Dicas para transplantar azaléia em casa
A azálea é certamente uma flor muito bonita e atraente, mas não é fácil. Ele gosta de ser um pouco complicado se algo não combina com ele, pelo menos um pouco.
Portanto, você precisa cuidar da Azalea com muita seriedade, levar em consideração todas as suas necessidades e características.
Afinal, o resultado final vale o esforço e coloca sua alma na criação de condições de vida confortáveis para o quarto Azalea.
O que é transplante?
Absolutamente toda planta precisa periodicamente de um transplante, ou seja, movê-la para um vaso novo e maior e um substrato fresco adequado para uma planta em particular. Os transplantes são diferentes, dependendo da situação - planejada e de emergência.
- Transplante programado - torna-se necessário se a planta parou de crescer, parou de florescer ou o vaso ficou pequeno e as raízes começaram a ser visíveis através de uma abertura no fundo.
Geralmente eles estão envolvidos na primavera e, no caso de plantas com flores no inverno (como a azálea), depois no final da floração.
- Transplante de emergência - geralmente produzido espontaneamente em caso de acidificação do solo após transbordamento ou detecção de pragas no sistema radicular. Nesse caso, você precisa transplantar com urgência, independentemente da estação e da floração, caso contrário, pode se atrasar com o resgate da flor.
Há mais uma separação de transferências de acordo com o método de sua implementação:
- Transplante - mover a planta para uma nova panela com possível poda das raízes e remoção de parte do solo, com clara violação do coma de terra.
- Transbordo - quando uma planta é transplantada sem perturbar um coma de terra, as raízes não são completamente expostas a nenhum efeito; isso pode ser considerado um transplante poupador.
Quando posso fazer isso?
Para plantas de interior o transplante é necessário quando o vaso fica apertado ou o solo está completamente esgotado. Isso é percebido imediatamente pelo estado da planta:
- ele imediatamente começa a desbotar as folhas;
- o crescimento dos caules das flores é interrompido;
- o solo não retém umidade, quase imediatamente fica seco;
- o pedaço de terra está completamente entrelaçado de raízes.
Você pode descobrir mais sobre quando é melhor transplantar azáleas e como fazê-lo aqui, e se um transplante de azaléia é necessário após a compra, você pode encontrar neste material.
Diferenças para plantas de interior e exterior
Naturalmente, existem algumas diferenças no transplante da variedade e sala do jardim, elas também crescem em diferentes condições.
- Quando uma muda da Azaléia do jardim é removida do recipiente adquirido, o solo das raízes nunca deve ser sacudido e, no caso da Azalea da sala, parte do solo antigo é removida.
- Depois de plantar a rua Azalea, é necessário fazer um círculo próximo ao tronco; ao plantar uma planta em casa, o solo no topo é uniforme.
- Para o Azalea do jardim, é necessária uma camada de cobertura morta em cima de agulhas de pinheiro ou lascas de madeira, com o conteúdo da sala, isso não é necessário.
Como transplantar: instruções passo a passo
Preparação de inventário
Para um transplante de azaléia, precisamos:
- panela nova (2 - 3 cm maior que a anterior);
- luvas
- faca afiada;
- colher;
- regador.
Todos os objetos de metal devem ser desinfetados - limpe com álcool ou calcina sobre um queimador.
Solo
Estritamente especial é necessário, você pode comprar uma composição pronta "Para Azáleas" ou fazer o substrato desejado de forma independente. Deve incluir:
- turfa;
- terra de relva;
- húmus de folhas;
- areia;
- casca triturada e cozida no vapor;
- carvão vegetal;
- perlita (ou vermiculite).
Como resultado de uma mistura completa, deve-se obter um substrato leve, porém nutritivo, muito frouxoPerfeito para azáleas.
Extrair da panela e colocar em uma solução Kornevin
Chegando ao próprio processo de transplante:
- Primeiro nós regamos.
- Após cerca de 15 minutos, usando cuidadosamente uma colher, extraímos nossa planta da panela velha e examinamos cuidadosamente o sistema radicular. Se algum dano for encontrado, cortamos essas peças.
- Corte cuidadosamente as raízes do fundo em cerca de 1 cm e dos lados da mesma forma.
- Mergulhe a azálea em um recipiente adequado de água, onde é adicionado Kornevin. Isso deve ser feito antes de você começar a misturar o substrato, durante o qual as raízes terão tempo para se alimentar com água e Kornevin será capaz de mostrar seu efeito estimulante.
Colocando uma planta em um novo substrato
- Tomamos uma panela nova, despeje a drenagem com uma camada de cerca de 3 cm e depois coloque um pouco de casca de pinheiro, um pouco de substrato novo.
- Colocamos o arbusto de azaléia na panela bem no centro (depois de pressionar levemente o sistema radicular).
- Em seguida, despeje gradualmente o substrato, enquanto ele precisa ser socado um pouco, tente não aprofundar o pescoço da raiz por cima, isso é importante!
- Agora nós regamos com a mesma solução (com Kornevin) na qual a Azaléia estava encharcada.
- No final de todos os procedimentos, a flor deve ser pulverizada com água morna, de preferência com a adição de Epin.
Foto
Aqui você pode ver como é a flor transplantada.
Os problemas
No processo de transplante de azáleas, algumas vezes problemas ocultos são descobertos: raízes podem ser danificadas por mofo ou solução salina. Nesses casos, é melhor simplesmente transferir a planta removendo locais previamente danificados.
ATENÇÃO! Obviamente, é impossível transplantar a azálea que floresce, a menos que seja uma questão de salvar a planta. Nesse caso, você precisa cortar delicadamente todas as flores e brotos do arbusto e depois transplantar (por meio de transbordo).Você também não deve perturbar esta flor enquanto estiver em repouso; é melhor esperar até que a fase ativa do crescimento comece.
Como cuidar de uma flor no futuro?
Após o final deste procedimento uma panela com azaléia transplantada precisa ser colocada em um local iluminadomas não sob luz solar direta. Além disso, a flor deve ser protegida da vizinhança prejudicial com aparelhos quentes. O melhor de tudo é que este lugar seja o parapeito da janela leste ou oeste.
Por vários dias, não regue a planta - cerca de 4 dias; depois, o regime de irrigação está sendo restaurado lentamente. A adaptação de uma planta transplantada geralmente ocorre dentro de um mês. Neste momento, é muito importante evitar efeitos adversos na flor, como correntes de ar, ar seco ou luz solar intensa.
Você também precisa lembrar que uma planta transplantada não pode ser fertilizada por 2 meses, para não danificar (não queimar) as raízes. Mas a pulverização não pode ser ignorada, eles serão beneficiados, apenas a água deve ser bem mantida, não dura.
Vídeo útil
Assista a um vídeo sobre transplante de azálea.
Conclusão
A floricultura é muito interessante, além disso, é um hobby muito útil. Se todas as manhãs vermos as lindas flores de azálea em nossa janela, admirá-las e, possivelmente, respirar um aroma delicado - este é o começo certo do dia. Afinal, cada um de nós quer começar o dia com um positivo, não importa como ele o coloque, mas nem todos são capazes de fazer pelo menos algum esforço para isso. E o amor pelas flores inspira e promove o movimento adiante.