Área de jantar

Conteúdo:

  1. Área de jantar
  2. Organização da área de refeições
  3. Os melhores estilos

No interior do nosso apartamento ou casa, tentamos observar e combinar harmoniosamente o espaço pessoal e funcional. Cada uma das zonas interiores tem um propósito - descanso, trabalho, recepção, sono, um local de lazer. A área de jantar tem vários propósitos: um local para jantares em família, para receber convidados e relaxar. As principais dificuldades no design e organização da área de jantar são o equilíbrio entre as características definidoras de vários tipos de zoneamento.

Área de jantar

A primeira etapa na criação de uma confortável área para refeições é a alocação de espaço para seu arranjo. Existem opções de posicionamento comprovadas:

Sala de jantar na cozinha

A maneira padronizada de organizar a área de jantar é tão difundida apenas por causa do layout com um claro déficit de metros quadrados. Do ponto de vista da funcionalidade e estética, um espaço significativo - a partir de 1,5 metro, deve compartilhar a área de jantar e de trabalho. Os designers recorrem a essa decisão se não for possível retirar a área de jantar ou se a cozinha tiver uma área de pelo menos 17 metros quadrados.

A localização da área de jantar em uma pequena cozinha requer um layout técnico claro, a fim de evitar conflitos funcionais. Na maioria das vezes, é usada a acomodação na ilha ou na península da área de jantar, o que permite que você gaste a área útil o mais economicamente possível. De particular relevância são as áreas de jantar dos cantos, que reduzem o custo do espaço e aumentam o número de locais para servir.

A grande cozinha, com a quadratura de uma sala de estar completa, permite colocar a área de jantar em qualquer parte da sala, compartilhando ou conectando-a à sala de trabalho usando o interior.

Sala de jantar na sala de estar (sala)

Como regra, a sala tem uma quadratura grande, que permite alocar uma peça para acomodar a área de jantar. Os designers raramente usam decoração combinada, combinando uma área de jantar com uma área de relaxamento. No entanto, a semelhança de funções de ambas as zonas permite o uso da separação "suave" do espaço usando telas, estantes ou decoração de interiores fracionada.

A localização da área de jantar na sala de estar tem seus próprios requisitos obrigatórios:

  • A zona não deve estar perto da saída.
  • A zona não pode ser posicionada em um canto.
  • A ingestão de alimentos deve ser logicamente separada do restante do espaço.

Se a sala de estar estiver conectada à cozinha, a melhor maneira de organizar a área de jantar é a fronteira entre a área de trabalho e a área de descanso.

Sala de jantar em uma sala separada

Na prática de design, essa é a maneira mais fácil de projetar, pois o foco é exclusivamente nas características estéticas da sala. A área de jantar geralmente está localizada no centro e não possui requisitos técnicos especiais.

Se a sala foi originalmente projetada para a sala de jantar, há duas saídas para a cozinha e para o corredor / sala de estar / corredor. Pensando no layout de um apartamento ou casa, com a alocação de uma sala separada para a sala de jantar, esse parâmetro técnico deve ser levado em consideração.

Organização da área de refeições

Independentemente de qual sala a área de refeições esteja localizada, a organização começa destacando os requisitos e idéias gerais sobre conforto. É importante considerar as possibilidades do espaço alocado para a área de jantar, bem como fazer ajustes levando em consideração as preferências individuais.

Quadro

Para acomodação confortável de uma pessoa à mesa, é necessário um espaço de 0,7 metros. A partir desses parâmetros, o tamanho da tabela para a área de jantar é calculado com o cálculo da colocação de todos os membros da família atrás dela.

Padrões bem estabelecidos para uma família de quatro pessoas:

  1. Altura - 0,8 m.
  2. Comprimento - 1,2 m.
  3. Largura - 0,8 m.
  4. Diâmetro (para bancadas redondas) - 0,9 cm.

As opções de colocação de tabela podem ser arbitrárias, no entanto, a mais conveniente de todas é a ilha. Uma mesa que não fica ao lado de paredes ou objetos de móveis permite um uso mais racional de todo o plano da bancada. A distância da parede é estritamente padronizada e não deve ser inferior a meio metro (0,5 m).

As mesas dobráveis ​​são muito fáceis de usar e são usadas para espaços grandes e para áreas de jantar com uma quadratura de até 4 metros quadrados. A principal vantagem de tais tabelas pode ser uma grande desvantagem. Ao escolher uma mesa deslizante, é importante levar em consideração seus parâmetros, tanto no estado montado quanto no desmontado.

As tendências de móveis modernos sugerem o uso de estruturas móveis para o uso racional de metros quadrados disponíveis. Mesas articuladas e rotativas complementam perfeitamente a pequena área de jantar. A única coisa que vale a pena prestar atenção é a qualidade das peças móveis.

Não recomendado

Para uma área de jantar separada, não combinada com a área de trabalho da cozinha, não é recomendável usar um balcão de bar em forma de mesa. Esse tipo de bancada tem um objetivo de trabalho e não pode servir como uma mesa de jantar completa. O balcão do bar é usado como uma mesa de trabalho e de jantar combinada apenas se a sala exigir.

Existem variações na disposição da mesa de jantar combinada com o balcão da barra, usando os diferentes níveis dos dois tampos da mesa. Esta é uma opção conveniente e prática para colocar uma área de jantar para cozinhas com uma área de até 8 metros quadrados.

Formulário

A espaçosa área de jantar permite que você escolha uma mesa de forma arbitrária, baseada apenas nos requisitos do estilo de design. Se a mesa estiver localizada no centro da cozinha e estiver rodeada por uma área de trabalho, uma bancada oval será uma opção prática. A área de trabalho é o local de operação constante, graças aos cantos suaves não apenas aumenta a área útil, mas também reduz a probabilidade de ferimentos.

As regras estéticas de decoração de uma sala sugerem a escolha da forma das bancadas que logicamente se encaixam na forma da sala. As mesas redondas são adequadas para uma sala (ou uma área de jantar separada) com uma forma quadrada ou redonda clara. Modelos ovais e retangulares de bancadas são mais aplicáveis ​​para salas retangulares e alongadas. As mesas semicirculares são universais em termos de combinação com a sala, mas não são práticas em casa: ocupam espaços mais que qualquer um dos modelos e podem acomodar um pequeno número de pessoas. As tabelas com uma forma geométrica não padrão (triangular, pentagonal, octogonal etc.) pressupõem a colocação de uma pessoa em cada uma das faces da bancada.

Ao escolher um formato de tabela, é importante tomar como base o princípio lógico da composição da composição. Na sala ou em uma zona equipada separadamente, o centro se destaca - o ponto de apoio. Pode ser o centro real da sala ou um canto, uma parede ou apenas um ponto arbitrário na praça. Uma mesa está posta no centro, pois é a figura central na composição da área de jantar. As seguintes figuras geométricas: cadeiras, móveis adicionais e, finalmente, paredes, devem complementar logicamente a figura principal e central.

Cadeiras

Cadeiras ou outros tipos de móveis para sentar são selecionados, em primeiro lugar, em combinação com uma mesa de jantar. No entanto, alguns truques de móveis permitirão um uso mais prático do espaço ao redor da mesa. O tamanho da cadeira corresponde à parte da mesa reservada para ele. Quanto maior a cadeira, mais parte da mesa é colocada para ele. Se um dos objetivos é colocar um certo número de pessoas, vale a pena calcular não apenas a área da mesa, mas também o tamanho das cadeiras.

Bancos e sofás são a melhor maneira de colocar um grande número de pessoas em uma mesa, mas eles têm desvantagens. Em primeiro lugar, é difícil mover o sofá, o que cria inconveniência ao sentar. Em segundo lugar, esses móveis não se destinam a uma área de jantar completa. Os bancos simplificam o interior e o tornam "rural", os sofás modificam a área de jantar, dando a aparência de uma área de relaxamento.

Bancos, que são frequentemente usados ​​para fornecer uma cozinha, são muito práticos em termos de colocação. Eles podem desempenhar o papel de uma cadeira - um assento separado; e também, alinhados em uma fila, acomodarão o mesmo número de pessoas que no banco. Mas, as fezes ocupam a última posição na classificação de conforto e facilidade de uso.

Iluminação

Em que parte da sala a área de jantar não estaria localizada, ela deveria ter um sistema de iluminação pessoal.

Se a área de jantar compartilha a sala com a área de trabalho ou descanso, a iluminação é pensada de forma abrangente. Na cozinha, a área de trabalho é iluminada separadamente da sala de jantar, onde cada uma das áreas possui iluminação central e, possivelmente, adicional. A sala tem uma iluminação central. A área de jantar é iluminada com luminárias adicionais localizadas na parte superior da parede ou no teto.

Se a área de jantar estiver localizada na sala do estúdio e exigir uma separação lógica de outras áreas, uma "cortina de luz" será instalada - um grupo de focos de teto ao redor do perímetro.

Para dar ênfase na parte central da área de jantar (em cima da mesa), a iluminação decorativa é instalada na forma de luz quente difusa. Assim, o efeito das velas é alcançado, tornando a área o mais aconchegante e sofisticada possível.

Os melhores estilos

A escolha do estilo sempre depende das preferências e capacidades pessoais da zona. Os estilos interiores mais imprevisíveis, suculentos e estranhos podem ser facilmente aplicados e adaptados à área de jantar. A lista dos melhores estilos é composta pelos interiores mais usados:

Interior clássico em monocromático. Um jogo de meio-tom suave e hipnotizante cria um ambiente suave, leve e esteticamente completo. Os materiais e formas inerentes ao estilo clássico do interior (barroco, império, rococó) enfatizam a leveza e a sofisticação de um esquema de cores profundamente pensado.

Como emitir?

  • O uso de lotes antigos de luxo, linhas geométricas. Revestimento de parede texturizado: papel de parede, estuque, estuque, estruturas de teto suspenso e piso de luxo: parquet, cerâmica.
  • Os esquemas de cores são selecionados com base em uma cor. Para um design de interiores clássico, cinza, bege, branco, pêssego, limão e marfim são mais adequados. Tons de cores adicionais são organizados de acordo com as condições para a criação de uma gama monocromática.
  • Móveis maciços feitos de materiais naturais decorados com tecidos e esculpidos à mão. É importante que as cadeiras sejam largas e a bancada tenha uma forma estritamente geométrica.
  • Os acessórios e complementos são selecionados individualmente: castiçais de bronze, figuras de gesso, vasos antigos. Os espelhos em uma moldura dourada e pinturas que definiram o século XVII complementam o interior.

O interior gótico em uma trama leve, com um número mínimo de acessórios e uma ênfase especial nos esquemas de cores inerentes a esse estilo, criará uma trama espetacular de um castelo medieval.

Como emitir?

  • Os principais materiais são madeira e pedra bruta. O metal é usado exclusivamente para decoração. Vigas maciças no teto, paredes simples "frias", forradas com materiais ásperos com alta textura. O piso é revestido com parquet de madeira escura ou azulejos de cor nas paredes.
  • As cores góticas são sempre frias: roxo, cinza-amarelo, azul, verde, complementadas por detalhes em ouro e cuproníquel.
  • Os móveis são próximos ao estilo clássico, com sofisticados padrões em arco e entalhes. Cadeiras com pernas baixas largas e uma mesa com uma bancada muito grande sem uma toalha de mesa.
  • Acessórios e complementos enfatizam e criam o caráter do estilo: grandes lâmpadas de metal (prata níquel), pinturas com criaturas míticas, além de ikebana de flores secas.

Provence é um dos melhores estilos de interiores para decorar a área de jantar. Leve e confortável, cheio de luz, tons quentes e sem desprezo de charme, o interior cria um ambiente elegante da sala de jantar.

Como emitir?

  • Materiais de revestimento com superfície fosca: painéis de PVC, manchas e papel de parede líquido são adequados para revestimento de paredes na área de jantar. Uma construção de teto de um nível, sem degraus pintados em tom nas paredes e em pisos escuros e ásperos: ladrilhos geométricos com o efeito de desgaste ou parquet, criarão o contraste necessário.
  • As cores do tom de leite dos tons de bege: amarelo, verde claro, lavanda e terracota são usadas como base dominante. Além disso, a cor do ocre e da madeira escura natural é adequada.
  • Móveis de madeira angulares com elementos decorativos em ferro forjado. Se houver um armário na área de jantar, ele deverá estar aberto.
  • Os acessórios devem ter uma aparência artesanal no componente decorativo do interior. Quaisquer painéis e gravuras, bordados em linho áspero, vasos de vime e ervas aromáticas secas neles.

O estilo marroquino é o mais prático, pois incorpora todas as tendências históricas e modernas dos estilos europeus. A versatilidade do estilo permite combinar várias formas e paletas de cores sem sair de toda a trama.

Como emitir?

  • Para o sotaque inerente ao estilo marroquino, é necessário fazer um revestimento de parede dupla. A primeira camada é o fundo, feito de revestimentos de gesso ou papel de parede granular; o segundo - padrões decorativos, arqueados e abobadados usando desenhos ou molduras de estuque. O teto é revestido em um tom com a segunda camada de revestimento da parede. Para pisos, você pode usar qualquer material natural: cerâmica, madeira, pedra.
  • As tendências de cores do estilo são baseadas em tons ensolarados: dourado, amarelo, vermelho, laranja, terracota, marrom. Para criar detalhes, você pode complementar a gama com as cores tradicionais de Marrocos - roxo, índigo e rosa.
  • Os móveis de estilo marroquino têm um formato ligeiramente desproporcional. Mesas rebaixadas com pernas largas curvas, com uma bancada enorme e cadeiras geométricas (redondas ou quadradas) decoradas com tecidos. Em casos raros, os móveis podem ser decorados com forjamento.
  • Acessórios - vidro e têxteis. Murais brilhantes, pinturas em mosaico, vasos, espelhos e candeeiros de mesa em vidro. Têxteis grosseiros são usados ​​em qualquer parte da decoração, do chão ao teto. Além disso, caixas de madeira e castiçais de ferro forjado podem aparecer como um complemento.

Deixe O Seu Comentário