O apartamento como objeto de arte: tendências do design moderno

Um apartamento é o mesmo espaço de criatividade que um palco ou tela. Já aprendemos a viver com conforto mais ou menos. Resta aprender a viver lindamente, e não importa onde - em Khrushchev ou em um novo prédio de elite - como isso importa!

Se estamos falando de apartamentos padrão de edifícios soviéticos (a partir dos anos 60), aqui qualquer designer resolve pelo menos duas tarefas:

- uma pequena cozinha (geralmente de 6 a 10 m²);

- Uma pequena casa de banho combinada (geralmente com menos de 3 metros quadrados).

Além disso, é claro, a modesta área total do próprio apartamento, onde cada centímetro é importante. Mas a vantagem indiscutível de tais layouts é seu caráter típico. Durante duas décadas de trabalho, as técnicas já foram elaboradas pelos designers. Arcos na cozinha, demolição das divisórias "extras", esquemas de cores bem-sucedidos, móveis modulares multifuncionais e guarda-roupas tornam possível transformar o menor apartamento em uma casa confortável.

portfolioApartamentos em casas modernas podem ter diferentes layouts. Nas grandes cidades, mini-apartamentos e estúdios de 10 a 25 metros quadrados são cada vez mais encontrados. M. Eles são um quarto no qual, ao longo da parede, eles equipam uma cozinha compacta, no canto próximo à entrada há um banheiro pequeno (não mais que 3 m²). A parte central da sala funciona como uma sala de estar e, na segunda camada, há um local para dormir (não mais que metade da área total da sala). Esses apartamentos são especialmente populares entre os jovens e costumam ser usados ​​para aluguel para estudantes. Esta é uma alternativa moderna e confortável a um apartamento comum clássico com banheiro e cozinha compartilhados.

Se considerarmos as opções para apartamentos completos, hoje, a norma para desenvolvedores é um apartamento de um quarto de 40 m2, dois quartos - a partir de 60 m2. Apartamentos de três, quatro quartos e apartamentos com um grande número de quartos não possuem padrões de área. Em apartamentos de classe econômica e conforto, os layouts com uma sala de jantar ou cozinha são populares.

Em um apartamento com 2 ou mais quartos, layouts com dois banheiros não são incomuns. No segmento premium, os apartamentos de dois ou três andares são populares. E cada vez mais, os desenvolvedores estão alugando casas com os chamados apartamentos de planejamento livre, sem divisórias internas, deixando espaço para futuros residentes construirem o espaço.

O equilíbrio entre função e estrutura

O design dos apartamentos modernos é cada vez mais gravitacional. Ou seja, se houver uma escolha - criar uma sala grande com várias zonas ou duas ou três pequenas (quarto, sala de estar, escritório), provavelmente haverá zoneamento.

Existem várias opções de como fazer isso:

- telas, racks, armários, divisórias móveis, estruturas de parede de forma incomum ou até lareira;

- cor: quando partes de uma sala são decididas em cores diferentes, geralmente contrastantes;

- iluminação (artificial e natural).

Abaixo na foto, a sala de jantar e a sala de estar são destacadas em zonas separadas. O resto da sala está localizado em frente a uma janela e a sala de jantar fica em frente à outra. Uma lareira e uma televisão atuam como aglutinantes entre as zonas, a moldura da lâmpada original acima da mesa de jantar efetivamente distingue essa parte da sala, impedindo que ela se funda com o resto do espaço.

Na foto a seguir, o zoneamento eficaz enfatiza as vantagens de um interior moderno. Um tapete de luxo distingue a área de estar, as técnicas de iluminação acentuam a atenção dos hóspedes e anfitriões em decoração e móveis requintados: mesas exclusivas, abstração glamourosa, parede de tijolos com textura cinza nobre. A iluminação pontual na sala de estar entra suavemente na cozinha, combinando discretamente as duas zonas. Mas, ao mesmo tempo, a protuberância angular do tom branco contrastante e a iluminação separada da cozinha os limitam delicadamente.

Felicidade da cor

No design moderno, não há cores "inadequadas". Certas restrições existem apenas para quartos de crianças. É improvável que alguém queira projetar o quarto de uma criança em preto ou marrom. O resto é total liberdade. O design moderno trabalha com todo o espectro. Obviamente, as tradições gravitam em direção a cores claras e pastéis. É sempre popular porque é simples e claro.

O uso de tons claros permite expandir visualmente o espaço.

Cores escuras vencem em quartos espaçosos.

Alguns estilos - especialmente glamour, avant-garde e fusão, como experimentar cores. A funcionalidade não é particularmente importante aqui. Em primeiro lugar - a impressão feita, os detalhes, a capacidade de combinar elementos incongruentes e kitsch. Parece que os contrastes incomuns de formas e texturas, cores, estilos, claramente contrários aos clássicos tradicionais, podem criar uma composição de decoração que ditará uma nova moda do design moderno.

E de: materiais

No interior moderno, há uma tendência para usar materiais naturais. Embora o linóleo, o laminado, os tapetes artificiais, os papéis de parede de vinil ainda sejam populares, mas a madeira natural, a cortiça e o bambu conquistam cada vez mais metros quadrados nas residências. A popularidade dos materiais de acabamento sintéticos é determinada principalmente pela acessibilidade: existem muitos deles e são baratos. Materiais naturais estão no mercado em quantidades limitadas. Alguns deles são entregues somente sob pedido e são muito mais caros.

Os estilos populares de design - loft, país, Provence, inglês, escandinavo - também determinam a escolha dos materiais. No estilo inglês, a madeira, tecidos naturais, tapetes e couro serão dominantes; no estilo loft - pedra, metal; nos estilos country, provence e escandinavo - madeira e também tecidos naturais.

Agora, a tendência da moda dos interiores modernos é cada vez mais os elementos de incompletude na decoração, um certo eufemismo na percepção visual dos objetos. Este design é perfeito para personalidades extraordinárias, propensas a mudanças e experimentação. A simplicidade peculiar do design no futuro tornará possível incorporar muitas idéias interessantes para preocupações emocionais - uma pintura de parede original, uma pintura de artista, uma escultura encantadora ou até uma pequena lareira.

Casa da luz

A iluminação no apartamento executa simultaneamente várias funções:

  1. realmente ilumina, permitindo que os residentes façam suas próprias coisas confortavelmente;
  2. aloca uma certa zona em um espaço grande (como anteriormente);
  3. realiza tarefas decorativas (móveis de iluminação, nichos, banheiras, tetos);
  4. complementa o interior (devido à solução de design de luminárias, luminárias, lustres).

Ao ativar a iluminação nos três níveis, você pode obter resultados surpreendentes.

Aqui está um exemplo de como o uso de luzes de teto deu dinamismo ao interior da sala.

Embora muitas vezes, os designers abandonem as funções decorativas de luminárias e lâmpadas, escolhendo iluminação pontual discreta.

Mobiliário e decoração modernos

Se o design do apartamento não for uma estilização, os móveis desse interior serão bastante simples e funcionais. A principal tendência em móveis modernos: linhas simples (mesas, armários, armários) e ergonomia (cadeiras, poltronas).

O que se destina ao relaxamento é o mais conveniente possível para o corpo humano. As camas são uma questão separada; nelas, a principal função é o colchão, o que não afeta o estilo do interior. E o que deve criar uma imagem completa é feito de forma concisa, simples, sem dobras e elementos decorativos desnecessários.

O estilo que o design moderno atrai é o minimalismo. Mas isso não significa que esse interior seja completamente desprovido de detalhes originais. Outra coisa é qual é o seu número por metro quadrado. Você pode adicionar variedade ao design do quarto escolhendo uma cama de formato não padrão - redondo ou oval.

Para a sala de estar, você pode escolher duas mesas de café que podem estar em harmonia, por exemplo, com pinturas na parede, como aqui.

A decoração das janelas com um design moderno elimina completamente as cortinas pomposas e os lambrequins. As aberturas abertas encherão a casa com a luz solar natural e a beleza da natureza circundante, e painéis leves feitos de tecidos naturais se tornarão um complemento harmonioso ao estilo.

Nas fotos a seguir, versões interessantes e originais do interior moderno foram selecionadas com sucesso. Poltronas laranjas em um painel, design lacônico de luminárias de chão, a geometria característica das formas de móveis e decoração, estatuetas estilizadas certamente desempenharão um papel em proporcionar perfeição e perfeição.

Um interior moderno pode ser qualquer coisa. Graças a uma mudança de layout, opções de iluminação, vários materiais, uma variedade de móveis e esquemas de cores, você pode tornar seu apartamento um espaço de criatividade e conforto.

Deixe O Seu Comentário