Por que flores ou folhas de spathiphyllum ficam pretas e como ajudar a planta?

Spathiphyllum, como outros representantes da família Aroid, os cultivadores de flores atraem as características decorativas da folhagem.

Ele também tem um efeito benéfico na energia da casa, floresce por um longo tempo e é resistente a doenças.

Mas acontece que esta flor resistente a doenças é influenciada por fatores negativos.

E as consequências se refletem no aparecimento das inflorescências, porque são mais sensíveis que as folhas.

O que é escurecimento?

A cor preta de vários órgãos da planta, é claro, está associada a uma deterioração da saúde do spathiphyllum. Externamente, a escuridão parece diferente. Pode haver escuridão "seca", as áreas afetadas secam, desintegram-se. E também o escurecimento do choro é um sinal claro do processo de decomposição, quando esporos de fungos aparecem bolores no topo da área afetada. Com um mal-estar de spathiphyllum, as flores ficam pretas: os núcleos e a colcha escurecem, as pontas das inflorescências também adquirem um tom escuro doentio.

Por que isso está acontecendo?

Goste ou não, mas a maioria das doenças está associada a erros nos cuidados, que levam a conseqüências tão deploráveis. Na maioria das vezes, flores negras indicam problemas com o sistema radicular.

Umidade em excesso

Uma planta que adora umidade deve ser regada regularmente. A flor realmente prefere o solo úmido, mas não a estagnação da água.

Mas é importante saber que a rega abundante se estabelece no verão e moderada - no inverno.

Aqui você não deve esquecer as mudanças nos volumes de fluidos durante as estações do ano. Com a presença constante de raízes em um substrato úmido, ocorre um processo de decomposição. As doenças são expressas pelo escurecimento da maior parte da folha, uma borda preta ao longo da borda da inflorescência. Além disso, o excesso de fluido pode se formar se não houver drenagem no vaso, o que leva à estagnação do fluido.

Doenças fúngicas

As doenças fúngicas são consideradas outra razão para a derrota das flores, as raízes da planta são afetadas principalmente. Especialmente bom infecções por fungos se desenvolvem em um substrato úmido e a baixa temperatura do ar. O quadro externo das lesões é de escuridão, com sinais característicos de relações fúngicas. A parte afetada da flor está molhada, solta. Pontos e manchas marrons são possíveis. As infecções por fungos também são perigosas, pois se espalham rapidamente e são afetadas por plantas de interior próximas.

Hipotermia

Spathiphyllum é uma flor que adora calor e, com correntes de ar e uma repentina queda de temperatura, a folhagem se inclina sem vida, as inflorescências escurecem. Por exemplo, isso pode acontecer ao transportar exóticos internos de uma loja na estação fria. Ou quando o ar gelado entra na sala e diretamente para a "felicidade feminina".

Se a hipotermia não for significativa, a flor restaura a elasticidade, mas as pontas secas e pretas permanecem. Chega é perigoso se a flor sofrer hipotermia no estado úmido. As conseqüências desse fenômeno podem ser fatais.

Baixa umidade

A alta umidade para esta planta é bastante importante. As trocas gasosas ocorrem através de folhas grandes, evapora uma quantidade significativa de umidade, que deve ser compensada pela irrigação ou por um microclima úmido. Mas em um apartamento, é bastante difícil criar parâmetros ideais de umidade, especialmente no inverno. Com o ar seco, muitas doenças se desenvolvem. Sintoma de baixa umidade: a folha em si é verde, preta apenas as pontas das folhas e as bordas da colcha.

Uso analfabeto de fertilizantes minerais

Muitas vezes, a falta ou excesso de nutrientes leva ao escurecimento das bordas da inflorescência. De tempos em tempos, o solo em que a planta cresce deve ser renovado. Afinal, o solo está esgotado e a planta reage bruscamente à falta de micronutrientes. Recomenda-se alimentar o exot interno durante todo o ano..

Para restaurar o equilíbrio natural, é necessário fertilizar a planta com um complexo de minerais, protegendo a flor da inanição.

No entanto, uma dosagem incorreta de fertilizantes ou seu uso analfabeto pode provocar uma negritude de inflorescências. O principal é estudar cuidadosamente as instruções na embalagem do medicamento, não aumente a quantidade especificada de minerais.

Implicações para a "felicidade das mulheres"

A escuridão das flores brancas como a neve estraga a aparência estética da planta. É claro que o dono do spathiphyllum fica triste com isso, mas isso é apenas um sintoma de mal-estar. Se em uma planta ainda saudável, manchas escuras são visíveis na colcha, manchas, pontas ou raízes pretas - este é um sinal de ação.

É importante determinar a causa. Se a falha ocorrer devido a cuidados inadequados, a situação é corrigível., basta colocar em ordem as condições de detenção. Pior, quando o exot apodrece, o resultado é uma doença infecciosa. Nesse caso, você precisa atualizar o cronograma e tomar medidas de emergência, caso contrário, o spathiphyllum espera a morte. É possível que, nos estágios posteriores, toda a flor fique preta, então todas as ações tomadas sejam em vão.

O que fazer se partes de uma planta escurecerem?

Quando o preto aparece em várias partes da flor de interior, os cultivadores inexperientes se perguntam como ajudá-lo. Para começar, seria bom excluir todas as causas possíveis e eliminar fatores adversos e, em seguida, trazer as consequências de volta ao normal.

Se a folha for afetada

Esse fenômeno geralmente ocorre devido a regimes de irrigação inadequadamente selecionados, em particular o alagamento. Definitivamente, precisamos de um transplante, e o mais rápido possível.

  1. Retire o spathiphyllum do recipiente de flores.
  2. Inspecione cuidadosamente e sinta o sistema radicular.
  3. Corte raízes pretas e podres com uma ferramenta previamente preparada e desinfetada.
  4. Da mesma maneira, elimine as folhas enegrecidas da felicidade feminina.
  5. Desinfecte as fatias com canela em pó ou carvão ativado triturado.
  6. Trate a planta com uma solução fungicida pouco concentrada para prevenção.
  7. Transplantar uma flor em um novo solo, que contém uma pequena quantidade de turfa, é leve, solto e rico em nutrientes. Presença obrigatória de uma camada de drenagem.
  8. Mude o pote.
  9. Não regue imediatamente após o transplante.
  10. Nas primeiras 2-3 semanas de rega, adicione algumas gotas de Kornevin à água para estimular o aparecimento de novas raízes.
  11. No futuro, normalize o sistema de irrigação.

O escurecimento mais detalhado das folhas de spathiphyllum pode ser encontrado aqui.

Apenas dicas

Existem muitas razões para o escurecimento das bordas da flor de interior. O mais comum entre eles é a umidade. Para se livrar dessa doença deve:

  1. normalizar as condições de temperatura e umidade na sala;
  2. use regularmente um umidificador;
  3. pulverize diariamente as folhas da pistola;
  4. se possível, coloque um vaso de flores perto do aquário;
  5. coloque o palete ao lado da flor com argila expandida molhada ou areia;
  6. remover uma flor de um peitoril da janela frio no inverno.

Espalhe em flores

Se as folhas começassem a escurecer, apareceriam manchas marrons de várias formas, possíveis causas: doenças fúngicas, em particular a podridão negra. Esta doença afeta todos os órgãos da planta. Juntamente com a folhagem, o meio das inflorescências e as bordas escurece. Nesse caso, você deve agir imediatamente.

  1. Mova spathiphyllum infectado para uma sala separada.
  2. Tire a planta da panela, analise o sistema radicular.
  3. Com uma faca afiada, corte todas as áreas danificadas pela podridão em tecidos vivos. Pedúnculos doentes completamente removidos.
  4. Desinfecte as seções com um anti-séptico.
  5. Trate a planta com uma solução a 0,2% da droga Fundazole ou Topsin.
  6. Certifique-se de mudar o terreno. Escolha um substrato projetado para o Aroid.
  7. No futuro, normalize o sistema de irrigação e microclima na sala.
  8. Após 2 semanas, trate novamente a flor com um fungicida.
  9. Mova a planta para um local com luz difusa, minimize a rega durante o período de adaptação.

Prevenção

Apesar das aparentes dificuldades, é fácil cuidar de spathiphyllum. O principal:

  1. Mantenha uma temperatura quente e confortável na sala.
  2. Forneça alta umidade de qualquer maneira conveniente.
  3. Uma vez por semana, sujeito a procedimentos de água, lave a folhagem com água e sabão, um chuveiro quente também é adequado.
  4. Quando um revestimento branco aparece na superfície do solo em uma panela, vale a pena removê-lo. Assim, evite a salga do solo.
  5. Monitore a condição do solo, transplante uma planta pelo menos 1 vez em 2-3 anos para evitar a depleção e compactação do solo.
  6. Use água macia destilada para molhar e pulverizar.
  7. Evite excesso de água durante a irrigação.
  8. Após 15 minutos após a umidificação, escorra a água da panela.

Portanto, agora você tem as informações para uma recuperação completa, mais namoro e medidas preventivas do seu amado spathiphyllum. Não negligencie as dicas, e uma bela exótica irá deliciá-lo com floração longa e excelentes vistas por mais de um ano.

Assista ao vídeo: LÍRIO DA PAZ COM FOLHAS QUEIMADAS ?? DICAS DE CUIDADO E SUBSTRATO CERTO (Novembro 2024).

Deixe O Seu Comentário