Amazing fokeya: descrição, tipos, cuidados, doenças e reprodução
Recentemente, entre os amantes de plantas, as suculentas se tornaram populares. Não muito extravagante, resistente à seca, agradável aos olhos com sua beleza - eles rapidamente conquistaram o amor das pessoas.
Uma dessas plantas é fokey. Quais são os tipos e variedades desta planta, sobre as regras de cuidados, doenças e pragas, bem como como propagar essa flor incrível - mais sobre isso em nosso artigo.
Descrição do produto
Fokey (Fockea) é um gênero de plantas da família Lastovnev, que combina mais de 10 espécies de plantas que crescem na África do Sul, Namíbia, Botsuana e Zimbábue. Em condições naturais, seus galhos atingem 4 metros, mas em plantas de interior cresce muito mais modestamente - apenas até 0,5 metros. Oval, com uma ligeira pontada no topo da folha, é anexado aos galhos com pecíolos curtos. A parte inferior do tronco se alinha com o tempo, formando um caudex.
Cresce rapidamente em plantas jovens, especialmente se você as colocar em uma panela grande. Com a idade, o crescimento do espessamento radicular da planta suculenta está se tornando mais lento e pode parar.As primeiras referências a essas plantas datam do início do século XIX. Mas existem fontes que afirmam que o fokey foi descoberto ainda mais cedo, uma vez que uma amostra semelhante da planta foi entregue à corte do imperador da Áustria para decorar o jardim com esse exótico. Mas eles nomearam suculentas em homenagem ao famoso fisiologista e médico - Gustav Voldemar Fock.
Tipos e variedades populares de Fockea
Edulis
Também conhecido como pão comestível, pão hotentote e africâner, as pessoas chamam Berbaro, Bergkambra, Kambara, Kambra, Kambra, Kambro ou Khotnotvaatlemoen. Sua raiz é comestível e possui um sabor leitoso levemente adocicado. Phokea edulis é uma planta perene com uma pequena quantidade de folhagem. As grandes raízes e a base do tronco têm contornos retorcidos.
Em condições naturais, o caudex é enterrado no solo e cresce rapidamente, atingindo 60 cm de diâmetro, sendo a planta dióica, portanto, para a reprodução é necessário que os focos de diferentes sexos estejam próximos. As flores são verde-esbranquiçadas, na forma de um asterisco, exalam um aroma leve e agradável. Em um pedúnculo, pode haver várias flores. Pétalas são cercadas por uma xícara grande. Após a floração, formam-se vagens verde-acinzentadas.
O vídeo mostra em detalhes Fokey Edulis:
Multiflora
Também chamado Pinhão Vine / Vine. É uma videira suculenta com brotos que podem atingir até 15 metros. Caudex contém uma grande quantidade de suco leitoso venenoso. As sementes, frutos e folhas de Phokea multiflora são muito maiores que as outras plantas deste gênero. A floração é possível mesmo na ausência de folhagem. Flores com cinco pétalas têm um tom verde-amarelo. As frutas são vagens em forma de chifre com uma superfície lisa, crescem em pares, abrem e liberam várias sementes aladas quando amadurecem.
Encaracolado (Crispa)
Ela Fokey Cape, é a espécie mais popular. Os galhos finos e suculentos da suculenta ficam na superfície do solo, mas podem envolver algum tipo de suporte e crescer para cima, como videiras. As folhas elípticas-ovais de uma cor verde profunda são emolduradas por ondulações. O verso da folha tem uma cor roxa. Durante a floração, a planta apresenta flores em forma de estrela, ligeiramente simpáticas, de um tom esverdeado.
Capensis (Capensis)
Prefere solo rochoso. As raízes tuberosas das suculentas são frequentemente espremidas entre as pedras. As folhas verde-acinzentadas de forma elíptica têm pequena pubescência. A folha está fortemente dobrada nas laterais. Durante a floração, aparecem pequenas flores em forma de estrela, com pétalas achatadas e retorcidas de um tom esverdeado. A fruta é uma vagem de sementes.
Home Care
- Temperatura No verão, até 35 ° C, no inverno, se mantido sozinho, é desejável uma temperatura de 12-13 ° C, o mínimo é 5 ° C.
Importante! A planta tolera geadas de curto prazo, mas o fokey dificilmente deve ser regado.
- Rega. Na primavera e no verão, o fokeya está crescendo ativamente, quando deve ser abundantemente regado à medida que a camada superior do solo seca. No inverno, você pode limitar-se a uma rega por mês. Se o caudex ficar macio, é hora de regar a planta. Durante a irrigação, é necessário garantir que a água não caia no caudex.
- Iluminação Fokey prefere luz brilhante e intensa. Mas todas as plantas de caudex têm uma característica - o superaquecimento é perigoso para o caudex. Ele deve ser bloqueado por uma tela até que o fokey cresça o suficiente para que as folhas e os brotos cubram o caudex.
- Solo. Solo solto para plantas suculentas com uma pequena adição de areia é perfeito. Para uma mistura caseira, você precisa tomar: 3 partes de areia grossa ou perlita, 2 partes de solo do jardim, 2 partes de húmus, 1 parte de carvão e farinha de ossos, limão ou uma pequena quantidade de casca de ovo. É necessária uma boa drenagem.
- Poda. Na natureza, toda a parte aérea do fokey morre em períodos secos, mas isso não acontece em casa, e o fokey pode continuar a prolongar os brotos. Aparar pode impedir o crescimento. A planta tolera facilmente a poda e se recupera rapidamente depois dela. Se os caules ou focos de caudex estiverem danificados, o suco leitoso venenoso se destacará deles. Ao trabalhar com a planta deve cuidar de suas mãos.
- Top vestir. Para fazer o caudex crescer volumoso e decorativo, use nitrogênio e cobertura líquida. De março a agosto, as suculentas devem ser alimentadas a cada 2-3 semanas, fertilizantes para cactos.
- A panela. Fokey precisa de uma panela grande devido ao fato de que seu sistema radicular tem a capacidade de crescer rapidamente. Se a panela não for grande o suficiente, pode até rachar.
- Transplante O sistema radicular do phokei está bem desenvolvido e está crescendo rapidamente. Todos os anos, na primavera, é necessário um transplante em uma panela grande. Ao transplantar plantas jovens, o caudex é deixado no mesmo nível. Nos antigos, o caudex é gradualmente elevado acima do solo. Desde os primeiros transplantes, é importante estabelecer um suporte no vaso e garantir que os rebentos subam apenas ao longo dele.Conselhos! Se você deseja obter uma cópia impressionante do fokey, precisará fazer transbordos regulares durante o período de crescimento ativo.
- Invernada. Fokey precisa de um período de descanso no inverno. Se durante o inverno a planta suculenta estiver em temperatura baixa e seca, todas as folhas poderão cair e a planta entrará em estado inativo. Se você mantiver a planta quente, a estação de crescimento pode durar o ano inteiro. Com a rega excessiva no inverno, a podridão das raízes é possível.
Reprodução
- A propagação por estacas é praticamente impraticável. Mesmo que consigam se enraizar, não podem formar um caudex.
- Propagação por sementes.
Se o material de plantio estiver velho, deve ser umedecido. Se as sementes forem colhidas recentemente, você poderá começar a plantar imediatamente.
- A embarcação é preenchida com um substrato de turfa, areia de rio e perlita (em proporções iguais), sementes hidratadas e enterradas.
- O recipiente com as culturas é colocado em um local quente e com boa iluminação, mas longe da luz solar direta.
- Você pode colocar um pedaço de vidro por cima ou embrulhar o recipiente em um saco plástico transparente.
Usando essa proteção, você precisará limpá-la diariamente por 10 a 15 minutos, para que as culturas sejam ventiladas.
Se tudo for feito de acordo com as regras, as mudas aparecerão em 7 a 14 dias e começarão a "inflar" instantaneamente suas bases. Em campo aberto, o fokey não é cultivado.
Floração
Phokea começa a florescer no final do verão. Pequenas flores são discretas e desagradáveis, em forma lembram uma estrela de cinco pontas. A floração dura cerca de 2 meses. A poda não afeta a floração. Se o fokey não florescer, você pode tentar polinizá-lo artificialmente, mas essa é uma tarefa muito difícil, que geralmente não traz sucesso.
Doenças e Pragas
Fokey tem alguns deles:
- É afetado principalmente por moscas brancas, pulgões e ácaros. A planta deve ser inspecionada periodicamente quanto a pragas.
- Fokey também pode afetar doenças fúngicas.
Plantas semelhantes
- Petopentia natalensis (Petopentia natalensis), que pertencia ao gênero Fockea e agora pertence ao gênero Petopentia.
- Ficus microcarpa (Ficus micrpcarpa) - Uma planta caudex típica do gênero Ficus.
- Brachychiton - Um gênero especial de plantas australianas de caudex. Pertence à família Malvaceae.
- Kedrostis africana (Kedrostis africana) - Espécie do gênero Kedrostis, caracterizada por um enorme caudex.
- Phyllanthus, o Incrível (Phyllanthus mirabilis) é a única espécie do gênero Phillanthus que forma o caudex.
Fokeya é uma planta que, apesar de sua aparência um tanto estranha, parece muito original. Vale a pena notar a bela casca e a textura do caudex. Fokey despretensioso e complementará perfeitamente o quarto.