Design de cozinha 9 metros quadrados: ideias para 2019
Como organizar o interior de uma cozinha de 9 m² para usar ao máximo suas capacidades? Esse problema geralmente se torna relevante para os proprietários de cozinhas de tamanho médio. Essa área permite que você coloque uma mesa de jantar compacta, um fone de ouvido confortável, mas ainda assim seu arranjo exige uma abordagem organizada e competente.
Considere os princípios básicos da organização, aos quais os designers hoje prestam atenção especial, bem como as soluções atuais para 2018.
Zoneamento
O layout correto da cozinha de 9 metros quadrados é o principal critério para o sucesso em termos de praticidade e funcionalidade. E, para alcançar o resultado desejado, é importante organizar com competência duas áreas principais - trabalho e refeições. Entre eles, uma distinção clara deve ser feita, mas, ao mesmo tempo, a área de trabalho e a área de jantar não devem contradizer, mas apenas se complementam harmoniosamente no mesmo espaço.
Os designers recomendam o uso de vários métodos:
Demarcação de assunto - quando o mobiliário é usado para separar uma zona da outra. Na maioria das vezes, esse é um elemento funcional da cozinha, como um armário ou prateleira. Assim, você pode usar a área da maneira mais racional possível. Mas não menos bem sucedido dividir o espaço também pode ser objeto de decoração, por exemplo, uma cortina do design apropriado.
Visualização - demarcação usando técnicas visuais. Para alcançar o efeito desejado, use vários materiais e tons para cobrir o chão, paredes e outras superfícies. Eles também se concentram na diferença entre elementos decorativos e itens de interior.
O zoneamento de luz envolve a alocação de áreas usando a organização para cada método de iluminação individual.
Dicas úteis:
- os especialistas aconselham o uso de várias opções, combinando-as corretamente entre si. Assim, você pode obter maior efeito e conveniência em termos de praticidade;
- ao zonear um espaço de cozinha de 9 m², é melhor evitar objetos de separação maciços, como uma tela grande ou uma ilha de cozinha.
Organização do local de trabalho
Esse lote na cozinha deve estar equipado com tudo o que a anfitriã não dispensa no processo de cozinhar. Por tradição, já existem unidades de cozinha prontas e eletrodomésticos embutidos. Existem dois tipos principais de layout nesta parte:
- angular;
- linear ou reto.
Tanto a opção como a outra são práticas e funcionais à sua maneira. Para compacidade e simplicidade, um layout linear é melhor, mas se você deseja aumentar o espaço de trabalho, seria mais aconselhável instalar um conjunto de cozinha de canto com um número suficiente de gavetas e armários.
Ao escolher um material, preste atenção à qualidade - ele deve ser durável e prático. Como regra, madeira, aglomerado etc. são usados para a base. Seja seletivo em relação à bancada. Para sua fabricação, eles podem usar o mesmo material que para todos os móveis, mas muitas vezes os fabricantes tornam a bancada mais durável e espessa.
As donas de casa ativas, que geralmente mostram seus talentos culinários, estão melhor instalando uma bancada de concreto. É muito mais durável e mais forte que os análogos de outros materiais. De fato, ao escolher uma técnica incorporada, vale a pena começar pelas preferências dos hosts para os quais uma zona específica está sendo organizada. Por exemplo, os amantes de assar e cozinhar no forno não precisam economizar em equipamentos de qualidade adequados.
Se o processo de cozimento envolver a operação de um fogão, você poderá comprar um fogão. De uma maneira ou de outra, um capuz deve ser construído sobre a superfície de trabalho.
Um elemento indispensável na cozinha é uma geladeira. Por conveniência, é melhor colocá-lo perto da área de trabalho. Também pode ser fornecida uma máquina de lavar louça e máquina de lavar.
De grande importância na cozinha é a iluminação. É melhor fornecer não apenas luz central (teto), mas também local - na área de trabalho acima da bancada, embaixo dos armários suspensos.
Arranjo de uma área de jantar aconchegante
A organização da área de jantar das instalações envolve principalmente a criação de conforto e aconchego da lareira. Fabricantes modernos oferecem uma enorme variedade de fones de ouvido diversos. Você pode facilmente escolher uma opção de qualquer tamanho. Obviamente, o principal componente desta zona é a mesa de jantar. É redondo, oval, retangular, quadrado. Mas o mais conveniente e prático são os modelos dobráveis, cujo tamanho é ajustável, se necessário.
Além da mesa, vale a pena cuidar de assentos confortáveis. Seja um banco, cadeiras ou móveis estofados (os chamados cantos suaves) - a escolha e o design dependem das preferências e do design estilístico da cozinha. A propósito, a instalação de um canto macio, no qual existe um local de armazenamento, aumenta a funcionalidade da sala e a racionalidade do interior da cozinha como um todo.
Dica: ao planejar locais para armazenar pratos, a melhor opção seria colocá-los perto da área de alimentação. Essa abordagem simplificará bastante o processo de veiculação.
Opções de cozinha 9 m² com varanda
Se o apartamento possui uma varanda cujo acesso é fornecido pela cozinha, isso complica a tarefa do arranjo gratuito de móveis. Por outro lado, se você organizar corretamente o espaço, uma varanda poderá ser uma vantagem significativa.
Você pode considerar as seguintes opções para organização racional:
- a varanda funciona como uma despensa. Nesse caso, é equipado com prateleiras, prateleiras e outros móveis para o armazenamento confiável de utensílios, produtos, equipamentos;
- varanda como área de jantar adicional. Eles colocaram o equipamento apropriado aqui. A opção de organização dependerá do tamanho da varanda, dos móveis planejados e das preferências pessoais dos proprietários.
Uma sala de 9 metros quadrados é uma excelente opção para uma cozinha funcional e prática. O principal é escolher os métodos certos.