Cuidados com o tapete: limpeza, remoção de manchas
Com freqüência, nada complementa o interior de uma sala como um tapete. Não faz muito tempo, esse "acessório" podia ser encontrado na parede e no chão ... sim, em quase todos os lugares. Era multifuncional: protegia do frio e do ruído. Hoje, o tapete serve mais frequentemente como um complemento para o interior. E para que dure por muitos anos, você precisa conhecer algumas das nuances dos cuidados adequados. Vamos olhar com mais detalhes. A propósito, você deve saber que o tapete com uma pilha longa é considerado o mais problemático de se cuidar, porque ele gosta de coletar poeira acima de tudo.
Carpet Care: Nuances e Recursos
Os tapetes novos (que não têm nem seis meses) devem ser limpos com uma vassoura macia ou com uma escova macia. Depois de algum tempo, quando a pilha é compactada, você pode usar um aspirador para a limpeza. Um procedimento semelhante pode ser realizado uma vez por semana. A propósito, o interior também deve ser limpo, pelo menos uma vez por mês ou dois. O tapete é limpo pela pilha, e não vice-versa. É recomendável bater nos tapetes uma vez por temporada. Para fazer isso, é necessário pendurá-lo com a parte de trás para fora e, ao mesmo tempo, é melhor não permitir curvas muito acentuadas. Depois de eliminar o pó, não será difícil andar com uma escova macia dos dois lados. Não é recomendável arrancar um tapete de tecido, pois quando suspenso, a tinta ou os fios podem ser danificados.
No inverno, o tapete pode ser espalhado de cabeça para baixo na neve limpa e, com a ajuda de uma aldrava, elimina a poeira e outros contaminantes. Depois disso, você pode virar de cabeça para baixo e limpá-lo com neve. Os tapetes são limpos usando vários meios comerciais (Umka, Cinderela-M, Carpete etc.), além de materiais improvisados. Por exemplo, os chás para dormir são capazes de limpar o tapete. Como isso é feito: primeiro, o tapete é nocauteado e limpo com um aspirador de pó; depois, as folhas de chá ainda úmidas são espalhadas no tapete e limpas com uma escova. Você também pode embrulhar chá em gaze e caminhar ao longo da pilha no tapete. A propósito, se em vez de chá, embrulhe chucrute e esfregue, a pilha ficará elástica, macia e brilhante. Afinal, o repolho contém ácido, que desengordura a pilha.
Às vezes, o sal de mesa é usado para limpar o tapete em casa. Para fazer isso, você precisa espalhá-lo finamente no tapete e esperar um pouco. Agora pegue uma vassoura, deixe de molho em uma solução quente com sabão e varra. Após a limpeza, é possível aplicar álcool etílico ou álcool metilado em um tapete de lã com uma esponja. Então será melhor brilhar. Para refrescar as cores, o tapete também pode ser limpo, mas usando água salgada ou vinagre de mesa aromatizado com suco de limão.
Como remover manchas de um tapete
- Manchas de gordura podem ser apagadas com uma mistura feita de amido de batata e gasolina. Para começar, a mancha é limpa com uma mistura e, depois que a gasolina desaparece, o amido seco deve ser escovado. Você também pode usar um pano embebido em gasolina ou em uma solução de água e amônia (proporção de 1: 1) para a limpeza. Em seguida, limpe a área tratada com uma solução com sabão com adição de refrigerante ou álcool desnaturado (isso dará frescor e brilho ao tapete);
- Manchas de maionese ou molho também são removidas com gasolina ou água morna com detergente para a roupa diluído;
- Manchas de cerveja, vinho e licor são esfregadas com um cotonete ou um pano embebido em uma solução quente de sabão em pó. Depois disso, o local limpo é lavado com água e vinagre (uma colher de chá de água por litro de água);
- As manchas de sucos de frutas e vinho tinto são removidas com amônia, que é diluída em água fria em pequena quantidade;
- Os traços de café, cacau ou chá são removidos usando uma solução: um litro de frio por colher de sopa de glicerina.
- Vestígios de colônia e vários perfumes são bastante difíceis de remover. Se a mancha estiver fresca, tente removê-la com uma solução de detergente em pó e água morna, após o que a superfície deverá ser lavada com água morna.
Depois de remover a mancha, o tapete deve ser passado com a ajuda de um pincel, depois de umedecido em uma solução de detergente em pó. Depois disso, você precisa ir novamente com uma esponja molhada.
O que mais precisa ser considerado ao limpar um tapete?
- Se certas áreas estiverem sujas em um tapete com um padrão, elas podem ser branqueadas usando 5 gramas de peróxido de hidrogênio, 1 litro de água e 2 gramas de amônia. Essa solução deve passar por áreas contaminadas (de preferência várias vezes) e enxaguar com água com a adição de ácido acético (5 litros de bois por 2 colheres de chá de ácido).
- Áreas danificadas podem ser cercadas com linhas coloridas. Nesse caso, na superfície, é necessário deixar os laços ao longo da altura do tapete e depois cortá-los com uma tesoura. Portanto, a área reparada não se destaca visualmente.
- Antes de colocar o tapete em um piso úmido ou lavado, é melhor esperar até que esteja completamente seco. O tapete, feito de suas fibras sintéticas, é limpo com uma esponja de espuma ou um pincel embebido em uma solução de sabão em pó.
- Quando o tapete é torcido pelas bordas e cantos, um defeito semelhante é corrigido da seguinte forma: no lado errado do canto, um bolso é costurado no qual uma placa de metal é inserida.
- Para que as pernas dos móveis não deixem amolgadelas, você pode pregar borracha ou forro de couro nelas.