Criamos clivia: características de cuidados e reprodução em casa

Clivia é um representante de um pequeno gênero de plantas perenes herbáceas perenes da família Amaryllis. Na natureza, cresce na costa oeste da África do Sul. Na família, existem apenas três espécies entre elas e um quarto. A flor tropical Kaffir lily tem raízes no peitoril da janela e é amada pelos cultivadores de flores. Um parente de hippeastrum, não possui uma lâmpada e não precisa de um período inativo. A planta herbácea não requer cuidados especiais; floresce no inverno.

É difícil cuidar de uma garota bonita com flores em forma de sino emolduradas por exuberantes folhas verdes escuras?

Descrição e características do lírio Kaffir

O lírio Clivia ou Kaffir é uma planta perene e sem caule. Ela tem folhas xifóides elásticas verde-escuras. Seu comprimento é de 40 a 75 cm e a largura é de 5,5 a 8 cm.

Ela forma um tronco falso. É formado por folhas basais, cobrindo-se firmemente e formando uma roseta. O pedúnculo tem uma borda nervurada. Uma planta adulta tem várias. Sua altura é 20-40 cm.

Uma inflorescência em forma de guarda-chuva é formada no pedúnculo, consistindo em doze a trinta flores semelhantes aos sinos. Seu diâmetro é de 15 a 20 cm e florescem gradualmente. Tempo de floração - 3 semanas. No final, uma fruta se formará - uma baga.

Funcionalidades

  • Clivia tem um rizoma curto e suculento, e as raízes são grossas e carnudas.
  • O uso de todas as partes da planta para fins farmacológicos, mas sujeito a certas regras.As folhas e raízes contêm licorina. Portanto, eles são tóxicos. Quando uma pessoa é envenenada, a salivação aumenta, o vômito se abre e a paralisia ocorre. Ao transplantar, observe as precauções de segurança.
  • O período de descanso é a condição primária que os cultivadores de flores devem observar ao cultivar clivia da casa.
  • Se as condições forem confortáveis, a flor floresce duas vezes por ano.
  • Se a planta florescer, você não poderá reorganizar o vaso em outro parapeito da janela ou girá-lo.
  • Você não pode transplantar clivia florescente e, se fizer isso, somente se as raízes saírem dos orifícios de drenagem.

Como cuidar?

Muitos jardineiros estão interessados ​​em cuidar dessa planta. Clivia é mais fácil de cuidar do que orquídeas exóticas. O principal é escolher o parapeito da janela certo, onde colocar a panela e a água na hora certa.

Temperatura, iluminação, umidade

Uma planta cresce melhor se a temperatura do ar na sala for moderada. Assim que desaparecer, pare de alimentar e limpe a panela em um local mais frio - + 15 ° C.

Clivia não tolera luz solar direta. O pote é colocado em uma janela voltada para o leste ou oeste, mas com sombreamento obrigatório dos raios do sol. Você pode levá-lo para fora - para o jardim, mas sujeito às condições acima. A umidade é mantida pulverizando-a de um frasco de spray ou limpando as folhas.

Cultivar uma casa

Como crescer tanta beleza? O local de cultivo da flor não muda durante a floração. Caso contrário, ele estará "doente". Para evitar o estresse, escolha um local para a panela com cuidado especial. Não transplante clivia frequentemente.
Antes do transplante, eles consideram cuidadosamente se é necessário? Qualquer transplante é uma operação que a machuca seriamente.

Normalmente transplantado quando o antigo vaso cilíndrico já está apertado. Às vezes, os jardineiros o plantam em pratos grandes para evitar um transplante precoce. Esta decisão está parcialmente correta, mas não espere pelas primeiras flores no futuro próximo.

Tendo comprado o clivia em uma loja de flores, é aconselhável transplantá-lo o mais rápido possível. Ao plantar, não enraize profundamente as raízes no chão. Todas as folhas devem estar acima do solo. A planta crescerá rapidamente em uma mistura de solo solta e leve formada a partir de solo de jardim, areia e turfa na proporção de 2: 1: 1.

Nem todos os jardineiros têm a capacidade de formar independentemente uma mistura de solo. Nesse caso, compre uma mistura de terra levemente ácida pronta. Os principais componentes são turfa, casca, perlita, vermiculita, carvão.

O clivia é propagado dividindo o arbusto ou as sementes após a floração. O arbusto é dividido quando ela já tem 4-5 anos. Ela já formou processos filha com 4-5 folhas nos galhos. Separe-os cuidadosamente do útero e plante cada um deles em um vaso separado.

Uma planta transplantada precisa de cuidados mais cuidadosos. É regada com pouca frequência e moderadamente, para que as raízes não comecem a apodrecer. A propagação de sementes é um processo que consome mais tempo. As sementes são coletadas de uma planta adulta, que pode ser esgotada e murchar. As mudas são difíceis de reabilitar.

Como fazer florescer?

Nem todos os clivia florescem. Às vezes, o ovário não aparece devido a rega inadequada, não observância da temperatura do conteúdo e organização de dormência após os requisitos de floração e iluminação. Frequentemente, não floresce, pois foi transplantada incorretamente ou não foi criada após esse procedimento difícil de todos os requisitos. Assim que encontrarem a causa e organizarem os cuidados certos, ela florescerá.

  1. Modo de rega. O Clivia é regado com moderação da primavera ao outono (a temperatura permitida da água é de 40 graus para estimular o crescimento do pedúnculo). Se a rega for abundante, o pedúnculo, ao contrário das folhas, irá parar de crescer. Além disso, as raízes apodrecem devido ao excesso de umidade. Para evitar esses problemas, ao transplantar, faça furos na panela e coloque uma camada de drenagem. Então a água será removida da panela. Nos meses de inverno, a rega com água parada à temperatura ambiente não deve ser frequente.
  2. Temperatura Clivia não florescerá se o cultivador não organizar seu descanso nos meses de inverno. Ela é limpa em uma sala onde a temperatura do ar não sobe acima de 7-12 graus. A alimentação não é necessária e as condições apertadas são inúteis.
  3. A planta é transplantada assim que desaparece. Não o transplante todos os anos, mas apenas quando necessário (as raízes não cabem na panela e se arrastam pelos orifícios de drenagem).
  4. Iluminação A não aparência das cores geralmente é causada pela não conformidade com os principais requisitos de conteúdo. O produtor coloca a panela no parapeito da janela, que "banha" a luz solar direta. Por causa disso, Clivia está doente e suas folhas são queimadas.

O que fazer depois?

Assim que o período de floração termina e o clivia floresce, muitos se perguntam: o que deve ser feito com o caule da flor? Depois de seco, ele precisa ser cortado. É cortado perto da base com uma faca afiada, lâmina ou tesoura de manicure.

Propagação de flores

Clivia raramente é propagado - uma vez a cada três a quatro anos, quando as raízes não couberem mais na panela. Uma planta adulta é propagada por brotos laterais, as sementes aguardam os jovens.

De sementes

Se o produtor decidisse obter sementes do clivia crescendo no parapeito da janela, ele deveria recorrer à polinização artificial. É mais fácil comprar sementes na loja. Como cultivar uma beleza deles que florescerá no 5-6º ano?

  • Após a compra, as sementes são embebidas em água. Eles são deixados nele por exatamente 24 horas para que inchem.
  • Após um dia, elas são semeadas em uma mistura especial de solo formada a partir de turfa e perlita ou de turfa e turfa.
  • A profundidade ideal de penetração é de 1 cm, a distância entre as sementes é de 2 cm.
  • Depois eles removem o recipiente com a planta em uma mini-estufa ou embaixo de um copo, onde a temperatura será de + 20 a 25 graus. A frequência da ventilação é uma vez ao dia e a frequência da rega é à medida que o solo seca.
  • Após um mês e meio, aparecerão brotos transplantados em vasos pessoais com o aparecimento da primeira folha. Ao mesmo tempo, a composição do solo já deve ser diferente: argila, húmus, solo decíduo.
Importante: Não se surpreenda com o lento crescimento das mudas. Isso não significa que o produtor tenha feito algo errado.

Propagação por brotos laterais

Mais frequentemente, os cultivadores de flores esperam o crescimento do clivia para propagá-lo por transbordo. É mais simples e mais compreensível, mas eles são usados ​​apenas quando desapareceu.

  1. Seleção de bons filhos com 4 ou mais folhas.
  2. Vá para uma nova panela com um diâmetro de 7 cm dos processos laterais, sem danificar as raízes.
  3. O pote é colocado em um local claro e quente.
  4. Uma planta transplantada não é tratada de maneira especial. O cuidado é exatamente o mesmo que para uma planta adulta com a única diferença: mais calor, menos umidade.

O primeiro ovário aparece 3-4 anos após o procedimento.

Mais nuances sobre os métodos de propagação do clivia em casa podem ser encontradas aqui.

Transplante

Clivia é uma daquelas plantas de interior que não gosta de transplantar. Há simplesmente um grande risco de que ela não o tolere e desenvolva o apodrecimento das raízes. Portanto, um método de transbordo é usado quando a planta, juntamente com as raízes e o pedaço de terra, é colocada em um vaso maior.

A frequência do transbordo de jovens clíopes é anual e a de adultos é uma vez a cada 2 anos. O substrato, ou melhor, sua parte superior, é atualizado anualmente.

Saiba mais sobre o transplante de plantas em um material separado.

Doença

Que doenças os cultivadores iniciantes mais frequentemente compram clivia?

Folhas amareladas

Às vezes, os cultivadores de flores notam folhas amarelas no clivia. Se não houver muitos, não há motivo para preocupação. Outra coisa é se a folhagem ficar amarela na maior parte. Nesse caso, o principal é não perder tempo e tentar descobrir os motivos.

Folhas amarelas são um sinal de rega fraca ou pesada. No primeiro caso, eles começam a regá-lo com mais frequência e, no segundo, as raízes são verificadas quanto à deterioração. Para fazer isso, retire-o da panela. Se encontrarem podridão, corte-a e os locais onde foi desinfetada. Depois disso, é transplantado para outro substrato.

Em casos raros, as folhas ficam amarelas devido a uma mudança nas condições ambientais e falta de nutrição.

Manchas brancas nas folhas

Eles são uma evidência clara de que o clivia está queimando o sol. Limpe com urgência o pote em outro local ou sombreie-o no antigo.

Falta de ovário

Não aparece devido à alta temperatura do ar, falta de luz solar ou devido à falta de um período de descanso completo.

Pontas marrons

O motivo é o alagamento da terra. É importante revisar o esquema de irrigação, para torná-lo menos abundante e frequente.

Aprenda mais sobre as doenças e pragas do clivia, incluindo problemas associados à falta de floração e métodos de tratamento da planta, em um artigo separado.

Veneno e propriedades benéficas

Todas as famílias devem estar cientes de que o clivia tem folhas venenosas. Portanto, depois de limpá-las com uma esponja, elas lavam bem as mãos, caso contrário, existe um alto risco de substâncias tóxicas entrando no trato digestivo, que se manifestam como vômitos e diarréia. É aconselhável não comprar uma planta se houver animais em casa.

Apesar do fato de que o clivia é venenoso, também é útil. Por apresentar alto teor de clivatina e licorina, é capaz de estabilizar o sistema circulatório. Ela também purifica o ar nas casas.

Conclusão

Não é tão difícil cuidar do clivia. O cuidado se resume a seguir regras simples. É mais difícil transplantá-lo corretamente ou propagar-se por sementes.

Deixe O Seu Comentário