Visão geral dos principais mecanismos para transformar sofás, seus prós e contras
Um interior moderno não deve apenas ser atraente na aparência, mas também melhorar a vida, o conforto e a facilidade de uso. A seleção de móveis se torna um processo importante para moldar a atmosfera de um apartamento ou casa. Modelos que mudam de forma facilmente se tornam cada vez mais populares. Tecnicamente, essa oportunidade é fornecida pelos mecanismos de transformação dos sofás, que os tornam mais funcionais. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos em vários modelos, cada um com suas próprias características.
As vantagens das estruturas dobráveis
A moradia confortável e bonita é o resultado de decisões criteriosas no design, decoração e seleção de móveis. Ao considerar vários tipos de sofás, preste atenção em seus tamanhos, planejando opções de acomodação. Tanto designers profissionais quanto consumidores comuns fazem isso. Se este é um modelo normal, não equipado com nenhum tipo de mecanismo para transformar sofás, não há necessidade de apresentar condições especiais ao local da instalação. As dimensões e sua configuração sempre serão as mesmas. É uma questão completamente diferente quando o objeto é um transformador por design. Para expandir o sofá, pode ser necessário espaço adicional. Se esse ponto não foi levado em consideração antes da aquisição, certos problemas podem surgir. Isso também se aplica aos casos em que sofás de canto são selecionados.
A capacidade de reconfigurar a configuração do produto, fornecida pelos mecanismos de transformação de sofás, permite alterar qualitativamente as características dessa peça de mobiliário, obtendo vantagens significativas:
- Para economizar espaço, por exemplo, transforme um sofá compacto em uma cama de pleno direito para uma noite de descanso ou, tendo expandido o design, crie mais lugares para os hóspedes.
- Mude o objetivo da sala. O estudo pode ser rapidamente transformado em uma sala de relaxamento e o berçário pode ser convertido em um playground.
- Faça o quarto elegante. Um produto com um mecanismo de transformação geralmente tem uma forma original, proporções incomuns. Acessórios exclusivos podem ser instalados nele.
Não há diferença fundamental - compre móveis dobráveis prontos ou faça o pedido ao fabricante. É muito mais importante entender qual mecanismo de sofá é melhor e como determiná-lo. Antes de tudo, você deve perguntar sobre o nome do sistema que foi usado na produção. Cada modelo de transformador tem suas próprias características, sabendo qual será muito mais fácil fazer uma escolha. É mais difícil responder à pergunta sobre quais mecanismos de sofá são os mais confiáveis. Muito depende do fabricante: quão bem os materiais foram selecionados, se a tecnologia de produção foi seguida.
Alterar atribuição de espaçoQuarto eleganteEconomia de espaçoTipos de mecanismos de transformação
Informações sobre as características dos tipos populares de mecanismos para sofás geralmente não são indicadas nos materiais publicitários dos vendedores. A maioria dos consumidores não está interessada neste momento. Os fabricantes falam sobre que tipos de sofás existem, mencionando apenas os nomes dos sistemas. O que isso significa na prática nem sempre é claro. Ao escolher um modelo, é aconselhável lidar com quais são os mecanismos para sofás dobráveis. É importante saber para tirar o máximo proveito dos produtos. Também vale a pena entender como os mecanismos de dobramento funcionam para determinar a aparência dos produtos no interior. Os acessórios funcionais para móveis estofados estão ocultos sob a caixa, por isso é impossível reconhecê-lo pelo tipo de transformação do lado de fora.
Cada tipo de mecanismo de sofá possui recursos em operação. Fabricantes conhecidos garantem a funcionalidade completa dos móveis, pois os designers trabalham em conjunto com designers e tecnólogos. Mas nem todos os tipos de sofás que você gosta podem ser equipados com o mecanismo selecionado. Isso deve ser levado em consideração ao encomendar móveis individualmente. Por razões técnicas, alguns mecanismos para dobrar sofás para um modelo específico não podem ser estabelecidos. Às vezes é necessário alterar a forma, alguns detalhes do produto, para garantir que os modelos selecionados cumpram suas funções. Ao fazer o pedido, é melhor consultar o designer do fabricante e escolher o mecanismo mais confiável.
O comprador médio, em regra, não está muito interessado em quais são os sofás dispostos para a frente ou para os lados. Para ele, a funcionalidade do produto é mais importante, o que ele obterá, tendo um ou outro tipo de design com algum tipo de decomposição. O fluxo de informações na TV, sobre recursos temáticos, leva os consumidores a usar opções de moradia anteriormente desconhecidas. Nem todo mundo sabe quais são os tipos de sofás, suas características e capacidades. Com informações sobre quais mecanismos existem, você pode melhorar significativamente a funcionalidade da sala. Informações sobre os prós e contras de cada modelo ajudarão nesse assunto. Então será mais fácil escolher que tipo de layout de sofás será ideal em uma situação específica.
Recliner
Se o usuário quiser tornar o local de descanso o mais confortável possível, você deve prestar atenção a esse mecanismo de transformação. Na tradução literal do inglês, "reclinar" significa "recuar". Mas o nome não reflete totalmente todas as suas funções. Esta categoria de dispositivos contém mecanismos para elevar sofás, que podem ter opções adicionais. Básico: alterar a posição do encosto em um determinado ângulo, apoio para os pés ajustável, alteração suave da configuração, travesseiros embutidos. Se a tarefa é escolher a opção mais luxuosa, um designer profissional que trabalha na indústria de móveis há mais de um ano definitivamente lhe dirá quais mecanismos são melhores para sofás e aconselhará uma "poltrona reclinável".
Os fabricantes oferecem o mecanismo em várias versões. Eles diferem na complexidade e nos principais esquemas de trabalho. No sofá podem ser instalados vários mecanismos para suas partes individuais. Então, duas ou três pessoas sentadas nele podem ajustar individualmente sua posição.
O "Recliner" é justamente reconhecido como o mecanismo mais conveniente e confortável para otimizar um local de férias, levando em consideração as características anatômicas de uma pessoa em particular. Os modelos mais avançados são aqueles equipados com um acionamento elétrico, com o qual você pode mudar de posição sem problemas, sem aplicar nenhum esforço físico. Desvantagens de "poltronas reclináveis": custo muito alto, incapacidade de usar para dormir.
Lançamento
Essa é uma configuração tradicional, composta por duas partes, uma das quais sai do edifício principal com a ajuda de rolos de móveis. Os tipos de sofás nesta categoria não se limitam a dispositivos simples. Portanto, os mecanismos de transformação de alta implementação são bastante complexos. O sistema de suportes, rolos permite aumentar a área de móveis em três vezes. No entanto, esses sofás dobráveis com mecanismos de extração são simples de usar, a tecnologia de transformação é intuitiva.
Em termos de vendas, o sofá roll-out é um dos líderes porque possui um dos melhores indicadores de confiabilidade, durabilidade e simplicidade. Se levarmos em conta o fato de que os fabricantes oferecem modelos de orçamento disponíveis para muitos, essa popularidade é compreensível. Um mecanismo retrátil também é vendido separadamente. Pode ser instalado em alguns sofás que não estão equipados com eles na produção.
Muitas vezes, os móveis são feitos sob encomenda, e as dimensões, dimensões e tipos são selecionados individualmente pelo cliente, bem como o acabamento, que melhor se adapta ao interior específico da sala. Ao contrário dos produtos com mecânica complexa, o sofá de enrolar é muito mais fácil de reparar em caso de avaria. Os rolos são montados diretamente no alojamento do colchão. As desvantagens incluem uma pequena altura em relação ao piso.
As desvantagens dos sofás com esta opção de instalação são compensadas pelo baixo preço, compacidade na forma montada e durabilidade da estrutura.
Livros
Talvez o mais confiável para o uso diário e a opção mais fácil sejam os sofás para sofás. O princípio de operação é claro a partir do nome. A parte de trás do produto gira como uma capa de livro. O mecanismo de transformação pode ser implementado em várias versões:
- Eurobook. Este é um modelo simples de design, que não é caro. O princípio de operação dos sofás dobráveis é simples: o assento com rolos retráteis se estende e o encosto é movido para a posição horizontal.
- Puma, pantógrafo, tique-taque. Muitas vezes, os produtos desse grupo de sofás são chamados de "eurobooks ambulantes". A evolução do modelo anterior com um mecanismo de transformação mais complexo e a ausência de rolos. Para o layout, é necessário levantar a borda do assento e empurre-o para a frente para acionar o mecanismo de pisar.
- Tango ou clique-gag. Difere da versão clássica na capacidade de fixar posições intermediárias: meio sentado, reclinado. Caso contrário, não há diferenças fundamentais. Como nos modelos anteriores, esses sofás têm espaços de armazenamento adicionais.
Hoje, o princípio do livro pode ser visto em alguns tipos de sofás de canto, onde o mecanismo em si é um pouco mais complicado do que o equivalente tradicional. Por conveniência, a parte retrátil é equipada com rolos e a parte traseira é equipada com excêntricos com um eixo de rotação móvel. Isso permite que você se livre de uma das principais falhas de design - a necessidade de deixar um espaço entre a parede e os móveis para a operação completa do mecanismo. Os proprietários de tais modelos não precisam lidar com a questão de como colocar um sofá de canto, tudo é bem simples e claro. Além disso, é uma maneira barata e eficaz de alterar o espaço de uma sala. Apesar do surgimento de sofisticados dispositivos de alta tecnologia, os sofás com o mecanismo "livro" ainda são procurados pelos usuários, inclusive por serem fáceis de dobrar.
Corner EurobookEurobookWalking EurobookClique mordaçaCamas dobráveis
Considerando todos os tipos de sofás, é impossível não mencionar um dos modelos mais populares - uma cama dobrável. Esse tipo tem uma grande variedade de modelos. Muitas vezes, você pode encontrar os seguintes nomes na descrição: cama dobrável americana, francesa, italiana e belga. Fundamentalmente, eles não diferem. Eles podem ser dobrados duas ou três vezes. Modelos separados de sofás com mecanismo de concha estão equipados com sistemas complexos que tornam o processo de transformação não demorado. Amortecedores a gás, molas são usadas. Todos os mecanismos dos sofás estão escondidos dentro. Para usar esta peça de mobiliário, você precisa conhecer o layout. O produto anexado ao produto tem uma descrição exata do mecanismo e da ordem da transformação, para que o consumidor não precise se perguntar como desmontar o sofá e dobrá-lo.
O design padrão de um sofá do tipo "concha" consiste em um corpo do produto, dobradiças que conectam partes separadas, pernas de apoio e uma parte traseira dobrável. Modelos compactos não fornecem espaço de armazenamento; o interior dobrado é ocupado por elementos de transformação. Os produtos dimensionais podem ter gavetas. A “garra francesa” é equipada com um sofisticado mecanismo de sofá de três níveis. O produto não é recomendado para uso regular devido ao fato de ser impossível fornecer o mesmo nível de superfície uniforme que um colchão ortopédico. Por esse motivo, o modelo costuma ser chamado de sofá de convidado.
Para um lugar permanente para dormir, é melhor comprar uma "cama dobrável americana". É um pouco mais dimensional, possui um colchão mais grosso, que alisa as articulações entre os elementos individuais na posição de trabalho. Muitas vezes, esse modelo é chamado de "sedaflex". O princípio de desdobrar o último é semelhante ao “cama dobrável americana”, “tique-taque”, “puma”, “eurobook ambulante”, a única diferença é que a estrutura e o próprio mecanismo são feitos de materiais resistentes ao desgaste.
Garra francesaGarra americanaGarra belgaGarra italianaSedaflexAcordeão
A principal característica deste modelo é a parte traseira, que consiste em duas partes. Ao fazer o layout, é necessário empurrar o assento do sofá para a frente, e a outra parte se decompõe, assumindo uma posição horizontal. Como resultado, a área de dormir aumenta quase três vezes. Muitas vezes, os móveis são equipados com armários adicionais para armazenamento.
De fato, o mecanismo de transformação consiste em dois conjuntos de dobradiças que conectam os elementos estruturais e uma estrutura traseira giratória. Para dobrar os móveis, um porta-laços ou uma borda lateral podem ser feitos entre suas partes. Os sofás de design caro podem ser equipados com dispositivos adicionais de mola ou de vácuo, o que aumenta a vida útil do produto. Eles funcionam como fechos, excluindo cargas de choque, e como estruturas que facilitam o processo de dobragem.
Posições intermediárias em modelos equipados com esse tipo de mecanismo não são possíveis - o sofá está totalmente disposto ou dobrado. Ao escolher esta opção, você deve primeiro medir na sala onde ela deve ser instalada. Deve-se ter em mente que, quando desdobrado, os móveis deslizam no chão, podem danificar o revestimento.
Telescópio
A semelhança com o instrumento astronômico no princípio de operação tornou-se a razão desse nome. Este modelo é uma subespécie do sofá de lançamento. No entanto, apesar das semelhanças, existem certas diferenças em relação a elas - uma grande altura de atracação. O telescópio tem um segundo nome - conrad. Se você puxar a alça ou a presilha na parte inferior do assento, as seções restantes se estenderão, cujo número pode variar de 2 a 3. Cada uma delas possui sua própria estrutura de suporte.
Dependendo da complexidade do mecanismo de transformação do sofá, o alinhamento dos elementos estruturais é feito manualmente ou no modo automático. No primeiro caso, você precisa colocar o colchão ou bloquear-se no espaço do beliche. Na segunda versão, graças a um mecanismo especial, o assento pode ser alinhado horizontal e verticalmente. A maioria dos usuários gosta da segunda opção. Qual mecanismo do sofá é melhor é difícil de responder. O primeiro é mais simples e mais barato. O segundo é mais caro, mas reduz significativamente a complexidade do layout do sofá. Uma vantagem adicional é a presença de lamelas de madeira montadas em peças retráteis. Todos os tipos de sofás têm suas vantagens e desvantagens, mas ao escolher esse modelo em particular, você deve primeiro esclarecer suas características, tentar arrumar os móveis da cabine.
É aconselhável ler as opiniões dos clientes sobre um modelo específico em recursos independentes.
Golfinho
Um modelo popular que se assemelha a vários tipos de sofás ao mesmo tempo. Por exemplo, o design é muito semelhante a um "telescópio", mas, ao contrário, o assento retrátil se abre, ficando nivelado com a parte fixa ao puxar móveis, um travesseiro com uma alça. Daí o nome "golfinho". O mecanismo para dobrar o sofá proporciona esse movimento, que na última etapa da extensão eleva o colchão ao longo das guias paralelas ao chão até a distância desejada. Nesse caso, o assento principal permanece no lugar.
A confiabilidade do projeto é considerada alta. Apesar do layout espetacular, o mecanismo de transformação é bastante simples. As vantagens incluem a rigidez geral da estrutura. O assento estacionário está firmemente fixado ao quadro elétrico e aos encostos. Os mecanismos retráteis do sofá abaixo dele têm um circuito independente e não enfraquecem a parte principal do produto. É permitido um grande número de ciclos de serviço, para que você possa usar esta opção regularmente. Esse design é frequentemente usado em sofás de canto.
Spartak
O modelo Spartak é um análogo doméstico da garra francesa. O mecanismo de transformação deste sofá é produzido desde 2005. Os primeiros a fazê-lo foram os desenvolvedores da empresa Alta Kualita em Samara, que a criaram juntamente com os designers italianos de Ranucci. O sofá com o mecanismo Spartak difere de outros modelos pelo design original da malha soldada. Ele é montado em uma estrutura metálica feita de tubos de perfil, que também é um elemento adicional que fornece rigidez e estabilidade ao produto.
Há uma espuma de poliuretano presa a uma malha que cria um efeito ortopédico. Desdobrar o modelo não é difícil, basta puxar o laço embutido no final da peça retrátil e ele fica em suas pernas. A transformação reversa da cama em um sofá também não é difícil. Levantando a borda, dobre as pernas e a estrutura será recolocada no lugar. Os travesseiros são colocados em cima, cobrindo completamente o plano horizontal dos móveis - o assento. Ao longo da história curta desta marca, outros tipos de sofás com esse nome apareceram. A modificação Spartak 1, por exemplo, possui mais detalhes gerais do mecanismo, o que aumenta o comprimento do produto quando desdobrado para 192 cm.
Elfo
Não é por acaso que o nome do herói do conto de fadas foi reforçado pelo modelo. O layout dos sofás "elfo" é diferente de todos os outros: a transformação é realizada não em uma direção, mas em três. Além de estender o colchão principal, o dispositivo rotativo dos apoios de braços permite que você os coloque na posição horizontal.
O modelo está disponível em duas versões: com um mecanismo de degrau que permite aumentar o tamanho do beliche, e sem ele, quando o espaço para descanso noturno está localizado no mesmo local que o assento, e seu comprimento é aumentado, reduzindo a altura dos apoios de braços. Nesse caso, as partes laterais podem ser fixadas em ângulos diferentes, caindo até a altura do berço ou tomando uma posição para encontrar reclináveis. Esta opção aumenta significativamente a área total da cama.
Quando dobrado, o mobiliário é muito compacto, por isso é frequentemente usado em apartamentos pequenos. Os apoios de braços reclináveis podem suportar a carga, mas você não pode apoiá-los, pois não há suporte adicional para sofás deste modelo. Isso deve ser lembrado pelas famílias com crianças.
As partes laterais são realizadas apenas no mecanismo de dobrar os apoios de braços do sofá fixados ao corpo. Como o design deste modelo é baseado em uma estrutura de metal, você pode ter certeza de que a opção de transformação proposta é confiável e pode ser usada por um longo tempo. Outra vantagem dessa variedade é a presença de lamelas ortopédicas de madeira, que são especialmente importantes para os usuários que sofrem de alguma doença nas costas, bem como para as crianças nas quais o sistema osteomuscular está formado. O número de fabricantes desse tipo de produto ainda é pequeno, mas seu número está aumentando constantemente de acordo com a crescente demanda.
Transformadores com mecanismo retrátil oferecem novas oportunidades para a implementação de idéias de design ousadas. Uma variedade de designs permite que você escolha a melhor maneira de resolver todos os problemas de design. Os consumidores podem escolher entre sofás sem um mecanismo de transformação e opções de dobragem - tudo depende do estilo geral da sala e de sua área. As primeiras opções são adequadas para praticamente qualquer casa. Quais mecanismos para o sofá atenderão melhor às necessidades do proprietário, você pode aprender com a experiência pessoal.