Flor interior despretensiosa - Crassula lycopodioides (Crassula lycopodioides): descrição e foto, variedades e cuidados

As plantas pertencentes aos Tolstyankovs têm uma aparência agradável e se distinguem por uma grande variedade de espécies e variedades. Daí a sua popularidade duradoura como planta de casa.

Há também um representante na família que é capaz de surpreender com sua aparência, fora do padrão para mulheres gordas. O Crassula fofo é bonito, incomum e tem seu próprio charme. Este artigo discutirá as características das espécies e seus cuidados, diferentes variedades. Além disso, o leitor recebe uma variedade de fotos da garota gorda.

Descrição e especificações

Crassula lycopodioides, um Crassula ameixa, é um representante da classe Dicotiledônea, a família Tolstyankovye e o gênero Tolstyanka. Mulheres gordas crescem no hemisfério sul. A mulher gorda e fofa vem das regiões áridas e rochosas do sul e sudoeste da África.

Como outras espécies desta família - suculenta, armazena água em seus tecidos carnudos.

Na aparência, a planta é radicalmente diferente dos parentes. Crassula lycopodioides não possui tronco de árvore, folhas grossas e bastante largas. É muito remanescente das plantas mais antigas - coroas. Este krassula é um arbusto baixo (até 25 cm de altura). O arbusto consiste em brotos flexíveis, não lenhosos e ramificados. Folhas verdes muito pequenas aderem firmemente às hastes, como escamas de cobra, em quatro linhas verticais. Acontece que o tronco tem quatro faces. As hastes podem ser bastante grossas (até cinco centímetros de diâmetro).

A planta floresce com pequenas flores amarelas. Eles não são decorativos: a crassula é plaiforme, valorizada pela beleza das hastes. Esta espécie é frequentemente cultivada como cobertura do solo. Os brotos, crescendo até uma altura máxima, crescem bem em comprimento. Pode se tornar um bom pano de fundo em grande capacidade com outras plantas suculentas.

A planta não só parece fascinante e distinta. Crassula desta espécie também surpreende com sua despretensão. Cultivar esta planta não é fácil, mas muito fácil.. Crassula tem forma flutuante - a planta é pequena, mas tem vida longa: em boas condições, pode adornar o parapeito da janela por mais de uma dúzia de anos.

Variedades Crassula Lycopodioides e suas fotos

Pseudolycopodioides (Pseudoplaid)

Crassula pseudoplaid - uma espécie de Crassula lycopodioides, na qual as hastes são mais curvas e as folhas não cobrem os brotos com tanta força. Portanto, as hastes lembram uma trança mais magnífica. As folhas são verdes e amareladas, prateadas. A coloração pode combinar até vários tons ao mesmo tempo. As hastes, em comparação com as flutuantes, correm mais em direções diferentes, e não apenas estritamente para cima.

Cristata (Cristata)

Formas com crista de suculentas estão associadas a uma mutação no ponto de crescimento. Não cresce, mas é dividido em largura. A planta assume a forma de uma crista. Assim, os rebentos da forma de crista de pescoço vermelho na parte superior tornam-se planos e largos, como se estivessem na forma de um triângulo invertido. Kristata tem uma aparência muito exótica e é interessante para colecionadores.

Monstrosa (Monstrose)

A forma monstruosa de Crassula não difere na aparência atraente. A monstruosidade é uma mutação quando a suculenta cresce ao mesmo tempo com vários pontos de crescimento. Essa planta é notável por sua aparência desarmônica: dobras nas hastes, ramificação aleatória. O arranjo das folhas pode ser radicalmente diferente do que na forma normal.

Variegata (Variegata)

A forma variegada da planta também é formada como resultado de uma mutação. Nesses casos, algumas células não são capazes de sintetizar a clorofila. Portanto, as folhas da crassula variada são coloridas com inclusões de tons de amarelo, bege, avermelhado e rosa. Decorativo e bonito!

Fragilis (Fragilis)

Esta é a menor espécie de Crassula do grupo das mantas. A planta atinge uma altura máxima de 10 cm. Fragilis tem hastes finas. Folhas em forma de bola, dispostas em pares.

Purpusii

Nesta espécie, folhas triangulares carnudas crescem em ângulo com o caule e não se ajustam firmemente a ele. Planta compacta muito decorativa.

Cuidados com Crassula em casa

IluminaçãoÉ aconselhável colocar a rósula para que pelo menos 8 horas de luz solar entrem na planta ...
Temperatura Na primavera e no verão - de 20 a 25sobreC. Durante o período de inverno (do final do outono à primavera) abaixe a temperatura para 10 a 15 graus.
LocalizaçãoNa estação quente, você pode levar para a varanda ou para o jardim. Mas é desejável colocá-lo em um local sombreado para que as hastes delicadas não queimem o sol. Você pode plantar esta planta junto com outras plantas suculentas.
RegaBasta regar uma vez por mês durante o período de crescimento ativo (na estação quente). No inverno - uma vez a cada seis semanas. Se a mulher gorda começar a desaparecer, é necessário regar extraordinariamente.
Humidade do arCrassula é uma planta de regiões áridas; não é necessária hidratação adicional.
Top vestirFertilizantes para cactos e suculentas podem ser alimentados uma vez por mês na estação quente. Combina de maneira ideal a cobertura com a rega.
SoloBem drenado, solto, nutritivo, mas não muito. Use o solo preparado para cactos e suculentas. Ou prepare o solo você mesmo: terra relvada + folha + rio areia bem lavada. Certifique-se de adicionar pedaços de tijolos quebrados, além de vermiculita, para uma boa drenagem. Seria bom adicionar carvão ativado para evitar a deterioração da raiz.
PodaNão precisa de poda especial. Se você precisar de um caule para propagação, você pode interrompê-lo com cuidado.

Características da espécie: reprodução, transplante, possíveis dificuldades

O Crassula fofo produz muito facilmente, às vezes sem intervenção humana. A maneira mais fácil é enxertar. As estacas nem precisam ser secas, como outras mulheres gordas. Você pode plantar imediatamente no chão. Às vezes, brotos interrompidos por acaso criam raízes por si mesmos. Pode ser propagado por camadas. Uma camada é formada a partir de um broto que caiu no chão e deu raízes; nesse local, uma nova planta pequena começa a crescer. Você também pode compartilhar os arbustos cobertos de vegetação.

Um transplante será necessário se a mulher gorda crescer muito. Para não danificar as raízes, movemos a flor para outro recipiente junto com um pedaço de terra sobre elas.

Um pote de crassule muito volumoso não é adequado: é melhor escolher um volume raso e apenas ligeiramente maior que a própria planta.

É mais fácil cultivar uma gordura ameixa do que a maioria das outras suculentas (embora muitas delas sejam muito despretensiosas). Crassula não é suscetível a ataques de parasitas ou infecções virais, como outras plantas. O principal problema pode ser transbordamento e deterioração das raízes. Se manchas escuras se formarem na planta, as hastes começam a apodrecer - você precisa remover as partes danificadas da planta, parar urgentemente o excesso de umidade do solo! Pode ser necessário transplantar a planta em solo fresco.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre como propagar uma planta:

Suculentas semelhantes

  1. Stapelia grandiflora. Stapelia de flores grandes. Planta suculenta da família Lastovnev. Se você gosta de caules multifacetados exóticos da Crassulaceae pluvoida e gostaria de complementar a coleção com algo do mesmo espírito - você vai gostar do stapelia. Pode haver ainda mais de quatro faces na haste. Além disso, esta planta é despretensiosa e floresce com chiques "fofas" flores vermelho-lilás. Apesar do fato de as flores exalarem um aroma bastante desagradável, o stapelia é muito popular entre os jardineiros.
  2. Pachyphytum compactum. O paquifito é compacto. Uma planta em miniatura com uma aparência incrível. Nesta suculenta, as folhas, como a da crassula, também estão cobrindo todo o caule. Mas parece muito diferente. As folhas são volumosas, lembrando a forma dos brotos das árvores. As hastes são praticamente invisíveis, o olhar se agarra a "inflorescências" inteiras de "botões" verdes e carnudos. Parece fofo!
  3. Sedum morganianu. Escória de Morgan. A famosa "cauda de macaco", estabelecida há muito tempo em nosso país. Está em toda parte, desde apartamentos e salas de estudo a professores e jardins de infância! Penduras longas caem até um metro de comprimento, folhas volumosas carnudas e pontiagudas nas extremidades, "cota de malha" crescendo ao longo de todo o comprimento do caule. Uma planta familiar, mas nunca perderá a popularidade entre os fãs de suculentas decorativas. As folhas têm uma placa azulada característica.
  4. Sedum burrito. Burrito de Cedum. Outra pedra, não menos interessante. Ao contrário do sedum de Morgan, esta espécie tem folhas que mais lembram bolas em forma. Não possui revestimento azulado, apenas uma cor verde suculenta.
  5. Sedum rupestre "Angelina". Stonecrop "Angelina". Outra variedade legal para quem gosta de plantas que se parecem com rabo de cavalo ou plun. Maravilhosa árvore de Natal decorre com agulhas grossas crescendo fervorosamente para cima. E toda essa beleza está em tons amarelo-rosa!

À primeira vista, a mulher gorda subjugará o amante das suculentas em geral e da crassula em particular. A planta impressiona com sua aparência, dispensando a floração luxuosa. Muitas pessoas observam que admirar essa crassula carrega uma certa carga anti-estresse. Devido à sua pouca exigência, adequa-se até ao conhecedor mais ocupado da bela flora doméstica.

Deixe O Seu Comentário