Sauna em casa no banheiro
Relaxar após um dia difícil e tratar doenças em uma casa de banho é uma tradição antiga. Foram os banhos que salvaram o povo russo das epidemias de peste, que ceifaram repetidamente a população da Europa. Os povos que estavam estabelecidos viviam constantemente, tomando banho em banhos ou saunas.
Agora, muitas pessoas querem ter um banheiro em seu apartamento na cidade. Mas apenas os proprietários de casas particulares podem pagar esse luxo. Devido à alta umidade em uma sala pequena, é impossível fornecer impermeabilização e ventilação que possam lidar com muito vapor quente. Mas você pode instalar uma sauna no banheiro.
1. banho finlandês
Do banho russo, o finlandês é caracterizado pelo ar mais seco. Isto é conseguido não colocando água nas pedras para aquecimento, que evapora e forma muito vapor. Na sauna, você precisa sair e pegar água ou agarrá-la com você e borrifar nas pedras para obter vapor. Quando os russos tomaram banho na Finlândia, por hábito, não levaram água com eles e secaram no vapor.
Na Finlândia, além dos banhos públicos, as cidades têm saunas em todos os prédios de apartamentos e trabalham aos sábados e domingos. Cada inquilino pode usá-los em suas casas. Desde os anos 80, a construção de saunas pessoais foi ativada. No momento, cada segundo apartamento está equipado com sua própria sauna pequena. Portanto, as cabines e fogões com acabamento finlandês são os mais populares à venda.
Na maioria das vezes, uma cabine para 1 ou 2 lugares é equipada no banheiro. Não é permitido instalar esse equipamento em salas de estar. Mas se você tiver a oportunidade de reconstruir o apartamento, poderá ter uma sauna a vapor até 8 lugares e receber amigos e parentes.
2. Táxis prontos para instalação
As lojas oferecem uma ampla seleção de cabines prontas com todos os equipamentos ou fogões e aspersores separados. Você pode escolher o design apropriado. Então você só precisa montar tudo junto.
A opção mais prática quando a pele externa da sauna toca as três paredes principais do banheiro. Isso é possível em salas com uma área de pelo menos 10 m2 forma oblonga. Se o banho for pequeno, é ótimo acomodar uma sauna de canto para 2 pessoas. Ocupará aproximadamente a mesma quantidade de espaço que uma cabine de chuveiro.
3. O dispositivo da sauna
A sauna doméstica consiste na própria cabana de madeira. Bancos e espreguiçadeiras dentro da sauna a vapor. Equipamento sob a forma de um fogão e pulverizador especiais. Isolamento térmico e hidráulico que preserva o calor interno e protege o apartamento do vapor e da umidade fora da sauna.
Equipamento para ventilar o ar dentro da sala de vapor e ventilar, se necessário. O painel de controle e o sistema para fornecer e conectar fios elétricos.
4. Instalação das paredes da sauna
A cabine em si consiste em dois revestimentos de madeira. O revestimento externo é de preferência feito de madeira de coníferas. O mais adequado é o abeto escandinavo, com sua cor dourada e um padrão de muitos nós. E o pinheiro do norte, com sua tonalidade rosada inerente e padrão de toque único, quase sem nós. A opção mais familiar para nossos lugares é o amieiro. A madeira é densa, marrom clara com um tom rosado e um padrão muito bonito.
Para decoração de interiores, espécies de árvores que não emitem alcatrão a altas temperaturas são adequadas. Além disso, eles devem ser resistentes à umidade e ao calor. O líder nesta lista é aspen. A madeira mais acessível, nunca apodrece, mas fica cada vez mais difícil com a água. É bege claro e cria uma atmosfera de calor e conforto.
O Linden também é adequado para decoração de interiores, pois não contém resinas que podem evaporar e causar incêndio em altas temperaturas. Hemlock é muito mais caro, com um padrão original de linhas paralelas em marrom-rosa. O carvalho africano mais decorativo de Abashi é o mais bem conservado. O material é caro, mas suas manchas escuras sobre um fundo claro e as características físicas valem a pena.
Se você decidir fazer uma sauna, lembre-se de que as tábuas devem ser direcionadas horizontalmente. Não misture diferentes tipos de madeira. Com o arranjo vertical das pranchas, devem ser feitos intervalos especiais e cálculos para ventilação. Entre as partes de madeira da parede é necessário organizar o isolamento. São folhas, lã mineral e filme plástico. Esta ordem é respeitada a partir do interior da parede.
5. Ventilação
Para ventilação, é necessário manter o tamanho da sauna. Deve ter uma altura de 2,2 metros. Se você tiver um teto mais alto, poderá usar o espaço para criar um mezanino. A parte interna das placas é batida com intervalos de 1-2 centímetros abaixo e acima. Isso fornece movimento natural do ar.
Além disso, o forno possui ventilador próprio para misturar a atmosfera interna e equalizar a temperatura.
6. Equipamento para sauna
O forno é um elemento de aquecimento e o espaço ao seu redor, pavimentado com pedras. Temperatura máxima de aquecimento 130Oh. Para uma sauna doméstica no banheiro, você precisa de um fogão certificado, pronto para uso, que possui um controlador de temperatura e um temporizador. Equipamento caseiro, você não poderá instalar um serviço de bombeiros. Ao redor do aquecedor, faça uma cerca de aros de madeira ou uma grelha. Isso protegerá você de contatos acidentais.
É quase impossível colocar um fogão a lenha ou carvão em um apartamento na cidade. Isso requer pelo menos equipamentos volumosos para o capô e muito espaço.
O forno deve ter um interruptor e reguladores externos. Todos os fios devem ser dobrados em uma luva que impeça o superaquecimento e a umidade. A opção mais adequada para uma sauna pequena é um forno elétrico de 2-3 kW com um controlador de temperatura e um temporizador que o desliga automaticamente após 8 horas de operação. A temperatura máxima de aquecimento na faixa de 100-130OhC.
7. Design de Interiores
Em uma pequena sauna, apenas bancos na sala de vapor são feitos. As espreguiçadeiras podem ser feitas no banho a partir de 4 lugares, quando localizadas em uma linha. Além dos assentos, as costas são necessárias para que o corpo não toque na parede e o ar circule normalmente.
8. a porta
Por segurança, a porta deve ter vidro ou mesmo ser completamente transparente de material refratário. Do ponto de vista decorativo, essa porta parece muito mais confortável e bonita.
9. Registro de permissão
Antes de instalar uma sauna em seu banheiro, você precisará obter permissão de alguns serviços. São Estação Sanitária e Epidemiológica, Corpo de Bombeiros, Serviços de Habitação e Comunidades e Arquitetura. É possível que sejam necessárias licenças adicionais, mas isso é definido no nível das autoridades locais e possui listas diferentes, dependendo do local de residência.
10. Lugares para uma sauna, exceto um banheiro
A sauna pode ser instalada em qualquer sala, exceto na sala de estar, perto da saída dos canos. Pode ser uma cozinha, um hall de entrada e até uma varanda. O principal é que há água e maré baixa atrás do muro. Somente para essa instalação, você precisa fazer duas camadas de isolamento térmico e ventilação adicional. 5-8 aumento de temperaturaOhC e umidade no banheiro são perfeitamente aceitáveis. Mas outros quartos não estão adaptados para isso.
11. Banhos alternativos
Quando a sauna está localizada no banheiro, o forno também pode ser usado para criar vapor, resultando em uma sauna a vapor como em um banho russo.
Recentemente, banhos turcos apareceram em apartamentos. Uma pequena sala é revestida com azulejos. Idealmente mármore. A temperatura na sala de vapor é muito mais baixa.
As saunas infravermelhas não aquecem o ar, mas o próprio corpo humano usando emissores de cerâmica. Se você gosta de tomar um banho de vapor à noite depois do trabalho para aliviar a fadiga ou até curar, instale uma sauna em casa. Mesmo em um banheiro pequeno, você pode encontrar um lugar removendo a banheira volumosa e colocando um chuveiro. Mantenha-se saudável.