Spathiphyllum morrerá: por que isso está acontecendo e o que deve ser feito para salvar a flor?
O spathiphyllum despretensioso e higrófilo ainda é às vezes suscetível à doença. Pode haver várias razões para isso.
Cuidados inadequados, condições inadequadas, ataque de pragas. Mas se isso já aconteceu? Como lidar com problemas?
Assim, no artigo, você aprenderá em detalhes sobre esse problema, quais métodos de tratamento existem, como realizar a profilaxia e outros cuidados com a planta.
O que é uma seca?
Seca na maioria dos casos se manifesta secando folhas. Muitas vezes, as folhas não apenas secam, mas também enrolam e caem. O caule seca com menos frequência. Além disso, por várias razões, as flores negras podem enrolar e secar. O motivo para isso pode ser:
- condições impróprias de detenção;
- cuidados inadequados;
- doenças e pragas.
A planta pode não absorver umidade e nutrientes. Se tais problemas surgirem, na maioria dos casos a planta poderá ser salva. Mas, para isso, primeiro você precisa entender as causas da secagem do spathiphyllum.
Razões principais
Vamos entender por que as pontas das folhas ou outras partes da flor secam.Felicidade feminina, porque dependerá do que fazer para salvar a planta e de como organizar mais cuidados em casa.
Uma razão importante - violação das regras de atendimento:
- Rega excessiva. Se a planta é regada em abundância, suas raízes começam a apodrecer. Especialmente se a sala estiver fria. Esta situação é refletida nas folhas. Isso pode se manifestar de várias maneiras: secagem das extremidades da folha, escurecimento, coloração, torção, deformação.
- Falta de nutrição. Pode ser expressa na falta de nitrogênio e fósforo no solo.
- Dosagem incorreta de fertilizantes ou fertilizantes selecionados incorretamente.
- Baixa umidade. Em tais condições, não apenas as folhas, mas também os caules e as flores podem secar.
- Solo seco. Isso acontece com a rega e a pulverização insuficientes.
- Pequena capacidade de vaso. A flor não tem espaço e nutrientes suficientes, apenas cresceu fora do vaso.
- Local errado. Spathiphyllum não gosta de luz solar direta. Mas, ao mesmo tempo, ele não gosta de ar frio. Se a planta estiver nessas condições por tempo suficiente, as folhas e caules do spathiphyllum podem secar.
Doenças e pragas:
- Cogumelo fuligem. Isso afeta a parte superior da folha. Quando derrotados com um fungo fuligem, as folhas e o caule secam. Para resolver o problema, trate a superfície danificada com água e sabão.
- Escudo. Manchas escuras nas folhas testemunham isso. Se não for detectado a tempo, o spathiphyllum morrerá. Para destruir a crosta, pulverize a flor com uma solução de sabão e tabaco com a adição de álcool desnaturado ou querosene. Você também pode usar sulfato de nicotina (1 grama por litro de água).
- Ácaro aranha. Uma séria ameaça ao spathiphyllum. Aparece nas folhas, envolvendo suas teias de aranha. A presença deste parasita leva à secagem completa da planta. Para combater o ácaro, a teia de aranha deve ser completamente removida e a flor deve ser tratada com água e sabão, enxofre e inseticidas.
- Mealybug aparece com umidade excessiva e vive entre as folhas. Para se livrar dela, limpe a flor com um pano embebido em uma solução alcoólica. Você também pode usar inseticidas ou suco cítrico.
Por que o spathiphyllum seca é discutido neste artigo.
Maneiras de resolver o problema
- As pontas das folhas secam e formam manchas sobre elas. Isso pode ser um sinal de rega excessiva. Para eliminar esse problema, você precisa ajustar o cronograma de rega e pulverização. Outra razão é baixa umidade. A solução é colocar musgo úmido no solo ou colocar a panela em um palete com seixos molhados. Também ao lado da panela você pode colocar um pequeno recipiente com água.
- Flores escuras e secas. Pode haver várias razões para isso. Rega excessiva e overdose de fertilizantes. Esse problema é resolvido da seguinte forma: se a causa é rega excessiva, é reduzida, se a planta é superalimentada, as raízes são lavadas com água e a flor é transplantada.
- Deformação das folhas e sua subsequente secagem. A razão é a falta de luz. A solução é colocar o spathiphyllum em um local mais brilhante. Se o quintal for inverno, você precisará de iluminação adicional.
- Doenças do sistema radicular podem levar à secagem das folhas. Por sua vez, essas doenças são causadas por uma drenagem inadequada na panela. A umidade estagna no solo e as raízes começam a apodrecer. A solução é transplantar em um novo substrato e tratar as raízes com uma composição promotora de crescimento.
- Queimadura de raiz de fertilizante. Geralmente, isso leva a uma overdose de fertilizantes ou a uma adesão inadequada ao regime de alimentação (com muita frequência). Isso é evidenciado pelo escurecimento das folhas, seguido de secagem e morte. A solução é extrair a planta da panela, as raízes devem ser lavadas em água corrente. Em seguida, transplante para um novo solo. As raízes danificadas precisam ser aparadas.
- Se não apenas as folhas secarem, mas também o caule - isso pode indicar uma derrota pelo cochonilha. Manifesta-se como um revestimento branco em toda a planta. Mealybug come suco de spathiphyllum. A solução é limpar a planta com um cotonete embebido em uma solução de álcool.
Remédios populares
Além dos medicamentos tradicionais, existem medicamentos tradicionais para o tratamento de doenças do spathiphyllum:
- Infusão de cascas de citros. Para fazer isso, despeje 100 g de crostas secas com um litro de água. A infusão deve ser mantida em uma sala escura e seca por dois a três dias e, em seguida, tratar as áreas afetadas da planta.
- Casca de cebola. Combate bem com ácaros. Para preparar a infusão, aqueça 5 litros de água a 40 graus e despeje 100 g de casca de cebola. Insista por 4-5 dias. Em seguida, filtre e misture com uma pequena quantidade de sabão em pó. Com esta mistura, trate as áreas danificadas da flor.
Instruções passo a passo para diferentes ocasiões
A baía
Na baía, a primeira coisa a fazer é inspecionar as raízes. Mas antes disso, você deve ajustar o modo de rega. Se os problemas persistirem, faça o seguinte:
- Pegue o spathiphyllum da panela.
- Lave as raízes com água, limpando-as completamente do chão.
- Inspecione as raízes o mais minuciosamente possível para apodrecer. Raízes saudáveis são leves, elásticas, densas. Os pacientes ficam amarelos ou marrons e macios.
- Se forem encontradas raízes doentes, elas precisam ser cortadas com uma faca estéril e as seções devem ser pulverizadas com carvão ativado (esmagado).
- Deixe a planta secar por várias horas.
- Transplante spathiphyllum para uma nova terra com a adição de carvão ativado.
- Não regue a planta por 2-3 dias. E somente após esse período a flor poderá ser levemente regada.
- É aconselhável adicionar Cornevin à água para estimular o crescimento radicular.
Hipotermia
Importante! Se a planta sofreu hipotermia, então, como regra, as raízes são afetadas.O que fazer se uma flor murcha devido à sua hipotermia? Para corrigir o problema, você precisa:
- Coloque a planta em um local mais quente.
- Spray Epin (stress adaptogen).
- Esteja mais atento às condições de detenção. Se o peitoril da janela estiver frio embaixo da panela, você pode colocar madeira compensada, MDF ou poliestireno. Isso protegerá as raízes da hipotermia.
- A rega deve ser ligeiramente reduzida.
Queimadura de fertilizante
Para salvar a planta, você precisa:
- Retire-o da panela o mais rápido possível.
- Lave a raiz com água corrente limpa à temperatura ambiente.
- Se houver raízes danificadas, elas precisam ser cortadas com uma ferramenta estéril.
- Transplante a planta para um novo solo.
Deficiência de micronutrientes
O que fazer se a flor A felicidade feminina murchar de fome:
- Transplante de plantas em um novo solo. Deve ser leve, solto e levemente ácido.
- Pulverize com quelato de ferro.
- Depois de duas a três semanas, alimente com fertilizantes complexos.
- O tempo todo, despeje com água fervida ou em temperatura ambiente.
Prevenção
Para que o spathiphyllum permaneça saudável, você precisa:
- Observe as regras de cuidados.
- Observe as condições de temperatura.
- Proteger spathiphyllum dos rascunhos.
- Se a planta estiver no peitoril da janela sul, ela deverá ser protegida da luz solar direta.
- Alimente regularmente e corretamente.
- Transplante não mais de uma vez por ano.
- Inspecione regularmente se há pragas.
- Impedir a secagem e o alagamento de um coma de terra.
Cuidados adicionais em casa
- A iluminação certa. Deve ser luz brilhante, mas difusa. No inverno e outono, forneça iluminação adicional.
- O regime de rega correto. Na primavera e no outono, a rega deve ser abundante, enquanto o spathiphyllum deve ser pulverizado pelo menos duas vezes por dia. No inverno, a rega deve ser menos intensa. O solo deve estar úmido, não seco e nem muito úmido. Em nenhum caso a estagnação da água no solo deve ser permitida.
- É muito recomendável colocar um umidificador na sala onde o spathiphyllum está localizado.
- Alimente regularmente e corretamente. De março a setembro, é necessária a fertilização semanal com fertilizantes minerais. No inverno - uma vez por mês.
- Inspeção regular da planta quanto a doenças e pragas. Quanto mais cedo eles forem identificados, mais eficaz será a luta contra eles.
Detalhes sobre o motivo pelo qual as extremidades das folhas e outras partes secam em spathiphyllum, como lidar com isso e como cuidar da planta para que isso não aconteça, estão escritos aqui.
Dê ao seu animal de estimação a devida atenção. Forneça bons cuidados e condições, verifique regularmente se há pragas. Se surgirem problemas, resolva-os a tempo. E lembre-se - qualquer doença da planta é mais fácil prevenir do que lidar com ela.