Dicas para cuidar e cultivar pelargonium Rose Zonartik

Pelargonium é uma planta interna, caracterizada por uma floração exuberante. Ela decorará perfeitamente uma varanda, janelas e outros cômodos da casa.

Entre toda a variedade de variedades, o pelargonium de guarda-chuvas continua muito popular. Essa variedade tem flores exuberantes e vibrantes, que só serão fornecidas se forem bem cuidadas.

Como cuidar desse pelargonium para que ele se desenvolva adequadamente e se delicie com a sua floração? E que doenças a afetam com mais frequência e como tratá-las?

História de ocorrência

Zonartik é uma nova categoria de pelargonium, que inclui enormes flores duplas e não duplas. Este é um híbrido obtido através do cruzamento do pelargônio zonal com um número de artigo.

AJUDA! Os criadores trabalharam na criação dessas flores por cerca de 22 anos. E somente em 1994 o nome da flor foi inventado. consistia em 'z-o-n' do pelargonium zonal e 'a-r-t-i-c' do número de artigo do pelargonium.

Descrição da aparência

Esta planta é caracterizada por um rizoma subterrâneo, que consiste em alternar seções grossas e finas. Uma haste curta se eleva acima do solo. Este pelargonium é caracterizado pela queda de folhas. Eles envelhecem cedo e no momento da floração, a planta tem uma aparência pouco atraente.

Em alguns pedúnculos, formam-se flores amarelas pálidas. Cada um deles forma 2-5 pequenas flores. Eles têm um curto período de floração.

As flores podem ser de várias cores, entre as quais:

  • rosa
  • branco
  • amarelo (mais variedades de pelargonium amarelo e dicas para cuidar deles podem ser encontradas aqui);
  • pêssego;
  • laranja
  • vermelho

Recursos de desembarque

Pelargonium Rose zonartik pertence a plantas despretensiosas. Você pode pousar se seguir o seguinte plano:

  1. Pegue um recipiente com vários orifícios de drenagem abaixo. O sistema radicular da flor é sensível à umidade e pode apodrecer em caso de contato constante com a água. O vaso deve ter 25 cm de profundidade, o suficiente para o crescimento e desenvolvimento da flor.
  2. Lave e trate a panela antes de plantar com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso eliminará bactérias e larvas de pragas.
  3. O solo é melhor aplicar comprado. Ao mesmo tempo, deve passar perfeitamente o ar e a umidade. Uma ótima opção seria uma mistura universal.
  4. Coloque uma camada de argila expandida no fundo do recipiente. Polvilhe com areia por cima e encha a panela com terra, mas não completamente. Faça um pequeno recesso e defina a filmagem com uma espinha lá. Polvilhe com terra. Derrame completamente o solo com água limpa e coloque a panela no parapeito da janela.

Iluminação e localização

Os guarda-chuvas de Pelargonium são uma planta fotófila. Portanto, no verão, ele pode ser transplantado com segurança para o campo aberto, onde normalmente tolera a luz solar direta.

IMPORTANTE! Se a planta estiver localizada no parapeito da janela, onde os raios diretos do sol, a flor poderá superaquecer, especialmente se houver ventilação insuficiente.

Nesse caso, será necessário criar proteção contra os raios abrasadores do verão. O pelargonium normalmente responde a um sombreamento menor. Mas se houver falta de luz, as folhas ficam amarelas, morrem. O caule está vazio e a floração irá parar. Uma vez a cada 2-3 dias, vire o vaso de flores. Isso alcançará um crescimento uniforme da coroa.

Requisitos do solo

Os guarda-chuvas de Pelargonium preferem crescer em solo fértil e bem drenado. Os terrenos podem ser comprados na loja ou preparados de forma independente. Ao preparar o solo, você precisa misturar esses componentes:

  • terra de relva;
  • húmus;
  • turfa;
  • a areia

Como cuidar?

Modo de temperatura

No verão, a flor prefere estar em um clima quente temperado. O regime de temperatura será de 17 a 23 graus de calor. O pouso na rua é realizado somente após o perigo de retornar a geada. A taxas de 12 graus ou menos, a floração para. O calor também é inaceitável para plantas, especialmente em ambientes fechados. Entenda que a flor está fria, você pode nas folhas avermelhadas.

ATENÇÃO! Com o advento do outono, é melhor diminuir gradualmente a temperatura e regar a flor em abundância. O crescimento não deve ser ativo; caso contrário, a planta começará a se esticar e a se esgotar com pouca luz.

Estação do inverno

No inverno, o pelargonium dos guarda-chuvas é mantido em uma estufa ou em uma varanda envidraçada. A temperatura não deve cair abaixo de +6 graus à noite e + 12 + 15 graus durante o dia. Em dias ensolarados, abra as janelas para ventilação, para evitar superaquecimento. No inverno, a circulação de ar excelente é importante para a flor. Não coloque os vasos perto um do outro. Afine as coroas, se necessário. Isso impedirá o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Molhar no inverno não é frequentemente e suave. Faça isso com paletes, medindo cuidadosamente a quantidade de água e o tempo para a próxima rega em todo o tanque. Além disso, o topo do solo deve estar seco. O inverno de guarda-chuvas de pelargonium pode ocorrer de outras maneiras:

  1. Este método é preservar as plantas na forma de estacas que já estão enraizadas. Nesse caso, a planta mãe é jogada fora. Este método é usado para o cultivo de pelargonium no verão ao ar livre.
  2. Este método também é usado para manutenção de flores nas ruas. Antes da geada, retire a planta do solo com raízes e retire o excesso de terra. Apare a flor e embrulhe-a em papel. Coloque em um porão fresco. Escolha uma sala com excelente ventilação e alta umidade. Caso contrário, a planta pode secar.

Esses dois métodos podem ser combinados: primeiro, pegue as mudas e depois envie a planta mãe para o inverno para uma sala fresca. O inverno chega no período mais quente do ano e dura 3 meses (novembro a fevereiro). No final de janeiro e início de fevereiro, quando o horário de verão começa a aumentar, o pelargonium começa a acordar gradualmente.

Rega

AJUDA! Os guarda-chuvas de Pelargonium são uma planta resistente à umidade, mas ao mesmo tempo são expostos a doenças fúngicas. Portanto, é melhor encurtar do que encharcar.

Para realizar a rega no verão enquanto a camada superior da terra seca. Nesse caso, a planta deve estar em um local quente e ensolarado. No inverno, limite a rega, mas não permita que a terra seque completamente. A umidade excessiva pode ser reconhecida por folhas abaixadas e lentas. Além disso, os sintomas de podridão cinza começarão a aparecer.

Em casos graves, o caule sofre apodrecimento, o que leva à morte da flor. Outro sintoma de excesso de umidade permanece "feridas" que se formam na parte inferior das folhas. Quando o coma de terra é seco, a floração para, as folhas ficam amarelas e as bordas morrem. Para a irrigação apenas é estabelecida a água morna e macia. A umidade dos guarda-chuvas de pelargonium não é importante.

Essas flores não precisam de pulverização. Umidade excessiva e ar estagnado contribuem para o desenvolvimento do fungo..

Top vestir

É necessário introduzir cobertura superior a cada rega, enquanto reduz as dosagens. Por exemplo, se a hidratação for realizada diariamente, a taxa semanal de fertilizantes deve ser dividida por 7-10. Fazer a dosagem recebida em cada rega. Se o pedaço de terra secou entre a irrigação, umedeça com água limpa.

Durante as férias de inverno, a cobertura é cancelada para não ser aplicada se a temperatura estiver baixa e a planta estiver completamente em repouso. Quando um ligeiro crescimento de flores é visível, a introdução de fertilizantes é restaurada em ¼ dosagem. Após o enraizamento das estacas, é usado fertilizante com alta concentração de nitrogênio.

ATENÇÃO! Um fertilizante universal complexo é usado para alimentar plantas jovens, que são muito cedo para florescer.Antes de florescer, por 2-3 meses, é necessário usar um fertilizante com alta concentração de potássio.

Com sinais de clorose, é tratado com sulfato de magnésio e ferro helan.

Doenças e Pragas Comuns

Os guarda-chuvas de Pelargonium são raramente afetados por doenças e pragas. Eles surgem principalmente devido a regras de atendimento violadas. Para garantir que a planta esteja sempre saudável, não umedeça demais o solo, solte-o regularmente e remova as folhas secas.

Na maioria das vezes, o pelargonium dos guarda-chuvas é afetado por tais doenças:

  1. Podridão cinzenta. Esta é uma doença fúngica na qual a planta fica coberta de manchas escuras e desaparece rapidamente. Para combater a doença, remova todas as partes afetadas do gerânio, realize tratamento com fungicidas. Para impedir o desenvolvimento da doença, é necessário regar moderadamente e limpar regularmente o solo das ervas daninhas.
  2. Ferrugem. Você pode reconhecer a doença pela presença de manchas amarelas claramente definidas nas folhas. Com o tempo, eles secam e caem. Existe uma doença a temperaturas elevadas e rega excessiva. Para combater a ferrugem, remova as partes afetadas da planta e execute o tratamento com fungicidas sistêmicos (Topázio).
  3. Praga tardia. A planta não floresce mais, desaparecendo rapidamente e decaindo. A razão para o desenvolvimento é um cuidado inadequado: plantações densas, iluminação de baixa qualidade, solo muito úmido. Se forem detectados os primeiros sintomas, pare de regar e trate com Profit-Gold, Ridomil ou Previkur.

Dos insetos, o pelargonium afeta pulgões e asas brancas. Para controlar pragas, essas drogas são usadas.:

  • Spark.
  • Actellik.
  • Comandante

Métodos de criação

A reprodução do pelargonium dos guarda-chuvas ocorre de duas maneiras:

  1. Semente. Para o plantio, selecione um recipiente com vários orifícios de drenagem abaixo. O vaso deve ter 25 cm de profundidade, o que é suficiente para o crescimento total da planta. O plantio de sementes é realizado em um recipiente limpo. Para fazer isso, lave e trate-o com uma solução de manganês.

    Coloque a argila no fundo, cubra-a com terra, polvilhe sementes e prossiga levemente com o solo. Aperte e despeje um pouco. coloque a panela embaixo do filme. Após 10-14 dias, os primeiros brotos são formados. A partir de agora, abra o filme todos os dias. E com o aparecimento das 2 primeiras folhas, é realizada uma paleta.

  2. Estacas. É necessário cortar a parte aérea da planta mãe, segurá-la por vários dias em uma sala seca e úmida e depois transplantá-la para uma panela com solo adequado.

    Anteriormente, a parte aérea deveria ser baixada para um recipiente com água e mantida até que as raízes sejam formadas, mas a qualidade do crescimento não melhorará com isso. Regue a planta jovem regularmente e mantenha-a em um peitoril da janela bem iluminada.

Os guarda-chuvas de Pelargonium são uma cultura decorativa que qualquer cultivador, mesmo iniciante, pode cultivar. Em termos de cuidados, a planta não é exigente, distingue-se pela floração exuberante e colorida, embora não dure muito. Com cuidados de qualidade, o pelargonium não irá doer e seu crescimento e desenvolvimento ocorrerão no modo normal.

Assista ao vídeo: Como cuidar una plantita de geranio y sus riegos (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário