Por que murchar folhas e flores da orquídea Phalaenopsis e o que fazer nessa situação?
O estado saudável da planta, como qualquer criatura viva, depende de vários fatores. Phalaenopsis é brilhante, as folhas são verdes saturadas, o caule é denso e suculento - são observados parâmetros importantes.
Mas de repente aconteceu que a orquídea começa a desaparecer. A folhagem fica amarela e, posteriormente, cai. A planta está no modo de sobrevivência e a perda de folhagem é semelhante a uma queda de lastro, de modo que a flor relata problemas. Por que isso acontece e qual é o motivo da perda de folhas, brotos e flores - analisaremos no artigo.
O que é esse fenômeno?
O processo de murcha significa a perda de rigidez, elasticidade das folhas ou flores. Nesse caso, as folhas ficam como um pano, o turgor desaparece, elas são de cor verde escura e macia. As partes superiores da flor, brotos jovens, caules se inclinam. O crescimento para, a flor diminui de tamanho. Se você não tomar medidas, a folhagem ficará amarela, depois seque e caia (sobre o motivo pelo qual folhas, raízes e outras partes da phalaenopsis secam e o que fazer com isso, leia aqui).
Qual é o perigo?
A aparência de murcha indica doenças de vários tipos ou processos naturais. O principal perigo é reagir a tempo dos primeiros sintomas. A tempo de ajudar a phalaenopsis doente. Com um processo em execução, ressuscitar uma flor não é tão simples. As conseqüências estão repletas de: secagem das raízes, desenvolvimento de doenças infecciosas, deterioração do sistema radicular, interrupção do desenvolvimento, interrupção do florescimento, adaptação prolongada.
Razões para murchar
Folha
A bela phalaenopsis perde sua aparência atraente - a imagem é criada sem alegria. Claro perda de elasticidade foliar está associada a uma violação de processos bioquímicos, mas vale a pena entender os fatores:
- falta de fluido ou estagnação da água na panela;
- uso inadequado de fertilizantes;
- danos parasitas;
- danos ao sistema radicular;
- baixa ou baixa umidade do ar;
- superaquecimento da raiz;
- O substrato tornou-se inutilizável.
Cores
Se na sua orquídea favorita durante a floração, as folhas murcham e caem, a fim de determinar a raiz do problema, você deve descobrir os possíveis motivos:
- processo natural de envelhecimento;
- falta de iluminação ou queimaduras solares;
- rega inadequada;
- danos causados por pragas de insetos;
- pulverização;
- baixa umidade do ar;
- hipotermia;
- estresse
Como reviver folhas e brotos lentos?
Folhagem e flores da orquídea murcha. Qualquer florista pode enfrentar um problema semelhante. Tendo descoberto as razões, você pode encontrar uma saída para uma situação difícil. Abaixo, você pode se familiarizar com o algoritmo de ações em diferentes casos.
Superaquecimento da raiz
As orquídeas vêm dos trópicos, não é de surpreender que gostem do calor. No entanto, tudo é bom com moderação. Não deixe a planta sob luz solar direta, perto de um radiador de aquecimento no inverno ou sob uma corrente de ar quente do ar condicionado. Um aumento na temperatura do solo implica a evaporação da umidade. E mais abaixo na cadeia, o sistema radicular não obteve a quantidade certa de líquido e, portanto, as folhas e as flores não foram saturadas com substâncias úteis. Esse processo pode acontecer em questão de horas.
Ação tomada:
- remova a orquídea de um local quente;
- deixe esfriar por 2-3 horas;
- depois de um pouco de água e borrife as folhas;
- a planta pode restaurar o equilíbrio da água em até 5 dias.
Muito molhado
A umidade excessiva é um problema sério para as plantas. Phalaenopsis, danificado pela podridão, começa a perder folhagem. As folhas ficam macias, menos elásticas. Eles caem do caule, a planta se desenvolve como um construtor.
Atenção! O principal é detectar a doença a tempo, tomar urgentemente todas as medidas necessárias e eliminar a causa da propagação da podridão.Ação tomada:
- extrair a flor da panela;
- enxaguar as raízes em água corrente;
- remover áreas danificadas, tratar seções com um anti-séptico;
- deixe secar durante a noite;
- transplantar a orquídea em um novo solo e uma boa camada de drenagem;
- água somente depois que o solo secar.
Estresse
Uma mudança repentina de residência para orquídeas é uma espécie de choque. Afinal, ao mesmo tempo, a iluminação, a temperatura e a umidade mudam. E as plantas reagem imediatamente a essas mudanças. No início, a flor pode parar de florescer, perder brotos, mas depois tudo vai dar certo. Leva tempo para se adaptar.
Medidas tomadas: otimize os parâmetros de conforto para manter a phalaenopsis em casa.
Compactação do substrato
Regularmente, o substrato precisa ser trocado, o transplante de plantas é realizado a cada 2-3 anos. Durante esse período, o solo está esgotado, sua estrutura está mudando. Os componentes naturais começam a se decompor, os sais se acumulam e os orifícios de drenagem ficam entupidos. Como resultado, o solo fica comprimido, o ar não enriquece as raízes com oxigênio e o líquido estagna. O sistema radicular começa a doer, como um sintoma - folhas e brotos murchas.
Ação tomada:
- extrair a flor da panela;
- enxaguar as raízes em água corrente;
- remover áreas danificadas, tratar seções com um anti-séptico;
- deixe secar durante a noite;
- transplante a orquídea em um novo solo enriquecido com minerais e uma boa camada de drenagem.
Falta de umidade
A falta de líquido pode ocorrer quando não há rega. Uma planta precisa de uma quantidade mínima de água, que dissolve os minerais encontrados no solo e nutre o sistema radicular.
Ação tomada:
- extraímos uma orquídea de um vaso de flores;
- imerso em uma bacia com água até que o coma de argila seja desoxidado;
- note que a água não deve cair nas folhas;
- se necessário, coloque em uma panela nova.
Rascunho
A ventilação diária afeta positivamente o estado da phalaenopsis. Mas arejar e rascunhar são duas coisas diferentes. O rascunho é perigoso até para as pessoas, sem mencionar as plantas. Um fluxo frio de ar pode causar flores flácidas. A planta está sujeita a refrigeração, o que pode afetá-la adversamente.
Importante! Não é aconselhável realizar ventilação se você apenas regar ou borrifar a planta.Medidas tomadas: não é necessário colocar um vaso com uma orquídea em locais de circulação de correntes de ar frio.
Hipotermia e ulceração
Muitas vezes, a murcha ocorre como resultado do ar frio entrando nas folhas. Por exemplo, ao transportar uma planta da casa da loja, quando a folhagem entra em contato com o vidro, quando a janela está congelada a -16 ° C. É perigoso se antes disso a orquídea foi derramada ou pulverizada com água. A hipotermia também provoca a descarga de brotos e flores. Mas não se desespere, esse fenômeno é de curta duração.
Medidas tomadas: as folhas murchas não devem ser tratadas. Eles definitivamente devem ser eliminados. A planta não precisa de transplante. Só vale a pena mudar para um local mais quente e não se esqueça da hidratação regular.
Quando é tarde demais para economizar?
Em 90% dos casos, o murchamento das folhas ocorre devido a problemas no sistema radicular. De acordo com o grau de dano, eles são divididos em leve, médio e grave. É difícil para jardineiros não experientes determinar imediatamente o estágio da doença. Para fazer isso, puxe a planta pelo caule, tentando puxá-la para fora. Se isso é difícil, o problema não está nas raízes. A condição da orquídea pode ser restaurada ajustando o cuidado. Se não foi difícil conseguir uma flor, isso significa tomar medidas de resgate tarde.
Aconteceu:
- atrofia séria de tecidos vegetais e não pode ser restaurada;
- a maior parte do sistema radicular morreu devido à falta de líquido.
Você aprenderá sobre como salvar phalaenopsis e cultivar raízes se elas morrerem, neste artigo.
O que fazer para a prevenção?
Evitar situações desagradáveis só é possível com o cuidado adequado das raízes da phalaenopsis e da orquídea como um todo.
- Manter uma temperatura confortável no verão: + 22-25ºС, no inverno + 16-18ºС. A diferença nas diferenças de temperatura não deve exceder 5ºС.
- A iluminação é necessária difusa, com uma duração de 14 horas. No verão, a luz solar intensa precisa ser sombreada.
- Umidade dentro de 50-60%. Certifique-se de ventilar regularmente a sala.
- Água uma vez por semana, entre o solo deve secar completamente.
- Adubar orquídeas 2 vezes por mês, especialmente durante o período de floração. A cobertura deve ser usada com um conteúdo predominante de potássio e ferro.
- É melhor pulverizar Phalaenopsis até 5 vezes por dia. Excluir o procedimento durante o período de floração.
Vídeo útil
A seguir, um vídeo visual sobre o tema: “Por que as folhas da orquídea murcham e o que fazer?”:
Conclusão
Pode parecer brega aconselhamos que você não negligencie as regras básicas para o tratamento de orquídeas. Afinal, uma beleza tropical é bastante difícil de se adaptar ao nosso clima, ela precisa de ajuda. Na ausência de parâmetros confortáveis, a orquídea será exposta a doenças e pragas e morrerá. Ame suas flores, e elas retribuirão.