Casas cúbicas em Roterdã
Roterdã (Holanda) tem uma longa história, mas suas principais atrações não são monumentos históricos, mas objetos da arquitetura moderna. Uma dessas atrações são as casas cúbicas que atraem turistas com suas características incomuns. Essas estruturas originais tornaram-se uma verdadeira marca registrada de Roterdã. Sua forma é tão extraordinária que é difícil imaginar como eles estão equipados com alojamentos. No entanto, os visitantes da Holanda têm a oportunidade não apenas de visitar o museu no "cubo" e se familiarizar com o interior, mas também de morar em um albergue que ocupa uma das casas cúbicas.
História da criação de casas
Durante a Segunda Guerra Mundial, o centro histórico de Roterdã sofreu danos significativos como resultado do bombardeio alemão. Cerca de 100 toneladas de carga mortal foram despejadas nesta cidade dos Países Baixos, mais de 2,5 km² de sua área foram completamente destruídos e o restante do território foi sujeito a incêndios.
Após a guerra, Roterdã foi restaurada. A maneira como vemos agora é o resultado do desejo dos cidadãos de tornar sua cidade ainda mais bonita do que antes da destruição. Para dar ao visual de Roterdã seu reconhecimento e originalidade, não apenas alguns edifícios antigos foram restaurados em sua forma original, mas também objetos da arquitetura moderna das formas mais incomuns.
TimmerhuisA Ponte Erasmus, os Complexos Timmerhuis e a Cidade Vertical, o prédio da estação ferroviária, o Euromast, o Shopping Markthal - todas essas estruturas são exemplos únicos de arquitetura incomum que dão a Roterdã uma aparência moderna e dinâmica.
Mas talvez os turistas mais interessantes sejam casas cúbicas, Roterdã não é a única na Holanda, onde existem edifícios dessa forma, criações semelhantes do mesmo arquiteto também estão na cidade holandesa de Helmond. Foi lá que o arquiteto Pete Blom testou seu projeto de casas cúbicas em 1974 e, dez anos depois, estruturas semelhantes foram erguidas em Roterdã.
No início dos anos 80, os planos para a administração da cidade de Roterdã incluíam a construção de um viaduto com edifícios residenciais, e foi dada preferência ao projeto de Pete Blom como o mais original. O protótipo das casas cúbicas era a "rua das cabanas das árvores". Foi originalmente planejado construir 55 casas, mas durante o processo de construção, decidiu-se parar em um complexo de 38 casas cúbicas, cuja construção foi concluída em 1984.
Recursos de arquitetura
A base de cada casa cúbica é uma coluna alta e oca na forma de um prisma hexagonal, dentro do qual há um aumento nos alojamentos. Entre as colunas estão uma escola, lojas, escritórios, conectando toda a estrutura em um único complexo. Acima, há uma varanda aberta para o passeio, sobre a qual a parte residencial do complexo começa na forma de enormes cubos, cuja diagonal está alinhada com o eixo vertical.
Nas casas cúbicas, não seria incomum se elas fossem colocadas à beira do abismo. Mas o arquiteto Pete Blom colocou as casas cúbicas em Roterdã (Holanda) não à beira, ou mesmo à beira, mas na esquina, e isso faz deles um milagre da engenharia.
A base para a construção de cubos são molduras de madeira combinadas com lajes de concreto armado. Para ser mais preciso, a forma das casas cúbicas é mais próxima do paralelepípedo do que do cubo, isso foi feito para dar mais estabilidade à estrutura. Mas lá fora, esse desvio nas proporções é imperceptível e as estruturas parecem cubos em contato com parte de suas faces. Cada cubo é um apartamento isolado com três níveis e uma área total de cerca de 100 m².
Como as casas ficam por dentro
Dentro da casa em estilo cúbico, o mais incomum são as paredes inclinadas, as colunas que sustentam o teto e as janelas em locais inesperados.
O primeiro nível da casa cúbica é ocupado pela cozinha e sala, as paredes aqui são inclinadas para fora. Uma escada em espiral de metal leva ao segundo nível, no qual estão localizados banheiros e quartos.
No terceiro nível - uma sala que pode ser adaptada para um escritório, um jardim de inverno, um berçário. As paredes aqui convergem em um ponto, formando um dos cantos do cubo. Devido à inclinação das paredes, a área útil da sala é menor que a área real do piso. Mas, por outro lado, graças às janelas orientadas para todos os lados, sempre há muita luz, e um belo panorama das paisagens da cidade de Roterdã se abre.
As possibilidades de projetar quartos em casas cúbicas são muito limitadas - porque você não pode pendurar nada na parede aqui - nem uma prateleira, nem uma imagem. Paredes divergentes requerem limpeza regular, além de pisos, porque, devido à inclinação, a poeira se deposita sobre elas.
Talvez essas dificuldades, bem como o grande interesse dos turistas por essa atração de Roterdã, tenham levado ao fato de que a maioria dos proprietários dessa casa mudou de local de residência e muitas organizações se instalaram em muitos apartamentos cúbicos. Em uma das casas cúbicas, há um museu mobiliado, onde você pode ver como o espaço é organizado dentro de uma casa tão incomum.
Horário do museu: 11-17 diariamente.
Preço do bilhete: €2,5.
Endereço: Overblaak 70, 3011 MH Roterdã, Países Baixos.
Como chegar lá
As casas cúbicas de Roterdã (Holanda) estão localizadas no centro da cidade, perto de outras atrações - o Museu Marítimo, a Igreja de São Lourenço, o Centro de Arte Contemporânea. Você pode chegar aqui de metrô, bonde ou ônibus.
Pegue o metrô para a estação Rotterdam Blaak em qualquer uma das linhas - A, B ou C.
Se você quiser usar o bonde, precisará seguir a rota 24 ou 21 e chegar à parada Rotterdam Blaak.
Os ônibus podem ser alcançados pelas rotas 47 e 32, parada da Estação Blaak, a partir da qual você terá que caminhar 0,3 km até casas cúbicas ao longo da Rua Blaak.
Compare preços de acomodação usando este formulário
Hostel Stayokay Rotterdam
Casas cúbicas (Holanda) são boas não apenas por sua originalidade, mas também pela acessibilidade de preços. Eles não só podem ser vistos a qualquer hora do dia, de fora, e em qualquer dia do interior, visitando um museu mobilado. Mas neste cubo, você também pode viver hospedado no albergue Stayokay Rotterdam.
O Stayokay Rotterdam oferece várias opções de acomodação:
- Quarto duplo - 1 beliche;
- Quarto Quádruplo - 2 Beliches;
- Quarto com seis camas - 3 beliches;
- Lugares em uma sala comum para 8 pessoas;
- Lugares em uma sala comum para 6 pessoas;
- Lugares em uma sala comum para 4 pessoas.
O Stayokay Rotterdam possui uma máquina de venda automática, um bar e um pequeno bistrô onde você pode desfrutar de refeições simples. Há acesso Wi-Fi gratuito. Bufê de café da manhã incluído.
Banheiro e chuveiro são compartilhados. Almoços embalados e aluguel de bicicleta estão disponíveis por um custo adicional. O preço do alojamento depende da época e da opção de alojamento. No verão, custa cerca de 30 a 40 euros por pessoa, por dia. O check-in está disponível 24 horas.Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
As casas cúbicas são uma atração interessante de Roterdã, que enriquecerá a paleta de impressões de uma viagem à Holanda com cores vivas.