Pragas e doenças dos estreptocarpos: fotos e métodos para o seu tratamento
A flor exótica streptocarpus requer cuidados especiais de seu proprietário. Às vezes você pode notar que ele fica fraco, parou de se desenvolver, as folhas se tornaram mais finas. E a planta principal não está entrando na fase de floração.
Depois que o proprietário da flor tentou alterar a iluminação, o local e a frequência da rega, e a flor permaneceu na mesma condição, isso indica que a planta é afetada por algum tipo de doença.
Considere neste artigo os principais tipos de doenças e pragas que afetam a planta e como tratar doenças e combater parasitas.
Convidado dos trópicos
Streptocarpus (lat. Streptocarpus) pertence à família Gesneriaceaeem que cerca de cento e trinta espécies. O local de nascimento da flor são as florestas subtropicais e tropicais localizadas nas encostas das montanhas da Tailândia, nas ilhas Madagascar e na África do Sul. Algumas espécies gostam das terras secas, enquanto outras preferem se esconder em uma floresta sombria. Streptocarpus pode ser anual e perene, tanto gramíneo quanto arbustivo.
As folhas da planta são levemente enrugadas e pubescentes, atingindo um comprimento de 30 cm com uma largura de 5-7 cm.A cor das folhas pode ser verde ou variegada nas variedades cultivadas. As flores estão localizadas em pedúnculos altos que saem dos seios da folha. Eles têm a forma de um sino com pétalas inferiores alongadas de várias cores: vermelho, rosa, roxo, branco, lavanda, azul, bicolor.
O fruto de um streptocarpus é uma vagem retorcida, por causa disso a planta recebeu esse nome, porque é traduzida do grego antigo como "fruta retorcida". Contém sementes de flores.Hoje, essa flor está rapidamente ganhando seu lugar entre as plantas de interior e os amantes de plantas tentam observar cuidadosamente as regras de manutenção e cuidados ao cultivar, mas, Infelizmente, o streptocarpus pode ser danificado por uma doença ou praga..
Problemas comuns com descrições e fotos
Considere as principais doenças de plantas que você pode encontrar ao cuidar delas em fotografias.
Placa "enferrujada" nas folhas
Sinais: pastilhas cinza-acastanhadas que emitem esporos voláteis localizados nas folhas, caules, pétalas de flores, pecíolos das lâminas das folhas, caixas de sementes. As almofadas aparecem como manchas amarelas ("ferrugem") nas folhas, capturando gradualmente toda a planta.
Razões: rega excessiva, densidade de plantio e doses excessivas de fertilização com nitrogênio.
Como lutar: nos estágios iniciais da doença, brotos infectados são cortados e folhas removidas. Com uma doença avançada, é necessário o uso de fungicidas: Abiga-Peak, Bactofit, Topaz, Fitosporin-M. O primeiro tratamento é realizado, na primeira detecção de "ferrugem" e, em seguida, pode ser repetido após uma a duas semanas.
Folhas secas
Sintomas: a folha ficou seca quase inteiramente em pouco tempo
Razões: o ar está muito seco na sala, a sala não é ventilada há muito tempo.
Como lutar: remova as folhas secas, pulverize periodicamente a planta e ventile a sala. Para que no futuro a planta não seque e se sinta confortável, você precisa tentar manter a temperatura e a umidade ideais no ambiente.
Pontas das folhas secando
Sinais: as folhas não secam uniformemente, mas em pontos, e geralmente começam na ponta.
Motivos: o ar ambiente está muito seco.
Como lutar: cortar as pontas secas com uma tesoura, sem espremer a folha, pulverizar o ar ao redor da planta com águapara que a umidade chegue o mínimo possível à própria planta.
Streptocarpus não floresce
Sinais: a planta não produz pedúnculos.
Razões: envelhecimento das folhas, cada folha produz não mais que 6 a 10 pedúnculos, após o que a floração termina.
Como lutar: para o aparecimento de novas folhas, é necessária a divisão de flores e o transplante em novos vasos maiores, depois disso, o problema é resolvido com o aparecimento de novas folhas.
Pragas e tratamentos para eles
Tripes
Este inseto é pequeno, quase invisível aos olhos.
Sinais: anteras marrons, secas e vazias; floração muito rápida. Nas pétalas das flores, o pólen derramado é visível.
Como lutar:
- corte todos os brotos e flores da planta;
- tomar uma ampola de Acarin (0,5 ml) por 0,5 litro de água;
- adicione 1 tampa de xampu de zoológico (para pulgas e carrapatos);
- misture e pulverize cuidadosamente todos os streptocaptus com a preparação resultante;
- repita mais duas vezes cada após 7 dias.
Akarin tem um baixo risco para os seres humanos, pode ser usado em casa.
Ácaro aranha
IMPORTANTE! O carrapato é portador de doenças infecciosas.Sinais: ao examinar a parte inferior da folha, entre as veias, um brilho oleoso é revelado, a superfície é acastanhada. A folha em si tem uma tonalidade amarelada e seca, começando pelas bordas.
Como lutar: é impossível gravar o carrapato com inseticidas convencionais, por isso usamos acaricidas modernos: Sunmight, Nissoran, Apollo. Para 1 litro de solução, você precisará de 1 grama de pó Sunmight. Este medicamento é um risco moderado e pode ser usado não mais que uma vez por ano.
Com o uso de Nissoran:
- 1 g de nisorana por 1 litro de água dilui o medicamento em água.
- Agite a pistola de pintura.
- Pulverize as folhas de todos os lados.
Eficaz até que grandes populações de carrapatos adultos apareçam.
Usando Apollo:
- 4 ml de Apollo são diluídos em 10 litros de água. Para isso, medimos com uma seringa 4 ml do medicamento.
- Despeje em um pequeno recipiente com água e adicione o conteúdo da seringa.
- Mexa bem.
- Depois disso, despeje a solução em um recipiente grande.
Processando com acaricidas usando equipamento de proteção individual. Após o tratamento, lave o rosto e as mãos com sabão e lave a boca. Queime os recipientes da preparação sem inalar produtos de combustão!
Pulgões
Sinais: muitas conchas brancas das larvas da planta, as folhas enrolam e têm uma forma incomum.
Como lutar: os pulgões são suscetíveis a plantas sob estresse constante (transfusão freqüente ou secura excessiva). A planta deve receber água suficiente.
Para preparar uma solução a partir de pulgões, é necessário diluir 10 ml de Iskra Bio em 1 litro de água e pulverizar cuidadosamente todas as plantas de streptocarpus 3 vezes com um intervalo de 7 dias. Como regra, isso é suficiente.ATENÇÃO! Ao processar plantas em ambientes fechados, escolha produtos biológicos ou use remédios populares.
Por exemplo, uma infusão de cebola finamente picada (15 g) ou escamas de cebola (6 g) é adequada contra um carrapato - insista em 1 l. água por 5-7 horas em um recipiente fechado e depois pulverizado. Dos pulgões, a pulverização com infusão de 100 g de casca cítrica seca e preenchida com 1 litro de água morna ajudará. Deixe por três dias em um local quente antes de pintar.
Regras gerais para resgate de plantas
Quando uma doença ou praga é detectada pela primeira vez, é necessário isolar o streptocarpus do resto, a fim de evitar a propagação da doença e iniciar o tratamento. É melhor colocar a planta em um parapeito da janela ou prateleira separada.
Para fins preventivos, pode ser tratado com drogas protetoras. Fitoverm vai fazer. Dissolva 2 ml da droga em 200 ml de água e pulverize a planta da casa. O processamento deve ser realizado a cada 5-8 dias. Actofit e Kleschevit também são usados.
Conclusões
Streptocarpus é exposto a doenças comuns em plantas de interior. É necessário observar a regularidade da rega, não secar demais e não umedecer excessivamente o solo, garantir a ausência de luz solar direta, ventilar o ambiente e borrifar o ar ao redor da planta, tudo isso permitirá que a planta seja resistente a doenças e pragas.
Além de observar as regras de manutenção das plantas, é necessário realizar profilaxia contra pragas, por exemplo, preparações de origem biológica. Se a planta já estiver afetada, ela deverá ser isolada e tratada.