Como limpar o ferro da balança para dentro

Dependendo da frequência de uso, é necessário limpar periodicamente o ferro da balança interna. Se necessário, o procedimento é acompanhado de uma limpeza dos canais únicos e entupidos para a liberação de vapor.

O uso de água da torneira para um ferro com vaporizador provoca a formação de incrustações no interior do tanque. O líquido evapora durante a operação e as substâncias minerais contidas nele se instalam no dispositivo de passar. A taxa de formação de placa e sua camada depende da intensidade de uso do dispositivo, da dureza da água consumida. A balança piora a condutividade térmica da sola, provoca danos às coisas (após o engomar, permanecem pontos vermelhos difíceis de remover).

Você pode remover depósitos rígidos, mofo, ferrugem e traços de materiais sintéticos queimados com a ajuda de ferramentas especializadas e domésticas, produtos familiares localizados em um armário de remédios, cozinha ou armário de banheiro.

Remédios populares eficazes

Remova completamente os depósitos de calcário do tanque usando soluções ácidas. Em casa, eles podem ser preparados com base em vinagre de mesa e ácido cítrico. Por segurança, siga as instruções abaixo, tente inalar os vapores o mínimo possível.

Ácido cítrico

Inspecione cuidadosamente a superfície de aquecimento do ferro, prestando atenção às saídas de vapor. Se estiverem muito entupidos, limpe-os primeiro, caso contrário a solução cáustica não poderá sair do tanque da maneira “correta” e mais eficaz. Para a limpeza, prepare cotonetes, uma seringa e um recipiente para drenar o líquido sujo.

Plano de ação passo a passo

  1. Dilua 25 gramas de ácido cítrico em pó em um copo de água quente. Mexa bem, é inaceitável que cristais inteiros entrem no ferro.
  2. Se os depósitos de calcário entupirem fortemente os orifícios da sola, limpe-os com uma solução ácida usando um broto de orelha.
  3. Despeje um pouco de líquido preparado no tanque através das aberturas na sola usando uma seringa.
  4. Despeje a solução restante no recipiente do aparelho da maneira padrão.
  5. Aqueça o ferro o máximo possível, deixe-o na horizontal por 5 a 10 minutos, sem puxar os plugues da tomada.
  6. Desconecte o aparelho.
  7. Agitando vigorosamente o dispositivo, despeje vapor sobre o recipiente preparado. Esteja preparado para um spray de cor desagradável, cheiro pungente e "silvo".
  8. Enxágüe com água limpa, gaze processe a sola resfriada.

No final do procedimento, verifique se há trapos no dispositivo. Não se esqueça de derramar água limpa. Se forem encontrados vestígios de calcário, repita o procedimento várias vezes.

IMPORTANTE

Não deixe a solução ácida mais concentrada, mesmo que a saída de vapor se torne intransitável. Processá-los escrupulosamente do lado de fora. Solução muito concentrada danificará as partes internas do ferro, o que pode causar inadequação absoluta, mesmo para reparo.

Vinagre

O método de remoção de depósitos calcários é quase idêntico ao da modalidade anterior. A solução é preparada a partir de vinagre de mesa e água, combinadas em uma quantidade igual. A composição resultante deve ser suficiente para encher 0,3-0,5 do volume do tanque de ferro. Execute o procedimento em uma área bem ventilada, à distância do braço mais estendido, para não inalar o vapor corrosivo.

ALTERNATIVA:

em vez de limão e vinagre, você pode usar água com gás mineral. Contém ácido, cuja atividade é suficiente para a decomposição de depósitos calcários.

Dicas de vídeo

Química Comprada Especializada

Os fabricantes de ferro raramente levam em consideração que nem todo usuário tem água destilada, filtrada ou sedimentada em casa para encher o aparelho. Portanto, empresas domésticas e de importação de terceiros produzem produtos químicos especializados para limpar equipamentos que consomem água de depósitos de cal e depósitos de carbono.

Descalcificador

Um descalcificador popular para passar em casa. É barato, mas executa a tarefa com eficiência. De acordo com as instruções, você precisa dissolver 0,5 colher de chá em um copo de água. medicamento, despeje o líquido resultante em um aparelho elétrico. Em seguida, as seguintes ações são executadas.

  1. Aqueça o ferro na vertical ao máximo e desconecte-o.
  2. Coloque a sola em um suporte especial.
  3. Após 30 minutos, desabafar com depósitos de limão amolecidos. Alternativa: despeje líquido sujo no orifício de entrada de água.
  4. Enxágüe com água limpa.

Casa superior

Produto de limpeza fabricado na Alemanha que efetivamente remove a incrustação e os depósitos no interior e na sola do ferro. A composição contém aditivos que evitam danos à superfície tratada. O produto é utilizado de acordo com as instruções anexas.

  1. Em 100 ml de água, adicione 50 ml de um limpador e misture.
  2. Despeje o fluido resultante no reservatório do dispositivo.
  3. Coloque o ferro na posição vertical e conecte-o à rede.
  4. Defina o modo de temperatura correspondente ao engomar de tecidos naturais com vapor.
  5. Após o aquecimento, desconecte-o da rede elétrica e coloque-o na posição horizontal em um suporte especial ou 2 barras (lápis).
  6. Após 10 minutos, despeje vapor sobre um recipiente agitando vigorosamente o aparelho.

Cillit bang

Na linha desses produtos químicos domésticos populares, também há uma ferramenta para limpeza de ferros. Com uma pequena vazão (apenas 50 ml) em meia hora, será possível atualizar o aparelho, retornar a antiga taxa de aquecimento da sola, o brilho e a suavidade da superfície. O método de uso é indicado nas instruções e quase não difere do anterior.

Lápis

Eles são usados ​​para limpar as solas dos depósitos calcários e depósitos de carbono. Isso ajudará a liberar as aberturas de ventilação, o que impedirá temporariamente o aparecimento de manchas vermelhas nas roupas. Para restaurar o funcionamento normal do aparelho, ele ainda precisará ser limpo por dentro. Um lápis é usado da seguinte maneira.

  1. Despeje água no tanque.
  2. Ligue o ferro ajustando a temperatura desejada.
  3. Esfregue a superfície aquecida com um lápis.
  4. Passe o velho pedaço desnecessário de matéria áspera.

O uso de um lápis provoca um odor pungente, portanto, o procedimento é melhor realizado com a janela aberta, na varanda ou na varanda.

IMPORTANTE

  1. Ao liberar vapor do ferro durante a limpeza, não pare até que todo o líquido tenha passado.
  2. No final do procedimento, polir a sola passando com cuidado um pano macio e sem fiapos, como gaze.

Informações Úteis

Sistemas de limpeza integrados

Quase todos os ferros modernos, localizados na categoria das unidades de aquecimento mais caras, estão equipados com um sistema de auto-limpeza embutido. Alguns modelos integram hastes anti-calcário para impedir a formação de incrustações locais. Lembre-se de onde estão as instruções do seu dispositivo e procure itens relacionados à limpeza.

Função de auto-limpeza

Considere um cenário aproximado das manipulações realizadas.

  1. Despeje a quantidade máxima permitida de água no tanque.
  2. Ligue o ferro ajustando a temperatura máxima.
  3. Observe o aparelho: ele deve aquecer, desconectar-se e aquecer novamente.
  4. Desconecte da rede.
  5. Coloque sobre uma bacia, banheira ou qualquer recipiente que seja fácil de lavar.
  6. Pressione o botão que inicia o programa "Auto-limpeza".
  7. A liberação de vapor e contaminantes pode ser acompanhada por agitação intensa do aparelho para obter resultados máximos.
  8. Lave o tanque com água limpa.
  9. Limpe a sola resfriada com um pano seco.

Não passe nada imediatamente após a limpeza - deixe o dispositivo esfriar. Posteriormente, verifique-o na velha coisa desnecessária. Se necessário (por exemplo, se o dispositivo estiver muito sujo), a função "Autolimpante" pode ser iniciada várias vezes seguidas para alcançar o resultado desejado.

Sistema anti-calcário

Essa marca no ferro ou em um item do manual do usuário não é uma manobra publicitária. Muitos dispositivos possuem cassetes com grânulos amaciadores de água especiais localizados em tanques. Os cartuchos anti-calcário são consumidos lentamente, o que permite manter o ferro em boas condições por muitos anos sem limpeza adicional.

Alguns modelos integram hastes anti-calcário para filtração mecânica de água. Depósitos de cal permanecem neles. O núcleo não precisa ser substituído - basta removê-lo do ferro uma vez por mês e abaixá-lo em qualquer uma das soluções:

  • limão
  • refrigerante;
  • vinagre.

Após 2 horas, o precipitado na haste se dissolve, e o último pode ser lavado com água corrente e instalado de volta no aparelho.

Como limpar a sola da fuligem

A tarefa de limpar a superfície de aquecimento do ferro parece apenas mais fácil do que lavar o tanque interno. De fato, é muito importante considerar do que é feita a sola, uma vez que cada material requer conformidade com regras de cuidados especiais. Para muitos dispositivos, o uso de compostos abrasivos é inaceitável. Mesmo ao comprar um lápis para limpeza, preste atenção se ele pode ser usado para cuidar do seu dispositivo.

Limpeza de revestimento de Teflon

Remover escamas e pedaços de sintéticos queimados é real, sem nervos e danos ao aparelho. Sim, o Teflon requer cuidadoso cuidado, mas isso não significa que ele só pode ser limpo com um pano macio. Considere maneiras seguras de limpar a sola de Teflon do ferro.

  • Solução de vinagre. Umedeça cotonetes, discos ou uma esponja de lavar louça. Um pequeno esforço colocado em fricção intensa limpará o Teflon.
  • Bicarbonato de sódio. Combine-o com algumas gotas de suco de limão e detergente para obter uma massa mole. Aplique a mistura em uma camada fina na sola e depois de meia hora, lave com água morna.
  • Ácido cítrico. Diluir 10 g de pó em 100 ml de água morna. Coloque luvas médicas ou resistentes à umidade, umedeça o guardanapo de flanela na mistura. Trate minuciosamente a superfície do teflon, prestando atenção especial às saídas de vapor.
  • Peróxido de hidrogênio. Umedeça um algodão com ele e trate a sola. Preste atenção especial às saídas de vapor.
  • Removedor de acetona / verniz para as unhas. É aplicado de maneira semelhante ao peróxido de hidrogênio. Com ele, você pode remover os restos de sintéticos queimados, celofane.
  • Amoníaco. Limpe a superfície de aquecimento do aparelho e trate-o com uma gaze quente e úmida.
  • Hydroperite. Dissolva dois comprimidos em um copo de água antes de usar. Limpe a superfície aquecida do ferro com o líquido resultante. O procedimento é realizado com a janela aberta, pois é possível a emissão abundante de vapores desagradáveis.
  • Creme dental (não gel). Com uma escova de dentes velha, você pode limpar suavemente a sola não apenas do ferro, mas também do tênis ou da sapatilha. Lembre-se de enxaguar bem o restante da pasta de dente da superfície.
  • Raquete / raspador de teflon. Aqueça o ferro até o limite e raspe cuidadosamente a sujeira do "auxiliar" de teflon, suavizada pelo calor. Você pode tentar fazer isso com uma espátula de madeira, apenas com cuidado.
  • Vela. O método é aplicável a solas recém-sujas. A superfície quente do ferro é esfregada com uma vela, após a qual seus restos são removidos com papel ou tecido de algodão. Prepare a panela com antecedência onde o material de fusão fluirá.
  • Sabão em pó. É aplicado de forma semelhante a uma vela de cera.

IMPORTANTE

  1. O atrito intenso não significa que você precisa colocar muita pressão na sola. A pressão excessiva é repleta de aparência de arranhões irreversíveis e até de microfissuras. Intensivo - fácil, mas rápido.
  2. Se forem encontrados contaminantes que não podem ser removidos por atrito, faça uma loção do produto selecionado. Você pode deixar o ferro na gaze embebida na solução preparada por várias horas.

Revestimento cerâmico

Cerâmica e cerâmica de vidro querem o mesmo cuidado que o Teflon. Portanto, os mesmos métodos suaves descritos acima se aplicam aqui. Além disso, dê uma olhada nos produtos das lojas de produtos químicos para uso doméstico - muitas ferramentas e aparelhos destinados à limpeza de produtos cerâmicos são vendidos. Limpadores de microondas também são adequados.

Não use produtos abrasivos, escovas duras e esponjas. É inaceitável o uso de sal, seus cristais arranham o revestimento, devido ao qual ele pode ser completamente descascado. Use os métodos acima com uma aba de tecido natural macio.

O peróxido de hidrogênio pode branquear a cerâmica, se necessário. Quando a camada de fuligem for grossa ou antiga, despeje o produto selecionado em uma bolsa branca, formando uma pequena poça. Coloque o ferro por várias horas nele. Nagar "fica para trás" a sola de cerâmica em uma única peça.

Limpeza de revestimentos de alumínio

O material de alumínio é caprichoso ao sair, porque é propenso a arranhões e frequentemente adere a materiais sintéticos. Para remover depósitos de carbono e resíduos de tecido aderente, use apenas uma espátula de madeira ou uma escova plástica após o pré-aquecimento. Também é aceitável usar creme dental, vinagre e outros produtos adequados para revestimentos de Teflon.

A contaminação severa ajudará a remover o refrigerante, mas isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar o material. No final da limpeza, passe um pedaço de pano grosso para melhorar o resultado. Após o procedimento, limpe a superfície do ferro com um pano de lã. Se surgirem pequenos arranhões, trate a sola com parafina.

Limpeza de revestimento de aço

O aço é tratado por qualquer um dos métodos descritos. A resistência do material permite que mesmo o sal seja usado. Para fazer isso, você precisa:

  • Despeje sal de grão fino em papel branco ou algodão grosso. O jornal não deve ser espalhado - a tinta de impressão permanecerá na sola do dispositivo;
  • passe um ferro quente várias vezes sobre ele, verificando se a sola está limpa.

IMPORTANTE

  1. Às vezes, a superfície do aço possui um revestimento adicional para melhor deslizamento; portanto, preste atenção se é tão resistente quanto o material base.
  2. Se houver pequenos arranhões na sola, misture o sal com parafina ralada (uma vela de cera) - a rugosidade será suavizada.

Em vez de sal, você pode usar refrigerante. Misture com água até ficar mole. Esse é um método de limpeza "frio" - sem aquecer o ferro, limpe as áreas problemáticas com sua própria pasta cozida.

Não exclua o enxofre do arsenal de agentes eficazes. Pegue a caixa de fósforos e esfregue a sola do ferro com o lado em que acende os fósforos. Depois de limpar com um pano sem fiapos sem valor.

O pó de limpeza destinado a louça lida perfeitamente com um depósito. Basta esfregar a superfície contaminada com ela.

Banho quente

Este método de limpeza das solas de cal e fuligem é o mais demorado, mas também, sem dúvida, o mais eficaz. Não é necessário conectar o ferro à rede. Leia atentamente as recomendações e instruções antes de iniciar a implementação.

Será necessário

  • Recipiente resistente ao calor, com 3 cm de altura, que se ajusta a toda a sola do ferro.
  • 2 barras pequenas ou até um lápis.
  • Ácido cítrico - 1,5 colheres de sopa. eu
  • Vinagre de mesa - 1 colher de sopa. eu
  • Bicarbonato de sódio - 2 colheres de sopa. eu
  • Água a ferver.
  • Fogão a gás ou elétrico.

Limpeza de ferro

  1. Despeje o ácido cítrico, refrigerante no recipiente preparado, despeje o vinagre. Tudo é adicionado nesta ordem.
  2. Despeje água fervente, enchendo 1 mm do recipiente a partir do fundo, mexendo a composição de limpeza.
  3. Coloque o ferro firmemente em barras ou lápis.
  4. Adicione água fervente para cobrir completamente a sola, mas não para tocar em outras partes, incluindo borracha, plástico e eletricidade.
  5. Se a superfície a limpar estiver muito suja, coloque um recipiente no fogão e ligue a placa de aquecimento no modo "Cozinhar".
  6. Após meia hora, retire o ferro do "banho" e remova cuidadosamente a fuligem amolecida com algodão.
  7. Lave o tanque interno.
  8. Limpe a sola limpa com um pano macio.

A concentração da solução pode ser aumentada com muita poluição.

Dicas úteis e prevenção da poluiçãoth

Para evitar falhas prematuras do ferro e acúmulo de fuligem na sola e no interior, as seguintes recomendações ajudarão.

  • Use a água especificada pelo fabricante. Se isso não for possível, coloque água fervida, instale filtros de limpeza nas torneiras ou um amaciador eletromagnético sem reagente.
  • Drene o tanque após cada engomar.
  • Periodicamente gaze de ferro embebida em solução de vinagre ou limão.
  • Siga as regras de uso do aparelho, em particular, defina corretamente as condições de temperatura para diferentes tipos de tecidos.

Essas dicas simples não requerem muito esforço e tempo, mas prolongam o bom funcionamento do ferro. Todas as receitas consideradas no artigo foram testadas por milhares de donas de casa experientes, para ajudar a combater efetivamente a escória e a fuligem.

Deixe O Seu Comentário