Conheça o Adenium Fat bonito

O Adenium é um popular, bonito em sua planta com flores, conhecido popularmente como Lírio Imperial, Rosa do Deserto ou Estrela de Sabinia. Quase 50 espécies de Adenium são conhecidas, mas os floricultores cultivam Adenium Tucheny em casa.

Em seguida, contaremos em detalhes sobre esta planta: iluminação, rega, temperatura, solo. O que você precisa saber sobre as precauções ao cultivar uma flor, por que ela é perigosa. Características do cultivo em campo aberto. Quais são as formas de reprodução. E também aprenda sobre as doenças frequentes dos exóticos.

Descrição botânica e seu perigo

Adenium Tuchny (Adenium Tolstoy) - um tipo de árvores ou arbustos baixos da família Kurtov. Uma planta com espessamento na parte inferior do tronco cresce até 70 cm de altura em condições internas. As folhas são de cor verde escuro com um ápice pontudo ou sem corte. A forma da chapa é lanceolada, a superfície é brilhante. Flores em forma de funil com pétalas escarlate brilhantes e um núcleo mais leve.

Importante! Apesar do fato de a planta ser ornamental, é venenosa. Seu suco pode penetrar através da pele na corrente sanguínea e causar envenenamento. Algumas tribos africanas usam Adenium para criar flechas venenosas. Adenium Fat é pequeno em comparação com outras variedades de Adenium (leia sobre Arabicum e aqui Obesum).

Foto

Abaixo, você pode ver fotos desta planta de casa.





Home Care

O adenium gordo é uma planta despretensiosa que ganhou popularidade por sua aparência extraordinária. Suas flores simples ou heterogêneas de tonalidade branca, escarlate, framboesa ou bordô, combinadas com um tronco denso, parecem bastante exóticas. Bastante despretensioso no atendimento, ainda exige o cumprimento de certas regras.

Iluminação

Uma boa iluminação para esta planta é a chave para o crescimento e desenvolvimento saudáveis. Adenium deve ser mantido nas janelas do lado sul da casa, mas a luz direta do sol, que ele ama, pode queimar o porta-malas. No calor do verão, a temperaturas especialmente altas, é melhor colocar a panela em uma pequena sombra. Para que a coroa não se incline em direção à fonte de luz, vale a pena mudar a planta de tempos em tempos.

Ajuda A demanda da Adenium por iluminação depende diretamente da temperatura na sala. Quanto mais alta a temperatura, mais luz ela precisa, especialmente durante o período de cultivo de mudas.

Nos meses de inverno, você pode usar iluminação artificial auxiliar:

  • Lâmpadas fluorescentes com capacidade de 40, 60, 80 watts. É recomendável instalar várias lâmpadas em combinação com refletores para obter o máximo de resultados.
  • Os phytolamps de fotodiodo são muito eficazes, mas caros.
  • Tubos fitoluminescentes. Eles são bastante econômicos e têm um efeito benéfico na fotossíntese, mas seu brilho é irritante para os olhos humanos.

Rega

Para a irrigação é utilizada água, preferencialmente à temperatura ambiente. Hidratação abundante é necessária nos dias quentes de verão e, no inverno, não é necessário regar com frequência. Em temperaturas acima de 30 graus, a terra deve estar constantemente úmida, o que é especialmente importante para plantas jovens e em crescimento. Determinar a necessidade de umidade é fácil examinando o solo.

Umidade excessiva no solo de uma planta adulta não é desejável.

Temperatura

A temperatura ideal para o crescimento confortável de Adenium pode ser considerada de + 25 a 35 graus. Ele é muito termofílico, devido à sua origem sulista. O período da primavera ao outono, especialmente para plantas jovens, é o momento mais favorável. Com uma diminuição da temperatura do ar, mais próxima do inverno, o Adenium entra em estado de repouso. Neste momento, as folhas caem intensamente, às vezes completamente.

Temperaturas muito baixas são prejudiciais para a planta; portanto, não a deixe em locais com temperaturas abaixo de 10 graus; caso contrário, o sistema radicular poderá apodrecer.

Ao cultivar plantas em apartamentos modernos, não são necessárias indicações especiais de temperatura para seu conteúdo.

Importante! Em altas temperaturas, a umidade deve ser alta ou moderada, baixa, respectivamente, baixa.

Substrato

O solo adequadamente selecionado é um detalhe importante para o cultivo de Adenium. Você pode comprar a mistura pronta para suculentas em lojas especializadas, ou você mesmo pode misturar a composição.

Componentes de preparação do solo:

  1. Solo universal de flores - 50%, vermiculita - 15%, carvão - 10%, perlita - 25%.
  2. Solo de coco - 50%, carvão vegetal - 10%, vermiculita - 10%, perlita - 30%, areia de rio.
  3. Substrato de coco - 30%, terra de cacto - 30%, vermiculita - 15%, perlita - 15%, areia de rio ou carvão vegetal - 10%.

A mistura deve estar solta, passar bem o ar e a umidade. A acidez é outro fator a considerar. Em solo ácido, a planta não enraíza e morre; portanto, ao comprar solo pronto, é necessário prestar atenção às características. Se o pH é inferior a 5,8, o solo é considerado ácido; se acima de 7, é alcalino.

Para evitar doenças fúngicas, alguns componentes da composição devem ser esterilizados usando solução de permanganato de potássio ou incandescente.

No vídeo, você aprenderá como fazer solo para adenium:

Pote

A escolha do contêiner para o desembarque depende das preferências pessoais de cada pessoa. Principalmente vasos de barro e plástico são distinguidos. Eles são diversos em suas propriedades.

De cerâmica

As vantagens dos vasos de cerâmica:

  • boa respirabilidade;
  • estabilidade devido ao seu peso;
  • a liberação de sais prejudiciais através das paredes.

Contras:

  • a argila conduz bem o frio e o calor: no inverno, a planta nos peitoris das janelas frias congelará e superaquecerá no verão;
  • com o tempo, os poros da panela ficam entupidos;
  • com o uso prolongado, o sistema radicular cresce para uma superfície interna irregular e pode ser danificado durante o transplante;
  • aparecem manchas e manchas dos sais removidos.

De plástico

Vantagens de recipientes de plástico:

  • as raízes da planta não secam nas paredes e são facilmente removidas durante o transplante;
  • o plástico não esfria e não superaquece ao sol (plástico branco);
  • os sais não se acumulam, mas são removidos pelos orifícios de drenagem durante a irrigação;
  • O custo, diferentemente da argila ou da cerâmica, é muito menor.

Contras:

  • evaporação lenta da umidade, exigindo monitoramento cuidadoso da rega;
  • Como o plástico escuro é muito quente ao sol, esses vasos não são recomendados para janelas no lado sul.
Para uma nota. É importante escolher os tamanhos de contêineres certos. A largura ideal do vaso é o dobro do diâmetro da parte do solo do tronco. Em recipientes apertados, Adenium é desconfortável e seu crescimento diminui.

Top vestir

Apesar de o Adenium ser uma planta desértica que sobrevive perfeitamente na natureza com um consumo mínimo de vitaminas saudáveis, é necessário fertilizá-lo regularmente em casa.

Usando misturas de nutrientes:

  1. acelera significativamente o crescimento e o desenvolvimento;
  2. aparência é melhorada;
  3. aumenta a resistência à infecção por doenças.

Fertilizantes e estimulantes do crescimento vêm em diferentes formas:

  • solução;
  • pó;
  • grânulos;
  • rega;
  • pulverização.

É necessário determinar a escolha e a frequência de uso, porque a planta pode sofrer de um excesso de vitaminas.

Os fertilizantes são uma fonte de nutrientes para o Adenium e, em momentos diferentes, sua frequência de uso varia.

Com solo universal:

  • De abril a setembro - 1 vez em 10 dias.
  • De outubro a março - 1 vez por mês.

Com uma mistura sem base (fibra de coco):

  • Na primavera e no verão, você pode fertilizar todas as outras vezes, no outono e inverno, uma vez a cada 2 semanas.
  • A fibra de coco praticamente não contém vitaminas benéficas; portanto, é necessário reabastecer com mais frequência.

Quase todos os fertilizantes minerais usados ​​para o cultivo de plantas de interior são adequados para o Adenium. Entre eles, podemos distinguir domésticos:

  1. Orton Gumat - Ótimo para um substrato de coco sem nutrientes.
  2. O siliplant é universal - Adequado para fertilizar plantas adultas para fortalecer os tecidos do tronco.
  3. Fertilizantes minerais na forma líquida e granular.
Importante! Ao escolher fertilizantes minerais, as dosagens devem ser calculadas de acordo com as instruções para não prejudicar a planta.

Os fertilizantes importados são conhecidos por sua eficácia, mas podem surgir dificuldades com sua aquisição. Bem estabelecidos:

  1. Hidroponia avançada (Holanda).
  2. GHE (França).
  3. Nutrientes avançados (Canadá).

Poda

A poda é a remoção de galhos, brotos ou raízes. Pode ser parcial ou completa. É necessário aumentar a ramificação e a floração mais densa. O procedimento de poda é recomendado na primavera, com 12 a 18 meses de idade. As estacas remanescentes após as manipulações podem ser germinadas e plantadas em um recipiente separado.

Ao cortar, é aconselhável seguir as principais recomendações:

  1. Alguns dias antes do procedimento, regue a planta para que ela não sofra falta de água durante o período difícil.
  2. Para fazer um corte com uma faca afiada ou lâmina acima de um rim adormecido em 3-4 milímetros.
  3. Após cada corte, limpe a lâmina com álcool e remova o suco tóxico com um pano, evitando o contato com a pele.
  4. Depois de interromper a produção de suco, cubra o corte com um bálsamo de jardim, verniz de jardim ou pasta de jardim RanNet para curar e preservar a percepção estética o mais rápido possível (cicatrizes podem permanecer no tronco do Adenium, assim como na pele humana).
Recomendação. Certifique-se de garantir que a água não entre na "ferida", caso contrário, a planta poderá sofrer um processo de decomposição.

Geralmente, 40-45 dias após a poda, começa a ramificação intensiva.

No vídeo, você aprenderá como aparar o adenium e formar uma coroa:

Características do cultivo ao ar livre

  • A Adenium Fat é uma planta que adora calor e, para seu pleno desenvolvimento, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 25 graus com uma marca +. No inverno, ele entra em estado de repouso, mas mesmo assim a temperatura não deve cair abaixo de 6 graus, caso contrário, o Adenium morrerá.
  • Se você o plantar em campo aberto, o sistema radicular começará a se desenvolver rapidamente. Na natureza, o Adenium pode crescer até 3,5 metros de altura. Chuvas fortes e danos às raízes durante um transplante de outono podem afetar adversamente a saúde das plantas.
  • Em campo aberto, sem o uso de fertilizantes nutritivos e rega irregular, o crescimento do Adenium será lento por décadas. O crescimento constante do Adenium em campo aberto é possível apenas na parte sul do nosso país, mas existe o risco de congelar a planta durante uma onda de frio anormal.

Doença

Devido à imunidade fraca, O adenio é freqüentemente suscetível a doenças fúngicas e bacterianas. Em casa, é difícil estabelecer a causa raiz.

Doenças vegetais comuns:

  1. Deterioração do sistema raiz - devido à incompatibilidade de umidade do solo e temperatura do ar, rega excessiva no inverno.
  2. Secar galhos - Pode ser uma secagem natural das vacinas e um sintoma da doença.
  3. Manchas redondas nas folhas e no tronco - doença fúngica.
  4. Borda amarelada das folhas - Um sintoma de falta de fertilizante ou luz solar.
  5. Queimaduras - formado se, após um longo inverno, colocar a planta sob luz solar intensa.

Reprodução

Adenium Fat é cultivada por sementes ou estacas.

  1. As sementes As sementes devem ser frescas, porque rapidamente expiram e perdem suas propriedades de germinação. O momento mais favorável para o plantio é o final do inverno, o início da primavera. Você pode pré-embeber as sementes em estimulantes de crescimento por 2-4 horas, seguindo as instruções. Planta em uma mistura de areia e vermiculita. A principal desvantagem desse método é o risco na escolha das sementes, pois existe a chance de elas não germinarem.
  2. Estacas. As estacas apicais também são adequadas para propagação. Eles pousam em um substrato de vermiculita e areia. Eles podem primeiro ser enraizados com água. Este método tem sua desvantagem - o tronco não será pronunciado, o caudex não será formado.

A Adenium Fat é considerada uma planta despretensiosa, mas também requer cuidado e atenção. Com os devidos cuidados, o Adenium crescerá e se deliciará com sua floração por muitos anos.

Deixe O Seu Comentário