As sutilezas de plantar e cuidar do bálsamo

A balsamina é uma planta ornamental pertencente à família balsâmica. Esta linda flor pode ser cultivada em ambientes internos e externos.

Um dos pontos importantes de cuidar dele continua sendo um transplante. Este procedimento é obrigatório, pois afeta a duração e a beleza da planta.

Vamos descobrir quando um transplante é necessário, como realizá-lo adequadamente e quais devem ser os cuidados subseqüentes. E também considere as características da propagação da flor.

Características de plantas de interior

Esta planta tem brotos baixos, propensos a ramificação. Folhas verdes, há um estouro avermelhado ou bronze. Se a sala tiver alta umidade, gotas de água se formarão nas extremidades das folhas. Devido a esse recurso, o bálsamo também é chamado de Roly-wet.

Devido a seus belos e baixos arbustos, eles crescem uma flor como uma planta ampélica. As flores de bálsamo são axilares. Sua cor é diferente, dependendo da variedade. Eles podem ser variados, pontilhados com listras ou pontos. Criadores conseguiram trazer variedades de terry. Você aprenderá uma descrição mais detalhada do bálsamo interno, bem como sobre os recursos para cuidar dele aqui e sobre como cuidar em casa, a fim de preservar a beleza de sua floração, leia aqui.

Em que casos uma flor precisa de um transplante?

As seguintes indicações para um transplante de flores são:

  1. Transplante programado. É necessário substituir o solo, aparar brotos de aparência decorativa alongados e perdidos. O solo velho se esgota e seca rapidamente. Após o transplante, a planta começará a crescer mais rapidamente, as raízes receberão espaço adicional para o crescimento, o acesso à água e ao ar aumentará.
  2. Após a compra. O bálsamo recém-adquirido deve ser transplantado para uma nova panela e substrato fresco. Faça isso apenas desde que a planta não floresça.
  3. Espaço insuficiente. Se as raízes são visíveis a partir do orifício de drenagem, então este é um sinal para substituir o vaso. Para um maior desenvolvimento, a flor precisa de mais espaço. O novo vaso deve ser 1-2 cm maior que o anterior.

Quando é a melhor hora para fazer isso?

Um transplante planejado de bálsamo é realizado toda primavera antes da floração. Mas alguns cultivadores mudam a terra de Nedotrog 2 vezes por ano - antes e depois da floração.

Importante! Durante a formação de brotos e a abertura de inflorescências, o transplante não é recomendado. Caso contrário, a floração irá parar imediatamente.

Preparação de terrenos e vasos

Ao escolher um recipiente para bálsamo, lembre-se de que suas raízes são subdesenvolvidas e curtas, mas não profundas. Ao comprar recipientes grandes e espaçosos, a maior parte do solo ficará vazia e as raízes estarão localizadas no topo. Isso causará acidificação do substrato e apodrecimento do sistema radicular.

Outra opção é possível: a flor começará a se desenvolver ativamente e crescer caules com raízes, acumular massa verde. Todos os esforços serão gastos nisso, mas não serão mais deixados na formação de inflorescências. Permanece uma panela rasa com 14-16 cm de diâmetro..

O bálsamo não é particularmente exigente no solo. O principal é que o solo é nutritivo, solto e respirável. Um substrato pronto vendido na loja é adequado para plantas com flores.

Você pode preparar o solo com suas próprias mãosse você combinar em proporções iguais os seguintes componentes:

  • turfa;
  • areia;
  • terra de relva;
  • solo de folha;
  • húmus.

Algoritmo de ações em casa

O transplante de bálsamo é o seguinte:

  1. Antes dos próximos eventos (por dia), regue com cuidado o solo.
  2. Remova cuidadosamente a planta do recipiente antigo.
  3. Sacuda todas as raízes do chão e avalie sua condição. Remova todas as raízes secas, podres, velhas e altamente entrelaçadas usando uma faca afiada.
  4. Desinfecte as áreas das fatias, polvilhe com cinza de madeira ou carvão ativado triturado.
  5. No fundo de uma nova panela, coloque o substrato e coloque cuidadosamente a planta, endireitando o sistema radicular.
  6. Preste atenção à localização do pescoço da raiz. Não deve ser coberto pelo solo. Deixe-o acima do solo, mas alguns centímetros abaixo da borda do recipiente.
  7. Despeje o solo no nível necessário e pressione levemente.
  8. Regue cuidadosamente a flor recém-transplantada e coloque-a na sombra para fazer enraizamento e aclimatação por 3-5 dias.
Dica. Se você escolher um pote maior, poderá colocar vários bálsamos ao mesmo tempo. Nesse caso, você pode obter uma composição original e elegante, se usar plantas com inflorescências de cores diferentes.

Assista a um vídeo sobre como transplantar vários balsamins em um vaso.

Condições e tempo

Como plantar?

Imediatamente após a compra do bálsamo, ele deve ser transplantado. Existe um certo algoritmo de ações:

  • Use uma panela ligeiramente maior que a anterior.
  • Prepare uma nova mistura de terra ou aplique comprado. Se a primeira opção for escolhida, combine esses componentes: solo encharcado, húmus, areia grossa do rio (8: 2: 1).
  • Transferir a planta para um novo recipiente, previamente umedecido o solo.
  • Adicione terra às bordas da panela, mas não mexa.
  • Derrame e instale cuidadosamente no parapeito da janela, onde não há luz solar direta.

Se o bálsamo foi comprado no inverno, não é necessário transplantá-lo até a primavera. Em repouso, a flor não tolerará tal procedimento. Ao comprar um bálsamo de florescência, você precisa esperar até que os botões desapareçam.

Antes de plantar, você precisa avaliar cuidadosamente as condições do sistema radicular. As raízes saudáveis ​​devem ser cobertas completamente com uma massa de barro. Sacudir o solo e lavar as raízes é aconselhável apenas em caso de detecção de podridão, doença ou insetos.

Como fazer root?

O enraizamento do bálsamo ocorre de duas maneiras:

  1. No substrato. Para isso, é adequada uma mistura sem terra composta de areia, perlita, vermiculita e turfa. Mesmo topos fracos e jovens podem estar enraizados nesse substrato. Plante estacas em pequenas cavidades e polvilhe com uma mistura de terra.

    Despeje levemente com solução concentrada de permanganato de potássio e cubra com polietileno. Devido ao efeito da estufa, a umidade e o calor são mantidos constantemente no interior.

  2. Na água. Prepare água morna e morna, coloque-a em um recipiente adequado, por exemplo, em um copo de plástico.

    Em seguida, é necessário remover as folhas inferiores do caule e colocá-lo na água a uma profundidade de 4 cm.

    As raízes aparecerão rapidamente, em uma semana. O transplante no solo é possível desde que o comprimento das raízes já seja de 2-3 cm.

Todos os detalhes sobre como propagar bálsamo por estacas, você encontrará neste artigo.

Movimento de uma planta em campo aberto

Antes de transplantar a planta em campo aberto, você precisa escolher um local adequadoFocando nas seguintes recomendações:

  • O bálsamo de jardim não é exigente em termos de escolha de "vizinhos". Begônias, fúcsia e verbena podem ser plantadas perto dele.
  • Você pode obter crescimento ativo e floração longa se plantar uma colheita no lado ocidental ou oriental.
  • Para bálsamo, congestionamento de umidade, umidade constante, frio frequente e correntes de ar não são permitidos.
  • O solo deve ser solto, nutritivo e com boa drenagem de argila expandida.
  • O crescimento e o desenvolvimento da planta são afetados negativamente pelo calor e pelo solo ácido. Em tais condições, ele deixa de florescer e as folhas caem.
  • Antes do plantio, o solo deve ser fertilizado com húmus.

Quando todas as atividades preparatórias terminarem, você pode prosseguir com um pouso direto:

  1. Umedeça completamente o solo em que as mudas estão localizadas. Faça isso 2-3 horas antes do plantio.
  2. Faça os furos no chão. Disponha-os a uma distância de 25 a 30 cm.
  3. Encha fertilizante e água em cada poço.
  4. Remova cuidadosamente as mudas e transplante para o recesso preparado.
  5. Bata no chão perto de cada planta, usando a serragem. O Mulch é uma excelente maneira de proteger o solo contra superaquecimento e a capacidade de reter a umidade nele.

Foto

Abaixo você pode ver uma foto da flor interna.




Como cuidar nas próximas semanas?

Rega

Entre a rega, você deve observar um período de 2 dias. A camada superior não deve secar completamente. Caso contrário, a flor começará a murchar e murchar.

Mas a estagnação da água na panela afetará gravemente a planta. Então, 3-4 horas após a rega, ele precisa ser derramado. Caso contrário, está repleto de ataques de insetos e desenvolvimento de doenças fúngicas. Use água macia e sedimentada para irrigação.

Umidade

Durante a floração, pulverize bálsamo se a temperatura estiver acima de 21-22 graus. O líquido em contato com inflorescências é inaceitável; caso contrário, levará ao desenvolvimento de manchas feias em pétalas delicadas.

Abra um recipiente com água perto da planta durante a floração. Isso ajudará a manter a umidade ideal do ar.

Top vestir

Adicione fertilizante à água para irrigação e aplique a cada 2 semanas durante o período de floração.. Neste momento, a planta consome muita energia, por isso precisa fornecer nutrição adicional.

Importante! Suplementos minerais líquidos destinados a plantas com flores ajudarão a preencher a escassez de substâncias necessárias. Você pode comprá-los em qualquer loja de jardinagem.

Sobre como alimentar o bálsamo para florescer abundantemente e como regá-lo adequadamente, leia este material.

Doenças e Pragas

A balsamina do jardim está exposta às seguintes doenças e pragas:

  • Mosaico De Pepino. As folhas estão danificadas, o crescimento pára, ficam onduladas e cobertas de manchas amarelas.

    Rasgue as folhas afetadas. Como prevenção, é usada uma luta ativa contra os pulgões, portadora de vírus.

  • Mosaico em anel. As folhas começam a endurecer, rachar e ficar manchadas, que parecem impressões digitais em anel.

    A planta gradualmente desaparece e morre. As folhas afetadas devem ser removidas imediatamente.

  • Bronze. O crescimento das folhas é inibido, o que leva à sua deformação. Como resultado, eles encolhem e caem.

    As plantas afetadas pelo vírus não podem ser salvas; elas devem ser descartadas; caso contrário, a doença pode ir para outras plantas.

  • Mosaico Viral. As folhas são cobertas com manchas amarelas e ficam onduladas.

    Para prevenção, trate a planta com um agente contra tripes e pulgões (Decis Expert, Confidor), que espalham o vírus.

  • Ácaro aranha. Este inseto tece sua teia no interior das folhas e as come.

    Para prevenção, trate com uma solução de sabão (1 litro de água e 40 g de sabão). Retire as folhas afetadas.

  • Conclusão

    O transplante de bálsamo é um procedimento necessário que promove o crescimento ativo e o desenvolvimento da planta. Medidas adequadamente conduzidas prolongam a floração, tornam-na exuberante e também impedem o desenvolvimento de doenças.

Deixe O Seu Comentário