Quais são os tamanhos dos painéis de móveis, dependendo do tipo
Usar madeira maciça na fabricação de móveis ou decoração de casa pode ser bastante caro. A alternativa na forma de uma placa para móveis reduz significativamente o custo de produção, apesar de a base do produto ser uma matéria-prima ecológica e de alta qualidade. Um elemento como uma placa para móveis tem tamanhos diferentes, dependendo do método de produção, portanto, não é difícil escolher o material adequado para seus fins. Este tipo de material é utilizado para a fabricação de detalhes decorativos de interiores, folhas de portas, peitoris de janelas, bancadas, escadas, móveis de jardim, armários e modulares. Em relação aos painéis de móveis, as normas GOST são aplicadas para o processamento de matérias-primas da madeira. Uma placa de móveis pode ser considerada um material compósito semelhante ao compensado ou aglomerado, desde que os últimos sejam feitos de madeira valiosa. A estrutura e as propriedades do produto são muito multifacetadas. Os produtos mais populares no mercado são produtos à base de pinheiro, abeto, carvalho, freixo, bétula.
Características dos painéis de móveis
Para selecionar corretamente o material para trabalhos futuros, é necessário ter uma idéia das características. Os painéis de móveis - você também pode encontrar o nome "placa de móveis" - são divididos em 2 grandes grupos:
- blindagens lamelares inteiras - caracterizadas por as lamelas cortadas da placa serem selecionadas inteiras por todo o comprimento do produto acabado. Você ainda pode encontrar o termo "monobloco";
- tipo emendado - é quando as barras das lamelas são unidas em comprimento.
Dentro do último grupo, vários outros tipos são distinguidos, dependendo das camadas fundidas:
- lenhoso em camadas;
- três camadas;
- com inserções de madeira compensada;
- com inserções de ripas;
- monoplates econômico.
As características e dimensões dos painéis de móveis fabricados pelos fabricantes podem ter efeitos diferentes na aplicação e no cálculo do consumo de material.
Como exemplo, podemos considerar as possibilidades de um escudo em lamelas. Nesse caso, o produto pode ter o seguinte conjunto de características:
- isso será feito juntando as lamelas em comprimento ou largura. Se o projeto envolver a disposição das lamelas em relação à largura, elas podem ter faixas de tamanhos em milímetros: 100-110, 70-80, 40-45;
- se a placa foi feita inteira, o comprimento da folha pode ser de até dois metros; se um conjunto de lamelas foi usado, até cinco metros;
- a espessura da folha será de 18 a 40 mm, mas se o projeto exigir, os fabricantes poderão fazer as opções necessárias;
- o nível de umidade varia de acordo com o tipo de madeira e o lote dentro de 6 a 12%. O nível ideal é de 8%;
- a qualidade da moagem é expressa no grau de granularidade. O intervalo válido é de 80 a 120 unidades.
Focando nos parâmetros das características, você pode escolher a melhor opção e tamanho, levando em consideração o acabamento e o processamento subsequentes do produto acabado. Conhecendo os requisitos de materiais, é possível selecionar corretamente o material e, assim, reduzir os custos de custos e despesas financeiros. Lembre-se de que opções de produtos baratos podem ter desvantagens que precisam ser abordadas. Melhores opções são adquiridas em perfeitas condições.
Características importantes de natureza física e técnica que fornecem uma vantagem qualitativa das placas de móveis em relação a outros tipos de materiais incluem:
- alta qualidade de compatibilidade com outros tipos de materiais;
- a superfície das placas é polida com alta qualidade, portanto, é excelente para o revestimento com composições opacas e transparentes.
Os fabricantes de móveis escolhem esse tipo de material quando se planeja fabricar estruturas complexas que são caracterizadas pela presença de conexões roscadas, formas de corte especiais e a complexidade das estruturas feitas de acessórios. O aglomerado não é adequado aqui, mas os painéis dos móveis podem lidar perfeitamente com suas tarefas.
Tamanhos padrão
As dimensões do painel de móveis não são reguladas pelo GOST, no entanto, os fabricantes, elaborando os padrões internos dos produtos, procedem da demanda do consumidor. Assim, podemos dizer que o tamanho mínimo possível da placa pode ser:
- comprimento - 50 mm;
- largura - 100 mm.
Apesar das dimensões aparentemente em miniatura, essa chapa é muito procurada no mercado, pois permite executar uma ampla gama de tarefas em obras de construção e acabamento.A maior blindagem pode atingir dimensões de 5000x1200 mm. Tamanhos grandes são ideais ao terminar uma área grande. Ao adquirir esse material, você precisará de equipamentos de alta qualidade para produzir um corte preciso.
Dimensões padrão do painel para móveis (mm):
- 600x1200, 2000, 2400, 2700;
- 500 x 1000, 1200, 2000, 2400, 2700;
- 400x600, 1000, 1200, 2000, 2400, 2700;
- 300 x 600, 800, 1000, 1200;
- 250 x 600, 800, 1000, 1200;
- 200 x 600, 800.
Por conveniência, os fabricantes costumam usar gradação passo a passo dos tamanhos dos painéis dos móveis. Por exemplo, na faixa de 900 a 5000 mm, o comprimento varia em incrementos de 100 mm.
Tamanhos padrãoLargura
A largura padrão dos painéis de móveis é considerada de 200, 300, 400, 500 e 600 mm. Este parâmetro determina se a peça será sólida ou composta. Se a largura estiver planejada como não padronizada, o fabricante e o cliente concordam com os desvios máximos para o parâmetro. Ao mesmo tempo, será mais difícil fazer uma placa a partir de uma placa com uma largura não padrão do que ao usar barras de lamela. As mais comuns são as seguintes opções para painéis de móveis.
|
|
|
A largura de 250 mm é menos comum, pode-se dizer que essa largura é um desvio do padrão: 250x600, 800, 1000, 1200 mm.
Comprimento
O parâmetro de comprimento da placa para móveis desempenha um papel quando é necessário calcular a altura do produto futuro. Se a base for uma placa conectada em comprimento, esse material se tornará uma base confiável para o caso de móveis futuros.
O painel de móveis de comprimento padrão será igual (em mm):
- 2000, 2400, 2700;
- 1000, 1200;
- 600, 800.
Um componente de construção é considerado um produto com 2000 a 4000 mm de comprimento. Parâmetros iguais a 800 e 2500 mm também são muito procurados no mercado.
Espessura
No que diz respeito à espessura da chapa para móveis, é necessário levar em consideração durante a sua produção que a espessura inicial das chapas será necessariamente aplainada e lixada, o que levará a camada superior do material. O chamado subsídio de 5 mm será removido em 2 etapas. Primeiro, os defeitos externos são removidos e após a folha ser submetida ao acabamento, para que a superfície adquira uma suavidade perfeita.
A espessura é selecionada dependendo da finalidade das peças a serem fabricadas:
- 16 mm - fachadas, bancadas, partes do corpo, classe econômica;
- 18-20 mm - classe padrão. Além do acima, cabeceiras podem ser feitas;
- 30-40 mm - classes padrão e de luxo. Suporte e partes do corpo, bancadas, assentos, braços.
Espessura é a principal categoria que afeta como o material é usado. Além disso, quanto maior o parâmetro, mais cara será a madeira. Um produto de alta qualidade pode suportar uma carga decente, mas se você escolher o errado, é muito provável que a prateleira ou o fundo da caixa se quebre sob o peso das coisas.
Tamanhos personalizados
Como cada fabricante aprova inicialmente suas próprias especificações técnicas para as quais padroniza ainda mais a produção de painéis de móveis, nesse caso, tamanhos fora do padrão serão considerados aqueles que vão além da estrutura regulamentada anteriormente. Nesse caso, dependerá das capacidades de produção da empresa e de seus equipamentos.
Tamanhos fora do padrão serão solicitados para projetos de design individuais que vão além do escopo dos parâmetros necessários em termos de uso. Um exemplo são as mini opções de 50x100 mm, ou uma blindagem com um comprimento de 5000 mm com um parâmetro padrão de 3500 mm.
O calibre pequeno pode ser usado para fazer elementos decorativos ou pequenos para decorar móveis. Amostras grandes - usadas na fabricação de armários e móveis embutidos. Uma folha grande será desprovida de costuras, o que significa que a superfície parecerá o mais atraente possível.
Divisão em classes
Como mencionado anteriormente, não há um único GOST em relação aos parâmetros dos painéis de móveis. Cada fabricante, contando com os padrões existentes GOST 8486-86 e GOST 2140-81, tem o direito de estabelecer suas próprias condições técnicas de produção. Convencionalmente, os painéis de móveis, independentemente do material, são divididos em 4 classes, que também podem ser chamadas de variedades;
- Classe C ou Econômica - uma blindagem do tipo lamelar ou emendada com pequenos defeitos que não afetam significativamente as propriedades mecânicas gerais do produto. Pode ser pequenos pontos, rachaduras, nós. Adequado para revestimento folheado subsequente, laminação;
- Na classe - permite a presença na tela apenas de nós saudáveis. Feito por lamelas de emenda. A seleção da textura e sombra do desenho não;
- E a classe é um escudo de um tipo de emenda de lamelas do tipo "espigão". Nós e outros defeitos de madeira devem estar ausentes. A uniformidade do tom e a natureza do padrão são importantes;
- Classe extra - blindagem do tipo placa inteira, sem defeitos e nós. Lamels são selecionados por cor, tom, textura.
Acontece também que os dois lados do mesmo escudo diferem em classe. Nesse caso, eles recorrem a letras fracionárias para indicar cada lado do escudo em sua própria classe. Por exemplo: AB, BB, A / B, B / C. Danos mecânicos na laje não são permitidos em nenhuma dessas classes. Além disso, independentemente da classe, os escudos estão lixados e completamente prontos para o revestimento.
O mercado da construção moderna oferece uma ampla gama de painéis de móveis que ajudarão a realizar qualquer projeto de criação de móveis e decoração de interiores. Um painel de móveis de alta qualidade terá uma superfície perfeitamente uniforme, perfeita para pintar ou revestir com uma base transparente incolor. O principal é escolher o que corresponderá totalmente à idéia em termos de parâmetros e tipo de madeira.