Como fazer kvass de chicória - 4 receitas passo a passo com vídeo
Chicória em kvass é uma lufada de ar fresco em uma receita clássica. Com a adição da raiz do solo da planta, a bebida adquire sabor picante com um leve amargor e um agradável tom de noz.
Kvass de chicória, feito em casa, tem propriedades curativas, sacia perfeitamente a sede em um calor abafado e insuportável. Cozinhar kvass de chicória em casa não é um aborrecimento. O principal é atenção, precisão e qualidade dos produtos.
Considere algumas receitas de kvass passo a passo, incluindo clássicas e não padronizadas com a adição de ingredientes adicionais.
Como preparar o kvass de chicória de acordo com a receita clássica
Os ingredientesPorções: - + 20- água 10 l
- açúcar 1000 g
- chicória (solúvel) 2 colheres de sopa. eu
- levedura 20 g
- ácido cítrico 1 colher de sopa. eu
- Eu pego um recipiente grande. Eu faço levedura em água morna. Adicione água filtrada fria e outros produtos.
- Interrompa completamente e reorganize em um local quente, cobrindo com um pano por várias horas. Eu não exponho ao sol, o risco de conseguir uma mistura é grande.
- Após 3-4 horas, filtre e despeje em garrafas. Deixo uma margem de 6 a 7 cm para o pescoço e deixo espaço adicional para o processo de geração de gás.
- Coloquei na geladeira para esfriar e "amadurecer". Kvass está pronto para comer todos os dias.
Como fazer kvas vermelhas de chicória com limão
Ingredientes- Água - 5 L
- Fermento seco - 100 g
- Chicória - 2 colheres de sopa,
- Extrato de hortelã-pimenta - 10 gotas,
- Ácido cítrico - 1 colher pequena,
- Limão - 1 peça
- Açúcar - 400 g.
- Meu limão picado com um liquidificador. Enrole mingau de limão em gaze. A bolsa resultante é colocada em uma panela com água fervida e resfriada à temperatura ambiente.
- Despeje a chicória, o fermento no tanque, adicione o açúcar granulado e o ácido cítrico. Mexa, esprema um saco de purê de limão com a mão, dando azedume à bebida. Adicione o extrato de hortelã (a gosto).
- Despejo o kvass na garrafa, deixando alguns centímetros de sobra para o processo de fermentação. Coloquei em um lugar quente. Quanto mais quente o quarto, mais rápido o kvass amadurecerá. Não exagere!
- Após 2-3 horas, verifico a garrafa. Eu clico nele. A prontidão do kvass é evidenciada por uma garrafa sólida, sem escorregão na ação física externa. Coloquei na geladeira e aguarde 1 dia. Após um dia, o kvass está completamente pronto. Trate seus entes queridos e desfrute da bebida de cura!
O ácido cítrico é um ingrediente adicional que torna a bebida mais ácida. É adicionado dependendo das preferências da anfitriã e dos desejos da família.
Vídeo de culinária
Cozinhar kvass de chicória com ácido cítrico e hortelã
O Kvass, preparado de acordo com esta receita, lembra vagamente o mojito sem álcool na composição.
Ingredientes- Água potável - 5 l,
- Açúcar - 400 g
- Hortelã fresca (tintura de hortelã-pimenta),
- Chicória - 4 colheres grandes,
- Fermento seco - 2 colheres pequenas (sem escorrega),
- Ácido cítrico - 1 colher de chá.
- Coloquei a água para ferver. Faço chicória, dissolvo o açúcar granulado, adiciono ácido cítrico, jogo um monte de hortelã (despeje a tintura de hortelã-pimenta). Deixe esfriar.
- Estou fazendo fermento. Misturo-o com uma colher pequena de açúcar, encho-o com água, espero que comece a aparecer.
- No caldo cozido, resfriado à temperatura ambiente (você pode ligeiramente mais quente), despeje o fermento diluído.
- Interrompa completamente, deixe-o em movimento durante 3-4 horas.
- Após o tempo previsto, aprecio o sabor. Com acidez insuficiente, adiciono adicionalmente ácido cítrico.
- Eu despejo em garrafas, deixo durante a noite.
- De manhã, coloco na geladeira e deixe esfriar por várias horas na posição horizontal.
O kvass de chicória pode disparar como champanhe quando aberto. Tenha cuidado para não agitar a garrafa e abra com cuidado.
Kvas rápidas com chicória, limão e fermento seco
Ingredientes- Água - 10 L
- Levedura prensada - 100 g,
- Extrato de chicória - 3 colheres de sopa,
- Limão inteiro (com raspas) - 2 pedaços,
- Açúcar - 600 g.
- Moo bem minhas frutas, esfrego as raspas em um ralador. Enrolei a mistura resultante em gaze. Eu o envio para um grande tanque com água quente (filtrada) fervida.
- Adicione outros ingredientes. Para acidez adicional, adiciono ácido cítrico. Aperto o suco, espremendo o saco na água, depois de alguns procedimentos.
- Derramei em garrafas previamente preparadas. Deixo mais espaço na parte superior (8-10 cm) para a formação de gás ativo.
- Eu a exponho à luz do sol (não no dia mais quente) por 60 a 90 minutos. Portanto, o kvass será mais rápido do que apenas em um local quente. Tenha cuidado, a bebida pode se transformar em um purê bêbado. Controle o processo!
- Coloquei as garrafas na geladeira. No dia seguinte, recebo um kvass de chicória saboroso e saudável, com um cata-vento mordiscando a língua.
Os benefícios e malefícios do kvass chicória
A chicória é útil e recomendada pelos médicos. Complementa as propriedades curativas do kvass, melhorando o trato digestivo e ajudando com problemas no coração e vasos sanguíneos. O kvass de chicória tem um excelente efeito revigorante, fornece energia, suporta o corpo em caso de perda de força (por exemplo, após atividade física prolongada). É recomendado para uso em quantidades moderadas por todos os que sofrem de doença da vesícula biliar.
Danos e contra-indicações
A bebida é contra-indicada em pessoas com reações alérgicas e intolerância pessoal à chicória. É proibido o uso regular de kvass com uma planta medicinal em caso de distúrbios do sistema nervoso central, diabetes mellitus, asma crônica e bronquite.
Sobre como escolher chicória
Você precisa escolher chicória de alta qualidade para fazer kvass em casa. Os extratos em pó adquiridos em escala industrial podem conter produtos químicos ativos que afetam adversamente a saúde. Empresas sem escrúpulos aumentam a composição das impurezas da aveia moída ou da cevada, economizando na raiz da cura.
É melhor levar chicória de marcas famosas de fabricantes confiáveis. Externamente, o extrato deve se parecer com uma massa marrom homogênea. A cor depende do grau de torrefação, pode ser clara ou mais escura.