Os segredos do ciclâmen cuidam em casa
O cíclame é uma planta incrível que combina muitas variedades.
Cada um deles se distingue por cores vivas e folhas em forma de coração. Além disso, sua raiz é usada para tratar rinite, sinusite, sinusite, adenoidite.
E, embora não seja difícil cuidar dele, erros não são permitidos, pois podem arruinar a flor.
Então, quais são as condições necessárias para o cultivo bem-sucedido de ciclâmen em casa? E também, que doenças e pragas devem ser temidas?
Descrição do produto
Cyclamen é um tubérculo diminuto perene. Distingue-se por flores brilhantes e belas folhas largas. As folhas são uniformes, em sua superfície existem padrões bizarros. Os pedúnculos se elevam acima das folhas, carregam flores pequenas ou grandes. Soquetes são diferentes, tudo depende da afiliação varietal da planta.
Na natureza, o ciclâmen é uma planta efeméride. Suas folhas são formadas apenas por alguns meses. Após a floração, elas morrem lentamente e o tubérculo entra na fase adormecida (como cuidar do ciclâmen durante a floração, quanto tempo dura e o que fazer após a floração, leia aqui e, neste artigo, você aprenderá sobre qual deve ser o cuidado com o ciclâmen durante o descanso). Os híbridos modernos não têm uma fase de descanso tão pronunciada. Alguns deles são capazes de crescer o ano todo.
Por altura, as plantas são divididas em 3 tipos:
- subdimensionado - até 15 cm;
- médio-alto - até 20 cm;
- padrão - até 30 cm.
Você pode encontrar mais informações sobre os tipos e graus de ciclâmen aqui.
Foto de uma planta de casa
Aqui você pode ver uma foto do ciclâmen.
Pré-requisitos
Temperatura
Durante a floração, a temperatura deve ser de 15 graus durante o dia e 10 graus à noite. Se os indicadores de temperatura estiverem acima de 20 graus, isso afetará adversamente a flor, porque ele a perceberá como um sinal para descansar. A floração irá parar e as folhas começarão a desbotar.
Iluminação
Em casa, o ciclâmen é cultivado com iluminação clara e difusa. No verão, coloque a flor nos peitoris das janelas orientais e no inverno - no sul.
Importante! Com a falta de luz, as folhas começam a ficar amarelas. Mas também um excesso levará à formação de queimaduras.Umidade
O nível de umidade deve ser de 50%. Pulverize a flor diariamente usando um pequeno frasco de spray. Umedeça o ar ao redor da planta, certificando-se de que a água não penetre nas flores e folhas. Nível máximo de umidade de 80%. Para aumentar a umidade, você pode instalar um recipiente de água na sala ou usar um umidificador eletrônico especial.
Como cuidar adequadamente dele?
Rega
É necessário umedecer o solo um pouco e regularmente. Despeje líquidos diretamente no solo, evitando a penetração do tubérculo e folhagem salientes. Remova o excesso de água do reservatório imediatamente. Entre a rega, deixe o solo secar. O alagamento da terra é inaceitável.
Falamos detalhadamente sobre as regras para regar o ciclâmen em nosso material.
Top vestir
Fertilize o solo após a rega. Use composições líquidas minerais para isso, mas reduza apenas a dose indicada na embalagem em 2 vezes. Alimente a cada 14 dias. Escolha aqueles compostos em que a quantidade mínima de nitrogênio. Com esse excesso, o rápido crescimento da folhagem começará, a floração enfraquecerá e poderá ocorrer podridão cinzenta.
Usando compostos minerais, as seguintes recomendações devem ser observadas:
- O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados impedirá a floração.
- Um excesso de composição mineral no solo afeta negativamente o ciclâmen, de modo que, ao preparar o substrato para uma planta jovem, sua concentração é minimizada.
- Na fase de desenvolvimento das folhas de ciclâmen e formação de sementes de flores, faça composições minerais com fertilizantes de micronutrientes. Em meados de agosto, reduza a concentração de fertilizantes nitrogenados na solução nutritiva. Isso impedirá a deterioração da lâmpada.
- Pare de aplicar fertilizante quando a floração ativa da planta começar.
- Vestir a flor é realizada apenas em solo úmido. Isso impedirá o acúmulo de sais na terra.
- A primeira aplicação de fertilizante ocorre após o surgimento de brotos.
- Alimente apenas plantas saudáveis.
- Regular os fertilizantes, levando em consideração a composição do substrato em que o ciclâmen cresce. Por exemplo, plantas plantadas em misturas especiais de solo não precisam de adições adicionais de nutrientes (sobre qual solo é necessário para o ciclâmen e como fazer você mesmo, leia nosso artigo).
Reprodução
O ciclâmen se propaga por divisão de sementes e tubérculos. A planta é considerada muito sensível a várias intervenções, por isso é necessário realizar a reprodução com muito cuidado.
Tubérculos
Para uma nota. Este método vegetativo de divisão é considerado traumático para a planta, por isso raramente é usado em ambientes fechados.A colheita de raízes da flor não dá brotos, então você precisa cortar o tubérculo-mãe. E isso ameaça a deterioração de toda a cultura. Use plantas velhas com idade mínima de 2 anos para o procedimento.
Para um processo de divisão bem-sucedido, siga estas diretrizes:
- Aguarde até as folhas da flor desaparecerem completamente.
- Remova cuidadosamente o tubérculo do recipiente e esvazie-o do chão.
- Propague o tubérculo com uma faca limpa, movendo-se no centro de cima para baixo para que cada parte tenha raízes.
- Trate o broto com fungicidas e deixe secar.
- Mudas em vasos diferentes (como plantar adequadamente o ciclâmen podem ser encontradas aqui).
Cultivo de sementes
Este é o método de propagação da flor mais comum e complexo. Para obter sementes de ciclâmen, é necessário polinizar artificialmente a planta. Para fazer isso, você precisa de um pincel macio. Use-o para aplicar delicadamente o pólen de uma flor para outra. Depois de algum tempo, as sementes aparecem. O ciclâmen os esconde em uma pequena caixa sob as folhas mais próximas do chão. Remova as frutas antes que elas penetrem no chão. O amadurecimento ocorre antes do início do ciclâmen.
Plante as sementes na primavera, antes disso, mergulhe-as previamente em uma solução de Epina. Acelera o crescimento das flores. Coloque a fruta em solo estéril e fresco. Isso impedirá o desenvolvimento de podridão. Os primeiros rebentos são esperados 30 a 40 dias após a semeadura. Nesse caso, a temperatura deve ser de 18 a 20 graus, a ausência de luz solar direta e um substrato úmido.
Poda
Este procedimento permite obter uma floração exuberante. É necessário remover as folhas murchas no outono. Ao plantar, remova todas as folhas mortas e raízes podres.
Preste atenção! Você não pode aparar durante o ciclâmen de floração.Possíveis problemas
Como todas as plantas de interior, o ciclâmen pode ser afetado por doenças e pragas. Isso se deve principalmente ao não cumprimento dos regulamentos agrícolas.
As seguintes doenças e pragas continuam sendo as mais perigosas:
- Carrapato do cíclame - Esta é a praga mais perigosa para o ciclâmen. Se ela o atacou, as folhas da planta ficam rígidas, uma camada cinza que se assemelha a poeira é perceptível. As folhas caem ou se tornam letárgicas, sem vida. A derrota é aplicada aos botões. O carrapato do ciclâmen é muito pequeno, portanto é quase invisível.
Para combatê-lo, Agravertin, Fitoverm é usado. O processamento é realizado 2 vezes em 10 dias. Mas lidar com a praga é eficaz apenas no estágio inicial. Se uma colônia de insetos for observada, a flor terá que ser descartada.
- Tripes, pulgão, ácaro. Este é outro amante para apreciar o ciclâmen. Mas eles não são tão perigosos quanto o parasita anterior. Os mesmos medicamentos são adequados para lidar com eles.
- Fungo fuligem. Esta doença afeta o ciclâmen após a invasão de pulgões. Para combatê-lo, remova as partes afetadas e trate com fungicidas.
- Podridão negra. É formado devido à rega excessiva e alta umidade. Realize um tratamento fungicida, reduza a quantidade de água.
A manutenção não será difícil e os problemas podem surgir apenas devido ao descuido ou quando o produtor não souber cuidar do ciclâmen que cresce em uma panela. Se você seguir rigorosamente todas as regras agrotécnicas, a flor responderá com uma floração brilhante, folhas exuberantes e dará muitas emoções positivas.
Vídeo útil
Ciclâmen em casa. Transplante, rega e cuidados: