Vitaminas durante todo o ano. É possível cultivar um limão e como fazê-lo corretamente?

Limão interior é uma bela árvore perene. Agrada aos proprietários com um aroma sutil e delicadas flores bonitas. Uma árvore jovem pode produzir até 30 frutos por ano e um adulto - até 200.

Para cultivar frutos há muito esperados, você precisa conhecer as regras e características do cultivo de uma planta subtropical.

Este artigo o ajudará a descobrir se é possível cultivar limões em casa, escolher uma variedade adequada, evitar erros e entender os meandros de cultivar e cuidar de um limoeiro em casa e em campo aberto de A a Z.

Variedades de plantas domésticas populares

As variedades mais comuns de limões para ambiente interno são os cinco tipos a seguir.

Pavlovsky

Esta é uma planta tolerante à sombra que pode crescer em casa e é adequada para o lado norte da casa. Atinge crescimento de 2 metros. Limão de frutas por 3-4 anos. Dá 20-40 frutos de tamanho médio.

Oferecemos a você um vídeo sobre o cultivo de limão Pavlovsky em casa:

Aniversário

Possui uma bela floração. As flores brancas com uma tonalidade roxa são coletadas em inflorescências de 14 peças. A variedade é despretensiosa à umidade e à rega. Frutas em frutas grandes por 3-4 anos.

Maykop

Atrai alta produtividade. Uma árvore adulta produz em um ano de 100 a 300 frutos médios. Para o inverno de uma árvore, você precisa de uma sala fresca.

Meyer

É exigente em água, iluminação e temperatura do ar. Adequado para produtores experientes. Frutos de casca fina com polpa alaranjada.

Panderose

Este é um híbrido de cidra, limão e toranja. Frutos grandes de casca grande, até 500 gr. O limão floresce profusamente, 2-3 vezes ao ano.

Oferecemos a você um vídeo sobre o cultivo de um limão Panderosa:

Foto

A seguir, a foto mostra os processos do limão e também mostra como cresce:




Tempo de desembarque em casa

A melhor época para plantar um limão é do final de fevereiro ao início de abril. Este é o tempo do período de vegetação natural.

Seleção de vasos e preparação do solo

As plantas jovens são cultivadas em vasos de vários materiais: argila, plástico, madeira. O principal critério de seleção é um diâmetro não superior a 15 a 20 cm. Também é importante fazer orifícios de drenagem no vaso e colocar a própria drenagem. À medida que crescem, o limão é transplantado para recipientes com diâmetro 2-4 cm maior. As plantas adultas são de preferência transplantadas para banheiras de madeira ou vasos de cerâmica.

A drenagem é derramada com uma camada de 1,5 a 2 cm, areia grossa, seixos finos ou argila expandida são adequados para a drenagem. As pedras de drenagem não devem ter mais de 3 cm de diâmetro.

Para cultivar limão em casa, você não pode tirar terras comuns do jardim da frente. Deve ser especialmente preparado. Para fazer isso, misture parte da terra do gramado, uma parte do húmus e metade da areia grossa.

Escolhendo um lugar na casa no peitoril da janela

Você pode colocar uma panela de limão em qualquer peitoril da janela, onde não haja corrente de ar, e fortes quedas de temperatura. Se você colocar um limoeiro em uma casa no lado norte, ele precisará fornecer iluminação adicional. Certifique-se de isolar o fundo da panela e as partes laterais da hipotermia.

Lemon vai se sentir bem em uma varanda envidraçada e isolada. O principal é evitar correntes de ar e temperaturas mais baixas no tempo frio.

Métodos de criação

De sementes e mudas

Você pode plantar limões com mudas ou sementes. A árvore que cresceu com os talheres dá frutos no quarto ano e a partir da semente - não antes do oitavo. Para o cultivo de limão em casa, frutos maduros e grandes são selecionados a partir da semente. As sementes precisam ser plantadas frescas. Os citricultores experientes são aconselhados a remover a película superior das sementes, para melhor germinação.

Ao escolher um caule, corte-o de plantas saudáveis ​​e frutíferas. Não há necessidade de cortar as mudas de árvores que crescem em condições naturais. Tais estacas criam raízes por um longo tempo e é difícil esperar o fruto delas.

Vacinação

O filhote de limão começa a dar frutos muito tarde. Para acelerar o florescimento de uma árvore, ela é enxertada. A vacinação é enxertia e brotação. A árvore é plantada na primavera, durante o período de crescimento ativo. As árvores enxertadas começam a dar frutos por 2-3 anos.

Oferecemos a você um vídeo sobre como vacinar adequadamente um limão:

Propagar por tiros de ar

Como plantar uma planta com processos aéreos:

  1. Passe de março a abril.
  2. Em 1-2 brotos horizontais de verão, faça um corte anular de 5 a 10 mm.
  3. A seção é cercada por musgo esfagno.
  4. Recomenda-se embeber o musgo com uma solução para estimular o crescimento.
  5. A espessura da camada de musgo é de 3-4 cm, deve ultrapassar a borda cortada em 5 cm.
  6. O musgo é constantemente hidratado.
  7. De cima, o musgo é embrulhado com filme plástico para evitar secar.
  8. Após o aparecimento das raízes, as estacas são cortadas da planta uterina e plantadas em um vaso separado.
  9. O local de corte é tratado com var.

Cuidado

Iluminação

É melhor manter uma árvore sob luz difusa, embora a falta de iluminação não destrua a planta. Evite a luz solar direta para evitar queimaduras. Peitoris das janelas no lado leste do apartamento são mais adequados.

Uma panela de limão deve ser rodada a cada 10 a 12 dias em relação ao sol. Isso formará uma linda coroa uniforme.

Temperatura

A temperatura do teor de limão depende do estágio de desenvolvimento da planta:

  • + 17-20 limites ideais durante o período de crescimento e floração;
  • 20 a 21 durante o amadurecimento da fruta;
  • +7 -14 para o estágio de descanso.

No verão, você pode levar a árvore cítrica ao ar livre, mas é importante prestar atenção para evitar mudanças bruscas de temperatura.

Umidade e rega

Para o limão interno, o ar úmido é mais importante que as raízes regadas. Você pode colocar um prato de água perto da árvore, mas é mais eficiente usar um frasco de spray. As folhas da planta são pulverizadas com água morna de manhã e à noite e, uma vez por semana, é organizado um banho quente.

No verão, os citros são regados abundantemente e regularmente, pelo menos duas vezes por semana.. A rega deve estar ao longo das bordas da panela, sem encher as raízes. No inverno, regava semanalmente, tentando não encharcar o solo.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre como regar adequadamente um limão em casa:

Top vestir

Adubar limão com cobertura orgânica e mineral. No verão, a planta é alimentada semanalmente. Se a planta dá frutos no inverno, deve ser fertilizada uma vez por mês.

Antes de alimentar, certifique-se de regar a planta.

Para fertilizantes orgânicos, é usado estrume de cavalo ou vaca. É útil regar a planta com uma solução de sulfato de ferro (3 g / l) e uma solução rosa fraca de permanganato de potássio duas vezes por ano. Para nutrição mineral de limão é melhor usar fertilizantes especiais prontos para cítricos.

Oferecemos a você um vídeo sobre como fazer curativos para limão em ambiente interno:

Transplante e poda

As árvores jovens, nos primeiros três anos, são replantadas anualmente antes de florescer na primavera. Cada próxima panela deve ter 2-3 cm a mais de diâmetro. Transplantado ordenadamente sem danificar o sistema radicular. Transplantei plantas adultas a cada três anos.

Polvilhe a planta com zircão e cubra com filme plástico por cinco dias. Portanto, a planta tolerará mais facilmente o estresse após o transplante.

O limoeiro cresce galhos longos, por isso é importante realizar a poda. A formação adequada da coroa melhora a frutificação em casa. A poda é realizada de janeiro a fevereiro, removendo parte dos galhos após a quinta folha. As estacas remanescentes após o corte podem ser usadas para criação adicional.

Sugerimos assistir a um vídeo sobre como transplantar corretamente um limão:

Por que um limoeiro cresce mal e derrama folhas?

Quanto tempo um limão cresce em casa? Com cuidado e condições favoráveis, o limoeiro vive de 35 a 45 anos. Antes do tempo, a planta morre devido a doenças e pragas. Se a árvore parou de crescer ou se desfaz de folhas, preste atenção nos erros mais comuns:

  • Plante corretamente uma muda - não afunde o pescoço da raiz. Isso leva ao fraco crescimento das plantas e à deterioração das raízes.
  • Você não pode plantar uma muda imediatamente em uma panela grande.
  • Rega errada. Você não pode derramar água fria, isso é estresse para o limão.
  • Forte transbordamento leva à acidificação do solo. Além disso, você não pode regar em um ponto da panela, o solo está impregnado de forma desigual e algumas raízes podem secar.
  • Evite o estresse da árvore na forma de correntes de ar, mudanças bruscas de temperatura. Preste atenção para iluminação e umidade adequadas.
  • As folhas ficam amarelas e caem com alimentação insuficiente ou inadequada.
  • O solo das plantas cítricas deve ser ligeiramente ácido. Em solo ácido ou alcalino, a planta cresce pouco.
  • Para salvar uma árvore que deixou cair as folhas, ela é transplantada para um novo solo e alimentada. Em seguida, cubra o limão com polietileno para criar alta umidade. Retire a embalagem gradualmente após o crescimento dos galhos jovens.

Evite esses erros, e o limoeiro o deliciará com flores abundantes e frutas perfumadas em casa.

Cultivo ao ar livre

Cultivar limão em campo aberto é uma tarefa trabalhosa, mas viável. Para fazer isso, várias condições devem ser observadas: fornecer proteção contra os ventos, contra uma forte queda de temperatura. Em campo aberto, os limões são cultivados em estufas ou em valas especiais.

Doenças e Pragas

O cuidado inadequado do limão decorativo pode causar sua doença. Com pouca iluminação e falta de nutrientes, as folhas de limão brilham. A rega inadequada causa queda de folhas. Com rega excessiva, as raízes apodrecem. O limão é particularmente difícil de tolerar o ar seco.

As menores pragas de insetos também podem danificar a planta:

  1. Ácaro aranha. Pode ser identificado por ondulação de folhas e teias de aranha. É destruído por uma solução a 1% de ácido bórico. Vai demorar até cinco granulados.
  2. Pulgão cítrico. As folhas enrolam e secam. Ajuda a se livrar da solução de pragas "Actelika".
  3. Escudo leva à secagem de folhas e galhos e à morte da árvore. O limão é tratado com uma solução com sabão e depois lavado em um banho quente. O processamento é realizado até a recuperação completa.
  4. Mealybug deixa uma marca pegajosa nas folhas. Colete larvas e inspecione a árvore.
  5. Quarto limão pode infectar infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Medidas para a prevenção de doenças e parasitas reduzem a possibilidade de dano aos citros:

  • Poeira, sujeira, as menores pragas podem ser lavadas da planta passando chuveiros semanais com água morna.
  • Trate os citros uma vez por mês como profilático contra pragas e doenças.
  • Limpe com sabão de limão as folhas de limão dos dois lados uma vez a cada duas semanas.

Você pode cultivar uma bela árvore frutífera se cuidar adequadamente e prevenir doenças.

Oferecemos a você um vídeo sobre doenças do limão cultivadas em casa:

Dicas úteis

  • Com iluminação e umidade insuficientes, as folhas enrolam e secam. Pulverize o limão diariamente de manhã e à noite, realize curativos complexos.
  • Se um limão deixa cair as folhas, essa é uma reação ao estresse. O motivo pode ser uma queda acentuada de temperatura, pouca iluminação ou, inversamente, luz solar direta.Preste atenção à rega. A contaminação do solo por inundação e secagem também é prejudicial ao limão.
  • A árvore descarta os frutos quando há falta de força para amadurecer. É imperativo colher flores de uma planta jovem. Após três anos, dois limões são deixados na árvore. E no futuro eles usam a regra: para cada dez folhas - uma fruta.
  • Se o limoeiro não florescer por muito tempo, ele não terá espaço suficiente na panela. Transplante o limão em uma panela maior e alimente.
  • Folhas pequenas e brotos finos de uma planta indicam pouca iluminação e fertilização da planta.
  • As folhas da planta ficam marrons com umidade do ar insuficiente.

Oferecemos a você um vídeo sobre os segredos do cultivo bem-sucedido de limão em ambiente interno:

Cuidar de um quarto com limão exige paciência e atenção. Mas todo o problema será recompensado quando você escolher as primeiras frutas suculentas em um mini-jardim doméstico.

Deixe O Seu Comentário