Maneiras de pintar móveis, conselhos de mestres e nuances importantes
Uma boa maneira de decorar, renovar ou dar aos elementos da decoração um certo estilo é a pintura de móveis. De qualquer um, até os itens de interior mais antigos, você pode criar uma obra de arte única. Tudo é limitado apenas pela imaginação e uma reserva de paciência.
Que mobiliário é melhor usar
Restrições na escolha dos assuntos, é claro, não. O principal determinante da adequação é o material. Para implementar o plano, móveis antigos feitos de madeira são mais adequados. Este é precisamente o seu valor em relação aos produtos modernos feitos de aglomerado e aglomerado. "Móveis de serragem" definitivamente não é adequado.
Uma superfície de madeira é mais fácil de trabalhar. Tinta ou verniz velho pode ser facilmente removido, vários defeitos (lascas, rachaduras) podem ser removidos ou deixados para dar o efeito de "envelhecimento". Além disso, a maioria dos métodos de desenho é projetada especificamente para madeira. Qualquer padrão ou ornamento fica bem sob um verniz em uma textura de madeira. Móveis adequados revestidos com verniz natural. Um exemplo disso é um armário antigo ou cômoda feita de madeira compensada folheada em várias camadas. Depois de remover o verniz ou a tinta antiga, a superfície é preparada, pintada na cor desejada e aplicado um desenho.
Mas móveis de materiais modernos não devem ser excluídos da lista. Fachadas de MDF, cobertas com acrílico, após algumas preparações, podem ser pintadas em qualquer estilo. O revestimento acrílico é uma camada de tinta polida após a secagem. Este tipo de revestimento é frequentemente usado na fabricação de fachadas de conjuntos de cozinha.
Tintas e vernizes modernos permitem que você os aplique sobre vários revestimentos. Também existem tintas projetadas para pintar vidro sem preparação especial.
Opções populares de pintura
A opção mais comum é uma pintura decorativa simples de móveis. Isto é principalmente a aplicação de pequenos elementos, ornamentos ou padrões repetidos. Para um desenho simples, é usada tinta da mesma cor e, para simplificar o processo, modelos ou estênceis para pintura são usados. Este tipo de decoração é adequado para móveis modernos. A douração é generalizada. Este tipo de pintura é típico para interiores em estilos clássicos. Sob ouro decorar elementos encaracolados de decoração de móveis.
Uma opção mais complexa é a pintura de arte. Este é um trabalho bastante meticuloso, todas as etapas da casca são realizadas manualmente, incluindo os menores detalhes. A pintura dos móveis pode ter a forma de um padrão ou um pequeno fragmento, além de um desenho tridimensional complexo. O trabalho dos autores é especialmente apreciado.
Um local separado é a fabricação de móveis antigos. Isso também inclui a restauração de móveis antigos. O trabalho utiliza várias técnicas e estilos de pintura. As superfícies e acabamentos são envelhecidos de várias maneiras. Antiguidades são muito populares entre pessoas ricas e colecionadores. Geralmente esse tipo de decoração é feita sob encomenda.
Ferramentas e materiais necessários
Tinta para revestimento
O resultado final depende da escolha da tinta diretamente. A base para o revestimento é uma cartilha. Deve ser projetado para trabalhos em madeira. Uma cartilha à base de acrílico faz um bom trabalho.
Para a camada superior, qualquer tinta látex ou acrílica é adequada. A superfície é melhor para tornar fosco. O brilho nem sempre parece bom. Uma boa opção seria tinta spray. Isso será aplicado uniformemente.
Tintas de arte
Para pintar móveis, muitas vezes são usadas tintas acrílicas. Eles são adequados para desenhar vários padrões. Você também pode usar misturas de óleo. Seu objetivo tradicional é a pintura.
Laca
Atua como um revestimento protetor. Talvez o uso de verniz alquídico ou acrílico para móveis. Como a tinta, ela pode ser fosca ou brilhante. Desenhar uma camada de verniz em cima da figura é a etapa final do trabalho.
Pincéis e rolo de pintura
Para aplicar uma cartilha e uma camada de tinta sobre uma grande área, pode ser necessário um rolo. Um pincel largo ajudará a lidar com elementos encaracolados.
Pincéis, lápis, papel e régua
É conveniente desenhar pequenos padrões e linhas com a ajuda de pincéis de arte fina. Para tinta acrílica, é melhor usar pincéis com soneca sintética. Não vai ficar junto. A tinta a óleo exigirá um pincel com uma pilha natural.
Um simples lápis, papel e régua são úteis para criar esboços e marcar a superfície abaixo da imagem. Além disso, pode ser necessário fazer padrões ou estênceis para pintura.
Ferramenta de preparação de superfícies
Você pode limpar móveis de verniz velho ou pintar lixando-os com uma lixa. Exigirá "lixa" de diferentes tamanhos de grão para um tratamento de superfície mais completo. Em alguns lugares, o revestimento antigo deverá ser removido com uma espátula.
Você pode remover alguns tipos de verniz ou pintar de móveis antigos usando produtos químicos especiais. Você pode encontrá-los em qualquer loja de ferragens.
Para remover a poeira deve ser abastecido com panos. Escovar com uma pilha longa e dura ajudará a remover a sujeira das fendas e outros locais inacessíveis.
Como criar um design e realizar uma ideia
A pintura de móveis do tipo faça você mesmo é um trabalho longo e meticuloso. O processo pode demorar muito tempo. Às vezes, leva mais de um dia ou até uma semana. É especialmente difícil se não houver experiência nesse assunto, não importa, pintamos móveis antigos ou damos uma nova aparência aos objetos modernos.
Para iniciantes, algumas dicas não são supérfluas:
- Qualquer trabalho começa com um esboço ou esboço. Você mesmo pode desenvolver um design ou pegar emprestada a idéia de pintar móveis a partir de fotos na Internet. De qualquer forma, será mais fácil transferir o desenho do papel do que inventar tudo em movimento;
- Na ausência de experiência, não faça imediatamente uma grande quantidade de trabalho. Para começar, escreva um objeto pequeno;
- Se houver uma oportunidade de classificar móveis - faça-o. É muito mais fácil trabalhar com partes individuais;
- Espaço livre. Deve haver espaço suficiente para o trabalho. É possível que os móveis tenham que ser girados, inclinados ou movidos;
- Não negligencie a qualidade da preparação da superfície. Os defeitos de lixamento podem arruinar a aparência de até uma pintura muito talentosa. Poeira e partículas finas produzem o mesmo resultado;
- Primer é uma obrigação para pintura ou pintura. Em uma superfície coberta com solo, é mais fácil trabalhar;
- Cada camada de solo, tinta ou pintura requer uma secagem cuidadosa. Mínimo - um dia para cada camada.
O processo de implementação de uma ideia consiste em várias etapas. O primeiro deles é a preparação para a preparação e pintura. A versão clássica com móveis de madeira antigos envolve a remoção da pintura. Para fazer isso, você precisa de uma lixa de grão grande e médio ou um agente químico especial - lavagem e espátula.
- Após a limpeza do verniz e da tinta, a superfície deve ser lixada com “lixa” fina. Isso eliminará aspereza excessiva e pequenos arranhões. Se os móveis tiverem lascas e rachaduras grandes, eles serão massa e areia;
- O próximo passo é aplicar o primer. Isso é feito com um pincel ou rolo. Quedas e flacidez devem ser evitadas. Em um caso extremo, você pode se livrar deles usando uma esponja ou esperar a camada secar e lixar com lixa;
- Isto é seguido pela pintura. A tinta é aplicada em duas ou três camadas finas. O resultado deve ser uma superfície lisa e uniforme. Após a secagem, você pode prosseguir para o estágio mais interessante, mas não menos trabalhoso - desenho;
- Os móveis pintados não são necessariamente um guarda-roupa antigo ou uma cômoda coberta com padrões de todos os lados. Mais frequentemente, é um padrão pequeno ou repetitivo. Para aplicar os mesmos padrões, use um estêncil ou modelo. Pode ser simples estênceis de borboletas, pequenos padrões ou grandes padrões com um padrão complexo.
Há mais de uma maneira de imprimir em móveis. A pintura à mão é especialmente apreciada. A habilidade mais alta pode ser considerada pintura. Combinando vários métodos e técnicas de pintura, é possível criar coisas verdadeiramente únicas:
- Quem não possui o pincel pode usar a técnica de decoupage. Esse método geralmente é usado em móveis pequenos, mas você pode decorar e superfícies grandes;
- A etapa final do trabalho é revestir a pintura com verniz transparente. É aconselhável aplicar várias camadas. Isso salvará a imagem de danos acidentais e permitirá limpar ou lavar os móveis.
A arte da pintura torna qualquer item único. Você pode pintar móveis usando qualquer tendência tradicional ou moderna. A pintura de móveis no estilo russo é muito popular: Khokhloma, Zhostovo, Mezenskaya. Cada um deles é único à sua maneira. E, claro, nada impede você de criar seu próprio estilo, não menos exclusivo.
Limpeza de tinta velhaPrimingPinturaPinturaEnvernizamento