Cuidados simples com dália para um design paisagístico impressionante
Para que as plantas no lote tenham a melhor aparência, você precisa entender as características de plantar e cuidar de cada espécie. A combinação de cores brilhantes pode dar espécies anuais e perenes de dália.
Visão geral da dália
Dália ou, como é chamada linguagem científica, "dália" refere-se à família Asteraceae.
Segundo várias fontes, de 4 a 42 variedades pertencem ao gênero desta planta. A planta foi vista pela primeira vez nas montanhas da Guatemala, México e Colômbia. Desses países, os primeiros representantes dessa espécie foram importados para o nosso país.
No projeto paisagístico, as variedades de baixo crescimento são usadas para formar matrizes, bordas ou rabatka. As espécies restantes ficam bem em composições em canteiros e em plantações em grupo.
Para plantações individuais, é melhor escolher variedades de flores grandes e abundantes.
As plantas que devem ser cortadas devem ter um caule forte e longo. Anuários são jogados fora após a floração.
A dália pode ser chamada com segurança de rainha do jardim. O esplendor de formas e cores adornam o jardim com luxuosos canteiros de flores com uma vegetação luxuriante e inflorescências variadas.
A vantagem dessas flores esféricas é que o tumulto das cores persiste até o final do outono. Estas são as únicas plantas de verão com essa propriedade.
Critérios para escolher um local de desembarque
No processo de escolha de um local para o plantio de uma dália, lembre-se de que essas flores não gostam de rascunhos. Nesse caso, o local deve excluir a estagnação do ar.
Além disso, as dálias amam o sol. Portanto, as partes sombreadas da plotagem devem ser excluídas.
A estrutura especial do solo também contribui para o crescimento e o florescimento das dálias. A terra deve ser drenada e permitir facilmente que a água penetre nas camadas profundas para nutrir as raízes.
Os tipos de solo pesado e empobrecido não são adequados para esse tipo de planta. Também precisa excluir terras escassas e excessivamente úmidas.
O solo nutriente, neste caso, será de suma importância. Pode ser enriquecido com húmus e composto. Essas medidas aumentarão a fertilidade da terra.
Este procedimento deve ser realizado com antecedência, pois o solo deve ser estável. Outros aditivos benéficos serão adicionados imediatamente durante o plantio.
Plantando uma dália de acordo com todas as regras
Antes do plantio, o canteiro deve ser fertilizado novamente. Como maquiagem, é adequado composto não foliar, que deve ser espalhado na superfície. Além disso, você pode usar alguns punhados de cinza de madeira. Para misturar, é melhor usar um ancinho.
Para cada raiz, você precisa cavar um recesso no tamanho 2 ou 3 vezes as próprias raízes. Depois de imergir as raízes, cerca de 7 cm devem permanecer livres.
Se forem utilizadas dálias altas para o plantio, é melhor instalar primeiro os suportes, para que quando você os coloque perto de uma planta já plantada, não danifique as raízes.
O pouso é feito o suficiente. O caule deve afundar cerca de 5 cm no chão.
Imediatamente após o plantio, as plantas devem ser abundantemente regadas com água à temperatura ambiente.
O chão ao redor das mudas deve ser coberto com casca triturada e serragem. Tal cobertura salvará brotos jovens de comer caracóis.
Fazendo um bom Dahlia Bush
À medida que as mudas crescem, elas formam arbustos. Uma planta cultivada a partir de um tubérculo é criada removendo os menores rebentos. Apenas 2 dos maiores e mais fortes são deixados para um maior crescimento. É importante executar este procedimento o mais cedo possível.
Se a propagação foi realizada usando estacas, somente uma haste pode ser deixada. Nesse caso, você precisa fixá-lo em cima da terceira folha. Então, a partir de uma haste, será possível obter um arbusto exuberante.
Para que as variedades de flores grandes sejam exuberantes e bonitas, é necessário remover os brotos que aparecem nas axilas das folhas. Isso economizará elementos úteis para o crescimento e desenvolvimento da flor principal.
Se a bucha estiver muito grossa, você precisará fornecer a ventilação necessária. Para isso, basta remover todas as folhas do tronco a uma altura de 40 cm.
Se a escolha recair sobre variedades de flores pequenas:
- anão;
- pompons;
- colarinho
então, cuidar deles será muito mais fácil. Nesse caso, a formação de buchas não é necessária.
Molhar uma dália e alimentá-los
Imediatamente após o plantio das dálias, elas precisam ser regadas diariamente por uma semana. Depois disso, a rega ocorre com menos frequência. A quantidade de água é reduzida para que o solo não seque.
Para manter a umidade ideal, vale a pena triturar o solo. Para isso, húmus, composto e turfa são adequados. Ao mesmo tempo, a rega regular não é excluída.
Quanto mais quentes os dias, mais frequentemente você precisa regar as plantas. Após cada rega, é necessário realizar um afrouxamento da terra, remoção de ervas daninhas e procedimentos regulares semelhantes.
Se você não seguir as regras de rega, os botões serão definidos muito menos. Tais arbustos serão menos exuberantes e seu florescimento - não tão abundante.
A fertilização deve ser feita com fertilizantes minerais ou orgânicos, de acordo com o cronograma 2 vezes por mês. A temperatura ideal para o crescimento de estacas será de 16 a 18 gr. Uma temperatura abaixo de 7 gramas não permitirá que você cultive uma planta completa.
O cuidado com a dália é fácil. Basta realizar atividades regulares que garantam o fornecimento de nutrientes às raízes da planta. Além disso, você precisa garantir que as pragas não estraguem as folhas e os brotos das plantas. O resultado de tal cuidado será um jardim luminoso, com canteiros de flores de várias tonalidades.