Portas interiores - ideias atuais para um interior moderno

Obviamente, para o proprietário moderno de um apartamento ou casa particular, a porta interna não é apenas um elemento do interior que permite criar um certo isolamento de um cômodo a outro, é também um componente decorativo da imagem de toda a casa. E a questão de escolher esse item de interior tão importante e funcional deixa de ser simples quando o consumidor se depara com uma enorme variedade de lojas modernas, onde as portas são apresentadas em uma ampla faixa de preços, variações de design, feitas de vários materiais com várias cores. Bem, a possibilidade de portas personalizadas apaga completamente os limites da escolha desta peça de mobiliário. Então, qual porta escolher em cores? Qual design devo preferir, para não violar o estilo geral de design? Como encontrar uma opção prática e barata? Vamos resolver em ordem.

A escolha da forma, tamanho e tipo de construção das portas interiores

Para começar, a escolha das portas da sua casa deve ser abordada no estágio inicial do planejamento de reparos. Mesmo que todas as portas de suas instalações tenham tamanhos padrão, você deve verificar isso com antecedência, para não precisar de uma folha de porta de tamanhos fora do padrão ou solicitar uma manufatura individual (o que implicará não apenas custos adicionais, mas também estender o tempo de reparo).

Se falarmos sobre a largura das portas para portas de uma folha, seus tamanhos, em regra, são apresentados nos padrões 60, 70, 80 e 90 centímetros. Mas a altura das folhas das portas flutuou recentemente por vários fabricantes. Há pouco tempo, era difícil encontrar portas com uma altura superior a 2 m, mas agora existem muitas opções - 2 me 10 cm, 2 me 20 cm. Os projetistas recomendam o uso de portas internas de altura não-padrão para "elevar" visualmente os tetos. Se suas necessidades não estiverem dentro dos tamanhos padrão, você deverá preparar a porta com antecedência para sua folha favorita ou procurar portas para os projetos existentes.

Obviamente, no mercado moderno de portas internas, existem empresas suficientes que fabricam o produto de acordo com seu tamanho e design individual. Essa tela não só se encaixa perfeitamente na imagem existente do interior, mas também pode se tornar seu destaque, graças a uma performance exclusiva. Mas, para uma abordagem individual, você precisará pagar. No entanto, a maioria dos compradores prefere comprar portas internas da variedade da loja.

Do ponto de vista da divisão das portas de acordo com o tipo de estrutura, as portas de batente de porta única e asa dupla continuam sendo as mais populares para nossos compatriotas. O design familiar e o método de operação retoma as ofertas da moda - folhas de portas giratórias ou de meia volta.

Concorde que a porta articulada no estado aberto ocupa muito espaço útil da sala, e mesmo uma certa margem é necessária para abri-la. Em salas pequenas, os designers sugerem o uso de variações de portas de correr. A primeira maneira de criar essa estrutura é colocar a folha da porta entre dois trilhos que estão presos ao teto e ao piso. Como resultado, obtemos uma tela deslizante, agindo segundo o princípio de portas em um compartimento. Recentemente, esse método de criação do isolamento da sala foi simplificado para um trilho ou tripé suspenso, que é anexado às paredes acima da porta. Assim, é possível economizar espaço em salas pequenas, mas é importante entender que não é possível instalar perto da parede no local de movimentação do móvel da porta ou outros itens internos.

Não menos popular nos últimos anos são as portas de correr. A principal tarefa desse projeto, além de sua principal função de isolar as instalações, é economizar espaço. A porta desliza para uma caixa de drywall especialmente projetada ou diretamente para as paredes. Como resultado, a tela não incomoda ninguém e não ocupa espaço em uma pequena sala.

As portas de duas e três folhas que se dobram como um acordeão podem se tornar a melhor opção para salas em que não há possibilidade de instalar estruturas deslizantes, mas é necessário economizar espaço.

Outro design de portas interiores, que não pode ser ignorado, é o porta-rack. Diferindo tanto no tipo de abertura quanto na aparência, essas portas podem ser encontradas na entrada da sala, que também funciona como biblioteca ou escritório. Uma porta com prateleiras abertas é mais frequentemente usada para armazenar livros e, portanto, tem um peso suficientemente grande, o que complica não apenas toda a estrutura, mas também requer certas propriedades dos acessórios.

Material de execução - escolha com vínculo financeiro

A escolha do material para a execução das portas interiores depende das suas capacidades financeiras. Obviamente, o estilo de decoração, as especificidades de sua funcionalidade (cozinha, banheiro ou banheiro) também são os critérios para a escolha do material para a fabricação de portas, mas não desempenham um papel decisivo.

Atualmente, os seguintes tipos de materiais para a fabricação de folhas de portas internas podem ser distinguidos:

  • Portas de MDF - a opção mais popular, acessível e com uma ampla variedade de sortimentos. A vantagem dessas portas é o baixo peso e a facilidade de uso. Mas se falamos sobre a durabilidade do uso, esses modelos estão em último lugar;
  • As chapas de MDF custam mais que os produtos de papelão, mas isso se deve à sua alta resistência e confiabilidade. Essas portas interiores podem ser usadas em salas com umidade acima da média. Panos criam excelente isolamento acústico;
  • produtos de madeira maciça - clássicos desbotados de qualquer decoração de casa. Essas portas não são baratas, mas também podem servir por décadas (as portas de madeira podem ser herdadas pela geração mais jovem, se usadas corretamente). Muitas vezes, os fabricantes usam madeira de espécies leves e baratas (por exemplo, pinheiro) como base para portas e embainham o verniz de espécies mais nobres. Assim, é possível reduzir o custo e reduzir o peso do produto.

Todas essas opções de porta, feitas de vários materiais, podem ser apresentadas tanto na forma cega (painel) quanto com inserções de vidro. Por falar em vidro, como material para a execução de folhas de portas. Em projetos de design modernos, você pode encontrar cada vez mais portas feitas exclusivamente de vidro, sem molduras e perfis. Tais projetos parecem fáceis e inovadores, trazem não apenas os motivos do industrialismo, da manufatura para o interior, mas também a possibilidade de expansão visual do espaço. Portas de vidro temperado que são seguras para os seres humanos (mesmo que essa folha se quebre, o que não é fácil de alcançar, uma pessoa não poderá se machucar por fragmentos devido a uma película protetora muito forte) praticamente não interfere na penetração da luz, o que permite manter a ilusão de espaço, mesmo ao isolar salas.

Paleta de cores - definida com tons

Escolher a cor das folhas das portas não é um dilema fácil. Por um lado, não existem regras estritas a esse respeito; por outro lado, gostaria de ver em minha própria casa uma combinação harmoniosa de todos os elementos interiores. Instalamos portas não por um ano, mas frequentemente por décadas, e é por isso que é importante abordar a escolha deste móvel com toda a responsabilidade. A primeira coisa que você precisa decidir é se deseja que a folha da porta se misture com o esquema geral de cores da sala ou se torne um destaque no seu interior?

Você pode seguir o caminho da exclusão. Dependendo da área de suas instalações e do grau de iluminação, você pode excluir opções escuras para a execução das folhas das portas, o que enfatizará visualmente a escala modesta da casa. Os especialistas recomendam portas leves não apenas para salas pequenas e com pouca iluminação, mas também como uma versão universal do design, que combina facilmente com um acabamento simples e conciso, design minimalista e não atrai a atenção, deixando a possibilidade de outros itens de interiores ocuparem um lugar dominante.

Mas os designers podem falar sobre uma dúzia de razões para o uso de folhas escuras nas portas no interior. E um dos primeiros será uma característica do design estilístico. Para muitos estilistas, é necessário criar elementos contrastantes e acentuados que não apenas atraiam a atenção, mas também tragam clareza ao interior, proporcionem rigor e construtividade.

Muitas pessoas preferem escolher as folhas das portas para combinar com a cor do revestimento do piso. Essa maneira de criar uma imagem harmoniosa da sala funciona se o acabamento do piso em todos os cômodos do apartamento ou da casa coincidir com pelo menos a cor (na sala da cozinha e no corredor pode ser azulejo, nos demais cômodos há laminado, parquet ou linóleo).

Outra maneira de criar uma combinatória agradável aos olhos é combinar a cor dos painéis das portas com os móveis principais - armários grandes ou conjuntos inteiros. Nem sempre esse método é uma boa solução, pelo menos a longo prazo. Afinal, as fachadas dos armários ou outros conjuntos de móveis que você pode substituir muito antes de decidir mudar as portas internas.

Uma técnica de design na qual as portas de uma sala se parecem exatamente com as fachadas dos guarda-roupas ou com a área de vestir permite obter uma imagem harmoniosa da sala. As portas da sala e do gabinete podem diferir em tamanho, mas o design estilístico e a escolha da cor devem corresponder.

Se paredes leves e folhas de porta menos neutras não são o seu estilo, se você precisar de um sotaque colorido e brilhante no interior, a porta da sala é capaz de lidar com essa tarefa. Uma porta brilhante pode ser o único elemento de destaque ou manter o tom de uma peça-chave de mobiliário, mas, neste caso, é necessário combinar com precisão o tom.

Design da porta da sala de estar - um caleidoscópio de idéias

Existem muitas opções para a execução de folhas de portas - muito mais do que parece à primeira vista. De um modo geral, não há regras e tabus claros ao escolher um design de porta, exceto um. Se todas as portas internas entrarem em uma sala comum - um salão ou um hall de entrada, um corredor comum, a execução de todas as folhas das portas deve estar em um conceito comum. Eles podem ser feitos de materiais diferentes (por exemplo, a porta do banheiro deve ter alta resistência à umidade), mas ao mesmo tempo parecer no mesmo estilo. O mesmo se aplica aos tamanhos - as portas podem ter larguras diferentes (geralmente a porta do banheiro e da cozinha é mais estreita que as aberturas que levam a outros cômodos), mas devem ter a mesma altura para não perturbar a harmonia da sala comum.

Existem muitas opções universais para a execução de portas que podem se encaixar organicamente em qualquer estilo de design de interiores (exceto as muito incomuns e vanguardistas). Portas brilhantes sem decoração podem parecer harmoniosas em quase qualquer interior, uma paleta de cores diversificada. Mas as portas escuras tornam qualquer design mais rígido e construtivo. As portas escuras darão respeitabilidade, mas também "indicarão" o tamanho da sala - se seus quartos são modestos e os tetos baixos, não faz sentido enfatizar esse fato. O padrão natural de madeira com tons avermelhados se encaixa harmoniosamente em muitas opções para o design estilístico das instalações. É fácil combinar com móveis do mesmo grupo de cores, que diferem em tons e são diluídos com superfícies leves.

Quaisquer inserções decorativas ajudam não apenas a diversificar o design da folha da porta, mas também a conectam estilisticamente a outros elementos do interior. As inserções de vidro transparente ou fosco tornam visualmente a estrutura mais fácil e interessante. Nesse caso, você recebe uma certa fração da luz penetrando na decoração de vidro. Se você deseja manter a privacidade da sala e escolher vidro fosco ou ondulado, também é possível usar decoração em vidro com impressão de fotos (se a impressão não contradizer o estilo geral do interior).

Acontece que a folha da porta em si é um objeto de arte, uma obra de arte aplicada. Nesse caso, o restante do interior é construído em torno desse elemento do interior, subordinando a decoração, o mobiliário e a decoração. Normalmente, essas portas são personalizadas, na maioria das vezes feitas à mão.

Assista ao vídeo: As Cores do Ano 2019 - SIMPLICHIQUE AO VIVO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário