Quanto dinheiro é necessário para a felicidade - números e fatos
A maioria das pessoas conscientes se pergunta: quanto dinheiro uma pessoa precisa para ser feliz e quanto é necessário para se tornar feliz na Rússia? De fato, tentando encontrar uma resposta, as pessoas com conhecimentos financeiros aprendem a estabelecer metas e alcançá-las.
❕ No entanto, é importante lembrar: sede excessiva de riqueza pode fazer as pessoas ficará infeliz. Portanto, é importante estar ciente de como a felicidade é medida e quanto dinheiro é suficiente para ser satisfeito com sua vida.
Sobre quanto dinheiro é necessário para a felicidade e sobre o que geralmente depende da felicidade humana - leia este artigo
1. Riqueza por riqueza
Infelizmente para muitas pessoas modernas dinheiro são o valor central da vida. Eles fazem todos os esforços para acumulá-los o máximo possível. Além disso, essas pessoas não pensam, eles ficarão felizes com isso.
Se o objetivo de uma pessoa é riqueza por riqueza, absolutamente, nenhum dinheiro é suficiente para ele se tornar feliz. As finanças não podem ser consideradas como verdadeira felicidade. De fato, o dinheiro é apenas uma ferramenta que ajuda a obter o que você deseja. Se uma pessoa define uma meta específica, é mais fácil entender quanto dinheiro precisará para se tornar feliz.
Para obter satisfação com as finanças, antes de tudo, é necessário excluir comportamento cumulativo. Acumular apenas por uma questão de riqueza é quase sempre sem sentido.
O dinheiro só trará felicidade quando for investido e usado para satisfazer desejos. Também recomendamos a leitura do nosso artigo - "Como economizar e economizar dinheiro".
Por fim, depende de como o dinheiro é usado, se a pessoa será capaz de se tornar feliz.
2. Sede para consumo
Hoje, nem todas as compras de uma pessoa são capazes de trazer benefícios práticos. Nem tudo o que é adquirido é usado na vida. A maioria das coisas simplesmente enche inúmeros armários. Parece que isso sede estúpida de consumo. Muitas pessoas, sem sentido, cumprem todos os seus desejos. No entanto, eles nem tentam entender o quanto precisam.
Ao mesmo tempo, apenas algumas décadas atrás, a atitude em relação ao dinheiro era completamente diferente. Não eram eles sem os quais era impossível alcançar a felicidade. As pessoas se sentiam bem à vontade, mesmo que recebessem salários suficientes apenas pelos mais necessários.
Para mais informações sobre a história, as funções e os tipos de dinheiro, leia nosso último artigo - "O que é dinheiro".
Na sociedade moderna, a visão de mundo mudou completamente. Produtores e vendedores de vários bens tentam de todo modo promover o interesse dos compradores no consumo contínuo. Eles atraem clientes publicidade, bela embalagembem como todos os tipos de promoções de marketing.
3. A quantidade de dinheiro disponível afeta o sentimento de felicidade?
A pergunta de quanto a felicidade de uma pessoa depende da quantidade de dinheiro que ela tem é solicitada não apenas aos cidadãos comuns, mas também aos cientistas.
Um pesquisador chamado Tang, foi realizada uma pesquisa. Seu objetivo era entender como as pessoas se relacionam com dinheiro.
Ele acabou descobrindo que as pessoas ricas não são felizes porque têm muito dinheiro. Eles têm prazer moral com o processo de alcançar o bem-estar financeiro. Ao mesmo tempo, aqueles que têm dinheiro suficiente para suprir suas necessidades mínimas querem ficar ricos exclusivamente para alcançar conforto e segurança. Leia mais sobre como ficar rico e bem-sucedido no artigo.
Tang percebeu que uma conexão direta entre a felicidade e a quantidade de recursos financeiros está faltando. Quando a pesquisa foi realizada, ficou claro que a felicidade das pessoas depende de um grande número de fatores. Os principais são apresentados na tabela abaixo.
Tabela: “Porcentagem de vários componentes da felicidade humana”
Fator | A proporção de entrevistados que consideram importante para a felicidade |
Lazer, passatempo e criatividade | 44 % |
Parentes e amigos | 41 % |
Alta qualidade de vida | 39 % |
O trabalho está relacionado ao seu passatempo favorito. | 37 % |
Amigos | 35 % |
Amor mútuo | 34 % |
Saude | 25 % |
Mas não pense que a ausência de uma relação direta entre dinheiro e felicidade significa que o humor de uma pessoa não depende do bem-estar financeiro.
4. Por que uma pessoa valoriza o bem-estar financeiro?
Na maioria dos casos, as pessoas tendem a ganhar dinheiro o máximo possível, pois possuem outras necessidades que permanecem insatisfeitas. De fato, a atitude em relação à riqueza financeira é formada desde tenra idade. Aqueles que na infância são forçados a viver na pobreza quando crescem são mais dependentes de dinheiro.
Antes de tudo, as opiniões das pessoas sobre o bem-estar financeiro são influenciadas por:
- opinião dos pais;
- o desejo de ser melhor que os outros, que surge da competição entre pessoas ricas e pobres;
- visões de mundo éticas e religiosas.
Há um certo padrão: quanto maior o nível de insatisfação pessoal, mais atenção uma pessoa presta ao dinheiro. No entanto, tendo obtido a quantidade desejada, muitas vezes essas pessoas se sentem decepcionadas.
O desejo de possuir recursos financeiros sem um objetivo específico é um sinal da existência de vários problemas. É por isso que, para alcançar um sentimento de felicidade, é preciso primeiro entender a si mesmo e resolver os problemas existentes.
Na maioria dos casos, o desejo excessivo de riqueza é explicado pelos seguintes desejos:
- ganhar independência e autoconfiança;
- conquista de amor e carinho;
- sensação de segurança;
- acesso ao poder.
5. Como alcançar a felicidade mudando a atitude em relação ao dinheiro
Sendo obcecado com dinheiro, uma pessoa nunca pode ser feliz. É por isso que, para se sentir satisfeito, você deve primeiro mudar seu próprio pensamento. Isso ajudará a alcançar harmonia tanto consigo mesmo quanto com o mundo exterior.
Mas é importante considerar cuidadosamente o fator social. Em outras palavras, não se pode copiar completamente o comportamento de outras pessoas e, além disso, pensar como elas. Cada um a seu modo vê sua própria felicidade. No processo de busca pela riqueza, existe a possibilidade de não perceber coisas realmente importantes.
É claro que muitos discutirão, argumentando: sem dinheiro, é impossível viver. Claro que é verdade, mas deve lembrar o que meios financeiros não são felicidade, são apenas uma maneira de alcançá-lo.
6. O que a pesquisa diz sobre a quantidade de dinheiro necessária para a felicidade
Uma pessoa está constantemente tentando medir o nível de sua felicidade, correlacionando-a com a quantidade de recursos financeiros. Os cientistas também estão interessados nesta questão. No entanto, eles não raciocinam do zero, mas tentam operar com fatos. É por isso que uma enorme quantidade de pesquisa moderna é dedicada à questão: quanto dinheiro uma pessoa precisa para se tornar feliz.
Entre estudos recentes, pode-se distinguir o que foi realizado pelo site Superjob. Este recurso é destinado à procura de emprego. O objetivo da pesquisa foi entender como as próprias pessoas consideram quanto dinheiro precisam.
O estudo envolveu 2 500 pessoas que vivem em diferentes regiões da Rússia. Como resultado, a quantidade média de renda que os cidadãos consideram suficiente foi 184 000 rublos. E pelo último 2 ano, o indicador cresceu 9 000 rublos.
Além disso, a quantidade de dinheiro necessária para a felicidade em diferentes regiões é significativamente diferente. Então, em Moscou, o valor é quase 20e em São Petersburgo - quase 30 mil acima da média.
O estudo mostrou que os moradores de megacidades exigem mais dinheiro para satisfação moral. Isso se deve principalmente ao fato de que nas grandes cidades o custo da moradia é mais alto e as possibilidades são maiores.
- Com relação à pobreza, seus limites foram determinados pelos participantes da pesquisa no nível de 20 000 rublos por mês.
- As pessoas ricas, a maioria considera as que recebem mais de 400.000 mensais.
No processo da pesquisa, também ficou claro que outros fatores influenciam a quantidade de dinheiro necessária para a felicidade, além do local de residência:
- Paul Homens geralmente precisam de mais dinheiro que mulheres. A diferença pode ser bastante grande e atingir 40 000 rublos.
- Idade. Para os jovens, para a felicidade, geralmente uma quantidade dentro 150 000 rublos por mês. A geração mais velha precisa de muito mais dinheiro. Aqueles cuja idade é mais 45 anos, pelo menos 190 000 rublos.
- Montante do salário. Surpreendentemente, quanto menor a renda mensal da pessoa, menos dinheiro ele precisa para se sentir feliz.
É lógico que, com um aumento no nível da renda mensal, as necessidades humanas aumentem. Isso levanta a questão: Existe alguma quantia máxima que uma pessoa precisa para ser feliz?
7. Quantidade de dinheiro = quantidade de felicidade?
Entre as pessoas mais ricas e influentes do mundo podem ser distinguidas Nelson Rockefeller. Curiosamente, quando sua condição era sobre 3 bilhões de dólaresEle participou de uma entrevista. Quando perguntado quanto dinheiro ele precisava para ser completamente feliz, Rockefeller respondeu que ainda havia 4 bilhões.
Os fatos acima da biografia de um bilionário tornam possível entender: que mais condição financeira mais Eu ainda quero dinheiro.
No entanto, não esqueça que com o crescimento da receita tempo livre reduzidoe substancialmente o nível de responsabilidade aumenta. Muitas vezes, as conseqüências disso se tornam estresse e depressão.
Como resultado, nem todos podem fazer a riqueza feliz. Portanto, os especialistas recomendam estabelecer metas. É importante que eles correspondam aos recursos específicos.
No entanto, a quantidade de renda desejada está em constante crescimento, não apenas por causa da ganância. Vários fatores podem reduzir o custo de capital ou levar à perda total. Os principais são inflação e crises econômicas. Todos esses motivos levam ao fato de que muitas pessoas se recusam a economizar e tendem a gastar o máximo possível.
8. O triângulo dourado de alcançar a felicidade
Até o momento, um grande número de teorias foi criado sobre como alcançar a felicidade. Um dos mais populares criados Robert Cumminsvivendo na Austrália. Ele chamou sua fórmula de felicidade triângulo dourado.
Os lados da figura são:
- amor
- participação na vida social;
- quantidade de renda.
Cummins acredita que uma pessoa já está feliz quando consegue atingir a quantidade de interesse que ela tem. A teoria não coloca o dinheiro na vanguarda. Eles são apenas uma cobertura confiável. A felicidade é baseada no amor e na atividade social.
No entanto, na ausência de 2- os fatores subjacentes à felicidade, os meios financeiros podem vir em primeiro lugar. Como resultado, tendo recebido o nível de renda desejado, uma pessoa finge que está completamente feliz.
9. Como entender quanto dinheiro é necessário para a felicidade de uma pessoa em particular
Se uma pessoa deseja atingir uma certa quantia, o que lhe permitirá se tornar feliz, é necessário, antes de tudo, analisar suas próprias necessidades. Nesse caso, uma das duas tarefas pode ser executada:
- Atingir um certo nível de renda mensal. Tal tarefa é adequada para aqueles que precisam garantir uma existência decente no presente. Ao calcular o nível de renda necessário, considere despesas obrigatórias para alimentos, utilidades, roupas e férias. Alguém pode incluir adicionalmente entretenimento ou esportes nesse valor. De qualquer forma, você deve descrever em detalhes todos os seus desejos e indicar a quantidade necessária para sua implementação.
- Acumule uma quantidade específica. Deve basear-se no motivo pelo qual são necessárias economias. Se for necessário dinheiro para uma compra grande, o valor será determinado pelo seu valor.
Desta maneira Você pode ficar feliz mesmo com a quantidade mínima de dinheiro. A principal fonte de felicidade são as pessoas amadas, bem como a harmonia consigo mesma.
Também recomendamos assistir o vídeo:
Esperamos poder responder à pergunta - quanto dinheiro é necessário para uma pessoa ser completamente feliz.
Se você ainda tiver alguma dúvida, faça-a nos comentários abaixo. Vejo você nas páginas da revista RichPro.ru!