Métodos de propagação de clerodendros em casa

Clerodendrum é uma planta ornamental que se origina nos trópicos. A flor será uma maravilhosa decoração do interior. Clerodendrum propagado por estacas e sementes. Cada um desses métodos tem suas próprias características em termos de escolha do material de plantio, época do plantio e cultivo. O artigo descreve como o clerodendrum se multiplica, mostra fotos de uma planta, fala sobre métodos de reprodução e cuidados subseqüentes em casa.

Características da planta

Esta planta é uma liana decorativa de Thompson. Na natureza, é um arbusto sinuoso, cuja altura é de 4 M. A flor pertence à família das verbenas. Apresenta belas folhas decorativas e flores requintadas.

Ajuda! Em termos de cultivo, não é exigente, você só precisa criar condições adequadas, regar regularmente e fazer cobertura.

Foto

Explore a aparência do clerodendro.





Como propagar uma flor?

A reprodução do clerodendrum ocorre de duas maneiras: por estacas e sementes.

Estacas

O método vegetativo é considerado o mais simples e mais eficaz. É ele quem é mais frequentemente usado pelos jardineiros.

Preparação

Brotos saudáveis ​​ou partes removidas da planta durante a poda são adequadas como material de plantio. As estacas são realizadas de abril a setembro. O material de plantio é colocado em um copo de água e coberto com polietileno transparente.

Preciso beliscar?

Este procedimento é necessário apenas se for necessário obter uma forma semelhante a um arbusto da planta.

Enraizamento

Após as estacas terem sido baixadas na água, elas começarão a formar raízes. Mas eles serão frágeis e fracos. Para seu pleno desenvolvimento, você precisa plantar no solo. Prepare tanques de plantio e composição nutricional, que inclui grama, areia, húmus e turfa. O processo de plantio de mudas para enraizamento é o seguinte:

  1. Coloque uma camada de drenagem com 3 cm de espessura no fundo da caixa e use pequenas pedras e pequenos pedaços de espuma.
  2. Adicione o substrato preparado, mas deixe apenas 2/3 do recipiente vazio.
  3. Regue a terra com cuidado.
  4. Plante cuidadosamente o caule para não danificar as raízes.
  5. Adicione o solo e cubra o material de plantio por cima com uma garrafa de plástico cortada.
Importante! No momento do enraizamento das estacas, ela deve ser regada e arejada regularmente. Assim que as folhas jovens se formarem, retire o material de cobertura. Depois de algumas semanas, fertilize usando fertilizantes complexos para florescer plantas de interior.

Plantio no solo

Após 2 semanas, as mudas são uma planta ornamental de pleno direito. Pode ser plantada em um vaso separado. Para fazer isso, coloque a drenagem de um lado, encha o recipiente pela metade com um substrato. Por transplante, transplante a planta para não ferir as raízes. Encha o recipiente com terra e regue-o bem.

Assista a um vídeo sobre como plantar clerodendrum com estacas:

Sementes

O material para plantio pode ser comprado na loja ou coletado de forma independente.

É impossível armazenar sementes por um longo tempo, pois a germinação é reduzida a partir disso.

Plante sementes apenas frescas e com uma margem. Realize eventos de pouso no final de fevereiro. Para fazer isso, prepare os recipientes de madeira ou plástico com antecedência. Para drenar o excesso de água na caixa preparada, faça furos. O substrato deve ser nutritivo, impermeável. Para prepará-lo, use os seguintes componentes:

  • relva - 2 partes;
  • turfa - 1 parte;
  • areia - 1 parte.

Procedimento

  1. Misture e desinfecte todos os componentes. Para fazer isso, coloque o substrato acabado no forno a uma temperatura de 220 graus. Depois, espere até o solo esfriar, despeje-o nos recipientes para plantar e plantar as sementes.
  2. Cubra as caixas com vidro e instale em um local quente e brilhante. Dentro da estufa, mantenha a umidade constante. Para esses fins, pulverize as plantações regularmente e ventile todos os dias.
  3. As sementes se desenvolvem bem devagar, de modo que as primeiras mudas só podem ser observadas após 1,5-2 meses. Agora eles precisam ser temperados, que são de vidro todos os dias.
  4. Assim que 2 folhas são formadas, é hora de colher. Para fazer isso, prepare pequenos copos (diâmetro 6 cm), coloque uma camada de drenagem e composição do solo e depois transplante as plantas.

Após um mergulho, o cuidado com as mudas é semelhante ao usado para arbustos adultos.

Possíveis problemas

Importante! Todos os problemas que podem ocorrer com o clerodendrum são resultado de cuidados inadequados ou da influência de pragas.

Por exemplo, quando as folhas começam a ficar amarelas e caem, e as manchas se formam sobre elas, a razão é a falta de água, ar seco ou saltos de temperatura (você descobrirá mais sobre as causas do amarelecimento e queda das folhas de clerodendro aqui). Também perigosos para a flor são esses parasitas:

  • ácaro - ele deixa uma teia de aranha em um prato de folhas e as folhas caem;
  • pulgões - a planta para de crescer e suas folhas se retorcem;
  • mosca branca - as folhas ficam amarelas, enrolam e caem.

Para resolver os problemas, a pulverização é realizada com produtos químicos especiais.

Cuidados de acompanhamento

Quando a procriação é realizada e as plantas já cresceram mais fortes e se estabeleceram em um novo local, elas podem ser transferidas para o modo de ambiente normal. Para o clerodendro, as condições que imitam seu habitat natural permanecem ótimas.

Localização

Coloque a flor em um local onde haja muito calor e luz, enquanto não houver luz solar direta. Peitoris de janela voltados para leste ou oeste será o melhor lugar. Crie uma sombra com uma cortina de luz conforme necessário.

Temperatura

Na primavera e no verão, uma temperatura de 18 a 25 graus permanece ideal para uma planta tropical. No inverno, a flor está em um estágio adormecido, de modo que as leituras de temperatura são de 15 graus Celsius.

Umidade e rega

É importante que o clerodendrum mantenha alta umidade. No verão, o mato responde positivamente à pulverização a frio e, no inverno, deve ser mantido longe de aparelhos de aquecimento. Regue as plantas abundantemente e regularmente.

Atenção! É necessário irrigar o solo à medida que a camada superior seca. Para regar, use um líquido macio e sedoso à temperatura ambiente. No inverno, umedeça o solo raramente e suavemente, sem deixar secar completamente.

Poda

A cada primavera, poda o clerodendrum para formar um arbusto e remover brotos secos. Também é necessário estabelecer apoios, graças aos quais a videira tropical pode subir à medida que cresce.

Transplante

Após a poda, os arbustos devem ser replantados em solo fresco e nutritivo. Mudas jovens com poda anualque passam toda primavera. Para fazer isso, você precisa usar uma capacidade um pouco maior que a anterior e também substituir o substrato por um novo.

Assista a um vídeo sobre como transplantar adequadamente o clerodendrum:

Top vestir

De meados de abril a agosto, formulações nutricionais devem ser adicionadas. Use fertilizantes complexos para plantas com flores. Faça-as 2 vezes por mês após a rega.

Saiba mais sobre como cuidar de clerodendrum aqui.

Prevenção de pragas

Na maioria das vezes, uma beleza tropical é atingida por uma mosca branca e um ácaro. Para impedir sua invasão, borrife o mato com drogas como Actellik, Fitoverm.

Clerodendrum é uma excelente opção para o cultivo em casa. É fácil cuidar, e o processo de criação é rápido e quase sempre bem-sucedido. Mas é melhor usar mudas, já que o método das sementes raramente permite obter uma planta com a preservação de caracteres varietais, e os espécimes jovens são muito frágeis e fracos.

Deixe O Seu Comentário