Fachada branca de uma casa particular - características da decoração
Apenas à primeira vista, parece que a escolha da cor da fachada de uma casa particular é uma questão simples. Basta abrir a paleta de cores no catálogo de materiais de construção e selecionar sua tonalidade favorita para o material de acabamento. Mas vemos frequentemente casas em vermelho, verde ou amarelo brilhante? De fato, a maioria dos proprietários escolhe tons neutros e claros para decorar as fachadas de suas casas. E há várias razões para isso. Ao escolher uma paleta de cores para revestimento de fachadas, é necessário levar em conta não apenas a combinação de decoração com o design do telhado, janela e portas, mas também a combinação do edifício como um todo com a paisagem circundante. Se houver muita vegetação em sua casa, a sombra clara da fachada de sua casa, combinada com um telhado escuro ou brilhante, parecerá luxuoso.
Muitos proprietários de casas particulares decidem o design da fachada usando a cor branca de vários materiais de decoração. E não apenas porque os tons de branco são capazes de dar ao exterior do edifício uma sensação de frescura, pureza, liberdade e leveza, mas também porque combinam perfeitamente com outras cores. Esta é uma opção ganha-ganha para os proprietários que não puderam decidir sobre os esquemas de cores nas etapas de construção e planejamento e encomendaram materiais para revestimento de telhado, aberturas de janelas e portas, com base apenas nas qualidades tecnológicas.
Nesta publicação, tentaremos determinar a melhor forma de terminar a fachada de uma casa particular para obter a imagem dos nossos sonhos - limpos e arejados, luminosos e até festivos. Esperamos que uma impressionante seleção de projetos de design de casas particulares modernas, feitas em estilos diferentes e decoradas com diferentes materiais de acabamento, ajude você a tomar a decisão certa ao transformar uma casa antiga ou decorar uma nova.
Maneiras de decorar a fachada de uma casa particular para obter a aparência branca perfeita
O mercado moderno está cheio de opções de materiais para decorar o exterior de uma casa particular para todos os gostos e tamanhos de uma carteira. De fato, a decoração moderna das paredes externas da habitação não apenas confere uma certa aparência externa ao edifício, mas também corrige defeitos estruturais, irregularidades e desvios de parâmetros geométricos, isolamento e decoração da fachada. Vamos tentar não se perder nessa variedade e escolher o método apropriado para o estado climático apropriado do ambiente, as possibilidades do proprietário e seu orçamento.
Reboco seguido de pintura
Essa é uma das maneiras mais simples, baratas e populares de decorar a fachada de uma casa particular. É adequado para edifícios feitos de vários blocos - silicato de gás, blocos de espuma e blocos de concreto.
Como regra, a aplicação de gesso ocorre em uma base reforçada, o que ajuda a evitar rachaduras no gesso durante a operação da casa própria. A camada de gesso aplicada pode ser lisa ou texturizada. Para obter um relevo ou uma camada texturizada, são utilizados rolos e matrizes especiais de várias modificações. Atualmente, as mais populares são as chamadas "composições de gesso úmido". Eles têm vários pigmentos coloridos e impregnações decorativas, o que permite criar uma camada áspera que não requer pintura subseqüente.
O gesso é frequentemente combinado com outros elementos da decoração, desempenhando um papel mais decorativo. Por exemplo, uma pedra natural ou sua imitação bem-sucedida em combinação com estuque claro parece muito contrastante, brilhante e atraente. Normalmente, uma pedra (ou seu análogo) se depara com o porão do edifício, cantos ou vários elementos estruturais - colunas, arcos, aberturas de portas ou janelas. Um resultado semelhante pode ser alcançado ao usar tijolo em vez de alvenaria.
Decoração de fachada com revestimento
Revestir as paredes externas de uma casa com revestimento de vinil é uma maneira muito popular de obter a sombra desejada da fachada do edifício e proteger as paredes de influências ambientais. Se você interromper sua escolha nesse tipo de material de acabamento, precisará descobrir todas as nuances de sua instalação e operação subseqüente.
O revestimento de vinil de alta qualidade possui várias vantagens em relação a outros materiais de acabamento em seu espectro, mas também requer o cumprimento de certas condições antes da instalação direta.
Entre as vantagens do revestimento como material de acabamento para residências particulares, podemos destacar:
- resistência ao calor (incombustibilidade);
- alta resistência à corrosão (resistência à umidade);
- resistência a mudanças de temperatura (tolera silenciosamente temperaturas ambientes muito altas e extremamente baixas);
- possui propriedades de isolamento térmico suficientemente altas;
- simplicidade na partida e operação (você pode simplesmente lavar um lado da corrente de água de uma mangueira);
- a capacidade de montar o material você mesmo (com a preparação adequada da superfície).
Mas, como sempre, a medalha tem um lado oposto e nem um único material de acabamento pode prescindir de deficiências, entre as quais as principais são as seguintes:
- a necessidade de alinhar as paredes, eliminar diferenças nas superfícies para a instalação correta do revestimento (com essa preparação, o material durará muito tempo e parecerá o primeiro dia após a instalação);
- para áreas com invernos rigorosos, é necessário usar isolamento, porque o revestimento em si não isola o edifício, apenas é capaz de manter bem o calor existente nas paredes.
De frente para a fachada com painéis térmicos brancos
Os painéis térmicos são um material de revestimento, composto por duas camadas - isolamento de poliuretano e telhas de clínquer. Pelo nome, é óbvio que a camada inferior é necessária para fornecer propriedades de isolamento térmico ao material, e a superior é proteger as superfícies das influências ambientais e dar ao edifício uma aparência estética. Nas lojas de construção, você pode encontrar o segundo nome desse material de acabamento - painéis sanduíche.
Dependendo da espessura das paredes da sua casa particular e das condições climáticas da área, você pode escolher painéis térmicos de várias espessuras, geralmente de 40 a 100 mm. A espessura dos painéis sanduíche será diretamente proporcional ao valor da temperatura negativa em sua região no inverno.
Em nosso país, esse material de revestimento é popular não apenas pela capacidade de "matar dois coelhos com uma cajadada" - isolar a casa e transformar a fachada, mas também pelo custo acessível e pelo processo de instalação descomplicado.
Porcelanato branco para revestimento de uma casa particular
Recentemente, você pode encontrar a decoração de fachadas de edifícios particulares e públicos com a ajuda de materiais duráveis e duráveis - granito. Geralmente, são fachadas ventiladas, cuja decoração pode ser realizada em qualquer época do ano (o que é muito importante para o clima extremo em muitas regiões do nosso país). Graças à ventilação natural, as paredes são protegidas contra condensação e subsequente formação de mofo.
As fachadas ventiladas são populares na vastidão de nossa terra natal, porque no inverno podem reduzir a condutividade térmica do edifício e no verão não permitem o aquecimento das superfícies do edifício. Resumidamente, o processo de instalação de uma fachada ventilada pode ser descrito dessa maneira - perfis de suporte de carga de metal corrosivo são fixados vertical e horizontalmente nas paredes, o isolamento é montado na superfície e, em seguida, os azulejos são instalados usando o sistema de fixação. Recentemente, sistemas de fixação sem costura, nos quais o acabamento se parece com um todo, estão se tornando cada vez mais populares.
Pintando as paredes de tijolo de uma casa particular em tom branco
Como regra, eles recorrem à pintura de alvenaria, se for necessário ocultar defeitos da estrutura antiga, lascas que apareceram e possível molde. É impossível pintar um novo revestimento de tijolo recém-erguido, é necessária uma pausa até a conclusão completa do intemperismo e desalcalização das superfícies.
Para pintar as paredes de tijolo da fachada de sua casa de branco, é necessário realizar uma preparação considerável das superfícies - para livrar as paredes de poeira, enxaguar a mangueira, livrar-se de possíveis fungos e fungos com a ajuda de anti-sépticos especiais, secar, aplicar o primer em um plano limpo e somente depois de cheio. Seque para começar a pintar.
Para paredes de tijolo, é usada tinta especial que é resistente a influências ambientais alcalinas agressivas. A tinta para a fachada de tijolos deve ser resistente à umidade e ter uma estrutura porosa, a fim de preservar as principais vantagens do tijolo como material de construção e revestimento - boa condutividade de vapor.
Uma combinação de acabamentos e uma combinação de branco com tons contrastantes na decoração da fachada
A combinação da fachada parece bonita, original e, mais importante, prática, em que a pintura branca das paredes contrasta com o acabamento em madeira de vários elementos estruturais, usando uma placa de fachada ou casa de bloco. Até a fachada velha e degradada da casa com esse acabamento adquire não apenas um visual renovado, mas também uma imagem moderna e atraente do edifício.
Mesmo um edifício retangular simples, sem qualquer decoração, parecerá brilhante, interessante e notável se, juntamente com a fachada branca como a neve, forem usadas esquadrias e portas escuras e quase pretas. Se uma garagem se unir ao edifício principal, o uso do mesmo tom escuro para a execução da porta da garagem será harmonioso. Essa casa ficará ótima contra um fundo de vegetação.
O uso de tons de azul e azul na decoração de elementos de um edifício branco como a neve leva à criação de uma imagem fresca, arejada e "legal" da propriedade de uma casa particular. Você pode usar tons de azul para projetar janelas ou portas, grades da varanda (se houver) ou para decorar o frontão do telhado.
Sua casa própria adquirirá um toque de estilo europeu no design das fachadas, se você usar azulejos contrastantes escuros no acabamento da parede branca como a neve. Além do fato de qualquer elemento decorativo parecer brilhante e expressivo em um fundo branco, até a tonalidade pastel dos caixilhos das janelas e portas parecerá mais vantajosa na fachada branca da neve da casa.
O uso da pintura branca de neve em conjunto com o reboco decorativo e a decoração com a ajuda de painéis de madeira permite criar uma imagem original e memorável da fachada da casa. Com a ajuda de combinações de várias tonalidades e texturas na decoração das paredes externas da casa, é possível dar a geometria estrita dos motivos de construção de uma direção futurista na arquitetura, para criar uma abordagem não trivial ao design de uma casa particular.
A fachada branca do edifício “requer” design apropriado e edifícios adjacentes (garagem, toldo, terraço ou mandris e pátios localizados perto do edifício principal). Todo o conjunto terá uma aparência orgânica, mesmo que vários materiais sejam usados para decorar edifícios - a cor branca equilibra visualmente a composição.
Se o proprietário tiver grandes janelas panorâmicas, portas e outros elementos estruturais de vidro, em um compartimento com uma fachada branca como a neve, você obtém uma imagem incrivelmente brilhante, clara e limpa da casa, que muitos proprietários associam a uma casa dos sonhos.
A cor branca da fachada permite aumentar visualmente a escala de uma casa pequena; fica ótima em qualquer esquema de cores para decorar o telhado, caixilhos de janelas e portas, decoração de alpendres e edifícios adjacentes. Na cor branca, como em uma folha de papel em branco, você pode experimentar a decoração de sua casa pelo lado de fora.