Cozinhar queijo delicioso em casa.
O queijo é um produto saudável que está no cardápio de todas as pessoas. No entanto, a qualidade dos tipos de loja é ruim. É mais prudente fabricar queijos a partir de produtos naturais e comprovados em casa.
A iguaria caseira tem um sabor rico, enriquece o corpo com vitaminas e minerais. O queijo retém as substâncias benéficas do leite.
- Potássio e fósforo contribuem para a síntese de proteínas, fortalecem o tecido ósseo e normalizam o funcionamento do sistema cardiovascular. Isso é verdade para crianças e idosos.
- O enxofre normaliza os níveis de glicose no sangue e evita o aparecimento de diabetes.
É possível cozinhar qualquer tipo de queijo em casa: processado, duro, cremoso, ricota, suluguni, Adyghe, Filadélfia, mussarela e até parmesão nobre. Use receitas básicas clássicas e complete com nozes, ervas, cogumelos, azeitonas, legumes, presunto, temperos e outros ingredientes. O resultado é um produto exclusivo que não pode ser encontrado em nenhuma loja. O principal é usar ingredientes frescos e comprovados e seguir com precisão a receita, observando as proporções.
O valor energético do produto acabado depende diretamente do teor de gordura das matérias-primas do leite, ou seja, quanto mais gorduroso o leite, mais calórico o queijo é. Mas lembre-se de que, de um irmão gordo, é obtido um rendimento maior do tratamento final.
Queijo duro caseiro feito com queijo cottage e leite
Este é um método simples e conhecido de preparar queijo duro. Tendo alocado um pouco de tempo, você terá uma iguaria deliciosa e saudável.
Ingredientes- 0,5 l de leite;
- 0,5 kg de queijo cottage;
- 1 ovo
- 50 g de manteiga;
- 0,5 colher de chá refrigerante;
- 1 - 2 pitadas de sal.
- Espalhamos o queijo cottage em uma panela com leite, colocamos no fogo e aquecemos lentamente por um quarto de hora. Amasse a massa com uma espátula de madeira para que a coalhada não queime no fundo.
- Coloque a panela de lado. Cubra a peneira com gaze dupla, filtre a massa de queijo, colete as extremidades do tecido em um embrulho e deixe o copo em soro.
- Em uma panela separada, misture a manteiga amolecida com refrigerante, sal e um ovo cru. Mexa o conteúdo, aqueça em fogo baixo. Quando tudo ficar líquido, adicione o queijo cottage e cozinhe por mais 5 minutos com calor suave. Se o produto secar, você pode adicionar soro.
- Transferimos a massa homogênea para um recipiente com furos. Para fazer isso, use um formulário especial para queijo ou uma peneira comum, previamente coberta com uma única camada de gaze. Quando o soro parar de pingar do molde, coloque a peça na geladeira.
- Em um dia, o prato está pronto. O grau de derramamento é ajustável ao seu gosto.
Queijo de cabra com endro
Muitas vezes, o queijo é feito a partir de leite de cabra ou queijo cottage, porque esses produtos são muito mais nutritivos e saudáveis do que os análogos do leite de vaca. O produto é armazenado na geladeira por até um mês, para que as proporções possam ser aumentadas com segurança.
Ingredientes- 4-5 colheres de sopa. eu manteiga;
- 1 kg de requeijão de cabra;
- 2 colheres de chá refrigerante;
- Alguns galhos de endro fresco;
- Sal a gosto.
- Primeiro, remova o excesso de líquido da coalhada. Para fazer isso, pegue um pedaço de tecido natural limpo, mergulhe-o em água morna, aperte-o bem e despeje o queijo cottage lá. Amarramos as extremidades, colocamos o nódulo em uma peneira e colocamos qualquer opressão por cima para espremer o soro.
- Lavamos as verduras, secamos, removemos as partes ásperas do caule e picamos finamente com uma faca. Despeje o endro com sal, moa bem para deixar o suco fluir e realçar o aroma.
- Em uma panela de paredes grossas, dissolva um pedaço de manteiga, porções de coalhada de cabra. Cada vez, misture bem. Depois de colocar verduras, refrigerante e misture novamente.
- Transferimos a massa homogênea para um molde de queijo, nivelando cuidadosamente a superfície. Deixe por um tempo até que endureça.
DIY Parmesan
O parmesão é um queijo duro nobre nativo da França. É fácil de preparar, mas é muito difícil resistir à degustação, pois amadurece de 2 a 5 anos.
Ingredientes- 10 litros de leite;
- 2-3 colheres de sopa. eu sal fino;
- 1 colher de chá iniciador de coalho;
- 1 g de açafrão;
- 1 xícara de água fervida (refrigerada).
- Para a preparação do parmesão, é utilizado leite, do qual o creme é removido. Aquecemos a matéria-prima à temperatura ambiente.
- Dissolva o fermento em um copo de água fria fervida, despeje no leite aquecido. Deixe coalhar por meia hora.
- Misture as matérias-primas azedadas para quebrar o coágulo de coalhada e adicione um pouco de açafrão para a cor. Colocamos a louça com leite em fogo pequeno, quente a 45 - 50 ° C, mexendo constantemente.
- Separe os flocos de coalhada do líquido, filtrando através da gaze. Deixamos a massa de queijo em uma peneira para que o copo tenha no máximo soro de leite.
- Uma hora depois, o futuro parmesão é colocado diretamente com gaze em um molde com orifícios, e no topo colocamos um pouco de opressão. Após 30 minutos, tornamos a opressão mais difícil e suportamos 24 horas. Vire o queijo várias vezes ao dia.
- Para salgar, polvilhe generosamente o círculo de queijo de todos os lados com sal e retorne à forma. O processo dura 20 dias. Não se esqueça de virar a cabeça periodicamente.
- Depois que o excesso de sal é raspado, lavamos o excesso com soro quente. Lubrifique a superfície do parmesão com óleo vegetal e envie-o para amadurecer por dois a cinco anos. Todo esse tempo lubrifica periodicamente com óleo vegetal.
Tipos incomuns de queijo
Ao contrário do parmesão, a maioria dos queijos é preparada em questão de horas. Estes incluem: Filadélfia, mussarela, processadas e outras espécies incomuns.
Suluguni caseiro
Suluguni é um tipo de queijo georgiano que ganhou imensa popularidade em todo o mundo. Faz ótimos lanches e deliciosos khachapuri.
Ingredientes- 1 litro de leite;
- 1 kg de queijo cottage;
- 100 g de óleo;
- 3 ovos
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio;
- 1 colher de sopa. eu sal.
- Para fazer suluguni caseiro, leve o leite para ferver. Em seguida, adicionamos queijo cottage até que o coágulo de coalhada de leite seja separado do soro de leite.
- O produto é drenado através de uma peneira com gaze e deixa todo o líquido escorrer.
- Transferimos a massa de queijo para a panela, batemos ovos caseiros frescos, colocamos a manteiga e o sal amolecidos. Misture tudo bem, coloque fogo em um quarto de hora.
- Untamos a forma com manteiga, mudamos a massa quente para lá. Após o resfriamento, envie para a geladeira por 2-3 horas.
- Espalhe delicadamente o suluguni em um prato, corte em pedaços e nos trate.
Filadélfia
Muitas pessoas gostam do queijo Philadelphia por sua textura cremosa e sabor delicado único. Como esse prazer não é barato, é melhor cozinhá-lo em casa para ter um sabor melhor, e o custo é várias vezes menor.
Ingredientes- 0,5 l de iogurte grego;
- 1 colher de chá sais;
- 200 g de creme de leite gordo.
- Combinamos todos os ingredientes em um recipiente adequado. Observe que o iogurte deve ser natural e o creme azedo é rico em gordura.
- A massa resultante é transferida para uma peneira com quatro camadas de gaze, montadas em uma tigela ou panela. As extremidades do tecido são coletadas de cima por um pacote. Cobrimos o queijo com um prato, colocamos uma jarra de litro de água por cima como prensa.
- O design é colocado na geladeira por pelo menos um dia para separar todo o líquido.
- Após o tempo especificado, o queijo macio está pronto. Rendimento de cerca de 250 g.
Mozzarella
Mussarela italiana é feita exclusivamente a partir de leite de búfalo. É improvável que um produto tão exótico seja encontrado em nossos refrigeradores; portanto, a mussarela caseira é feita a partir de cabra ou leite de vaca. Uma tecnologia de cozimento especial permite obter a elasticidade e a estrutura desejadas.
Ingredientes- 2 litros de leite;
- 0,2 saquetas de ácido cítrico;
- 250 ml de água destilada fervida;
- 1 saqueta de pepsina.
- Primeiro, você precisa reduzir a acidez do leite, o que ajudará o queijo acabado a se esticar bem. Para fazer isso, diluímos um limão em 125 ml de água e despejamos a solução em leite resfriado a 17 graus. Adicione em um fluxo fino, misturando continuamente o conteúdo. Se você perder esse momento, o produto entrará em colapso.
- A pepsina é dissolvida em 50 ml de água fervida fria (abaixo de 20 graus). Agora, coletamos exatamente 1 ml de solução em uma seringa estéril.
- Despeje a composição final na água restante (125 ml).
- Aquecemos o leite acidificado a 32 graus e adicionamos uma solução mista de pepsina. Depois disso, amasse a massa por 3 minutos.
- Deixamos a mistura de leite em um recipiente fechado por meia hora. Durante esse período, o leite deve fermentar e separar o soro, formando um coágulo denso. Se isso não acontecer, deixe descansar por mais alguns minutos.
- Existe uma maneira exata de verificar o grau de fermentação. Se o dedo mergulhado na composição permanecer limpo, sem pedaços de coalhada, a fermentação foi bem-sucedida.
- Armado com uma faca longa e afiada, cortamos o cacho em quadrados de 5 a 5 cm. Depois de colocar a ferramenta em ângulo com a superfície, cortamos a massa em quadrados ao longo de toda a profundidade do nódulo da coalhada.
- Agora colocamos a panela em banho-maria ou em um queimador e aquecemos as matérias-primas a 42-43 ° C, mexendo sempre, para que os cubos de queijo não grudem.
- Com uma escumadeira, selecionamos aglomerados em uma peneira com pequenos orifícios. Despeje o soro por cima para não perder um único nódulo. Esmagamos o produto, mas sem fanatismo, para não vender pelos furos.
- Colocamos a composição separada em um prato. Neste ponto, a mussarela é como massa.
- A partir do soro restante, preparamos uma salmoura para o queijo. Um terço da composição é misturado com sal, cuja quantidade tomamos a nosso critério. Misture bem para que todo o tempero se dissolva. Deixe a solução esfriar.
- O restante do soro é aquecido a 70-80 ° C, abaixamos uma parte da massa lá. Mantemos o queijo por 15 segundos em soro quente, mexendo sempre. Agora verificamos a disponibilidade: calçamos grossas luvas de silicone e pegamos um pedaço. Tentamos alongar, se quebrar, devolvemos.
- A partir da massa acabada, fazemos bolas. Espremer entre o índice e polegar um pequeno coque, rolar entre as palmas das mãos e cair em salmoura fria. O mesmo acontece com toda a massa de queijo.
- Colocamos a panela com mussarela na geladeira por um dia. Após 24 horas, o queijo está pronto para comer. É melhor armazenar em salmoura, caso contrário, o clima rapidamente ficará amarelo.
Queijo creme
Recentemente, o queijo processado ganhou a má reputação de um produto alimentar prejudicial de baixa qualidade. Alegadamente, é feito a partir de resíduos industriais com a adição de muitos ingredientes "E". Portanto, os amantes de laticínios o excluíram da dieta. No entanto, tudo pode ser resolvido com queijo creme em casa a partir de queijo cottage.
Ingredientes- 1 ovo de galinha;
- 450 - 500 g de queijo cottage com qualquer teor de gordura;
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio;
- 100 g de manteiga;
- 1-2 pitadas de sal;
- 1 colher de sopa. eu com um monte de ervas provençais ou outras a gosto.
- O creme de queijo é cozido no banho de vapor, então coloque a panela no fogo, enchendo-a com água a ⅔.
- Coloque o queijo cottage, fatias de manteiga e um ovo cru em uma tigela. Depois de misturar a massa com uma espátula, adicione refrigerante. Agora, interrompemos a composição com um liquidificador submersível para uma consistência uniforme.
- Instalamos uma tigela de queijo futuro em um banho de água fervente, apenas para que o fundo do recipiente não toque na água borbulhante. Reduza o fogo e aqueça a coalhada, amassando constantemente com uma espátula.
- Após alguns minutos, as cordas se esticarão, o que significa que a coalhada derrete. Continuamos a aquecer, esperamos até que os grãos se dispersem e a massa se torne lisa e viscosa.
- Nesta fase, retire o queijo do banho-maria, introduza especiarias secas ou outros enchimentos: endro picado, fatias de bacon, azeitonas, páprica, nozes, adjika seco, cogumelos tostados, etc.
- Também distribuímos o queijo líquido nas formas, apertamos com filme aderente e deixamos endurecer por várias horas.
//youtu.be/w6CuEDox8BQ
Dicas úteis
Para fazer o queijo caseiro corresponder às suas expectativas, lembre-se e siga estas orientações.
- Para a produção, é melhor usar o leite fresco da aldeia, mas não o leite embalado. Evite produtos pasteurizados, escolha gordurosos com um prazo de validade mínimo.
- O queijo cottage deve ser natural (de preferência caseiro), mas a loja serve. O produto de coalhada não é adequado para cozinhar.
- O queijo é mais saboroso se for produzido a partir de grandes quantidades de leite. A saída é melhor e o sabor é mais expressivo.
- Classes duras podem ser envelhecidas em uma área limpa, fresca e bem ventilada. Quanto maior a exposição do queijo, mais saboroso ele se torna.
Queijos duros, semi-duros e macios são usados na culinária. Este é um excelente ingrediente para a preparação de lanches rápidos e satisfatórios, saladas deliciosas todos os dias e festivas, e uma crosta de queijo corado complementará qualquer caçarola, lasanha, pizza ou sanduíche quente.