A combinação de cores no interior da cozinha: soluções de design espetaculares com exemplos vívidos na foto
A cor no interior é um fator-chave na percepção emocional de nosso ambiente. A combinação correta de tons na cozinha é a chave para o aconchego, conforto, bom humor, apetite saudável e comunicação emocional. A escolha das cores depende de muitos fatores: o objetivo da sala, estilo de vida, idade, temperamento, a natureza de seus proprietários e, é claro, o efeito estético que você deseja obter.
Brinque com o espaço
Cada designer confirmará que a cor é uma das ferramentas mais eficazes para trabalhar com o espaço. Obviamente, as manipulações de tinta não podem ser comparadas com a remodelação; no entanto, o design de cores competente pode corrigir com êxito a geometria com falha da sala. Usando tons claros e escuros, frios e quentes, você pode criar ilusões impressionantes e totalmente imprevisíveis. Assim, contrastando o fundo escuro com o topo claro e claro, você pode aumentar a sala. Mas se você apenas trocar as cores, o efeito será exatamente o oposto: o teto ficará visivelmente "sentado".
De maneira semelhante, você pode expandir ou restringir o espaço. Portanto, em cozinhas pequenas, muitos designers aconselham o uso de tons pastel, deixando detalhes brilhantes para dar ênfase.
E vice-versa, os quartos espaçosos são preenchidos com tons ricos, brilhantes e profundos para torná-los mais aconchegantes e confortáveis.
Quatro esquemas de cores principais no interior da cozinha
Os interiores das cozinhas são cromáticos, com um tom de cor ou acromáticos - branco, cinza e preto. Interiores completamente acromáticos não são práticos, pois esse ambiente é considerado desfavorável ao estado emocional de uma pessoa - pode causar depressão, apatia e fome de cores. Mas isso não é difícil de corrigir diluindo o fundo com um padrão dinâmico, por exemplo, colocando ladrilhos preto e branco no chão em um padrão quadriculado. Outra opção é atualizar a acromaticidade com um sotaque expressivo e contrastante.
Em interiores cromáticos, a paleta de cores assume uma coleção multifacetada de tons. Depois de determinar o tom básico, você deve pensar em possíveis combinações para criar a perfeita harmonia dos móveis de cozinha.
Da abundância de esquemas de cores, quatro principais podem ser distinguidos:
- monocromático;
- adjacente;
- contrastante;
- triádico (tricolor).
E agora mais sobre cada um ...
Cozinhas monocromáticas
Os esquemas de cores monocromáticos envolvem uma combinação de diferentes tons de diferentes intensidades da mesma cor. Um interior monocromático não é de modo algum entediante e monótono. Escolhendo corretamente composições e cores texturizadas, você pode obter um efeito incrível. O branco dará ritmo a um design semelhante. Uma alternativa para isso pode ser uma prata glamourosa. Muito dosado, o preto ficará espetacular como contraste.
Para criar o interior monocromático perfeito da cozinha, siga estas diretrizes:
1. Subordinação. Para dar à cozinha uma cebola profissional e harmoniosa, uma das tonalidades deve necessariamente dominar o resto.
2. A combinação de diferentes texturas. O interior monocromático pode ser muito elegante e original, usando diferentes texturas. O contraste mais expressivo é criado usando superfícies foscas e brilhantes: cerâmica e madeira, papéis de parede em relevo e lisos, azulejos foscos e mosaicos de vidro.
3. O uso de sotaques contrastantes. Para atualizar o ambiente monocromático, às vezes um, mas um grande contraste perceptível ou um par de pequenos sotaques expressivos é suficiente.
Cores adjacentes
A opção de design de cozinha, que usa cores adjacentes (laranja e amarelo, azul e verde), permite criar soluções de design muito interessantes. Como regra, uma cor é dominante e a outra é usada para acentuação.
Cozinhas de contraste
Um esquema de contraste envolve uma combinação de tons opostos, como azul e laranja. A cor do fundo é equilibrada pelo contraste. Esse design da cozinha parece elegante e impressionante, mas para não se tornar entediante rapidamente, é melhor usar o contraste de uma maneira medida.
Cozinhas de três cores
Três cores são combinadas na paleta de processos. Esta composição dá um efeito muito brilhante. A harmonia perfeita é alcançada devido à predominância de uma cor, o restante é usado para acentuação.
Boas combinações de cores: encontrando harmonia
A equipe remontbp.com oferece para conhecer as cores mais originais e elegantes deste ano no design de interiores da cozinha, com exemplos vívidos na foto.
Cozinha verde: a atmosfera da primavera em sua casa
Frescura, suculência e ternura da primavera - essas são as associações que causam o verde e suas tonalidades. Esta cor simboliza riqueza, crescimento e prosperidade, perfeita para pessoas que levam um estilo de vida saudável, inovadores e experimentadores. A propósito, o verde promove uma rápida saturação e nutrição adequada. Quanto às combinações de cores, está em perfeita harmonia com branco, vermelho, amarelo, cinza, marrom. E em um dueto com tons e texturas de madeira, cria o cenário perfeito para interiores ecológicos.
Cozinha azul: clima marinho do interior
Azul refrescante, relaxante e arejado não é a opção mais popular para instalações de cozinha, mas não se torna menos original. Além disso, a cozinha azul com uma área limitada parece visualmente maior. O principal é combinar e dosar corretamente essa cor. As combinações ideais são as seguintes:
- contraste equivalente ao branco;
- sotaque expressivo dosado de azul e seus tons;
- uma composição tricolor de azul, branco e cinza, onde o branco é o fundo e o azul e o cinza servem como um elemento decorativo diluente;
- combinação de azul com tons neutros básicos;
- acentos brilhantes de outras cores em uma proporção muito limitada para o azul.
Cozinha marrom: uma paleta nobre de combinações de cores
Brown cria uma atmosfera de conforto e aconchego em casa, com uma pitada de chocolate quente, proporciona confiança e tranqüilidade. Essa cozinha sempre parece elegante, moderna, elegante. Uma versão ganha-ganha de todos os tipos de combinações de tons de marrom - leite, bege, café, etc. Marrom e lilás parecem incomuns, definitivamente lindos com verde.
Cozinha cinza na moda.
Ideal para quem gosta de motivos clássicos, mas contrastes ousados em preto e branco são demais. O cinza é um tipo de opção intermediária e, ao mesmo tempo, muito versátil, prático e muito relevante hoje! Essa cor será a companhia perfeita para qualquer outra como base ou sotaque.
Cozinha em preto e branco: elegante clássico de contrastes
O interior em preto e branco é um sinal de elegância e estilo do espaço da sua cozinha. Mas, neste caso, as proporções de cores corretas são importantes. Não se esqueça das impregnações brilhantes que darão à perfeição interior e uma espécie de charme.
Cozinha branca - fundo limpo para detalhes coloridos
A cor branca não é a mais prática para a cozinha, mas a mais preferida pelos designers. Esse é um tipo de plano de fundo limpo no qual você pode realizar suas idéias criativas. A cozinha branca é a solução perfeita para um espaço compacto. Essa cor ultrapassa os limites da sala, confere leveza, leveza e sensação de liberdade.
Cozinha amarela
Quais associações causam amarelo? Claro, este é o sol, felicidade, alegria, otimismo. A cozinha em amarelo é como uma ilha envolvente de conforto e calor em sua casa. É claro que o amarelo de fundo é demais, mas como contraste complementar ou sotaque brilhante, os designers o usam ativamente para criar interiores elegantes originais. Combine amarelo com branco, cinza, marrom, bege, preto - você não perderá!
Laranja apetitosa em design colorido
Uma cozinha com cores laranja é adequada para pessoas alegres e confiantes. Para evitar que essa cor se torne irritante, é importante lembrar de algumas regras:
- móveis laranja não toleram paredes e pisos próximos da mesma cor;
- a laranja sempre parece ganha-ganha contra um fundo de cores neutras em tons pastel e base;
- Leite, amarelo e marfim são bem combinados com laranja. Mas o melhor complemento de móveis laranja é azul, roxo, roxo e azul.
Cozinha vermelha: experiências de cores vibrantes
O design moderno na paleta vermelha está rapidamente ganhando popularidade, inclusive no design de cozinhas. Vermelho parece harmoniosamente ao lado de cinza, branco e preto.
Roxo fascinante na cozinha
Em um interior com elementos violetas, personalidades criativas, sonhadores, praticando meditações e várias práticas espirituais se sentirão confortáveis. A principal coisa no planejamento de design com roxo é a medida.
Em geral, as cores “certas” ou “erradas”, como tais, não existem. Qualquer paleta que não contradiga suas preferências de sabor é apropriada. Ao escolher uma cor, considere suas propriedades e tente prever o efeito que ela pode criar na sala.