Painéis de plástico: tipos, vantagens e desvantagens

Os painéis de plástico são feitos de cloreto de polivinila sólido com a adição de uma pequena quantidade de amaciante. Devido às suas qualidades, é mais utilizado para decoração em escritórios, restaurantes, centros de entretenimento e outros locais públicos. Também usado para decorar o banheiro ou a cozinha. Como qualquer outro material, os painéis de PVC têm seus pontos fortes e fracos. Mas as primeiras coisas primeiro:

As vantagens dos painéis de plástico

  1. Instalação fácil. Os painéis de plástico podem ser facilmente montados e instalados de forma independente, sem o envolvimento de especialistas. O material é montado em qualquer superfície sem preparação prévia. Nesse caso, após o trabalho, há um mínimo de detritos: painéis e aparas aparados.
  2. Baixo custo O preço do material o torna especialmente popular para reparos no orçamento das instalações. Como mostra a prática, o acabamento com painéis de PVC é metade do preço, por exemplo, com azulejos.
  3. Confiabilidade e praticidade. Como você sabe, os painéis de plástico são resistentes à umidade e fungos. Além disso, o material pode ser desmontado e coletado repetidamente, o que é especialmente conveniente ao se mover. Entre outras coisas, os painéis de PVC não desbotam ao sol e mantêm sua aparência original por muitos anos.
  4. Uma ampla seleção de texturas e cores. Uma variedade de cores permite implementar as decisões de design mais ousadas. Além disso, o material é capaz de imitar a textura de madeira, pedra, tecido ou mesmo couro.
  5. Resistência à umidade. Separadamente, vale a pena notar o fato de que os painéis de PVC não têm absolutamente nenhum medo de água. É por isso que eles são tão frequentemente usados ​​na decoração de banheiros.

As desvantagens dos painéis de plástico

  1. Não é um material ecológico. O plástico, como você sabe, é fabricado com vários produtos químicos. Ao queimar, libera substâncias perigosas para a saúde, motivo pelo qual não é frequentemente usado em instalações residenciais. Além disso, os painéis de baixa qualidade podem emitir um cheiro específico.
  2. Não suporta a diferença de temperatura. Se a temperatura mudar bruscamente, o material pode ser danificado.
  3. Força fraca. Os painéis de PVC, como qualquer plástico, são facilmente expostos a danos físicos. Felizmente, a substituição da área deformada não é difícil.

Tipos de painéis de plástico

Existem três tipos de painéis de plástico:

Painéis de rack empilhados (aparência semelhante ao revestimento). Esta vista só pode ser instalada na parede. A instalação é realizada usando suportes de montagem:

  • comprimento de 90 a 300 cm;
  • largura de 13 a 30 cm;
  • espessura de 0,8 a 1,2 cm.

Os painéis são montados com rapidez suficiente usando a técnica "língua e ranhura". Lacunas adicionais podem ser omitidas se não houver decoração adicional entre os painéis. Um ponto interessante: se os painéis forem colocados na horizontal, a parede da sala parecerá visualmente mais larga, e com a horizontal - mais alta.

Painéis para azulejos. Empilhados, bem como rack, mas no final um efeito completamente diferente é obtido. Os mais populares são os painéis de 30 a 98 cm. Se você usar o material como mosaico ou aplicar um padrão quadriculado, poderá obter um interior original e colorido.

Painéis de chapa. Parece madeira compensada comum com um padrão. Anexado com cola e unhas. Espessura do painel 0,3 a 0,6 cm

Como escolher painéis de plástico

Preste atenção à aparência: a tela deve estar perfeitamente uniforme, sem ondas e gotas. Entre outras coisas, é necessário que todos os painéis sejam da mesma cor. Nos pacotes, as telas da mesma cor podem variar significativamente em tom, tudo deve ser verificado na compra. Tente comprar material de um lote. Para outros acabamentos, leia aqui.

Deixe O Seu Comentário