Vinho caseiro - por favor, surpreenda os convidados!
A capacidade de fazer vinho em casa a partir de frutas ou geleia é uma vantagem para a força de qualquer dona de casa. Muitas vezes, há muita colheita na cabana de verão e surge a questão de sua rápida implementação. Frutas e bagas cultivadas com grande dificuldade podem facilmente ficar ruins.
A tarefa é preservar toda a colheita por um longo período de diferentes maneiras. Um deles é o vinho caseiro. Essa é uma ótima maneira de evitar custos desnecessários no futuro, já que comprar uma bebida requintada em uma loja ou uvas é um prazer caro. Infelizmente, o alto preço e a marca bem conhecida não são garantia de qualidade e bom gosto.
O vinho feito com as próprias mãos é mais forte que o vinho comprado, mesmo sem a adição de álcool ou vodka. Mas isso é fácil de evitar. O principal é a receita certa e a disponibilidade de tudo o que você precisa em mãos.
Preparação
Conclua várias etapas de preparação necessárias:
- Seleção de recipientes. Pegue potes ou garrafas de vidro com um pescoço. Através de um copo transparente, é fácil controlar a fermentação, a bebida não adquirirá odores estranhos. Não use panelas de plástico ou alumínio. Um produto nesse recipiente pode ser prejudicial à saúde quando usado e, quando fabricado, afetará a qualidade - um sabor e sabor desagradáveis aparecerão.
- Esterilização. Este item é obrigatório. Antes de cozinhar, lave e esterilize completamente todos os recipientes e dispositivos necessários, o que elimina a aparência de bactérias e odores desagradáveis.
- Bagas ou geléia. Se você produz vinho a partir de geléia, as matérias-primas são consideradas processadas e a esterilização não é necessária. Classifique frutas frescas, frutas maduras ou verdes estragam o sabor e aceleram o processo de fermentação. Jogue fora danificado, podre, mofado - algumas frutas estragadas podem arruinar todo o trabalho. As bagas não devem ser lavadas - os microrganismos necessários para a fermentação vivem em sua superfície. Se estiverem com pedras, remova-as para que não apareça amargura e um aroma incomum.
Comece a cozinhar. Se você estiver produzindo vinho pela primeira vez, faça uma receita simples e use geléia como matéria-prima, o que permitirá que você pule a etapa de preparação das matérias-primas e facilite o controle da doçura.
Geléia de vinho em casa
Use qualquer geléia, mesmo cristalizada. É possível misturar várias espécies, embora isso seja indesejável. O principal é que não há mofo. Processamento adicional não é necessário e, devido às partículas cristalizadas, o processo de fermentação será mais rápido. A força dessa bebida será de 10 a 13%.
Ingredientes- Preserva
- Água fervida (a quantidade corresponde à quantidade de atolamento disponível).
- Passas - 100-150 gramas.
Encha os recipientes limpos e esterilizados com os componentes necessários. Mexa até ficar homogêneo durante todo o volume. Em vez de passas, você pode tomar uvas frescas esmagando as frutas em um recipiente.
Cubra o recipiente com gaze e coloque em um local escuro em uma sala quente. A temperatura para fermentação deve ser de pelo menos 20 graus. Um pano escuro enrolado no recipiente ajudará a esconder da luz. Mexa o mosto com uma colher de pau por cinco dias. Não use aparelhos de metal.
Quando os primeiros sinais de fermentação aparecerem após 18 a 20 horas, como espuma, um chiado silencioso ou um cheiro ácido, considere que o processo está indo bem.
Cinco dias depois, remova a espuma ascendente dos componentes não dissolvidos. Coe o vinho futuro através da gaze, dobrada em várias camadas e despeje em um recipiente limpo e seco.
Encha os frascos de maneira incompleta; deixe 20% do espaço livre total. Encherá gradualmente com espuma e gás resultante da fermentação.
Coloque o gargalo do recipiente e aperte firmemente a luva de borracha, depois de perfurar o buraco com uma agulha em um dos dedos. Se você faz vinho com frequência, use uma trava de água.
A luva inflará em 3-4 dias. Se isso não acontecer, verifique o aperto da jarra e a temperatura na sala. Depois de levantar a luva, deixe o recipiente sozinho por um mês. Observe a posição da luva de borracha. O mosto é infundido por um a dois meses, então a luva cairá, a bebida brilhará e os sedimentos aparecerão na parte inferior.
Experimente o vinho a gosto, se necessário, adicione açúcar. Despeje delicadamente, sem sedimentos, em uma garrafa limpa, feche-a bem e coloque-a na geladeira. Você pode servir uma bebida de vinho na mesa em 2-3 meses.
Receita de vídeoComo fazer vinho de framboesa
A framboesa é considerada uma sobremesa em termos de teor de açúcar, e as uvas perdem apenas para as uvas de aroma e sabor rico. O vinho é feito de forma simples, além de todos os tipos de bagas serem adequados.
Ingredientes- Framboesas - 1 kg.
- Açúcar - 500 gramas.
- Água fervida - 1 litro.
Bagas não lavadas, mas cuidadosamente selecionadas, moem até um estado de purê líquido. Na superfície das framboesas existe um fermento especial, que é um catalisador para a fermentação.
Antes de adicionar açúcar e água, coloque a massa em um recipiente estéril onde o processo de fermentação principal ocorrerá. Adicione apenas 300 gramas de açúcar, misture e encha com água.
Coloque uma luva médica no gargalo da garrafa e perfure-a. Coloque o recipiente por 10 dias em um local escuro e quente. Verifique e mexa a bebida diariamente. Três dias após o início da fermentação, aperte a suspensão da baga. Despeje a calda de açúcar no suco resultante: misture um copo de água e 100 gramas de açúcar e mantenha em fogo baixo até dissolver.
Depois de mais três dias, adicione os restantes 100 gramas de açúcar. Depois deixe o recipiente por 40 dias. A luva é esvaziada, a bebida fica transparente e o sedimento se deposita no fundo. Garrafa.
Vinho cereja sem caroço
Como mencionado anteriormente, as sementes são removidas das bagas para evitar um sabor e amargura característicos e, além disso, contêm substâncias nocivas ao organismo. Fazer uma bebida segura e saborosa requer o conhecimento certo e proporções exatas.
Ingredientes- Cereja - 1 kg.
- Açúcar - 300 gramas.
- Água fervida - 1 litro.
Amasse delicadamente e bagas não lavadas com as mãos. Não danifique os ossos, caso contrário, o vinho será amargo! Coloque a massa resultante em um recipiente estéril, adicione aproximadamente 40% do açúcar granulado e despeje água. Misture tudo, cubra com gaze e coloque para a fermentação primária em um local escuro e quente. Deixe o recipiente por quatro dias, mas não se esqueça de mexer duas vezes por dia.
Em seguida, coe várias camadas de gaze, adicione um quarto de todas as sementes e 20% de açúcar da quantidade principal. Misture a mistura até o açúcar estar completamente dissolvido e despeje em um recipiente para fermentação. Deixe uma pequena porção do recipiente vazia.
Após 4 dias, coloque outra porção de açúcar, outros 20%.
Depois de uma semana, filtre a gaze e remova as sementes. Adicione o açúcar restante, misture e despeje em um recipiente limpo.
O vinho vagueia de um mês a dois. Então, a luva esvaziará, o vinho clareará e os sedimentos cairão no fundo. Despeje a bebida sem interferir. Experimente, adicione açúcar, se necessário.
Despeje o vinho em garrafas, coloque em um local escuro e frio e esqueça por vários meses. Filtre o líquido quando aparecer um precipitado e verifique a cada 15-20 dias.
Quando o sedimento deixar de aparecer, transfira o vinho para garrafas esterilizadas seladas para armazenamento final.
Receita de vídeoVinho de rowan saudável
O vinho das frutas de Chokeberry pode ser preparado de várias maneiras. Esta é a receita mais comum.
Ingredientes- Cinza de montanha - 10 kg.
- Açúcar - 2 kg.
- Passas ou uvas - 150 gramas.
- Água fervida - 4 litros.
Nas cinzas da montanha, retire as mudas e despeje água fervente por vinte minutos. Repita três vezes para reduzir a adstringência. Moa as frutas em um moedor de carne, esprema gaze dobrada em várias camadas e coloque o resto em um recipiente e despeje água quente a uma temperatura de 65 a 70 graus.
Adicione o suco de cinzas da montanha, um pouco de açúcar e passas. As bagas de uva não precisam ser lavadas, elas apenas precisam ser esmagadas.
Misture todos os ingredientes, cubra o gargalo da garrafa com gaze e coloque em um local escuro e quente. Verifique a bebida por vários dias; se houver cheiro e espuma azedos, filtre o mosto.
Adicione o açúcar ao suco, misture e deixe para re-fermentação. Coloque uma luva médica no pescoço, fure com antecedência. Ela determinará o fim da fermentação.
Após 14 dias, os sedimentos serão visíveis no fundo, as bolhas características desaparecerão. Derrame delicadamente o vinho em recipientes esterilizados, feche bem e leve à geladeira ou porão frio por 5 meses.
Descarte o sedimento com cuidado. O vinho está pronto para beber.
O mais delicioso vinho feito de maçãs
As maçãs são um excelente produto para vinificação caseira. Se você tentar, obterá um vinho saboroso e saudável, pois durante o processamento as frutas não perdem qualidades úteis.
Ingredientes- Maçãs - 5 kg.
- Açúcar - 1 kg.
Retire as sementes das maçãs para que a bebida não fique amarga. Passe as frutas por um espremedor ou grelha. Coloque o purê de batatas com suco em um recipiente para fermentação, cubra o pescoço com gaze e deixe por 72 horas.
Mexa o mosto 3 vezes ao dia usando utensílios de madeira. Três dias depois, retire a polpa (mingau) com uma colher de pau, adicione a primeira parte de açúcar e coloque no pescoço de uma luva de borracha com um dedo perfurado. O açúcar não deve exceder 200 gramas por litro. Deixe o vinho por 4 dias, adicionando a mesma porção de açúcar. Após 5 dias, adicione metade do açúcar e repita o procedimento novamente após 5 dias.
O processo de fermentação dura de 30 a 90 dias. Armazene os recipientes em um local escuro e quente. Se o sedimento aparecesse no fundo, o vinho já havia fermentado. Despeje a bebida em um recipiente estéril e coloque por 90 dias, mas em local frio.
O vinho está pronto se o sedimento não aparecer no fundo por duas semanas.
//youtu.be/B5XuL0qY8vg
Dicas úteis
Lembre-se de algumas regras simples:
- Não use recipientes e recipientes de metal. Eles dão um sabor específico e um odor desagradável.
- Escolha seus ingredientes com cuidado. Ao classificar frutas ou bagas para vinho caseiro, tenha cuidado. Uma baga estragada, madura ou verde pode estragar todo o produto. O atolamento inspeciona o molde.
- Controlar o processo de fermentação. Para começar, não lave as frutas. Mas se não houver fermentação, adicione fermento à taxa de dois gramas por litro. Remova os sedimentos com cuidado e na hora certa para evitar a amargura no vinho.
Fazer vinho é agradável, simples e rentável. Um pouco de paciência e você poderá desfrutar de uma bebida saborosa, saudável e deliciosa!