um acionamento helicoidal ou de correia convencional - isso é suficiente para estabelecer uma produção em pequena escala. A mecânica não é capaz de fornecer 100% de precisão, e essa é sua única desvantagem.
  2. Elétrico. Garante zero erro ao executar operações de trabalho, no entanto, é muito difícil fazê-lo você mesmo. Frequentemente encontrado em modelos de fábrica de tabelas. Se não houver uma fonte de energia próxima ao local de trabalho, esta opção não funcionará.

Uma categoria separada de tabelas de coordenadas deve incluir modelos com CNC (controle numérico de programa). Este é um equipamento de alta tecnologia usado por grandes empresas para produção em grandes volumes. Suas principais vantagens: bom desempenho, bem como automação total ou parcial do processo. Desvantagens: alto custo, para algumas peças, essa unidade não funcionará.

MecânicoElétricoCom CNC

Guias

A precisão do processamento da peça depende desses elementos, portanto, eles precisam ser selecionados corretamente. Entre os que podem ser feitos com as próprias mãos, destacam-se os seguintes:

  1. Rail. Guias retangulares são consideradas estruturalmente mais avançadas. Ao usá-los, menos perdas por atrito e evitar erros graves são observados. É possível conectar um sistema de suprimento de lubrificante.
  2. Cilíndrico. O uso de guias arredondadas é cheio de calor devido ao atrito. Para máquinas da chamada categoria pequena, elas são adequadas, mas você terá que lubrificar todos os mecanismos manualmente.

As guias são feitas com conjuntos de carro e rolamento. O uso de mancais de deslizamento fornecerá peças de usinagem de alta precisão. O uso de um suporte de eixo rolante reduzirá o atrito e prolongará a vida útil do manipulador.

O rolamento pode levar a folga perceptível, o que reduz a precisão da peça de trabalho.

Um carro é um bloco de guias (unidade do mecanismo) que se move diretamente ao longo deles. Ele pode fornecer dimensões aumentadas do flange, o que permite que ele seja montado na parte inferior da mesa. Se não existir, o carro será colocado em cima (método rosqueado).

Guias e carris ferroviáriosCilíndrico

Dispositivo em movimento

Ao escolher um dispositivo em movimento, você deve responder a uma série de perguntas:

  1. Qual deve ser a velocidade de processamento.
  2. Qual precisão de posicionamento é aceitável ao executar operações de trabalho.
  3. Como o equipamento produtivo será usado.

O dispositivo de movimentação de correia é usado na fabricação de tabelas de coordenadas caseiras com mais freqüência. A um custo, é econômico, mas apresenta várias desvantagens. O cinto se desgasta com rapidez suficiente e também pode esticar durante a operação. Além disso, devido ao deslizamento, a precisão do elemento móvel é reduzida.

A transmissão por fuso de esferas é uma opção mais durável e confiável. Apesar das pequenas dimensões do dispositivo, ele possui boa capacidade de carga e o movimento é realizado de maneira uniforme e com grande precisão. Funcionamento suave e quase silencioso, além de tratamento de superfície de alta qualidade - nem todas as vantagens dos parafusos de esferas. No entanto, apresenta algumas desvantagens: alto custo e restrições à velocidade de rotação do parafuso, se seu comprimento for superior a 150 cm.

Os dispositivos de pinhão e cremalheira fornecem alta velocidade e precisão do trabalho realizado, suportam cargas pesadas, são fáceis de instalar e confiáveis ​​na operação. O erro na transmissão do rack é extremamente baixo. Se o tamanho não couber, eles passam por uma operação de ajuste.

Acionamento por correiaParafuso de esferaCremalheira e pinhão

Algoritmo passo a passo para fabricar uma mesa doméstica com acionamento mecânico

Para criar uma tabela de coordenadas com o acionamento mecânico mais simples, siga as instruções:

  1. É necessário fazer o nó central da mesa em forma de cruz a partir de perfis metálicos de 20 x 20 cm (2 mm de espessura). Deve garantir a estabilidade de toda a estrutura, para que todas as peças sejam soldadas.
  2. Monte os carros com um curso de 94 mm na superfície da cruz acabada.
  3. Processe os perfis com um arquivo e insira as porcas M10 nele.
  4. Nos pernos M10, monte as alças com o conjunto do mancal.
  5. Em seguida, você deve soldar duas bases em forma de U a partir do canto e montar toda a estrutura nos parafusos que foram parafusados ​​nas porcas previamente pressionadas.
  6. Limpe todos os componentes, bem como as peças móveis, com lubrificante.
  7. A mesa montada deve ser anexada ao leito da furadeira.

Para garantir que os elementos estruturais lubrificados sejam protegidos contra lascas ou outros resíduos durante o processamento da peça, é recomendável colocar compensado entre a mesa de coordenadas e a máquina. As dimensões do manipulador acabado serão de 35 x 35 cm e a espessura do produto - 6,5 cm.É desejável que o comprimento total das guias seja de aproximadamente 30 cm.

Para tornar o nó central da tabela na forma de uma cruzColete carros na superfície da cruz acabadaPerfis de arquivo, porcas de inserçãoNos pernos, monte as alças com um conjunto de rolamentosSolde duas bases em forma de U a partir de um cantoMonte toda a estruturaLimpe todos os componentes e peças móveis com lubrificanteAnexar ao suporte de perfuração

Vídeo

Deixe O Seu Comentário