Templo de Lótus em Delhi - um símbolo da unidade de todas as religiões
O Templo de Lótus é uma das principais atrações arquitetônicas não apenas em Délhi, mas em toda a Índia. Seus criadores acreditam que existe apenas um deus na terra e que simplesmente não há limites entre uma religião ou outra.
Informações gerais
O Templo de Lótus, cujo nome oficial é Casa de Culto Bahai, está localizado na vila de Bahapur (sudeste de Délhi). O enorme edifício religioso, cuja forma se assemelha a uma flor de lótus semi-florescida, é feito de concreto e coberto com mármore penteliano branco como a neve, trazido do Monte Pendelicon na Grécia.
O complexo do templo, que inclui 9 piscinas externas e um imenso jardim, ocupando mais de 10 hectares, é considerado o maior edifício de nosso tempo, construído de acordo com os cânones do bahá'ísmo. O tamanho deste santuário é realmente impressionante: a altura é de cerca de 40 m, a área do salão principal é de 76 metros quadrados. m, capacidade - 1300 pessoas.
Curiosamente, a Casa de Culto Bahai é fresca e fria, mesmo sob o calor mais intenso. A “falha” é o sistema especial de ventilação natural usado na construção de templos antigos. Segundo ele, o ar frio que passa pela fundação e as piscinas cheias de água esquenta no meio do edifício e sai por um pequeno buraco na cúpula.
Não há clérigos familiares no Templo do Lótus Branco - seu papel é desempenhado por voluntários que mudam regularmente, que não apenas mantêm a ordem, mas também realizam vários programas de oração por dia. Nesse momento, dentro dos muros da casa, você pode ouvir o canto acapal das orações e a leitura das escrituras pertencentes ao Bahaísmo e a outras religiões.
As portas do Templo de Lótus estão abertas a representantes de todas as religiões e nacionalidades, e espaçosos salões em forma de pétalas de flores têm longas meditações, que ocorrem em completa harmonia e pacificação. Nos primeiros 10 anos desde a abertura, mais de 50 milhões de visitantes a visitaram e, durante as férias, o número de paroquianos e turistas comuns pode chegar a 150 mil pessoas.
Breve história
O Templo de Lótus em Délhi, frequentemente comparado ao Taj Mahal, foi construído em 1986 com dinheiro arrecadado por representantes bahá'ís em todo o mundo. É verdade que a ideia de uma construção desse tipo surgiu muito antes - pelo menos 65 anos antes. Foi então, em 1921, que uma jovem comunidade de co-religiosos indianos procurou Abdul-Baha, o fundador da religião Bahai, com a proposta de criar sua própria catedral. Seu desejo foi atendido, apenas a arrecadação de fundos necessária para a construção dessa instalação levou quase meio século.
A fundação da casa foi estabelecida em 1976, de acordo com os desenhos desenvolvidos por Fariborza Sahba. Mas antes que o mundo visse esse edifício único, o arquiteto canadense precisou realizar um trabalho verdadeiramente grandioso.
Por cerca de 2 anos, Sahba buscou inspiração nos melhores edifícios arquitetônicos do mundo, até encontrá-lo na famosa Sydney Opera House, feita no estilo do expressionismo estrutural. O desenvolvimento do esboço, feito com a ajuda de programas de computador modernos, também levou a mesma quantidade. Os 6 anos restantes foram gastos na própria construção, da qual participaram mais de 800 pessoas.
O resultado desse trabalho meticuloso foi uma estrutura única, que é o principal templo da religião bahá'í, não apenas na Índia, mas também em muitos países vizinhos. Eles dizem que foram gastos cerca de 100 milhões de rúpias na construção e projeto do território adjacente. O local do santuário também não foi escolhido por acaso - antigamente havia um assentamento mítico de Baha Pur, intimamente ligado à história desse credo.
A idéia de uma catedral que não tem fronteiras entre religiões tem sido apoiada em todo o mundo. Até hoje, os seguidores do bahá'ísmo conseguiram construir mais 7 santuários espalhados por diferentes partes do mundo. Além de Déli, eles estão em Uganda, América, Alemanha, Panamá, Samoa e Austrália. O oitavo templo, atualmente em construção, está localizado no Chile (Santiago). É verdade que, nos livros religiosos e nos círculos sagrados, há referências às Casas de Culto Bahai, erguidas por civilizações antigas. Um deles está localizado na Criméia, o segundo - no Egito, mas o caminho para eles é conhecido apenas pelos iniciados.
Templo Bahai no PanamáArquitetura e idéia do templo
Olhando a foto do Templo de Lótus na Índia, você pode ver que todos os detalhes presentes na arquitetura deste edifício têm seu próprio significado. Mas as primeiras coisas primeiro.
Forma de lótusO lótus é uma flor divina, considerada um símbolo de iluminação, pureza espiritual e busca da perfeição. Guiado por essa idéia, o arquiteto-chefe projetou 27 enormes pétalas localizadas em toda a circunferência do edifício. Dessa maneira simples, ele queria mostrar que a vida humana nada mais é do que um renascimento da alma e um ciclo interminável de nascimento e morte.
Número 9O número 9 no bahá'ísmo é sagrado, por isso pode ser encontrado não apenas nos escritos sagrados, mas também na arquitetura de quase todas as catedrais de Bahai. O Templo de Lótus não foi uma exceção às regras, cujas proporções correspondem exatamente aos princípios principais deste dogma:
- 27 pétalas dispostas em 3 linhas de 9 peças;
- 9 compartimentos combinados em 3 grupos;
- 9 piscinas localizadas ao redor do perímetro do templo;
- 9 portas separadas que conduzem à sala interior.
Nos contornos da Casa de Adoração Bahá'í, nenhuma linha reta pode ser encontrada. Flutuam suavemente sobre as curvas das pétalas brancas como a neve pela metade, indicando o fluxo livre de pensamentos, aspirando a assuntos mais elevados. Vale a pena notar a forma arredondada do santuário, simbolizando o movimento da vida ao longo da Roda de Samsara e lembrando às pessoas que elas vieram a este mundo apenas para obter uma certa experiência.
9 portas significativasAs nove portas do Templo de Lótus, em Délhi (Índia), indicam o número das principais religiões do mundo e proporcionam liberdade de religião a quem entra em seus muros. Ao mesmo tempo, todos eles levam da parte central do salão para os nove cantos externos, sugerindo que a abundância de credos existentes hoje apenas afasta a pessoa do caminho direto a Deus.
O arquiteto que trabalhou no Templo de Lótus levou em consideração todos os aspectos e pensou não apenas na forma da catedral, mas também em seus arredores. É por esse motivo que o complexo do templo foi construído a poucos quilômetros da cidade, para que todos pudessem esquecer pelo menos por um tempo suas preocupações e barulho diários. E ao longo de seu perímetro apareceram 9 piscinas, criando a impressão de que uma flor de pedra realmente desliza ao longo da superfície da água.
Com o início da escuridão, toda essa estrutura é destacada com poderosas lâmpadas LED, o que a torna ainda mais realista. A originalidade deste edifício não passou despercebida - é mencionada regularmente em artigos de revistas e jornais, além de ser agraciada com vários prêmios e prêmios de arquitetura.
Compare preços de acomodação usando este formulário
O que tem dentro?
Olhando para a foto do Templo de Lótus em Nova Délhi, você não verá ícones caros, estátuas de mármore, altares ou pinturas de parede - apenas lojas de oração e algumas cadeiras simples. No entanto, esse ascetismo não tem nenhuma ligação com a falta de dinheiro para organizar uma das principais atrações da Índia. O fato é que, segundo as escrituras, os templos de Bahai não devem conter jóias que não tenham o menor valor espiritual e apenas distrair os paroquianos de seu verdadeiro propósito.
A única exceção é o enorme sinal Bahai de nove pontas, feito de ouro puro e colocado sob a cúpula do santuário. Se você olhar com atenção, poderá ver a frase "Deus acima de tudo", escrita em árabe. Além do salão central, existem vários segmentos separados dedicados a todas as religiões do mundo. Um portão separado leva a cada um deles.
Excursões
Visitas gratuitas ao complexo são realizadas diariamente. Para fazer isso, antes de entrar no Templo de Lótus na Índia, há funcionários especialmente treinados que reúnem todas as pessoas em grupos, explicam as regras de conduta para eles e depois as transmitem a guias profissionais. Para evitar agitação, as pessoas são lançadas em porções, no entanto, os turistas estrangeiros têm uma vantagem sobre os habitantes da Índia, então você definitivamente não terá que definhar antes da sua vez.
A duração do passeio é de uma hora, após o qual o grupo é levado para o pátio, onde é esperado que ela caminhe no parque. O número de grupos liberados simultaneamente depende do número total de visitantes (pode haver 1, 2 ou 3). Ao mesmo tempo, eles tentam manter representantes de países europeus juntos, e os passeios são realizados em inglês (não há guia de áudio, mas se você tiver muita sorte, poderá encontrar um guia de língua russa).
Informações práticas
O Templo de Lótus (Nova Délhi) está aberto todo o ano, de terça a domingo. O horário de funcionamento depende da época do ano:
- Inverno (01.10 - 31.03): das 09:00 às 17:00;
- Verão (01.04 - 30.09): das 09:00 às 18:00.
Aos domingos e feriados, o salão de oração fica fechado até às 12 horas.
Você pode encontrar essa importante atração indiana em: Próximo ao templo de Kalkaji, leste de Nehru Place, Nova Délhi 110019, Índia. A entrada no território é gratuita, mas você pode deixar uma pequena doação, se desejar. Procure mais informações no site oficial - //www.bahaihouseofworship.in/Descubra tarifas ou reserve qualquer acomodação usando este formulário
Dicas úteis
Antes de você fazer uma excursão ao Templo de Lotus, tome nota de algumas dicas úteis:
- Antes de entrar no território do santuário, os sapatos são deixados em armários gratuitos - essa condição é obrigatória.
- Na Casa de Adoração Bahai, deve-se observar um silêncio absoluto - graças à acústica única, cada palavra que você ouvir será ouvida por todos os presentes.
- É proibido o uso de equipamento de foto e vídeo dentro de casa, mas lá fora você pode filmar quantos quiser.
- As melhores fotos da catedral são obtidas pela manhã.
- Antes de chegar ao parque, você terá que passar por um teste. Ao mesmo tempo, não apenas as malas são revistadas, mas também os próprios visitantes (existem duas linhas separadas para homens e mulheres).
- É proibido levar comida e álcool ao território do complexo.
- Para tornar sua visita ao Templo de Lótus ainda mais impressionante, venha aqui durante o horário de oração (10:00, 12:00, 15:00 e 17:00).
- A maneira mais conveniente de chegar ao local é nas estações de metrô Nehru Place ou Kalkaji Mandir. Mas para quem não está muito bem orientado na cidade, é melhor pedir um táxi.
Templo de lótus em vista aérea de Deli: