Tudo sobre variedades de begônia de coral: características da reprodução e dicas úteis sobre cuidados adequados

A begônia foi descoberta pelo botânico florista Charles Plumieu enquanto explorava as Antilhas no século XVII. Ele nomeou a planta desconhecida como begônia em homenagem ao governador do Haiti, Michel Begon, que doou fundos para a expedição. Desde então, a begônia tem sido legitimamente uma floricultura especial da realeza.

A begônia coral, originária do Brasil, não é muito exigente para cuidar, para que possa decorar qualquer casa.

Este artigo fornece informações sobre begônia de coral: características de sua reprodução e dicas úteis sobre cuidados adequados.

Descrição botânica

Na natureza, esse arbusto atinge até dois metros de altura. Em casa, essa beleza pode crescer até um metro de altura. Em hastes retas, semelhantes a bambus, existem grandes folhas alongadas de um suave brilho fosco, penduradas como asas. Devido a esse recurso, a begônia coral recebeu um nome diferente - Angel Wings.

As folhas têm bordas serrilhadas e são cobertas com manchas prateadas; a parte inferior geralmente é de um tom avermelhado. Flores de begônia vêm em vários tons: rosa, lilás, coral, roxo.

Este tipo de begônia atrai floristas por seu grande arbusto, taxa de crescimento e floração quase o ano todo.

Variedades

Existem mais de mil espécies de begônias, mas ainda não existe uma classificação geral de plantas aceita. De acordo com uma das opções, é possível distinguir essas direções condicionais:

  • Begônias frondosas decorativasque não possuem um tronco comum acima do solo. As folhas crescem a partir de uma raiz ramificada.
  • Begônias de tubérculoscaracterizado por rizoma tuberoso, caules altos carnudos e flores simples.
  • Lindas begônias de floração - plantas com lindas flores simples e duplas de várias cores.
  • Begônias de arbusto, representando arbustos com numerosos brotos laterais. A begônia coral pertence a esta espécie.

Foto

Aqui você verá uma foto desta bela planta - begônia coral:



Onde e como plantá-la?

Ao plantar uma begônia de coral, você deve definitivamente escolher uma panela com furos na parte inferiorpara que o excesso de água possa sair sem impedimentos. É desejável que a largura do topo exceda a largura do fundo. Uma panela de barro é adequada: não contém impurezas químicas e aquece lentamente. No fundo da panela deve ser colocada uma drenagem de 2 cm de espessura. Para isso, você pode usar tijolos quebrados, seixos, argila expandida, cascalho, poliestireno.

Iluminação e localização

Begônia não tolera luz solar direta. As queimaduras nas folhas obtidas com tanta luz certamente afetarão não apenas a aparência da planta, mas também seu desenvolvimento.

A planta precisa de luz difusa. Portanto, é ideal colocar vasos de begônia em uma janela ocidental, leste ou norte. Na janela sul, a planta pode ser colocada no inverno.

Requisitos do solo

O solo da begônia coral deve passar facilmente pelo ar e pela água. Você pode usar misturas das seguintes composições:

  1. Duas partes da terra comum, parte do composto, parte da turfa seca, parte da areia grossa.
  2. Duas partes do solo, duas partes do húmus, parte da areia grossa.

Você pode comprar uma mistura especialmente preparada para a begônia de coral. Uma mistura projetada para violetas também é adequada.

Como cuidar desta planta de interior?

A begônia coral é mais fácil de tolerar a falta de água do que o excesso, portanto é necessário regar a planta, certificando-se de que o solo superficial esteja completamente seco. No verão, a rega deve ser mais abundante. As folhas carnudas da begônia a altas temperaturas perdem rapidamente a umidade, e isso pode levar à morte da beleza.

O regime de temperatura para a begônia é ideal na faixa de 17 a 25 graus
. É aconselhável não colocar a planta perto das folhas da janela ou em locais de ventilação, pois isso pode afetar adversamente o desenvolvimento da begônia.

Ao regar 2 vezes por mês em água, é aconselhável adicionar uma solução de fertilizante de potássio. Para obter os cuidados necessários, o solo da panela deve ser atualizado anualmente. Na primavera, a begônia pode ser alimentada com fertilizantes com fósforo, mas não mais que duas vezes por mês.

Se a planta é jovem, no início do verão é aconselhável transplantá-la para um recipiente grande. Um transplante é melhor realizado no dia seguinte à rega. No entanto, ao escolher um vaso, deve-se considerar o seguinte: uma grande quantidade de terra não utilizada leva a processos de putrefação. Begônias adultas não precisam de transplantes frequentes; você pode substituir esse processo substituindo o solo superficial.

IMPORTANTE Não transplante a planta durante o período de floração.

Ela também precisa de poda. Se você não formar um arbusto ao cuidar da planta, as hastes estendidas afetarão negativamente a aparência da begônia. Portanto, vale a poda dos brotos após o terceiro internodo, a fim de estimular o crescimento de ramos laterais. As estacas cortadas podem ser usadas para propagar begônias..

Após a floração, galhos secos e pincéis precisam ser cortados, caso contrário, a begônia começará a perder nutrientes.

Doenças e Pragas Comuns

Como todas as begônias, uma beleza de coral pode ser afetada por doenças ou pragas.

  • Alta umidade ou circulação insuficiente de ar podem levar ao aparecimento de manchas marrons feias ou até pretas nas folhas da planta. Nesse caso, o regime de temperatura do ar deve ser normalizado e agentes fungicidas devem ser utilizados, removendo previamente todas as áreas afetadas.
  • Escurecer, secar folhas cobertas com revestimento de farinha branca são sinais de oídio. Você pode curar a begônia usando qualquer solução fungicida ou preparando uma mistura de dois gramas de sulfato de cobre e vinte gramas de sabão de alcatrão por litro de água.
  • Se os lados inferiores das folhas estiverem cobertos com manchas semelhantes a água vidrada, escurecendo gradualmente a marrom, isso indica a presença de manchas bacterianas. Infelizmente, esta doença não pode ser curada e a planta terá que ser destruída.
  • Begônia mal florescendo com folhas deformadas afetadas por um revestimento de açúcar com um fungo é evidência de afeto com uma crosta falsa. Este é um pequeno inseto transparente que se alimenta da seiva da planta. Qualquer pesticida destinado a plantas de interior ajudará a se livrar da praga.
  • Se pequenos insetos de forma oval são visíveis na parte inferior de uma folha amarelada, o pulgão, portador de doenças virais, afetou a begônia. Uma solução de sabão doméstico comum (20 gramas por litro de água) ou um inseticida adquirido ajudará.
  • Uma das pragas mais comuns é o ácaro da aranha. Quase invisível devido ao seu tamanho microscópico, esta praga é capaz de infligir danos críticos às begônias. Durante a nutrição, ele perfura os lençóis, o que leva a uma deterioração na fotossíntese e a uma violação do desenvolvimento normal da planta. Se a begônia não for curada a tempo, ela morrerá. Para se livrar do parasita, acaricidas e insectoacaricidas devem ser usados.

Recursos de propagação

A begônia coral propaga-se facilmente em casa. Várias opções de criação são possíveis.:

  1. Um talo de folha com cerca de dez centímetros de comprimento deve ser colocado na água (ou areia molhada). Quando as raízes aparentes atingem um centímetro e meio de comprimento, o caule deve ser transplantado para o solo. Você pode acelerar o crescimento cobrindo o recipiente com a alça com uma jarra de vidro (isso imita as condições da estufa).

    Para evitar o desenvolvimento de uma doença fúngica em uma planta jovem, é necessário pulverizar o local de contato do cabo com o solo com cinza de madeira.

  2. Para propagar a planta com folhas, é necessário fazer incisões na parte de trás da folha, colocar a folha em um substrato úmido e cobrir com um filme. Periodicamente, é necessário aparar as partes com as raízes formadas, deixando algumas para maior crescimento.
  3. Ao transplantar, você pode dividir o rizoma. Este não é apenas um método de reprodução, mas também um procedimento para rejuvenescer uma begônia adulta.

Por que não floresce?

Em alguns casos, a begônia de coral não floresce. É necessário conhecer os possíveis motivos para prevenir ou corrigir esta situação a tempo. Aqui estão razões comuns pelas quais uma planta fornece folhagem, mas não floresce.

  • Jovem idade de begônia. Uma planta jovem demais pode simplesmente não se desenvolver até o momento da floração natural.
  • Falta de iluminação. Begônia não florescerá com a falta de luz. Para corrigir a situação, basta transferir o pote para uma sala mais iluminada.
  • Ar seco. Se a begônia parou de florescer e as folhas estão secando nas bordas, a razão é que o ar está muito seco para a planta. É necessário aumentar a umidade na sala. A saída pode ser um recipiente de água próximo à begônia.
  • Ar frio. O ar muito frio leva a begônia a um estado estressante, no qual será impossível esperar a floração. É necessário ajustar o regime ar-térmico para criar um ambiente confortável para a planta.
  • Falta de períodos de descanso. Após cada flor de begônia, leva tempo para descansar. Às vezes, esse cronograma se perde e a planta não possui vitalidade suficiente para repetir a floração. A correção dos períodos de descanso neste caso é necessária.

    Para fazer isso, no verão, uma panela de begônias é colocada em um local escuro e fresco, a rega é reduzida e o horário de verão é artificialmente reduzido, cobrindo a begônia após sete horas de luz. Após alguns meses de descanso, a begônia pode ser gradualmente retirada desse estado, aumentando a duração do horário de verão, a água e a temperatura do ar.

  • Falta de vitaminas. Às vezes, a begônia não dá flores devido à falta de vitaminas. Nesse caso, vale a pena mudar o solo para um solo especial para begônias.
  • Doenças e pragas também levam à falta de floração. Se uma doença ou inseto nocivo for encontrado, um tratamento adequado deve ser seguido imediatamente.

Conclusão

Se você não observar as condições mais difíceis para cuidar da begônia de coral, a beleza brasileira em gratidão ficará encantada com flores magníficas, criando o clima e a atmosfera do feriado em casa.

Deixe O Seu Comentário