Como são os piolhos da foto e que tipos de insetos existem na natureza?
Em casas particulares ou apartamentos, você pode ver um inseto, que é bastante desagradável na aparência. Aparece à noite no banheiro ou no banheiro. Às vezes, pode ser encontrado na cozinha embaixo da pia. Este inseto adora a umidade e aparece onde há muito.
Devido a esta propriedade, é chamado - piolhos de madeira. Sua aparição em um apartamento ou em um prédio residencial indica necessariamente um excesso de umidade na sala. A atitude para com essas criaturas é ambígua. Segundo a crença popular, eles são prejudiciais aos seres humanos.
No entanto, na natureza, os piolhos da madeira têm benefícios significativos. Contribui para a melhoria do solo através do processamento de plantas em decomposição. Ao mesmo tempo, libera uma substância no solo, o que melhora sua composição qualitativa. Além disso, os piolhos comem fungos nas folhas das plantas e no solo. Isso leva à melhoria de seu habitat. Nem todas as espécies de piolhos são instaladas em habitações humanas. Em nosso artigo, você pode descobrir que tipo de inseto é, quantas pernas possui e olhar para sua foto.
Que espécies domésticas deste crustáceo são encontradas no apartamento?
Woodlouse pertence ao gênero crustáceo.. A presença de brânquias indica que lhe pertence. Algumas espécies vivem exclusivamente na água, como todos os crustáceos. Além disso, ela tem várias pernas móveis e tenazes, o que lhe dá a oportunidade de correr nas paredes.
No mundo, existem mais de 3.000 espécies desses insetos, mas em nosso país existem cerca de dez. Em sua casa, uma pessoa pode encontrar dois tipos de piolhos - comuns (também chamados de tatu) e ásperos. Na maioria das vezes, eles se arrastam para o apartamento a partir do porão (uma descrição dos tipos mais comuns de piolhos pode ser encontrada neste material).
Como o piolho ama a umidade, ele se sente melhor na rua. Lá eles podem ser encontrados sob as pedras, nas áreas escuras e úmidas do pátio ou jardim. Para não confundi-lo com outros insetos, você precisa conhecer os sinais externos dos piolhos da madeira.Mais informações sobre o estilo de vida dos piolhos e suas variedades podem ser encontradas aqui.
Tamanho do corpo
As espécies domésticas têm tamanhos corporais pequenos e podem atingir até 2 cm de comprimento. Eles não têm pernas longas. Existem espécies que atingem até 75 cm de comprimento. Esses crustáceos vivem em grandes profundidades nos mares e no oceano. Eles têm muito em comum com os piolhos comuns, mas diferem em tamanho e habitat.
Descrição detalhada e foto do close-up
Oferecemos para ver como fica um piolho de madeira em uma foto:
A estrutura dos piolhos da madeira é uma reminiscência da estrutura de outros crustáceos. Todas as espécies têm uma cobertura peculiar na forma de uma concha. Isso os distingue de insetos. O corpo em si é oval, ligeiramente alongado. É coberto com retalhos quitinosos e duros, que formam 9 a 10 segmentos. Essa estrutura protege o corpo dos piolhos contra danos e predadores. A cor da concha depende das espécies e habitat.
Os mais comuns têm uma cor cinza indefinida, que os disfarça como a cor das pedras ou do solo. Alguns podem ser de cor mais clara ou com um tom esverdeado. Na natureza, os piolhos de madeira são encontrados com um padrão colorido ou listras na casca.
A cor da carapaça depende da temperatura do habitat.. Existem espécies com tons de concha rosa, amarelo, azul e marrom. As pernas dos piolhos de madeira estão dispostas em pares. Em cada segmento do corpo há um par de pernas. No total, ela tem 7 pares de pernas, ao contrário do câncer, que possui 5 pares de pernas que andam.
Mokritsa é um verdadeiro veículo todo-o-terreno. Ela é capaz de se mover rapidamente em terra. Basicamente, isso acontece à noite. O objetivo de seu movimento é a busca de umidade e comida. Todos os 7 pares de pernas têm a mesma estrutura e são muito móveis. Eles são igualmente longos, devido aos quais os piolhos da madeira são chamados de isópodes - isópodes.O corpo do piolho de madeira sob a concha é vulnerável e flexível. Em caso de perigo, o piolho de madeira é enrolado em uma bola, deixando a carapaça do lado de fora. A cabeça do inseto é claramente visível no corpo oval.
Consiste em três partes e é praticamente inseparável do corpo. De lado estão os olhos e duas antenas. Bigode é um tipo de antena. Seu comprimento atinge metade do comprimento do corpo do inseto. No 3º, 4º e 5º segmentos do abdômen, há longos processos direcionados para trás.
Que espécies vivem na natureza e como são essas criaturas?
Pequeno
Piolhos comuns de madeira da terra, cujo tamanho não excede 2 cm, vivem em toda parte. Esses indivíduos são encontrados mesmo em países com climas áridos. A capacidade de se adaptar a diferentes condições lhes permite sobreviver tanto em condições de seca quanto em frias do norte.
Woodlice pode se reproduzir rapidamente e povoar o território. Os sinais externos dessa categoria de piolhos são consistentes com os descritos acima neste artigo. Sua cor depende do habitat e da temperatura ambiente - do cinza ao amarelo e rosa.
Essa visão é muito móvel e se move rapidamente em qualquer direção. O tamanho pequeno do corpo permite que o piolho da madeira encontre refúgio rapidamente e seja invisível aos inimigos. Os pequenos crustáceos têm parentes marinhos que diferem em tamanho deles.
Grande
Esta espécie de piolho vive nas profundezas do mar e difere dos parentes em tamanho corporal. Um dos representantes deste grupo é o parasita linguístico do piolho da madeira. Seu tamanho pode chegar a 4 cm. Outra espécie de piolho marinho é a barata do mar. Seu tamanho atinge 10 cm.
Ambas as espécies são encontradas nas profundezas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Indiano. O maior espécime da categoria de piolhos grandes de madeira atinge 15 cm de comprimento.
Externamente, essas espécies não diferem das contrapartes terrestres. Os mesmos escudos em forma de concha cobrem o corpo, formando um exoesqueleto. Além disso, sua casca quitinosa contém limão. O exoesqueleto consiste em segmentos sobrepostos.
Os Woodlice são capazes de se enrolar quando em perigo, expondo uma casca dura. Essa reação protetora os salva de predadores. As proteções traseiras da concha são fundidas e alongadas. Eles formam uma espécie de cauda curta e plana. Tal dispositivo é necessário para que o piolho de madeira possa permanecer na água.A cabeça de um grande piolho de madeira quase se funde com a concha. Olhos grandes são visíveis, com uma estrutura complexa. Curiosamente, mas os crustáceos subaquáticos têm uma boa visão. Também existem dois pares de antenas na cabeça. Os piolhos de madeira também têm 7 pares de pernas. No entanto, o primeiro par consiste em garras semelhantes às garras, com as quais a larva captura os alimentos e os transfere para as outras quatro mandíbulas da boca.
A boca está localizada na cabeça e direcionada para a frente para pegar rapidamente os alimentos. A cor dos piolhos marinhos é marrom claro, às vezes com uma tonalidade rosa. Eles se movem bem na água com a ajuda de nadar pernas abdominais.
Gigante
Esta é uma espécie de vida marinha dos crustáceos do gênero. No entanto, seus tamanhos atingem acima de 50 cm. O maior indivíduo capturado na costa da América do Norte tinha um tamanho de 76 cm e um peso de 1700 gramas. Gigantes externamente não diferem das espécies anteriores.
O corpo dos insetos é coberto com um exoesqueleto completamente sólido.que termina com uma cauda longa e larga. Nas pernas existem garras tenazes que lhes permitem mover-se ao longo do fundo de argila.
Eles vivem a uma profundidade acima de 140 metros. O principal alimento para eles é carniça de peixes e plantas marinhas. Portanto, eles são considerados ordenados do fundo do mar. Para as presas, os piolhos do mar têm que descer até uma profundidade de 2000 metros.
Existem criaturas semelhantes na natureza e quem são elas?
Os piolhos de madeira são frequentemente confundidos com alguns insetos. Não são muito parecidos com eles, peixes prateados, nódulos e milípedes. No entanto, as diferenças entre eles não são difíceis. Silverfish difere de piolhos na forma de um longo e estreitado até o final do corpo.Possui antenas curtas e os segmentos do exoesqueleto não são tão pronunciados como nos piolhos. Os Kivsyaki vivem nas quentes regiões do sul da Rússia, em porões úmidos. Eles têm um corpo longo de mais de 30 segmentos e são mais parecidos com vermes. Milípedes adoram umidade e rapidamente correm pelas paredes. Eles diferem dos piolhos por um grande número de pernas longas e um corpo alongado estreito cinza-marrom.
Nosso mundo é povoado por muitos insetos diferentes. O conhecimento da essência daqueles que correm e rastejam em apartamentos e casas ao lado de uma pessoa dá uma idéia clara dessas criaturas. Este artigo foi considerado um dos hóspedes frequentes do lar humano. Talvez essa informação ajude a entender as causas da aparência e os medos falsos relacionados aos piolhos da madeira.