Beleza no peitoril da janela: crescer e cuidar de violetas em casa

A violeta é uma planta de casa popular que conquistou os corações de muitos cultivadores de flores com sua floração brilhante e exuberante.

Há muito tempo que uma violeta aparece entre as culturas de jardim e agora é cultivada diligentemente em condições de ambiente. Suas inflorescências atraem com sua beleza, e as folhas são aveludadas

Hoje, existem muitos tipos, cada um dos quais difere não apenas nas características externas, mas também nas características do cuidado. Conhecendo todos os meandros do cultivo de violetas, você pode impedir o desenvolvimento de doenças e prolongar a floração.

Como cuidar em casa?

Escolhendo o pote certo

Ao cultivar uma violeta em casa, é importante cuidar da escolha certa do pote. Para que o pedaço de terra não azeda, ele deve ser úmido e respirável. Isso permitirá que o sistema raiz se desenvolva ativamente. Para uma flor adulta, é adequado um recipiente com altura e diâmetro de 10 cm.

Além disso, a parte inferior dela ½ deve consistir em drenagem. Até que o sistema radicular encha a panela com o substrato, o enraizamento não ocorrerá. Para a reprodução, o primeiro vaso de diâmetro terá 6 cm, mas o orifício de drenagem deve ser grande. O transplante de plantas ocorre a cada 3 anos. Ao mesmo tempo, não é necessário alterar a capacidade de cada vez, é importante alterar o substrato, limpar as raízes.

A composição do solo e suas proporções

Ao cuidar de uma violeta de ambiente, é importante cuidar de um substrato de qualidade. Para o plantio, use uma composição ácida, que inclua esses ingredientes:

  • turfa;
  • musgo de esfagno seco;
  • terra de folha;
  • carvão vegetal.
Dica. Perlita e vermiculita podem ser adicionadas à turfa. Devido a eles, a umidade do solo será adiada por mais tempo.

Musgo e carvão não devem exceder 10% da composição total dos principais componentes:

  • turfa - 3 partes;
  • terreno de folha - 5 partes;
  • areia grande rio - 1 parte.

Humidade necessária

No habitat natural, as violetas são usadas para alta umidade. Em casa, mantenha a umidade na faixa de 50 a 60%não inferior. Se o nível de umidade diminuir, a quantidade de umidade absorvida pela flor não compensará a quantidade de água evaporada pela violeta.

Como resultado, os botões não se abrem completamente e as folhas começam a secar e enrolar. Para aumentar o nível de umidade, não é recomendado borrifar a planta da pistola. Isso apenas agravará a situação, pois levará ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Mas você pode aumentar a umidade sem danificar a flor se coletar vários vasos em um grupo. Apenas certifique-se de que as folhas de vasos diferentes não se toquem.

Recursos de iluminação e escolha do local certo

Assim que a planta está em um novo ambiente, ela é estressada instantaneamente. Para que o período de adaptação seja o mais rápido e fácil possível, é necessário fornecer à violeta as condições ideais. Para isso recipientes de flores devem ser colocados em uma janela voltada para oeste ou leste.

Se você instalar o recipiente na janela sul, terá que sombrear a planta. E embora a violeta responda positivamente à luz solar, com sua intensa influência e sua localização no lado sul, isso é perigoso pelo desenvolvimento de queimaduras nas delicadas folhas aveludadas. Por causa disso, buracos pouco atraentes com bordas secas se formam sobre eles. Um mosquiteiro deve estar localizado na janela para que os raios do sol sejam dispersos.

E então será possível evitar o impacto negativo.

É importante Ao colocar a planta no parapeito da janela, verifique se as folhas não tocam no vidro. O ar fresco para violetas também é útil, mas não deve haver correntes de ar, pois esse é um estresse real para a planta. Para garantir que todas as partes e laterais do arbusto violeta recebam uma quantidade igual de luz, gire a panela regularmente.

Faça isso uma vez por semana ou durante a rega. Se isso não for feito, o arbusto se estenderá em uma direção, resultando em uma diferença no tamanho das folhas e flores.

Modo de temperatura

Os botões abrem a uma temperatura de 18 graus (no inverno) e 24 graus (no verão). Se a temperatura estiver abaixo ou acima da faixa especificada, o crescimento e o florescimento das violetas serão interrompidos.

Como regar?

É necessário regar a violeta para que o solo em que está localizada não seque e não se torne um caroço duro. Hidratar 2-3 vezes por semana. A frequência da rega é determinada levando em consideração a umidade da sala, estação do ano e solo. E embora a violeta goste de solo úmido, o alagamento não é permitido.

Água à temperatura ambiente. Deve ser macio e resolvido. Ao mesmo tempo, verifique se a água não cai nas folhas. Ao regar, você deve seguir as seguintes regras:

  1. Escolha um método de umidificação: regular, palete ou mecha. Consideramos a última opção a mais ótima. Se você configurar o sistema corretamente, poderá umedecer o violeta a cada 2 semanas.
  2. Na rega do pavio, são utilizadas as propriedades capilares do cordão, devido ao qual a água do tanque sob o pote sobe ao longo do pavio e dá umidade ao solo. Assim, uma planta de casa recebe a quantidade de fluido necessária em um determinado momento e sob determinadas condições.
  3. Despeje a água da panela após 15 minutos.
  4. Use apenas fluido filtrado.
  5. Sua temperatura deve ser 18-22 graus.

Fertilizantes

Para evitar a morte de uma planta de casa, você precisa saber quando ela precisa de cobertura e quando recusá-la. Para o pleno crescimento e floração das violetas, são necessárias as seguintes composições:

  1. Fertilizantes minerais. Estes incluem os superfosfatos, devido aos quais é assegurado o florescimento e o crescimento ativo. Para aplicar grânulos incolores ou esbranquiçados, é necessário durante o transplante.
  2. Fertilizantes minerais complexos. Graças a eles, a flor interna é saturada com importantes compostos minerais.
  3. Composição orgânica. Para fertilizantes, você pode usar uma pequena quantidade de húmus ou húmus, que deve ser aplicada durante o transplante. A alimentação é necessária apenas para adultos e indivíduos saudáveis.
Dica. Não é recomendado o uso de fertilizantes nitrogenados. Se estiverem em alta concentração, a planta começará a acumular massa verde, mas a floração nunca poderá ser vista.

Para mais informações sobre por que as violetas podem não florescer e como cuidar adequadamente de uma planta para evitar isso, conversamos em um artigo separado.

Variedade de plantas Uzambar e suas diferenças em relação à sala habitual

Comparado às violetas comuns, a Saintpaulia (violeta Uzambara) possui uma corola composta por 5 pétalas. Tem uma forma quase regular e é soldada em um tubo. O número de estames não é 5, mas 4, devido ao qual a cliffiness da flor, que é tão pronunciada nas violetas comuns, é invisível.

Existem diferenças em termos de atendimento. Violeta Uzambara requer calor, umidade, correntes de ar não são permitidas, é exigente em termos de solo e qualidade de iluminação.

Cultivo, propagação e transplante

Se a violeta interna recebe regularmente nutrientes na forma de fertilizantes líquidos, não é necessário um transplante. Faça isso somente se a planta estiver muito cheia no vaso, e for penetrada pelas raízes. Depois, você pode mover a flor para um recipiente maior com uma mistura de solo fresco.
A melhor época para transplantar é a primavera. A capacidade de escolher um pouco (2-4 cm) é maior que a anterior. Alguns amantes transplantam a planta todos os anos. Isso permite que eles examinem a condição do rizoma. Se as raízes secas ou não fechadas forem visíveis de um coma de terra, remova-as com uma faca afiada e higienizada.

Para propagação de violetas de sala, o método de estacas frondosas é excelente. É necessário cortar folhas com uma haste da planta mãe ao longo da borda inferior usando uma faca afiada. Enxágüe com água para evitar o desenvolvimento de podridão. Aprofundar a planta 1 cm em uma mistura de turfa e areia. A fertilização não é necessária.

Umedeça o substrato com água morna. Observe ainda as seguintes recomendações:

  1. Coloque a panela em um saco plástico transparente para criar um efeito estufa.
  2. Situado em um local claro, mas não ao sol. O regime de temperatura deve ser mantido dentro de 20 a 25 graus.
  3. Ventilar diariamente para evitar mofo.

Quando todas essas condições forem cumpridas, cerca de 4-6 semanas depois, os bebês aparecerão com as mudas. Os brotos têm 2-3 cm de altura, são separados da flor mãe, para que possam ser transplantados separadamente. Use recipientes com um diâmetro de 9 cm.

Saiba mais sobre o enraizamento de violetas usando estacas, bem como outros métodos para cultivar uma flor, incluindo sementes, aqui.

Possíveis doenças

Para garantir uma vida longa à planta, é necessário seguir todas as regras da tecnologia agrícola. Caso contrário, pragas e doenças simplesmente destruirão a flor. Entre as pragas perigosas para violetas estão:

  • carrapatos;
  • Sarna e escudos falsos;
  • tripes;
  • unhas
  • nemátodos;
  • vermes;
  • pulgões;
  • piolhos de madeira;
  • mosquitos e mosquitos;
  • mosca branca com efeito de estufa.

Durante o cultivo e manutenção desta planta tropical os jardineiros têm dificuldades que afetam adversamente o estado das violetas:

  1. Com rega abundante em água fria, manchas marrons podem aparecer nas delicadas folhas da planta.
  2. Se você instalar o pote de violeta em um local fresco, ele ficará pálido e ficará letárgico. Então você precisa transferir a flor para aquecer pelo menos à noite.
  3. Sob a influência da luz solar direta, as folhas e flores da planta queimam e ficam cobertas de manchas vermelhas.
  4. Com um excesso constante de umidade no solo, começa o apodrecimento do sistema radicular em violetas. Plantas inundadas e danificadas devem ser transplantadas com urgência, caso contrário podem morrer.
  5. Quando o ar na sala em que as violetas estão localizadas é saturado por vapores de gás, fumaça química, ele responde a isso da seguinte forma: a palidez das folhas, a interrupção do crescimento de inflorescências ficará marrom e começará a cair.

Conclusão

A violeta doméstica pertence às plantas com as quais é simples e até agradável de cuidar. Observando todas as recomendações e regras da tecnologia agrícola, a flor florescerá intensamente e por muito tempo crescerá e se desenvolverá, e nenhuma praga da doença será assustadora para ele.

Assista ao vídeo: 8 Dicas Para Decorar Sua Casa Com Plantas (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário