Como fechar um IP em 2019 - instruções passo a passo sobre auto-liquidação de empreendedorismo individual + documentos e amostras para download

Olá queridos leitores da revista Rich Pro! No artigo de hoje, decidimos escrever sobre eliminação de IP, nomeadamente instruções passo a passo, como fechar o IP você mesmo, onde eles trouxeram a lista necessária de documentos que também podem ser baixados deste material.

As realidades de hoje são tais que muitos empreendedores que, literalmente, há alguns anos atrás, entusiasticamente iniciaram seu próprio negócio, estão agora forçado a deixá-lo para começar algo novo ou até conseguir um emprego para obter um salário estável.

Para algumas pessoas, essas decisões são ditadas pelo fato de seus negócios, nos quais eles investiram tanta esperança, não justificado. Alguém quer ganhar experiência adicional no campo de atividade escolhido como funcionário contratado, para que, posteriormente, com novas forças e conhecimentos, retornem ao empreendedorismo e abram sua própria empresa de uma nova maneira. A propósito, em um dos artigos anteriores, já dissemos em detalhes como abrir um IP.

De qualquer forma, o negócio criado uma vez está se tornando obsoleto; dois possíveis opções para o desenvolvimento futuro dos eventos: não faça nada (neste caso, pode haver problemas com contribuições para o Fundo de Pensões (Fundo de Pensões), bem como em outros aspectos) ou feche o PI. É a segunda opção que será dedicada a todo o material adicional.

De fato, os seguintes pontos serão considerados neste artigo:

  1. É necessário liquidar o PI e em que situações o fechamento é simplesmente necessário;
  2. Quais documentos são necessários para liquidar seu caso;
  3. Quais nuances você pode encontrar em 2019 durante a liquidação da PI e em que sequência você precisa agir para fazer tudo certo (instruções passo a passo);
  4. Quais podem ser as dificuldades se o empreendedor individual acumulou dívidas e como, neste caso, encerrar o empreendedor individual com dívidas;
  5. Em que casos a falência é uma medida necessária e em que inevitabilidade;

Após analisar todas as informações propostas, será possível avaliar em geral quanto é necessário eliminar o IP, bem como descobrir como facilitar e melhor.


Vamos considerar em detalhes sobre a liquidação (fechamento) da PI por instruções passo a passo

1. Quando você precisa fechar o IP e por que isso é feito 🖇

É muito difícil fazer o seu próprio negócio: você precisa pagar impostos a tempo, lidar com todos os documentos e resolver todos os problemas.

Existem várias razões pelas quais um empreendedor pode começar a pensar em fechar seus negócios:

  1. Está planejado abrir uma LLC. Nesse caso, é necessário liquidar o PI para fazer tudo certo e obter oportunidades adicionais, ampliando as capacidades de produção e as áreas de influência. Leia também as instruções passo a passo sobre como abrir uma LLC você mesmo.
  2. Caso virado não lucrativo ou não reclamado, o que significa que foi decidido alterar a ocupação ou realizar-se como especialista no papel de funcionário em alguma outra organização.
  3. Pressão tributária constante, o que é muito difícil para os empreendedores iniciantes lidarem (é necessário calcular corretamente as margens de lucro para deduzir todos os custos para obter o lucro líquido desejado).
  4. Foi decidido mudar para o modo sombra (É melhor nem pensar nisso, porque as conseqüências prováveis ​​podem levar não apenas à perda de todos os investimentos financeiros iniciais e enormes multas, mas também a uma responsabilidade séria, inclusive até a prisão).

No final, verifica-se que, se o caso não corresponder às expectativas atribuídas a ele, IPmelhor pertopara não gastar mais dinheiro e não levar desnecessário já a documentação.

Além disso, a opção de "suspender" o IP de acordo com os documentos, quando na verdade a atividade não está mais sendo realizada, não é adequada para muitos, porque em qualquer caso, você deve listar contribuições de seguro à PF, dado que elas não afetarão o valor da pensão do próprio empresário. Como resultado, acontece que o caso não está sendo conduzido, mas você precisa gastar dinheiro com ele.

Além disso, a liquidação da empresa pode ser realizada em tais situações (as perguntas não devem surgir aqui):

  • morte de um empresário;
  • declaração oficial de falência;
  • a presença de uma decisão judicial sobre a suspensão do PI;
  • o estrangeiro expirou o período de uma licença especial que lhe permite exercer atividade empreendedora no território do estado.

Como resultado, tendo analisado todas as informações apresentadas anteriormente, verifica-se que existem duas maneiras de fechar o IP:

  1. Forçado (se houver problemas com impostos, leis ou finanças próprias)
  2. Voluntariamente. Quando o IP coleta independentemente todos os documentos necessários, envia um pedido de rescisão do IP.

Portanto, vale ressaltar que a decisão de encerrar uma carreira empreendedora deve ser pensativoe ponderado. Deve ser tomado realmente apenas em situações onde mais estável Operação IP impossível por qualquer motivo.

É melhor não adiar a liquidação, para não pagar prêmios de seguro, que não são úteis em uma empresa que não trabalha, porque eles apenas aumentam as despesas do empreendedor.

Além disso, se uma decisão voluntária sobre liquidação foi tomada, você terá que não apenas escrever uma declaração, mas também coletar um pacote inteiro de papéis, que serão discutidos mais adiante.

Lista de documentos para fechamento de IP

2. Documentos necessários para a eliminação da PI

Para que evite multas e feche seu próprio negócio sem problemas, você deve se familiarizar com a lista de documentos necessários.

Muitas vezes, nesta fase, alguns problemas começam a surgir: é muito difícil encontrar alguns documentos, você não pode lidar com algo sozinho, mas em algum lugar que não deseja mostrar algo às autoridades reguladoras.

Como resultado, mesmo uma simples pesquisa de documentos se transforma em um procedimento complexo, com muitas armadilhas.

Entre outras coisas, não esqueça que você ainda precisa pagar a taxa de maneira oficial, embora esses custos não sejam perceptíveis em comparação com as contribuições de pensão permanentes.

A quantia no final parece ridícula: 160 pág.

Se o arquivamento de documentos for realizado em formato eletrônico (é necessária assinatura digital eletrônica), as está faltando.

Portanto, para fechar o IP, você precisará de vários documentos:

  1. Confirmação de que o imposto estadual foi pagoisso foi mencionado (basta um cheque do banco ou sua versão eletrônica oficial).
  2. Inscrição no formulário aprovado (P26001) Vale ressaltar que será necessário atestá-lo no cartório pelo notário ou pela pessoa autorizada para tais ações (a posição da testemunha será indicada no formulário).
  3. Extrato de PF, confirmando que não há dívidas e que todos os pagamentos de seguros até o tempo especificado foram pagos pontualmente.
  4. Cartão TIN.
  5. Certificado de atribuição válido (emitida logo no início do processo de registro depois de visitar a administração fiscal).
  6. Um extrato especial obtido do USRIP nos estágios iniciais da emissão de IP. Deve indicar todos os tipos de atividades acordadas com o OKVED, nas quais uma pessoa deveria estar envolvida no processo de sua atividade empreendedora.

Importante! O processo de coleta de todos os documentos necessários começa somente após a visita ao escritório de representação local do fundo social. seguro (FSS) e cancelamento de registro nele.

Ao mesmo tempo, durante toda essa documentação, vale a pena prestar atenção especial ao preenchimento de uma inscrição em um formulário especial (solicitação de término da atividade de IP), que pode ser baixada no link abaixo e também encontrada no acesso gratuito à Internet, pois este é o único documento necessário preencha sozinho.

Download do aplicativo para fechamento de IP - novo formulário P26001

Portanto, as seguintes informações serão indicadas no aplicativo:

  • dados pessoais do empresário (seu nome, sobrenome e, se houver, nome do meio, estrangeiros devem estar ausentes);
  • OGRIP (será indicado no certificado correspondente);
  • NIF diretamente da pessoa envolvida em atividade econômica;
  • a quem os documentos são enviados contendo a reação oficial dos órgãos estatais ao pedido: se foi considerado ou rejeitado por algum motivo (pode ser transferido para o próprio ex-empresário ou para alguém por procuração ou por correio);
  • informações de contato (você precisa especificar um número de telefone acessível e um endereço de e-mail de trabalho, para que, se algo acontecer, os funcionários que estão considerando o aplicativo tenham a oportunidade de informar a pessoa ou lembrá-la dos trabalhos não enviados);
  • a assinatura do requerente e do representante da organização registradora, indicando sua posição atual, porque os documentos devem ser apresentados pessoalmente com a apresentação de qualquer documento válido que confirme a identidade da pessoa que chegou;
  • dados sobre a pessoa que realizou reconhecimento de firma do pedido que lhe foi submetido para posterior transferência às autoridades registradoras (seu status e NIF, isso lhe permite atribuir certa responsabilidade).

Portanto, a lista de documentos acabou sendo pequena, mas antes de visitar os órgãos governamentais relevantes, vale a pena verificar mais uma vez se todos os extratos e certificados estão em vigor.

Neste caso verifique se o aplicativo foi concluído corretamente, que foi descrito em detalhes acima.

Instruções passo a passo para a eliminação do IP. Marcos, documentos + nossas recomendações

3. Como fechar a PI em 2019 - instruções passo a passo sobre liquidação

Portanto, se foi decidido encerrar o PI por um dos motivos anteriormente considerados, bem como o pacote principal de documentos foi coletado, você pode prosseguir diretamente para o procedimento de liquidação.

Algumas pessoas procuram imediatamente ajuda externa entrando em contato com organizações legais relevantes para obter ajuda, mas na verdade tudo não é tão difícil de fazer sozinho.

Coisa mais importante - siga instruções claras e prepare todos os documentos com antecedência para que eles não fiquem no meio do processo; por exemplo, você precisará pagar algum tipo de taxa ou obter um extrato da PF para garantir que não haja dívidas ou pagamentos em atraso de prêmios de seguro.

Em seguida, será proposto um algoritmo especial, após o qual você poderá liquidar facilmente seu próprio empresário particular sem problemas, a fim de iniciar um novo negócio ou tentar trabalhar como trabalhador contratado.

3.1 A fase preparatória para o encerramento da PI - um guia detalhado da auto-liquidação

Nesse caso, serão consideradas etapas especiais que precisarão ser tomadas antes de passar diretamente para o processo de liquidação da empresa.

Basicamente, todos envolvem o trabalho com contas e vários documentos, bem como o pagamento de dívidas disponíveis no momento da decisão de encerrar seus próprios negócios.

Além disso, será necessário lidar com acordos existentes com outros indivíduos e organizações (incluindo a demissão de funcionários existentes).

Etapa 1 - Procedimentos de liquidação de dívidas e relatórios

Desde o início, você precisa visitar a administração fiscal, levando consigo todos os papéis disponíveis, folhas de liquidação e um cartão com o NIF. É necessário lidar com dívidas existentes e, nesse caso, encontrar as partes ausentes do inchaço financeiro do empresário.

Como resultado, se de repente for listado o débito fiscal do ano anterior ou do ano corrente, eles precisarão ser eliminados imediatamentefornecendo todas as confirmações ao funcionário do Serviço Fiscal Federal.

Depois disso, os dados contábeis personificados são entregues à filial da PF na Rússia. É necessário fornecer informações diretamente sobre o empreendedor individual e sobre todos os seus assalariados, se houver.

É muito importante levar em consideração um ponto: a submissão de informações relevantes à UIF é tão importante quanto o pagamento dos prêmios de seguro diretamente.

O escritório de representação do Fundo de Pensões deve receber todos os relatórios em tempo hábil, pois seu funcionário terá que considerar os trabalhos apresentados, bem como durante 2 dias transferir todas as informações necessárias para a continuação do processo de liquidação para o Serviço Fiscal Federal.

Ao mesmo tempo, o fechamento do IP pode levar até 5 diasNo entanto, deve-se ter em mente que o procedimento durará mais tempo, mais longo será o processo de geração de relatórios.

Sem informações sobre as contribuições de pensão recebidas diretamente à FIU, o Serviço Tributário Federal pode se recusar a considerar pedidos de liquidação de empreendedores (falaremos sobre a legalidade de tais ações posteriormente).

Etapa No. 2 - Rescisão de acordos existentes sob contratos com pessoas jurídicas e indivíduos

Para liquidar a empresa, será necessário resolver problemas com os contratos existentes.

Primeira opção que é o mais ideal, é cumprir todos os compromissos o mais rápido possível. É possível discutir individualmente com cada pessoa com quem um contrato foi concluído sobre a possível implementação antecipada do trabalho necessário.

A segunda opção é recusa em cumprir obrigações (quebra unilateral). Nesse caso, você terá que pagar uma multa ou fazer o que é especificado no contrato em relação a essas disputas para concluir a cooperação e aliviar a empresa de obrigações associadas a 3 pessoas.

Além disso, vale a pena notar que o PI será financeiramente responsável mesmo depois de se tornar um indivíduo (ou seja, depois que o PI for completamente liquidado (fechado)). Em qualquer caso, você deve pagar a dívida e com um IP fechado.

O melhor resultado dos eventos não é a resolução de questões em tribunal, porque você não deve esquecer que empresário individual sempre responde em todas as questões financeiras a seus credores e parceiros com todos os seus bens, e não exclusivamente no capital autorizado, conforme previsto na LLC.

Etapa 3 - Demissão de pessoal contratado anteriormente

Para iniciar o processo de eliminação do IP, é necessário resolver todos os problemas com os funcionários. Todos eles precisam ser demitidos de acordo com a lei, em conformidade com todos os requisitos do código trabalhista, e também pagar o fundo social. seguro e FIU para evitar possíveis problemas.

Para se familiarizar com todas as nuances que possam surgir nesta fase, basta considerar primeiro o primeiro parágrafo do art. 81 do Código do Trabalho da Federação Russa.

Para o período fiscal atual em FSS precisa fornecer um formulário 4-FSSe para FIU prepare os seguintes papéis: ADV-6-2 e ADV-6-5também SZV-6-4 e RSV-1.

Baixe formulários por links:

Faça o download do formulário 4-FSS (xls)

Download do formulário ADV-6-2 (xls)

Download do formulário ADV-6-5 (xls)

Faça o download do formulário SZV-6-4 (xls)

Download do formulário RSV-1 (xls)

Nesse caso, o empresário atua como um empregador que se reporta às autoridades reguladoras para seus funcionários.

Após a conclusão do procedimento de demissão de trabalhadores contratados, você deverá enviar suas políticas médicas para onde foram emitidas e depois rescindir os acordos relevantes com fundos sociais. e mel. seguro.

Importante! Se isso não for feito a tempo, na autoridade de registro provavelmente recusar fechar o IP até que todos esses problemas sejam resolvidos.

Etapa No. 4 - Cancelamento do registro de uma caixa registradora existente

Existem requisitos legislativos que forçam um empresário envolvido em suas atividades em um campo específico acordado a obter uma caixa registradora. Nesse caso, você precisa registrá-lo. Isso é feito para ter todos os motivos para realizar pagamentos em dinheiro através dele, seguidos pela emissão de um cheque oficial.

Para cancelar o registro da caixa registradora registrada no início da atividade, é necessário visitar o serviço fiscal com ela. Um funcionário autorizado verificará a caixa registradora e executará todos os procedimentos necessários.

Etapa No. 5 - Resolução de problemas com uma conta corrente válida (ela precisará ser fechada)

Obviamente, a legislação não estabelece a necessidade de cada empreendedor ter seu próprio RS (conta corrente). Na prática, quase todos os envolvidos em seus próprios negócios decidem abrir uma conta corrente para ter a oportunidade completa de aceitar todos os tipos de pagamentos que não em dinheiro e reportar sem problemas a eles no imposto, se necessário.

Esta etapa é considerada justificadamente a mais simples, porque na verdade você precisa visitar o banco, onde o RS foi aberto anteriormente para entrar em contato com seu funcionário com um extrato sobre o fechamento da conta. Nele, você só precisa indicar seu desejo de fechar a conta atual.

A coisa mais importante a fazer antes desta etapa - verifique se todas as operações necessárias do RS foram concluídas.

Em primeiro lugar, algumas instituições financeiras processam pagamentos por um longo período; portanto, alguns dos fundos que deveriam sair da conta e estavam em um estado bloqueado após o fechamento podem simplesmente travar no sistema e se tornar inacessíveis ao empresário ou destinatário.

Em segundo lugar, pode surgir uma situação em que um dos compradores ou clientes simplesmente não tem tempo para transferir o pagamento dos bens ou de qualquer serviço (o fator humano ou bancário funcionará) e uma parte do lucro será perdida.

É por isso que, antes de fechar a conta, você precisa verificar mais uma vez se todas as transações foram concluídas com êxito (todo o dinheiro foi gasto e todos os pagamentos que deveriam ter sido recebidos).

Assim, na fase preparatória, você precisa pagar os funcionários e demiti-los enviando relatórios relevantes ao PFR e ao FSS, além de pagar todas as dívidas tributárias.

Além disso, não se esqueça do cumprimento de todas as obrigações assumidas nos termos dos contratos, da remoção da caixa registradora do registro no Serviço Fiscal Federal e do fechamento da conta corrente que foi usada para processar pagamentos sem dinheiro. Se, é claro, a caixa registradora foi registrada com um empresário individual (depende do sistema tributário e do escopo da atividade empreendedora). A propósito, se precisamos de uma caixa registradora para IP na USN, já escrevemos em nosso artigo.

Não tendo concluído pelo menos uma das etapas acima, será impossível fechar o IP (eles simplesmente recusam ao aplicar).


3.2 O principal estágio do fechamento da PI

Após todas as questões preliminares terem sido resolvidas, não há como voltar atrás: os funcionários são demitidos, as contas são fechadas, todas as dívidas são pagas e os relatórios são transferidos para as estruturas de controle.

É hora de lidar diretamente com a eliminação do IP. O resultado de todo esse processo é obter o certificado fiscal apropriado, declarando que a atividade do empresário é considerada concluída.

Considere os pontos principais que permitirão concluir todo o procedimento o mais rápido possível.

Etapa No. 1 - Preenchendo o aplicativo descrito anteriormente (formulário P26001)

O processo de liquidação é semelhante, em alguns aspectos, ao processo de iniciar um negócio. Primeiro, você precisa escrever uma declaração indicando todas as informações necessárias (nada de incomum será necessário lá, todos os itens serão discutidos anteriormente na seção correspondente).

Vale a pena acrescentar aqui que, ao baixar um formulário da Internet, é necessário garantir que ele não contenha marcas d'água ou caracteres estranhos, além de ter todos os campos considerados anteriormente.

Pedido de fechamento de IP - faça o download grátis do formulário P26001

Por conveniência e agilidade no processo de eliminação, oferecemos baixar e preencher uma inscrição.

Um exemplo de preenchimento de um aplicativo para fechar IP de um documento do Excel

Etapa 2 - Pagamento da taxa

É necessário pagar a taxa estadual no valor de160 rublospara receber um recibo apropriado. Lembramos que, desde 2019, ao enviar documentos por meio de uma assinatura eletrônica (ou seja, em formato eletrônico), não é necessário pagar a taxa estadual.

Vá para a página - nalog.ru/create_business/ip/closing/, onde é indicado o tamanho do pagamento do imposto estadual

Todos os dados para pagamento podem ser obtidos no Serviço Tributário Federal, que eventualmente precisará ir após o certificado de liquidação do PI.

Amostra do formulário de pagamento do imposto estadual preenchido:

Amostra do formulário de pagamento do imposto estadual preenchido para a liquidação do IP

O recibo deve ser indicado como detalhes do beneficiáriotão remetente, ou seja, o próprio empresário, para poder identificar o pagamento.

O papel de confirmação de pagamento também é um documento vinculativo.

Etapa №3 - Conclusão do processo de fechamento de IP

Nesta fase, todo o procedimento chega ao fim. De fato, você precisa verificar o pacote inteiro de documentos novamente para garantir que tudo esteja no lugar.

Esses documentos precisam ser endereçados à divisão do Serviço Tributário Federal somente após a resolução de todos os problemas com vários fundos: pensão e mel. e social seguro. Eles, por sua vez, transferem para a administração fiscal informações que o empresário cumpriu todas as condições necessárias para a liquidação de seus negócios relacionados às suas atividades.

O processo de processamento de um aplicativo e um pacote de documentos leva 5 dias no máximoo que é dito nos atos regulatórios relevantes. Ao mesmo tempo, não se esqueça de pegar o documento confirmando a transferência de todos os seus documentos com a data em que os documentos foram enviados ao Serviço Fiscal Federal.

Após a auditoria, o ex-empresário recebe um certificado oficial, que confirma o término de suas atividades, ou seja, fala da liquidação da empresa.

Assim, mais uma vez, quero enfatizar que, de fato, o processo de fechamento do IP pode ser dividido em duas etapas inter-relacionadas.

O primeiro envolve a real interrupção da atividade e envolve a implementação ações preparatórias: exclusão da caixa registradora (se houver) do registro, demissão de funcionários (será necessário lidar com os fundos, bem como com a política médica de cada funcionário), feche a conta corrente (antes disso, verifique se todas as transações foram concluídas com êxito) e reporte ao imposto, eliminando dívidas.

Além disso, nesta fase, você precisará lidar com a rescisão de contratos existentes, caso contrário, terá que responder por eles após o fechamento do IP como físico. rostos (haverá suas próprias nuances e dificuldades).

Depois disso, você pode ir para marco. Será necessário escrever uma declaração, bem como pagar uma taxa, para que seja possível fornecer um recibo. Em seguida, com todos os documentos que você terá que visitar o Serviço Fiscal Federal. A espera de um certificado de término de atividade pode durar no máximo 5 dias, após os quais a empresa é considerada completamente liquidada.


Leia sobre como fechar o IE com dívidas, bem como informações sobre a falência de um empreendedor individual

4. Como fechar o IP com dívidas no PFR, FSS, etc.?

Essa pergunta difícil preocupa muitos empresários que têm problemas financeiros no processo de suas atividades independentes.

O mais interessante é que o processo de pagamento antecipado de dívidas é recomendado, mas não obrigatório. O fato é que, quando você inicia o processo de eliminação da PI, pode melhorar um pouco sua situação financeira, porque pode finalmente se livrar dos prêmios de seguro, que aumentam constantemente devido às suas dívidas e complicam a vida de uma pessoa que conduz honestamente seus negócios. Mas nem sempre pode ser bem-sucedido, dada a difícil situação no mercado de câmbio e os impostos impossivelmente altos para alguns tipos de atividade empreendedora.

Como resultado, parece que, quanto mais cedo você começar a fechar seus negócios, mais cedo poderá se livrar de pelo menos alguns pagamentos. Então, é viável liquidar IP na presença de dívidas?

Na maioria das vezes, a dívida se acumula a favor de impostoou Fundo de Pensões (FIU). Ao mesmo tempo, ao visitar o Serviço Tributário Federal com uma declaração sobre o fechamento do PI e na presença de dívidas, os funcionários do serviço podem recusar o empresário, como mencionado anteriormente.

O mais interessante é que eles não têm o direito de fazer isso, porque a lei não proíbe em nenhum lugar, no caso de dívida acumulada, permitir que uma pessoa liquide seu caso.

A linha inferior é que único proprietário é responsável por todos os seus bens, o que significa que, mesmo depois de se tornar o indivíduo mais comum (ou seja, após a conclusão do processo de eliminação da PI), ele terá que pagar com aqueles a quem deve.

E isso significa que esconder de fundos e serviços públicos não terá sucesso. De fato, só será possível parar de cobrar novos pagamentos obrigatórios.

O que fazer se todos os documentos forem coletados, a taxa for paga e o funcionário do Serviço Fiscal Federal se recusar a aceitar solicitaçõesargumentando que o empresário deve primeiro lidar com as dívidas e depois lidar com a liquidação.

Em tal situação, advogados experientes aconselham a não levar os assuntos a extremos, mas primeiro tentam apenas conversar com um representante fiscal, explicando toda a situação para ele. Ele próprio deve entender perfeitamente que ocultar dívidas a uma pessoa após o encerramento da PI impossível (legalmente), o que significa que não importa se ele é listado como empreendedor ou não.

Apesar disso, talvez conflito surge. É claro que, em um caso extremo, você pode processar ou recorrer a uma autoridade superior para defender seus direitos, mas há uma maneira mais complicada que envolve uma abordagem muito mais simples que economiza nervos e tempo, que geralmente entra em disputas.

Basta enviar todos os documentos necessários com certificação notarialonde for necessário pelo correio.

Importante! Todos os documentos devem ser enviados por correio registrado com uma notificação de que o destinatário o recebeu.

Nesse caso, o funcionário do STF não poderá se afastar já, porque o empresário terá em mãos a confirmação de que um certo número de solicitações foi recebido.

Obviamente, vale a pena dizer algumas palavras sobre a ordem na qual o pagamento da dívida pode ser necessário.

Um ex-empresário (um indivíduo que recebeu um certificado de liquidação de seu caso) pode lidar com o pagamento de suas dívidas da seguinte forma:

  • voluntariamente (nessa situação, a própria pessoa está interessada em tudo, recebe extratos da FIU e do Serviço Fiscal Federal e também realiza o pagamento de dívidas fornecendo recibos às estruturas apropriadas);
  • em forma forçada (o resultado mais indesejável, que implica uma situação em que os funcionários do imposto ou do fundo de pensão ajuizam uma ação para recuperar, não pago no momento, o valor, levando em consideração uma possível penalidade).

Para evitar todos os problemas possíveis, você precisa independentemente e em tempo hábil esteja interessado em quantias avaliadas de contribuições e impostos para pagamento, para que você pague tudo dentro do prazo e não enfrente problemas sérios.

Por isso especialistas aconselham para não atrasar todos os pagamentos, para que, no caso em que todos eles não se acumulem da noite para o dia e se tornem verdadeiramente insuportáveis, devido à combinação de várias dívidas em diferentes estruturas de estado de uma só vez.

Então, após a conclusão do processo de eliminação do IP a dívida é transferida para o indivíduo integralmente. No entanto, não existe um requisito legislativo para alertar todos aqueles a favor de quem existe uma dívida de que a conclusão da atividade empreendedora ocorreu. E tudo porque a dívida terá que ser paga em qualquer caso, dado que prazos especiais para isso são estabelecidos pelos atos legais aplicáveis.

De acordo com a legislação existente, ou seja, o ato jurídico 212-FZ (artigo 16 da cláusula 8), uma pessoa tem um crescente (exatamente 15 dias) resolver problemas com dívidas.

É durante esse período que ele tem todo o direito de mergulhar na solução de seus problemas financeiros, de modo que ele tem a oportunidade financeira de pagar impostos e transferir todas as contribuições de seguro avaliadas até a liquidação de cada empresário.

Dado 15-diurno o período começa a ser contado exatamente a partir do dia em que os dados em que o empresário deixou de ser ativo foram armazenados no Registro Unificado de Empresas do Estado.

Se físico. Como a pessoa não se mostrou de forma alguma durante esse período e não pagou a dívida, as partes que deveriam receber o dinheiro têm todo o direito de apresentar um pedido judicial.

No caso de uma solução bem-sucedida do caso para eles, a saber, na maioria dos casos, os representantes dos órgãos relevantes podem recorrer ao oficial de justiça para obter ajuda, por exemplo, para apreender parte da propriedade. Se você se deparar com problemas financeiros, recomendamos ler nosso artigo sobre onde obter dinheiro se todos os bancos e microempréstimos recusarem.

Vale ressaltar que uma das desvantagens da PI, em comparação com a mesma LLC, reside no aumento do grau de responsabilidade financeira. (Já escrevemos em detalhes sobre a liquidação da LLC em nossa última edição, que fornece instruções passo a passo sobre o fechamento da organização)

O empresário não possui oficialmente nenhum capital declarado. Toda a sua propriedade pode ser considerada uma fonte de recursos para liquidação de dívidas.

Uma exceção são os seguintes componentes que não podem ser retirados para quitar as dívidas de um empreendedor individual:

  • itens pessoais que não são luxuosos;
  • produtos alimentares;
  • habitação para a qual uma pessoa não pode encontrar um substituto, uma vez que não possui outra propriedade adequada para isso.

Entre outras coisas, resta levar em conta mais uma nuance: Pagar a dívida, de acordo com a legislação atual, é necessário apenas por um determinado período.

Nesse caso, estamos falando sobre o trabalho da regra, que define o prazo de prescrição (3 anos).

Por esse motivo, uma tese pode ser formulada para aqueles que decidiram lidar com a liquidação da PI na presença de dívidas em 2019: todas as dívidas que surgiram antes de 2015 não precisam ser reembolsadas. Apesar de uma explicação bastante clara dessa situação, alguns representantes de várias estruturas de supervisão ainda podem exigir o pagamento dessas dívidas indo a tribunal.

Em tal situação, não há necessidade de procurar algum advogado ou ser provocado. Basta declarar o prazo de prescrição durante o julgamento, que, é claro, expirou há muito tempo.

Com base no exposto, uma conclusão importante pode ser feita: se você precisar urgentemente fechar o IP e houver dívidas acumuladas, elas não poderão se tornar um obstáculo.

Após a liquidação de seus negócios, o empresário ainda precisará pagar todos eles. Para não responder mais tarde perante o tribunal, temendo pela segurança dos bens pessoais que podem ser confiscados pelos oficiais de justiça por sua decisão, é melhor pagar todos os pagamentos em dia e não adiar as contribuições de pensão que estão "pingando" até o registro oficial no Registro Estadual Unificado de Empresários Corporativos que trabalham empresário individual descontinuado.

5. Falência do IE com dívidas - as principais nuances 📚

Muitas vezes, pode surgir uma situação em que um empreendedor individual deseja fechar seus negócios porque não gera lucro que cubra todas as despesas.Nesse caso, ele pode estar com uma dívida séria, da qual não pode mais se livrar.

Sobre a falência de indivíduos e empreendedores individuais, que também fornece instruções e consequências passo a passo, escrevemos em um artigo separado.

Se um empresário deve certas quantias de dinheirofísico ou legal às pessoas com quem celebrou um contrato para a prestação de serviços ou para a venda de quaisquer bens e não pode devolvê-los, ele declarado falido. O que é falência, quais etapas e etapas você precisa passar, escrevemos em um artigo separado em mais detalhes.

Além disso, se um empresário pedir emprestado dinheiro de alguém (investidor privado, etc.) para desenvolver seus negócios e, como resultado, ele se esgotar e não houver maneira de devolvê-lo, será também uma questão de Insolvência IP. Para mais detalhes sobre como declarar falência de IP, leia o artigo aqui.

Em palavras, essa situação é suficiente claro e transparenteNo entanto, na realidade, é preciso enfrentar uma legislação imperfeita. O ponto principal do problema é dualidade essência de um empreendedor individual.

Por um lado, ele é um indivíduo, por outro lado, é uma entidade econômica responsável em várias situações, por exemplo, perante o tribunal com todos os seus bens (sujeito às restrições mencionadas na seção anterior).

Entre outras coisas, a falência da PI foi discutida anteriormente apenas em um ato regulatório, a saber Lei 27-FZque foi adotado em 2002 ano. Neste documento, o artigo 214 afirma que um empresário individual deve se declarar insolvente em uma situação em que não possa cumprir os requisitos de seus credores. Com base nisso, deve-se concluir que deve haver boas razões para a falência de um empreendedor individual.

Provar insolvência, nomeadamente a incapacidade de desempenhar financeirooutros obrigações acordadasterá que fornecendo demonstrações financeiras com todos os detalhes para demonstrar a realidade de suas próprias declarações.

Desde 2014 a situação tornou-se um pouco diferente. De acordo com Lei Federal nº 476, de 1º de outubro de 2015 todos os indivíduos têm a oportunidade de declarar falência.

Graças a isso, a questão dos empreendedores individuais com sua dupla essência é removida por si só.

De acordo com a lei federal descrita às IP houve uma oportunidade bastante óbvia de declarar falênciase liquidado dívidas ao estado. estruturas (ao imposto, Fundo de Pensões, etc.), mas o montante total da dívida aos credores é 500 mil rublos ou mais que esse valor.

Nesse caso, é necessário analisar a situação e aplicar ao Tribunal Arbitral, fornecendo a seus funcionários uma declaração reconhecendo o empresário como insolvente financeiramente.

No processo de processo e reconhecimento de falência IP, são aplicadas as seguintes medidas:

  1. Reestruturação de toda a dívida. Nesse caso, é feita uma tentativa de pagar a dívida de um ex-empresário usando uma fonte regular de renda, o que ajudaria a devolver tudo em no máximo três anos.
  2. Venda de bens do devedor que possam ser apreendidos (as restrições mencionadas anteriormente são levadas em consideração). Esse procedimento só pode ser realizado desde que a pessoa não tenha fontes de lucro que possam cobrir a dívida em um futuro próximo, ou seja, a primeira opção não é adequada.
  3. Acordo de liquidação (implica o consentimento conjunto das partes como outra maneira de resolver o conflito, se as duas anteriores não puderem estar envolvidas).

Declarar falência de IP é semelhante ao procedimento de falência de pessoas jurídicas.

Portanto, agora consideramos um conceito como falência (esta fase está no processo de falência de pessoas jurídicas). Isso significa todas as propriedades que no futuro podem ser vendidas para quitar dívidas.

Também para o pagamento de dívidas não está sujeito a venda um terreno, se a única habitação estiver localizada nele, bem como todos os tipos de coisas pessoais necessárias para uma pessoa viver, por exemplo, preparações médicas etc.

Entre outras coisas, o ex-empresário tem o direito de apelar para a inclusão nas listas de venda de algumas de suas coisas que chegaram lá, mas elas não podem afetar especialmente o retorno da dívida. O custo total de tais coisas não deve ser superior a 10 mil rublos.

Atenção! Há mais uma nuance que um empreendedor individual também deve considerar ao se declarar falido.

Se uma pessoa possui apenas uma parte de qualquer propriedade, o credor também pode contar com esse compartilhamento. Ou seja, ele pode exigir a alocação de uma parte falida na propriedade.

Considere um pequeno exemplo. Ex-empresário emprestou dinheiro para desenvolvimento de negócios. No final, ele falido. Ao mesmo tempo, a pessoa é dona do apartamento em que vive, além de metade da casa de campo particular que compartilha com sua irmã como residência de verão.

No final, o credor tem o direito de chamar a atenção do tribunal para esta casa de campo, uma vez que não é a única moradia do ex-empresário. Acontece que em tribunal a parcela de uma pessoa que, devido à falência, deixou de operar como empresário individual, pode ser realizada. Metade da casa pertencente à irmã permanecerá ilesa.

Quando a massa falida é formada, a venda de todas as propriedades incluídas nela ocorre.

De fato a venda é realizada com base no recebimento de uma quantia suficiente para pagar a dívida. Após a conclusão deste procedimento, se fosse possível eliminar as dívidas, a pessoa é dispensada integralmente de suas obrigações com seus credores.


6. Perguntas freqüentes

Considere algumas das perguntas que os empreendedores individuais costumam fazer.

Pergunta 1. O que é um certificado de ausência de dívida? Onde conseguir?

Este é um certificado de conformidade com as obrigações IP (individuais) de pagar impostos, taxas, multas e multas. Para receber esse certificado, você deve comparecer pessoalmente no serviço tributário no local do registro, com um pedido por escrito para o fornecimento deste certificado.

A ajuda deve ser emitida dentro de 10 dias úteis a partir da data de recebimento de um pedido por escrito à inspeção do Serviço Fiscal Federal da Rússia.

Um exemplo de certificado de falta de dívidas fiscais

Pergunta 2. Quais documentos são necessários para fechar o IP em 2019?

A lista de documentos necessários para eliminar as atividades de um indivíduo como empreendedor individual, em regra, não muda e, se o fizer, é insignificante.

É necessário monitorar a relevância dos formulários e pedidos submetidos às autoridades fiscais, os documentos relevantes devem ser apresentados apenas novos e válidos nos órgãos estaduais. Caso contrário, os documentos não serão aceitos.


7. Materiais de vídeo

Se você ainda tiver dúvidas, sugerimos assistir a vídeos que detalham a eliminação do IP.

7.1 Vídeo: como fechar IP - o que fazer após a liquidação

Assista ao vídeo que mostra o que você precisa saber para encerrar as atividades de IP.

7.2 Vídeo: Falência de um empreendedor individual

Veja também o vídeo, onde o administrador da falência fala sobre as nuances da falência da PI.


8. Conclusão

Então, como discutido anteriormente, administrando seu próprio negócio - O negócio é bastante complicado e requer muito tempo, conhecimento e investimentos financeiros.

Em algumas situações, o empreendedor simplesmente chega à conclusão de que não continuará fazendo isso, o que significa que algo deve ser decidido com o status de cada empreendedor: fechá-lo ou deixá-lo inativo. Claro, a primeira opção vem à mente a segunda opção, que vem da preguiça humana natural, mas é não é o mais correto. Porque

O fato é que o empreendedorismo individual "suspenso", que na verdade não conduz sua atividade (não vende nada, não oferece serviços), mas ao mesmo tempo é listado nos documentos por uma pessoa que há muito tempo abriu outro negócio ou a si mesmo em algum lugar conseguiu um emprego, pode trazer muitos problemas.

Afinal, ninguém cancelou o pagamento dos pagamentos do seguro, bem como a manutenção de vários documentos contábeis, incluindo relatórios para várias estruturas de controle (Serviço Fiscal Federal, PFR, FSS, etc.).

Por isso, é melhor não atrasar a liquidação da sua empresa em vários casos:

  1. Não gera o lucro esperado que cobriria todos os custos. (por exemplo, o custo de aquisição de mercadorias e aluguel de pregão) e também possibilitaria o pagamento de uma contribuição regular de pensão que não afeta o tamanho da futura pensão e traria uma renda satisfatória no balanço seco.
  2. Há problemas com documentação ou impostos. Nesse caso, ainda não será possível evitá-los fechando o IP, porque você terá que pagar todas as dívidas, mas, por outro lado, será possível começar tudo de novo depois que todos os problemas forem resolvidos. Para evitar problemas no futuro, recomendamos a leitura do nosso artigo - "Como iniciar seu próprio negócio?"
  3. O empresário simplesmente percebeu que não possuía habilidades práticas ou teóricas, o que significa que você precisa obtê-los trabalhando para alguém. Nesse caso, o caso pode não ser encerrado se não estiver planejado para ser muito longo. Após a retomada do trabalho, não será necessário lidar com documentos para registro de empreendedores individuais, mas você ainda precisará pagar todos os prêmios de seguro.
  4. Decisão tomada para expandir ou treinar novamente em LLC. Nesse caso, será necessário liquidar o empreendedorismo individual para começar a preparar novos documentos. Como resultado, novas oportunidades serão obtidas (por exemplo, vendendo seu próprio negócio).

Após a decisão final de encerrar o PI, será necessário coletar documentos (um atestado certificado no cartório, assim como o TIN, extratos da FIU, USRIP, certificado de atribuição do OGRNIP e um recibo confirmando o pagamento da taxa) e iniciar o procedimento, considerando todas as possíveis nuances. .

Importante! Após o fechamento e liquidação do PI, os documentos e declarações do PI devem ser armazenados por quatro anos (em caso de perguntas e inspeções do Serviço Fiscal Federal, do Fundo de Seguro Social, da FIU e de outras agências governamentais).

Não é difícil fechar o PI em comparação com a reorganização ou liquidação de uma entidade legal, portanto, dedique tempo e dinheiro para liquidá-lo.

P.S. A equipe da revista de negócios “Rich Pro” deseja boa sorte na solução de seus problemas financeiros, incluindo a eliminação da PI. Compartilhe suas opiniões sobre o tópico e faça suas perguntas nos comentários abaixo.

Deixe O Seu Comentário