Gloxinia crescente Shagane: como plantar, cuidar, combater doenças? Foto de flor
Maria Berestova escreveu: "Se você olhar nos olhos de uma flor, poderá ver seu próprio coração". Essas criaturas maravilhosas são importantes para o homem. Eles se acalmam perfeitamente e dão emoções positivas.
Gloxinia Shagane é uma das mais belas representantes do reino das flores. Suas flores brilhantes e incomuns não deixarão ninguém indiferente.
Então, como cultivar tanta beleza em casa? Como fazê-la viver por um longo tempo? Você encontrará as respostas para essas perguntas no artigo abaixo.
Descrição botânica
AJUDA! Essas belas flores vieram até nós dos trópicos, a gloxinia é um híbrido da família Gesneriaceae.Gloxinia Shagane - tuberosa perene, seus rizomas são escamosos e o caule é ereto. As folhas são duas em cada nó, transversalmente, com menos frequência a lâmina da folha é dividida em três partes. O caule e as folhas têm uma superfície aveludada ou estão quase nus.
As flores são simples, azuis ou roxas, em forma de sino. Tem quatro estames, néctar anular ou está completamente ausente, muitas sementes pequenas. A corola na gloxinia é tubular (rosa, roxa, branca ou marrom).
Foto
Aqui você pode encontrar fotos dessa flor
História da criação
Em 1785, Benjamin Peter Gloxin, aos vinte anos, encontrou e descreveu com precisão no Brasil uma flor de incrível beleza, que mais tarde foi nomeada em sua homenagem. O segundo nome da gloxinia é sinningia. Ele deu a ele por William Sinning, que estudou plantas tropicais. Ele criou uma variedade de variedades desta criação.
Aparência
Essas são criaturas incrivelmente atraentes. Esta espécie de gloxinia possui flores grandes com pétalas brancas, azuis nas bordas, repletas de ervilhas roxas e violetas. As folhas são leves e o pedúnculo é baixo.
Onde e como plantar?
Para o pouso, você precisará:
- Água.
- Terra de turfa.
- Tubérculos de Gloxinia.
- Permanganato de potássio.
Quanto maiores os tubérculos, mais forte é a floração do shagane. É melhor ter rins, se você quiser que os brotos eclodam mais rápido. Antes de começar o plantio, você deve preparar o terreno. As raízes da gloxinia são finas e bastante macias, por isso é necessário que a terra esteja solta. O pote em si, é claro, deve ter a forma correta, ou seja, não profunda e larga.
Para uma possível mistura de terra, você pode usar:
- Terra de turfa.
- Areia.
- Carvão.
- Uma pequena quantidade de farinha de dolomita.
Então, nós temos tudo o que precisamos, preparamos a terra. Como plantar gloxinia:
- Por meia hora, abaixe o tubérculo em uma solução quente de permanganato de potássio com um tom rosado.
- Secar.
- Plante a uma profundidade de 1-2 cm em pé de igualdade com o solo ou aumente a metade da altura do tubérculo.
Como cuidar?
Verão
- Iluminação e localização. É proibido deixar a planta sob a influência da luz solar direta, uma vez que a queima muito, e manchas nas folhas. No entanto, ele precisa de muita luz solar durante o crescimento e a floração. Se não for suficiente, você precisará adicionar iluminação. Além disso, não deve haver correntes de ar perto da planta. Se eles estiverem lá onde o vaso de flores está localizado, depois das gloxínias as flores cairão mais tarde.
- Rega. No início, a rega deve ser feita com muito cuidado, devido ao manuseio descuidado, a podridão pode começar.
IMPORTANTE! Não derrame água no próprio tubérculo! Além disso, a água deve primeiro ser defendida e levemente aquecida, pois é impossível derramar água fria. É necessário regá-lo, ao longo da borda da terra.
Quando as primeiras folhas aparecerem, você poderá começar a aumentar suavemente a rega. A pulverização também não pode ser feita diretamente sobre eles, mas apenas para manter a umidade.
- Top vestir. Alimentar o seu animal de estimação é uma obrigação. Isso deve ser feito uma vez por semana. Como cobertura, é possível usar um fertilizante especializado para flores, pois elas contêm todos os oligoelementos necessários. O período de floração é longo, geralmente dura de maio até o final de setembro.
Outono e inverno
Após o verão, Shagane precisa de alguns meses para descansar.
- Rega. Quando as folhas começam a desbotar, isso significa que o volume de água precisa ser reduzido. Você não pode continuar regando quando a parte aérea da planta secar. Neste momento, a rega praticamente cessa ... Mas ainda é necessária umidade no inverno na planta para evitar a secagem dos tubérculos. Só isso deve ser feito não mais que uma vez por mês. A quantidade de umidade deve ser muito contida.
- Onde segurar. Nesse momento, ele deve ser levado para uma sala com ar fresco, onde a temperatura permanece cerca de +10 inalterada.
Se a sala estiver mais fria, no momento da floração subsequente, as flores que ainda não tiveram tempo de abrir cairão. Se você tem uma pequena gloxinia. Você não pode deixá-lo para o inverno se ele brotar de sementes apenas no outono, pois provavelmente o bebê não teve tempo de cultivar o tubérculo no tamanho necessário para o inverno. Deixe em um local quente e continue a regar.
AJUDA! Você pode deixar no inverno apenas uma planta dessas, que já possui pelo menos seis pares de folhas.Você também pode cuidar da gloxinia de maneira diferente após o período de verão:
- Cave o tubérculo dela fora da panela.
- Coloque em um saco plástico transparente no qual você primeiro coloca a terra e o musgo (primeiro asperge com água).
- Amarre uma bolsa.
Uma bolsa transparente fornecerá a qualquer momento uma oportunidade para ver se o tubérculo começou a brotar, e o musgo garante umidade suficiente. Partir no inverno e no outono não é difícil, mas também vale a pena abordá-lo com toda a responsabilidade.
Primavera
Se o tempo de descanso passou em uma panela, na primavera a gloxinia deve ser ajustada no peitoril da janela e começar a aumentar a quantidade de água. Em breve novos brotos irão surgir. Se o tubérculo foi mantido em um saco durante a estação de inverno, ele deve novamente ser plantado no solo em abril.
- Cuidado de despertar.
- Para uma recuperação mais rápida, você pode cobrir a panela com um saco plástico.
- Porém, antes do plantio, o tubérculo deve ser inspecionado, pois durante o inverno uma variedade de feridas pode aparecer. Se tais áreas forem encontradas, elas serão cortadas e processadas.
- Para garantir completamente a ausência de bactérias, mergulhe o tubérculo por um tempo em uma solução rosa de permanganato de potássio como um todo.
- No caso de estar muito seco, a planta não pode mais ser restaurada. Isso acontece quando um tubérculo é comprado em uma loja.
- Se ainda houver incerteza sobre a saúde da gloxinia, sua condição após o inverno, é necessário cortar o tubérculo. A fatia deve ser rosa ou amarela, depois as fatias são processadas e as partes são plantadas separadamente. Se houver manchas escuras, elas são cortadas, as feridas são tratadas com um anti-séptico e o tubérculo é plantado. Mas se o corte for marrom ou preto, a sinningia estará morta.
- Top vestir. Na primavera, eles também são necessários. O primeiro pode conter nitrogênio. Na alimentação adicional, sua quantidade deve ser reduzida, deve ser menor.
Doenças e Pragas Comuns
AJUDA! Cada planta pode adoecer, a gloxinia não é uma exceção, suas doenças podem advir de cuidados inadequados ou desatentos ou quando infectados com pragas.Estas são as doenças mais frequentemente encontradas:
- Tubérculo seco. Nesse caso, a syningia não renasce.
- Fraco crescimento e torção de flores, com armazenamento inadequado, ataque de insetos, por hipotermia. O que fazer Inspecione a flor para possíveis infecções por pragas, alimente e remova os rascunhos.
- Vermelhidão das folhas devido à falta de fósforo.
- Folhas amareladas devido à falta de fertilizantes nitrogenados, água muito dura ou fria, transbordamento, baixa acidez do solo. O que fazer Cavar uma planta e verificar as condições do tubérculo, mudar o solo.
- "Impulso" dispara com falta de iluminação, temperatura excessivamente alta, uma grande quantidade de nitrogênio. O que fazer Mude imediatamente as circunstâncias da vida da flor, corte brotos muito grandes e dê a oportunidade de cultivar raízes.
- Searing the Lower Foliage com falta de umidade, uma grande quantidade de água, doenças fúngicas ou bacterianas. O que fazer Trate a planta com fungicida, uniformemente a quantidade de água.
- Onda de folha devido à violação das regras de atendimento, alimentação excessiva de potássio. O que fazer Preste atenção à rega correta, se a luz, a fertilização e a umidade estão configuradas corretamente.
- Botões de abertura com flores vazias devido à hipotermia no inverno. O que fazer Remova os pedicelos, aguarde futuras flores, pulverize com epin.
- Queda de botões fechados talvez por causa de seu grande número, falta de luz, infecção por insetos. O que fazer Ajuste a iluminação, trate a planta com produtos químicos.
- Falta de floração possivelmente por causa do inverno inadequado, excesso de nitrogênio, panela muito grande, falta de luz. O que fazer Ajuste a iluminação, transplante em um vaso adequado.
- Secagem de botões não abertos devido a temperatura muito alta ou falta de ar. O que fazer Proteja a gloxinia da luz solar direta, pulverize o ar sobre uma flor, alimente.
- Brotos e brotos podres devido à umidade excessiva, aumento da acidez da terra, superalimentação de nitrogênio, inverno frio, apodrecimento do tubérculo. O que fazer Verifique o estado do tubérculo, troque o solo, reduza o nível de entrada de água.
- Murcha durante o período de floração devido a problemas com o tubérculo. Devido a rega excessiva ou infecções. O que fazer Verifique as condições do tubérculo, altere o solo, nivele o nível de umidade da terra.
- Ácaro, tripes e pulgões. O que fazer Acaricidas, inseticidas irão ajudá-lo na luta contra esse problema.
Tudo isso irá ajudá-lo a cuidar bem do seu animal de estimação e garantir uma vida longa. Não é tão difícil cuidar dela, mas, como qualquer flor, ela precisa de atenção, então sua casa ficará cheia de cores vivas da Shagane gloxinia.