Como cuidar de Begonia Elatior para agradar aos olhos, mesmo no inverno?

Outono, inverno - um período de depressão quando nada agrada. Para se livrar do blues, seria bom obter uma planta maravilhosa - a begônia Elatior.

Ao ver um arbusto brilhante insuperável, um mau humor desaparece instantaneamente. Uma floração tão magnífica e multicolorida no meio do gelo e do frio é rara nas plantas. Não é de admirar que essa variedade seja chamada "inverno".

Você aprenderá mais sobre esta planta, como ela se parece, como cuidar e se propagar, bem como quais doenças e pragas podem piorar a aparência e a saúde da flor.

Aparência e características da planta

A variedade de begônia Elatior é híbridafoi criado no final do século 19 na Inglaterra. Seus ancestrais eram Socotran e variedades tuberosas de begônia. No futuro, isso possibilitou a obtenção de híbridos com floração não trivial e excelentes propriedades decorativas.

Neste momento, a Holanda é considerada uma produtora em massa de plantas Elator. Lá, as flores são criadas em casa de vegetação e em condições de ambiente, recebendo cada vez mais espécies novas e mais resistentes a doenças fúngicas. As begônias holandesas transportam para a Europa, Rússia, América. Aplique plantas para paisagismo paisagismo.

O híbrido de begônia de inverno é um arbusto anual com inflorescências densamente florescentes. A altura máxima da flor atinge 40 cm.

A planta possui uma haste densa e desenvolvida, bem como folhagem assimétrica em forma de coração. Acima das folhas têm uma cor verde saturada, a parte inferior é um tom verde claro. O tamanho das flores é de até 8 cm de diâmetro.

Variedades

Com cuidado consciente, as begônias são capazes de florescer em abundância ao longo do ano. São essas subespécies que crescem em ambientes fechados, bem como na estação quente ao ar livre.

Variedades de venda frequente:

  • Lorren.
  • Annabelle.
  • Baladin.
  • Bellona.
  • Renascimento.
  • Barcos.

No entanto, entre os irmãos da variedade Elator, gostaria de distinguir especialmente esses representantes:

  1. Borias. Uma visão popular entre jardineiros amadores, bem como em fazendas de flores. E isso não é estranho, uma vez que uma planta tem um período de floração muito longo. A forma do arbusto é pura, compacta o suficiente. A folhagem é brilhante, verde saturado. As inflorescências têm uma cor rosa pálido com uma faixa branca ao longo da borda. Terry flores e textura suave. Um híbrido frequentemente decora as instalações de lojas, salas de escritórios e cafés.
  2. Begonia Mix. É uma planta de tamanho médio, com até 30 cm de altura, sendo observada uma serrilhada ao longo da borda da folhagem. As flores estão localizadas em várias camadas. Sombras, ao contrário do representante anterior, tem uma variedade de. Vermelho, branco, amarelo, rosa, laranja. Para as pequenas dimensões do mato, essa espécie é freqüentemente chamada de "buquê em uma panela".

Fotos de variedades diferentes

Na foto estão as variedades Borias, Begonia Mix e outras:


Luz e localização em casa

Begonia Elatior é uma planta termofílica. A iluminação é um fator fundamental na vida das plantas. É preferível escolher janelas voltadas para o leste e oeste. Nas janelas do sul, será necessário proteger o sol escaldante do verão. Para este tipo de begônias, uma luz do dia de oito horas será suficiente, para que as plantas no inverno não sofram de falta de iluminação.

Importante! As flores híbridas precisam de um local permanente, elas não toleram transferências. Caso contrário, eles podem perder botões devido a uma mudança de residência.

Onde e como plantar?

Vasos para begônias são preferidos a pequenos diâmetros. O tamanho máximo é de 12 cm e a planta possui um sistema radicular pouco desenvolvido, que dificilmente cobre o espaço preparado para isso. A nova panela deve ser 1-2 cm maior que a antiga.

Plantar e transplantar begônias de inverno é extremamente raro.. Eles são muito difíceis de tolerar esse processo, na maioria das vezes as flores morrem. Como regra, no final da floração, brotos saudáveis ​​e fortes são cortados da planta, seguidos de enraizamento. E a própria flor é eliminada.

Ao comprar a begônia Elatior em uma loja, pela primeira vez após o transporte, ela precisa se adaptar por não mais de 10 dias. Se a planta estiver em processo de floração, você deve esperar até o final. Depois, transplante com muito cuidado para um vaso permanente.

  1. Em uma loja de jardinagem, compramos uma mistura de solo ou a preparamos.
  2. A drenagem adormece no fundo da panela preparada.
  3. Umedecemos o solo 3-5 horas antes do plantio.
  4. Extrai delicadamente a begônia de um vaso antigo com um pedaço de terra.
  5. Coloque também cuidadosamente a planta em solo novo.

Se possível, não faça esse procedimento, pois é difícil recuperar as begônias. A primeira vez que a begônia transplantada requer atenção e cuidados especiais..

Saiba mais sobre plantio, transplante e cuidados com a begônia Elatior em casa aqui.

Solo

Os principais critérios para a escolha de um solo devem ser: leveza, respirabilidade, friabilidade, saturação com micronutrientes. Vários tipos de solo estão disponíveis no mercado, adequados para begônias de inverno.

Para a preparação manual da mistura do solo é tomada em proporções iguais:

  • turfa;
  • fertilizantes orgânicos, em especial húmus;
  • terra de folha;
  • ½ partes de areia.

Todos os componentes são movidos cuidadosamente e podem ser usados ​​para transplante de begônia.

Temperatura

A planta Elatior é uma flor delicada. Begônia tem medo do frio, nem grandes geadas são destrutivas para ela, portanto, com o início do outono, a planta deve ser transferida para uma sala quente e iluminada.

Conselhos! No verão, a temperatura na sala deve estar entre + 20-24 ° C. No inverno, os parâmetros necessários são + 18-20 ° C. Uma temperatura de + 16 ° C é considerada desfavorável para a flor.

Como cuidar e lidar com problemas?

A begônia de inverno é bastante suscetível a situações estressantes.condições desfavoráveis, portanto, cuidar dele é um negócio problemático.

  1. A planta começa a desbotar, as folhas secam. Isso ocorre com ar interno seco. Este parâmetro é importante o suficiente para a variedade híbrida. A umidade deve ser mantida no nível de 50 a 70%.
  2. O crescimento para e a flor redefine os botões. Talvez isso se deva a uma temperatura do ar suficientemente baixa. Nesse caso, podem ocorrer doenças da podridão do caule e da raiz. Os rascunhos são terríveis para os híbridos.
  3. Folhas e brotos desaparecem um pouco - os primeiros sinais de falta de água. Após a hidratação, recupera sua forma original. A água para irrigação deve ser macia, limpa, sem impurezas e sais. A planta é tão termofílica que deve ser regada com água morna.
  4. As plantas perdem sua beleza, aparência decorativa. Os brotos são alongados, verde pálido. Isso indica falta de luz solar.
  5. As pontas das folhas ficam amarelas, o crescimento diminui, a ausência de floração exuberante significa falta de nutrientes. No início da fase de crescimento, fertilizantes minerais com um teor de nitrogênio são usados, eles estimulam o crescimento. Durante o período de floração, é importante alimentar com fertilizantes com alto teor de potássio e fósforo. Os fertilizantes devem ser escolhidos para variedades de flores decorativas.
  6. A deterioração do sistema radicular, as folhas também começam a secar, apodrecer. A causa disso é a doença da podridão cinzenta. Ocorre como resultado do excesso de umidade. As begônias serão aplicáveis ​​a essa variedade: é melhor ter um déficit de umidade do que sua quantidade excessiva.

    A planta não requer rega intensiva. No verão, você precisa regar quando o solo da panela estiver coberto com uma crosta seca. É possível combater a podridão cinzenta usando soluções especiais de fungicidas, bem como 1% de fluido Bordeaux.

  7. Placa branca nas folhas da begônia indica o desenvolvimento de oídio. A folhagem seca, depois a flor inteira desaparece. Esta doença fúngica ocorre em condições de alta umidade e completa falta de ventilação. Com um infortúnio semelhante, eles também são envenenados com a ajuda de fungicidas.
  8. Outra doença de begônias perigosas é a detecção bacteriana. A planta fica coberta de manchas aquosas, que logo ficam marrons, e as inflorescências e brotos adquirem uma cor preta. Para tratar uma flor, o solo é tratado com desinfetantes. E como medida preventiva, basta tratar a planta com uma mistura de oxicloreto de cobre.
  9. O aparecimento de insetos nocivos na casa afeta negativamente o estado da begônia Elatior. Como pulgões, moscas brancas, ácaros. Para se livrar deles uma planta, é importante pulverizar repetidamente com água e sabão. Se o processo estiver em andamento, eles usam drogas para matar pragas: "Karbofos" ou "Intavir".

Reprodução

Existem 3 maneiras de propagar uma planta:

  • sementes;
  • estacas;
  • dividindo o mato.

As estações ideais para a criação de begônias jovens são primavera-outono. O resto do tempo, o efeito é menos bem sucedido.

Para o método de estacas:

  1. É importante tirar uma foto grande e saudável de pelo menos 7 cm.
  2. A parte aérea é plantada em um substrato ou recipiente sem fundo com água, ao qual são adicionados ½ pastilhas de carvão ativado.
  3. Então a planta fica em um local escuro por 60 dias.
  4. No final deste período, os brotos enraizados expõem-se mais perto da luz.

De acordo com o mesmo princípio, o método de dividir o arbusto ocorre.

Ajuda! Quanto ao método de semente, é usado extremamente raramente. Assim, você pode cultivar apenas 1 variedade híbrida - Carisma.

Dadas algumas das nuances ao cuidar de uma flor híbrida, você pode obter uma planta de casa saudável e forte. Esforços devem ser feitos para criar parâmetros confortáveis ​​da begônia Elatior.. E, em troca, você terá uma maravilhosa decoração de um apartamento na cidade, uma propriedade rural ou um local de trabalho.

Assista ao vídeo: BEGONIA ELATIOR (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário