Como obter uma certidão de nascimento
O nascimento de um filho é um evento que ocorre na família e traz felicidade. Imediatamente após o aparecimento de migalhas, os pais inexperientes têm muitas preocupações. Eles estão muito interessados, inclusive em como obter a certidão de nascimento de uma criança.
Nem todos os pais sabem como um bebê é registrado e uma certidão de nascimento é emitida. Se você tiver alguma dificuldade, no material você encontrará dicas que o ajudarão a realizar o procedimento.
A obtenção de uma certidão de nascimento não difere dos anos anteriores, pois o procedimento não foi alterado. As informações também são relevantes para os pais que têm filhos e o processo de registro é familiar.
A legislação atual estabelece o tempo durante o qual uma certidão de nascimento é emitida - um mês após o nascimento da criança.
A lei não prevê punição por atraso no prazo estabelecido.
Se os pais não são casados ou têm sobrenomes diferentes, um deles será inserido no certificado. Como a questão de cujo sobrenome será dado à criança não é regulamentada por lei, os pais terão que decidir por si próprios. Se o relacionamento não for formalizado, eles deverão se reunir para receber o documento. Se apenas um deles pode vir, a informação do segundo é escrita a partir de suas palavras, o que aumenta a probabilidade de erros.
Plano passo a passo para obter uma certidão de nascimento
- Dê uma olhada no cartório com um pacote de papéis necessários para o registro da criança. São passaportes dos pais, certidão de casamento e atestado médico confirmando o nascimento do bebê.
- Se o casamento não for registrado, forneça ao cartório um certificado de estabelecimento de paternidade. Para receber papel no hospital, envie a solicitação apropriada. Um fato interessante é que, se o nascimento ocorrer fora da instituição médica, os pais não receberão um certificado. Então você precisa de uma declaração do médico que deu à luz.
- Depois de coletar o papel, vá ao cartório distrital localizado no local de residência de um ou de ambos os pais. Quanto aos estrangeiros que desejam obter um certificado com base no modelo de seu país, eles são aconselhados a entrar em contato com o consulado de seu estado natal.
Simultaneamente com os documentos listados acima, envie uma solicitação ao cartório. A legislação prevê a possibilidade de apresentação de um pedido por pais, pessoas autorizadas, funcionários de maternidades e outras instituições onde o nascimento ocorreu.
- Forneça informações sobre a criança. Este é o nome completo, data e local de nascimento, sexo. Anote as informações completas sobre os pais, começando com nomes completos e terminando com o local de residência. Na declaração, forneça detalhes sobre o pai. É por isso que uma certidão de casamento está na lista de documentos.
- Isso conclui o procedimento para registrar um filho. Resta aguardar um certificado. A lei não prevê a data exata da emissão do documento, mas a prática mostra que isso acontece no dia da solicitação, uma hora após a data da solicitação.
É desagradável falar sobre isso, mas há casos em que nascem natimortos ou deixam o mundo durante o primeiro mês de vida devido a problemas de saúde. Nesse caso, entre em contato com a autoridade de registro do estado. No nascimento de um filho falecido, a emissão de um certificado não é realizada, os pais recebem apenas um certificado. Se a morte ocorrer dentro de um mês, os representantes do cartório emitirão simultaneamente uma certidão de nascimento e óbito.
Considerando o lado financeiro da questão, as leis existentes fornecem uma taxa pela emissão de um documento. Você terá que pagar uma quantia minúscula se o certificado for perdido e você iniciou o procedimento para receber uma duplicata. Despesas financeiras insignificantes são esperadas para pais solteiros. O cartório deve emitir um certificado de paternidade, e um dever estatal é fornecido para ele.
Se você planejou sua gravidez e esperou o bebê, emita uma certidão de nascimento de maneira fácil e rápida, pois o procedimento é gratuito e o documento é emitido no dia do tratamento.