Um sinônimo de elegância: um quarto clássico
Um dos estilos decorativos mais expressivos e populares, indiscutivelmente clássico. Entre seus fãs estão representantes de todas as gerações, sem exceção. Estilo caro em todos os momentos. Duas palavras são suficientes para caracterizar a direção clássica no design - graça e nobreza.
A dignidade real e o luxo do interior do quarto em tons de branco dourado, combinados com o moderno método de envidraçamento panorâmico, enfatizam o caráter atemporal do estilo clássico
No quarto, o uso do estilo evoca uma sensação de calor, conforto, paz e tranquilidade, a inviolabilidade dos valores e tradições da família. No interior, cada detalhe é uma obra de arte decorativa, não há coisas aleatórias; de fato, os detalhes criam um interior clássico.
As ferramentas que organizam o espaço - simetria, proporção e equilíbrio.
O centro da composição dos móveis, a decoração dominante e principal do interior do quarto é uma cama alta e alta, incrível com seu esplendor. É feito de metal forjado ou de espécies caras de madeira natural (pintada de branco ou preservando uma aparência natural natural sob o revestimento e a proteção de verniz transparente), decorada com entalhes ou incrustações hábeis. Se a altura do teto permitir, um dossel é instalado acima da cama, que hoje desempenha uma função exclusivamente decorativa. Um componente importante do design clássico é a roupa de cama de algodão branco, um cobertor neutro de seda ou cetim e uma colcha pesada de brocado ou veludo. As cortinas de tule, uma composição sumptuosa de travesseiros, combinam com os tons escolhidos para a cama.
A cama real é cercada por uma "suíte da corte" - cômodas e mesas de cabeceira com gavetas, armários de linho, cadeiras, otomanos, otomanos, sofás, berços, poltronas e um sofá. Todo o mobiliário também é feito de madeira natural e é caracterizado por grandes dimensões. Cada peça de mobiliário de quarto no estilo clássico é distinguida por linhas arredondadas no espírito do Renascimento, pegas elegantes e outros acessórios feitos de bronze antigo, prata ou dourado. O estofamento de móveis está em harmonia com o esquema geral de cores e o tema do estilo.
Os acessórios, incluindo lustres de cristal maciços, arandelas de parede, espelhos, vasos, estatuetas, pinturas, tapetes macios orientais, devem estar subordinados à imagem artística geral; portanto, são selecionados com cuidado, sem pressa, para não violar o encanto e a unidade do estilo em um golpe impreciso.
Uma lâmpada dourada na mesa de cabeceira é a melhor escolha, mas não a única fonte de luz, suave e abafada. No sistema de iluminação, a luz natural desempenha um papel importante, penetrando através de grandes janelas emolduradas por molduras brancas.
O sistema de iluminação do quarto consiste em candeeiros de mesa esculturais dourados, um luxuoso lustre de cristal maciço e fluxos de luz natural de grandes janelas
Cortinas feitas de tecido estampado com um padrão intrincado e sem franjas e borlas decoram o interior, embora branco e claro pareçam especialmente sofisticados. Obviamente, tapetes, pinturas, fotografias de família e tudo o que pode expressar individualidade e enfatizar momentos significativos e o sistema de valores da vida pessoal dos proprietários são adequados.
As cortinas de luz de tecido translúcido branco combinam perfeitamente com toda a gama de azul claro e branco do interior, proporcionando uma sensação de leveza, limpeza e espaço.Uma cômoda antiga (ou antiga) feita de madeira natural em sua cor natural destrói a monotonia da cor
A paleta de cores do estilo clássico - monocromático ou bidimensional, inclui tons quentes claros - branco, amarelo pálido, verde claro, creme, cor de areia ou café com leite, azul pálido, azeitona. Como acento colorido ou meio de contraste expressivo, podem aparecer tons escuros de marrom, cereja saturada ou mesmo tom preto.
A decoração da sala é realizada com cores, materiais, ferramentas de decoração, criando uma sensação de espaço e muito ar na sala.
O teto. Perfeitamente alinhado e trabalhado. Leve, com estuque branco ou dourado, com diferentes graus de complexidade. A decoração pode ser usada como friso, afrescos ou pinturas sobre temas clássicos - flores, pastorais, anjos, etc.
O friso é usado no design do teto, cuja forma estrita é repetida na moldura da porta e dos rodapés
Parquet Decorativos, feitos de madeiras preciosas, madeira clara de bordo e cinzas são frequentemente usados.
A "rugosidade" deliberada do piso de madeira é compensada pelo uso de material caro. A técnica de desbaste é frequentemente usada no design como um contraste com o mobiliário elegante para reduzir a impressão de um "palácio"
As paredes. Opções de revestimento - papel de parede, tecido (monocromático ou com padrão floral), madeira, gesso decorativo, mármore, pedra, cerâmica. Um toque interessante dará a pintura da arte da parede.
Uma característica do estilo clássico que você deve prestar atenção é a ausência de plantas domésticas, naturais e artificiais. Uma exceção pode ser um buquê de flores de jardim cortadas em um lindo vaso decorativo colocado em uma penteadeira ou imagem de flores em pinturas.
O quarto em estilo clássico sugere a presença de uma sala espaçosa com pé direito alto, onde cada detalhe demonstra seu valor, sofisticação e originalidade. Mas o estilo clássico (ou melhor, seus elementos) também é aplicável a quartos de tamanho compacto, se você experimentar ilusões de ótica que alteram a percepção da dimensionalidade do espaço - escolha uma paleta de cores claras na decoração da sala, forneça iluminação máxima, limite a escolha de móveis, concentrando-se em produtos menores . É necessário escolher os elementos mais característicos e expressivos da decoração para clássicos. O principal é evitar congestionamentos e desequilíbrios. A elegância inerente ao estilo clássico é uma característica de um gosto delicado que não depende do número de metros quadrados; portanto, não se deve recusar a realização de um projeto de sonho em um quarto pequeno.