Métodos para colocar telhas na parede
Um ponto importante é a escolha do ponto de partida do trabalho. Como suporte para os ladrilhos, você pode usar um perfil de metal ou ripas de madeira, além de planejar cuidadosamente a localização dos ladrilhos. Como as paredes podem não estar completamente niveladas, primeiro você precisa desenhar uma linha de guia horizontal ao longo da qual a barra de suporte é pregada para apoiar e guiar a primeira linha. Em seguida, em cada lado, o número de linhas de blocos é marcado verticalmente. Nas bordas das janelas e nos cantos externos, é recomendável colocar apenas ladrilhos inteiros; portanto, antes de iniciar a instalação, você deve determinar a localização do ladrilho.
Existem várias opções para colocar ladrilhos na parede:
- "costura a costura" - com esta opção de instalação, são formadas linhas perpendiculares entre si (horizontal e vertical). Note-se que, com este método de assentamento, o ladrilho deve estar com o menor erro.
- "vestir", neste caso, a costura da linha inferior deve coincidir com o meio do ladrilho da linha superior. Dessa maneira, os ladrilhos são dispostos apenas em linhas horizontais, mas, diferentemente da opção de costura com costura, o processo é muito mais fácil, pois os desvios verticais não são tão perceptíveis.
- "diagonalmente" é a maneira mais complexa de assentamento, mais frequentemente usada quando se enfrenta uma superfície grande. As juntas de ladrilhos se formam entre si estritamente linhas perpendiculares. Com o piso, a linha de costura deve formar 45sobre . O trabalho começa com a instalação de ladrilhos de farol. O nível define a direção horizontal e a linha de prumo - vertical. Recomenda-se colocar azulejos de farol na cola, que endurece muito mais rápido que a argamassa de cimento. Os azulejos começam a ser colocados de baixo para cima. Um trilho de suporte é instalado na parte inferior da parede e com pelo menos 2 metros de comprimento nas bordas da superfície voltada para o trilho de prumo. Em seguida, um cordão horizontal é puxado entre os rios laterais ao longo do qual são fixadas fileiras horizontais de ladrilhos.
Maneiras menos populares e fora do padrão de colocar ladrilhos na parede
- "Grade modular" é uma opção mais complexa, perfeita para salas e quartos pequenos. Primeiro você precisa escolher o padrão e a cor do material. É aconselhável desenhar um desenho do padrão, onde as dimensões das costuras e telhas devem ser indicadas.
- O "espinha de peixe" é considerado uma opção não padrão para colocar ladrilhos na parede. Não é tão frequentemente visto na sala, como, por exemplo, “costura a costura”, mas esse método tem seu próprio “encanto”. O processo de colocação da "árvore de Natal" é visualmente semelhante à tecnologia de colocação de parquet. Nesse caso, é necessário usar apenas ladrilhos retangulares. Esta forma de assentamento decora perfeitamente quartos com formas geométricas irregulares. Embora o “espinha de peixe” decore com mais freqüência o chão da sala, ele também pode ser usado na parede, mas é importante ajustar-se ao design geral da sala.
Cola para azulejos e costuras
Para iniciantes, é recomendável usar uma fina camada de cola quando estiver de frente, a espessura desejada é obtida usando uma espátula dentada. Se o tamanho do ladrilho for de 15 por 15 cm, use uma espátula com uma profundidade de dente de 6 mm, com um tamanho de ladrilho de 30 por 30 cm - 9 mm. Não se preocupe com a baixa adesão do ladrilho à superfície devido à pequena camada adesiva, o principal é escolher a cola certa (tudo depende da superfície que está sendo finalizada: gesso, drywall, etc.). A superfície sob o ladrilho deve ser plana, mas não lisa como vidro, para que a cola possa "agarrar".
Ao usar ladrilhos pequenos, as juntas são mais estreitas do que ao usar ladrilhos maiores. Mas as costuras já não devem ter 2 mm (já que será difícil preenchê-las com argamassa) e não mais que 10 mm (juntas largas levarão a encolhimento e rachaduras). Mas há também um padrão uniforme ou uniforme (obtido como resultado do corte das bordas em equipamentos especiais). Mas, geralmente, esse ladrilho é usado apenas quando o piso é revestido.
Vários padrões
Até os azulejos mais simples podem criar uma decoração bonita: você pode experimentar a cor, tamanho e orientação dos azulejos. Para isso, basta colocar o ladrilho em uma superfície plana, por assim dizer, "seco". Além disso, ao escolher, é recomendável escolher um ladrilho da mesma espessura - isso facilitará bastante o processo de assentamento. Além disso, não se deve esquecer que o ladrilho pode ter bordas retangulares ou mais "onduladas". O uso complexo de tais ladrilhos levará a dificuldades no trabalho, portanto, para facilitar esse processo de assentamento, use uma solução mais viscosa.